Criatividade S.A.

Criatividade S.A. Ed Catmull...

Resenhas - Criatividade S.A.

Toleo 15/07/2015

Interessante
Em #CriatividadeSA, Ed Catmull inicia com uma história pessoal desde a infância até a faculdade onde um curso acaba indo ao encontro do sonho de uma forma improvável. Daí, iniciasse o caminho da criação da Pixar que a princípio não se tratava de uma empresa de animação sempre pioneira em inovações não só de tecnologia mas em criação que influenciou o modo de gestão desta criatividade com liberdade aos colaboradores, influenciando tanto o RH da empresa, quanto a produção e criação, ao longo de toda cadeia de valores que foram sendo formadas e reconhecidas como vanguarda e continuidade de projetos que vão além do lucro e do entretenimento, virou um conceito sempre se transformando para manter o valor de transformação continua.

Letícia 01/02/2016

Criatividade S.A.
Esse foi o segundo livro que escolhi para ler esse ano e posso afirmar que foi uma ótima opção. Um livro que te dá motivação para buscar seus sonhos, passa mensagens de superação, esforço e acima de tudo mostra como é importante sonhar e nunca desistir do que você realmente quer.

Tiveram tantas frases e mensagens maravilhosas nesse livro que eu poderia escrever uma resenha só com elas, mas uma das que mais gostei foi ''O imprevisível é o terreno no qual ocorre a criatividade''.

site: https://www.youtube.com/watch?v=5QkrXvucfCQ&list=PLxtwqYeNTtb12lC_PSt26o8CdVyNsuGSq

Alberto.Lucio 10/02/2016

tudo aquilo que imagina ser.
fui ler o livro com grandes expectativas, e foram atendidas.

Catmull traz várias reflexões sobre liderança, trabalho conjunto, honestidade e criatividade que te fazem retornar aos pensamentos várias vezes. vontade de aplicar algumas coisas quer seja na empresa que trabalho ou na igreja que congrego.

recomendado muito! :)

Reuel 10/02/2016

O caminho da Criatividade
Se você é fã da Pixar o livro já vale pelas histórias de bastidores das produções dos filmes. Agora se você é Líder, Gerente ou Gestor de uma equipe criativa ou trabalha usando a criatividade esse livro tem preciosidades. Ed Catmull não vai te iludir. O caminho da Pixar foi duro, foram 20 anos até o Toy Story, porém ele te inspira a desbloquear tudo que pode impedir seu objetivo.

Outra coisa que o livro fez comigo foi mudar a visão que eu tinha sobre o Steve Jobs. Eu pensava que ele era o robô BABACA implacável, mas o autor testemunha a sua evolução como pessoa.

Thainá 10/03/2016

Por trás da criatividade
Muito bem escrito (num tom de conversa), Critividade S.A. é um livro sobre gerência, mas também sobre motivações e criatividade.

Com exemplos e explicações, Ed Catmull conta a historia da Pixar desde seu início, mostrando todas as dificuldades e as soluções aplicadas na empresa. Além disso, o autor apresenta as dificuldades de administrar uma empresa criativa, onde o objetivo principal é que o fluxo de ideias e o livre pensamento não sejam atrapalhados pela burocracia ou pela hieraquia.

Assim, o livro deixa de se tratar apenas da parte administrativa e passa a tratar também dos relacionamentos entre as pessoas dentro de uma empresa, da importância da empatia e das dificuldades individuais de cada funcionário e da importância disto ser levado em consideração.

De bônus, ainda conhecemos os processos de produção da empresa e de algumas animações de sucesso, como “Toy Story”, “Monstros S.A.”, “Procurando Nemo”, “Divertidamente”, entre outras, desde sua ideia inicial até o produto final que conhecemos.

Depois de ler o livro passamos a ter a noção do tamanho e do trabalho que uma animação exige e como problemas de gerência podem influenciar o pensamento conjunto e principalmente a criatividade das pessoas, nesse caso.

