Criatividade S.A.

Criatividade S.A. Ed Catmull...

Resenhas - Criatividade S.A.

Guga 01/08/2021

Criatividade S.A.
Em uma obra genial, Ed Catmull, um dos fundadores da Pixar conta dua história e da produtora de filmes infantis que marcou a minha infância. Por mais que o livro não tenha superado e nem atingido as minhas expectativas, tive uma incrível experiência ao ler, já que me lembrava de meus tempos de criança, assistindo aos maravilhosos filmes da Pixar. Além disso, o livro traz ótimas reflexões sobre liderança e dicas para gerir pessoas e criar uma cultura criativa. Livro muito bom, fácil de ler e muito interessante. Recomendo tanto para aqueles que querem aprender, quanto para aqueles que desejam uma leitura gostosa!

Stella Moraes 23/09/2021

Por dentro da Pixar!
Por mais que o livro seja destinado a falar sobre criatividade, tenho certeza que os fãs da Pixar vão gostar ainda mais desse livro.

Ao longo das páginas, Ed conta um pouco da sua história e do surgimento da Pixar entre trancos e barrancos até ser a grande empresa que é hoje.

No entanto, achei que no meio do livro os ensinamentos de criatividade e como se manter criativo ficam repetitivos.

De qualquer forma, é um bom livro sobre negócios, criatividade e sobre a Pixar, com participação mais do que especial de Steve Jobs e sua importância para a Pixar ser o que é hoje.

Millene 13/10/2021

Comecei esse livro sem ter lido antes então achei que seria só sobre a história da Pixar, e até que é sim mas é mais pro lado dos negócios e não tem como falar de um sem o outro.

Eu fiquei muito admirada como a Pixar funciona, da pra ver que quem trabalha lá é porque ama o que faz e como os fundadores querem sempre melhorar ela.

Eu não tenho uma empresa então não sei se algum dia vou usar as técnicas mostradas aqui mas é legal saber que uma liderança pode funcionar de outro modo além do tradicional.

Além disso, eu adorei saber como as histórias foram criadas e curiosidades sobre as montagens das animações.

Depois de ler esse livro, fui ver Toy Story e foi incrível ver os nomes nos créditos e saber quem era quem na produção

Carol 17/10/2021

A história da Pixar
Livro interessante, o autor Ed Catmull nos conta sobre sua trajetória de vida desde a época da faculdade de computação gráfica até virar presidente da Pixar e da Disney Animation. Durante a narração da história ele também engloba aspectos que considera importantes para a direção e gestão de uma empresa. Achei legal as partes que ele conta sobre Steve Jobs e quão valiosa foi sua pessoa para a evolução da Pixar.

Larissa.Manucci 29/12/2021

O livro é escrito por Ed Catmull, um dos fundadores da Pixar (e presidente da Disney Animation). Sendo assim, temos a concepção e organização da Pixar como plano de fundo de todo o livro e, convenhamos, que plano de fundo né...
O tema abordado é principalmente a criatividade e como ela pode ser desenvolvida e incentivada dentro de um ambiente corporativo. Ed conta no livro toda a sua jornada criativa, desde o seu sonho de menino, nas horas que passava admirando os filmes de Walt Disney; o seu caminho dentro da universidade (Ciências da computação), todas as pessoas incrível que passaram por ele (um deles é Jeff Sutherland - um dos criadores do Scrum); todos os desafios para que a Pixar se tornasse real; o papel fundamental do Steve Jobs; e todos os desafios que os filmes e processo criativo trouxeram.
O livro é incrível, traz dicas reais de como uma das empresas mais criativas se organizou e como ainda supera todos os desafios que surgem, nos mostra os bastidores da Pixar (me peguei com vontade de conhecer o lugar durante o livro todo) e mostra o lado humano dos desafios de gestão.
É interessante ver também todo o processo de gestão ágil e algumas praticas que são adotadas lá com nomes diferentes, reuniões diárias, a importante reunião de feedback entre equipes e toda a importância do envolvimento de todos na sugestão e desenvolvimento de ideias.

Elaine 21/02/2022

Ótima leitura, cheia de dicas valiosas para incluirmos em nossas vidas.
Muito bom saber como grandes empresas gerenciam pessoas!

Andressa.Ellen 26/02/2022

Um livro para amantes da criatividade, líderes e empreendedores! Confesso que demorei a ler por ser um livro com textos muito longos que, apenas em alguns pontos, pareceu maçante. Mas a forma como os bastidores é apresentado e as soluções de várias situações diferentes é discutida, você fica preso ao livro, emocionado e, se você gosta de animação, arrepiado!

bella 15/11/2022

É um livro muito bom pra quem faz administração ou qualquer outra coisa relacionada com gestão de pessoas, mas também é ótimo para pessoas criativas.

Além disso, é muito interessante poder saber todo o processo de criação da Pixar e o "backstage" de alguns filmes e personagens.

Vou levar os ensinamentos desse livro pra vida e espero um dia poder trabalhar em um lugar tão agradável quanto o ambiente de lá.

heldajk 25/12/2022

Criatividade S.A ??????????
Finalmente terminei de ler essa obra prima depois de mil anos hahaha.
E quando terminei eu tive o mesmo sentimento que tenho quando termino um dorama muito bom: ?e agora? o que eu faço da minha vida??