O autor distribui seus métodos e as dinâmicas da empresa em todo o livro e, ao contar sobre a venda da Pixar à Disney e todos os novos desafios, o autor coloca essas ideias de forma concisa e passamos a ter a noção da importância de cada uma das ideias e de como o conjunto de todas funciona. Essa parte em questão me prendeu tanta atenção que consegui visualizar as reuniões, os locais e as mudanças feitas! Esse trecho foi um dos meus favoritos, junto com o capítulo sobre Steve Jobs, que chegou a me emocionar por mostrar (de forma leve e amigavel) um lado diferente do que é normalmente apresentado sobre o empresário.

Por fim, acredito que o livro vai muito além da área administrativa (da qual nao faço parte e mesmo assim não desgrudei do livro) e pode agregar a quem se interessa tanto pela Pixar, seu sucesso e sua história, quanto por criatividade.

Carla.Zuqueti 01/09/2018

Criatividade SA - Opinião
Acredito que Ed Catmull foi muito generoso conosco ao dividir suas experiências como cofundador e Presidente da Pixar Animations no livro ?Criatividade SA?. Sempre admirei a Pixar, por suas criações inovadoras, pelas mensagens passadas através das animações e os detalhes de cada produção, mas conhecer melhor a mente dos seus criadores, os desafios para realizar seus sonhos e o senso de propósito da empresa, me fez admira-la ainda mais! O livro é sobre trabalhar acima de tudo com um propósito definido, é sobre relacionamentos sólidos com os companheiros de equipe, sobre inovação sempre, sobre não ter medo de errar e aprender com o fracasso, sobre ser sincero acima de tudo e ter o Feedback como principal aliado para o crescimento pessoal e profissional. É sobre acreditar em um sonho e acreditar em si mesmo para realizá-lo. Amei o livro! Muitas lições!

Igor13 26/10/2018

Abandonei com uns 20% não porque o livro fosse ruim ou desinteressante, mas porque falava muito sobre o que já havia lido no livro de Steve Jobs, de Walter Isaacson.

Dalves 22/12/2018

Trata de muitas questões presentes no dia a dia do mundo corporativo, dando mais atenção às barreiras que existem e que impedem o afloramento da criatividade.

Através de exemplos reais, Catmull tenta descrever as diferentes estratégias que foram necessárias para que a Pixar crescesse e amadurecesse como companhia, porém preservando os traços da sua cultura criativa.

Como é de se supor, não se trata de uma aventura, ponto pelo qual alguns capítulos podem parecer levemente desconexos ou repetitivos. Contudo, dentro da proposta na qual o livro se insere, acho que cumpriu muito bem o papel.

Por fim, gostei bastante da parte destinada ao Steve Jobs.

Fernanda Araújo 23/01/2019

Fantástico
A persistência pode te levar a realizar coisas "impossíveis". Acreditar em seus sonhos e ir em busca das suas metas com todo o seu coração e a sua garra é o que te faz ser uma pessoa de sucesso. Muitas vezes você levará um NÃO na cara, mas isso não deve ser motivo para você desistir.
Buscar sempre pessoas mais inteligentes que você é essencial, mesmo que isso possa soar como uma ameaça às vezes. Muitos irão te dizer que está louco (a), mas não escute essas pessoas, procure estar sempre com aqueles que apoiam e ajudam a desenvolver a sua "loucura".
Um ambiente divertido e relaxante é sempre essencial para o desenvolvimento da criatividade e ideias inovadoras que te trarão sucesso, ouça todas as sugestões com atenção, ainda que elas possam te ferir um pouco, serão sempre importantes para ajudá-lo (a) a enxergar pequenos problemas ocultos aos seus olhos que, se não resolvidos a tempo, podem te levar à ruína.
Estas são algumas das reflexões que o livro "Criatividade S.A." traz para os leitores. Indico esta leitura para todos aqueles que têm o seu próprio negócio ou estão pensando em abrir o seu. Indico também aos professores, embora seja um livro de negócios ele contém ideias fantásticas para dinâmicas nas aulas. É ainda uma sugestão para aqueles que estão desanimados, perdidos na vida, sem conseguir encontrar o seu caminho, é uma obra motivadora que nos faz ter vontade de voltar a viver com todo o gás.
Fica a dica do mês de Janeiro 😘

Michael.Oliveira 14/02/2019

O Livro que eu queria ter lido bem antes
Um dos melhores livros sobre criatividade (e também sobre enfrentar bloqueios criativos) que já li. Me fez descobrir bastante coisa principalmente da indústria de animação como um todo. Saber como grandes empresas como Disney e Pixar trabalham juntas é incrível. E entender como a mente desse gênio que é Ed Catmull é sem palavras.

Pipoca Nerd 07/10/2019

Resenha de Livro Criatividade S.A. | Melhores Momentos de Toy Story 1, 2 e 3
Veja a Resenha de Livro Criatividade S.A. e relembre os melhores momentos dos filmes de Toy Story

Criatividade S.A. foi considerado o melhor livro sobre negócios do ano pela revista Forbes. E não é à toa. Ed Catmull, sócio fundador da Pixar, revela com bastante honestidade, todas as dificuldades e desafios que ele e diversos animadores enfrentaram desde o início da animação em computador, onde nenhuma empresa tinha interesse de investir, até o momento da Pixar se tornar reconhecida mundialmente. O que torna o livro tão interessante é que o autor não tem medo de reconhecer os erros da empresa e quais foram os caminhos para tentar acertar. Ele inclusive estimula o erro, reconhecendo que mais cedo ou mais tarde, todos nós fracassamos. E quanto antes a gente fracassa, melhor. Porque estamos mais perto de acertar.

O livro também se destaca pela forma que lida com a Gestão de Pessoas. Veja algumas opiniões do autor sobre isso:

“E desde então formulei uma política de tentar contratar pessoas mais inteligentes do que eu. Os retornos óbvios de pessoas excepcionais são que elas inovam, superam-se e, em geral, fazem com que sua empresa – e você por extensão – pareça melhor”.

“Dê uma boa ideia a uma equipe medíocre e ela irá estragá-la. Dê uma ideia medíocre a uma grande equipe e ela irá corrigi-la ou oferecer uma coisa melhor. Se você puder ter a equipe certa, então terá as ideias certas”.

Outra coisa interessante é ver como o processo de animação digital evoluiu, pois o livro cita os filmes realizados desde o início, a maioria disponíveis no YouTube, para que o leitor possa acompanhar.

Mas além de um livro de negócios, vemos um livro sobre processo criativo. É muito interessante observar como as ideias de filmes como Toy Story, Up, Wall-E e Procurando Nemo eram originalmente e como se tornaram com o aprimoramento da equipe.

Apesar de demonstrar vários exemplos do modelo de negócios da empresa, Ed Catmull diz o tempo todo que é contra fórmulas prontas e que a melhor maneira de desenvolver uma empresa é procurar entender o que se aplica melhor à sua empresa, manter-se sempre o estado de observação e não ter medo de errar.
Vamos ver agora um TOP 5 de cenas marcantes dos filmes de Toy Story. O primeiro filme de Toy Story foi o primeiro longa-metragem da empresa, e se tornou seu carro-chefe, uma obra memorável que faz parte da história do cinema.
A Revolta dos Brinquedos contra Sid, o vizinho de Andy que destruía brinquedos
A música “You Got a Friend in Me”, que abre o primeiro filme e se tornou tão famosa que fez parte dos outros filmes e concorreu a diversos prêmios
3. Os brinquedos disfarçados de cone, causando a maior confusão no trânsito e garantindo risadas
4. A história de como Lotso, o ursão de pelúcia que é o vilão da história, perdeu sua dona, consegue arrancar lágrimas. É de cortar o coração!
5. A cena em que Andy doa seus brinquedos para uma garotinha também é emocionante. Ele brinca com todos, relembra a importância de cada um. E ainda diz que Woody “nunca vai desistir de você”. É emocionante ouvir isto, depois de tudo que vimos Woody fazer para estar com Andy e fazê-lo feliz.

site: http://pipocanerd.com/cinema/resenha-de-livro-criatividade-s-melhores-momentos-de-toy-story-1-2-e-3/

Alfredo 26/10/2020

Excelente leitura!
Curiosidades da Pixar e Disney Animation com várias dicas de gestão.

LaLa219 16/11/2020

Muito interessante e fácil de ler. Acredito que consegue agregar conhecimento para muitos.