Eu definitivamente preciso um dia ter esse livro físico em minhas mãos, vou marcar muuuito e reler várias vezes.

Tem tantos ensinamentos e é muito lindo acompanhar a ordem cronológica dos acontecimentos.

Depois de ler esse livro eu quero ver todos os filmes de animação da Pixar e da Disney.

Esse livro me ensinou e encantou tanto, que me fez me apaixonar um pouco pela gestão de pessoas e perceber o quanto é divertido e criativo.

(fiz essa leitura pelo kindle)

Dionathan 29/01/2023

A mais alta régua da excelência
Muito bom livro sobre liderança e o poder de potencializar a critavididar dentro de uma equipe de trabalho!

Além disso, o relato do Ed Catmull mostra um lado B das biografias do Steve Jobs, e nos faz vibrar com a histórias por trás da criação dos melhores desenhos que acompanharam as nossas infâncias!

Mas o que me deixou mais empolgado foi entender que, por mais que tu tente fazer algo parecido com a Pixar, a probabilidade de conseguir é quase nula, tamanha a excelência que atingiram! Estilo Apple, assim!

Guira 22/02/2023

A cultura da Pixar repercutiu na Disney com a ajuda de Jobs.
O livro conta a trajetória profissional do co-fundador da Pixar e como a cultura criativa da empresa foi amadurecendo ao longo dos anos, colocando a proteção das ideias recém-nascidas (de filmes) e a sinceridade nos feedbacks entre os pilares fundamentais para o crescimento criativo sustentável do negócio. Um dos conceitos do livro que mais me agradou é que para tentarmos algo novo, precisamos estar vulneráveis aos erros e fracassos inevitáveis de todo processo criativo, só assim conseguimos extrair aprendizado, seguir em frente e realizar algo inusitado e inédito em nossas vidas.

Laura Braga 06/06/2023

Incrível
O livro me deu uma nova visão sobre o trabalho em equipe e muitos outros aspectos. Ele me fez repensar minha maneira de trabalhar. Vai ficar entre meus livros de cabeceira, com certeza.

Luciano 30/06/2023

Gestão de pessoa
Um dos melhores livros sobre gestão de pessoas e ambientes agradáveis para florecer a criatividade no ambiente de trabalho! Leitura mto boa, com ótimos exemplos e de fácil leitura! Para gerentes, leitura obrigatória!!!

Gabi Aun 03/10/2023

Achei muito interessante, pois o livro foi construído de uma forma que não é apenas uma biografia da empresa, mas sentimos como Ed Catmul, como se nós leitores estivessemos fazendo parte de cada desafio e de cada etapa da jornada para a criação e desenvolvimento da Pixar Animations.
Um livro para qualquer profissional da área de marketing, administração ou processos criativos, mas também para aqueles que se interessam por conhecer a história de grandes negócios e o que está por traz de tanto sucesso.
Super recomendo. Uma leitura leve e cheia aprendizados.

Bruno.Carvalho 06/10/2023

O resumo dos ensinamentos de uma grande vida!
Obviamente comprei o livro por causa do Buzz Lightyear, afinal ele e woody foram a minha infância toda junto de rei leão, branca de neve e vida de inseto. Acho que o outro motivo de comprar este livro são as menções a Steve Jobs, depois de meu pai ele é o homem que mais admiro apesar de tudo que falam dele.

O mais interessante do livro é a forma de tentar resumir todas as experiências de uma vida toda em 300 paginas de forma fácil, consisa e clara, despertando assim a atenção do leitor para muitas situações as quais nos todos poderemos acabar passando uma ou duas vezes na vida.

Mas apesar de ser um livro de negócios, ele é um daqueles livros que serve para sua vida pessoal, tal qual o ?essencialismo? por exemplo. Ed Catmull nos mostra que a Grandiosa Pixar começou por baixo, passou por MUITOS altos e baixos, teve VARIOS momentos de medo e desespero mas tudo conseguiu ser superado. Esse livro é como se fosse um filme mesmo onde a Pixar(protagonista) sempre consegue vencer no final. E o que isso nos traz de lição para nossas vidas ? Depende do que voce quer ou precisa aprender. Eu finalmente entendi porque eu (bruno) tinha problema em achar que não era criativo esse livro me ajudou a entender isso, porem em outros aspectos do livro eu ja sentia ter o entendimento e no Máximo me acrescentou uma coisa ou outra.

A melhor parte de toda esta narração esta em ver algo que muitos não demonstram hoje em dia. Como começou, que medidas foram tomadas para continuar sempre evoluindo, como continuar evoluindo, que resultados me foram positivos e podem ser para voce também. O escritor não busca somente vender um livros ou vender ideias, ele busca entregar a você formas de pensar, pontos de vistas diferentes, vários tipos de situações as quais muitos de nos lidamos no dia a dia mesmo não sendo gerentes.

Acredito que essa deveria ser uma leitura obrigatória, para todas as pessoas, não so as que desejam se tornar bons gerentes ou chefes de escritório mas também para aquelas que se encontram estagnadas na vida, para aquelas que se encontram perdidas ou até mesmo talvez ja tenham desistido de tudo. Acredite, esta é uma obra literária e vale cada segundo seu.