Little Women Louisa May Alcott

Resenhas - Little Women

Lu 19/02/2020

Um presente passado de geração à geração
"Four little chests all in a row,
Dim with dust, and worn by time,
Four women, taught by weal and woe
To love and labor in their prime."

Eu sei que um livro é maravilhoso quando me percebo borbulhando de coisas para falar sobre ele. Uma resenha jamais resumiria com sucesso tudo o que eu tenho para dizer sobre Little Women, então eu nem vou tentar dizer tudo. Sendo um clássico, ele tem possibilidades inesgotáveis de conversas, reflexões e problematizações em suas páginas. Cada geração e cada leitor(a) em seu pequeno universo atualizará essa história, que segue precisando ser contada mesmo hoje. As minúcias do dia-a-dia de mulheres que cuidam da casa, dos filhos e da própria comunidade não são assunto corriqueiro, não são assunto pequeno. E eu sempre vou admirar Louisa May Alcott pela coragem de contar a história dessas mulheres (mulheres do seu mundo e mulheres do nosso mundo ainda hoje) mesmo em uma época em que existiam tantas políticas de silenciamento delas.

Logo que começei a ler a segunda parte desse livro (Good Wives), assisti ao filme de Greta Gerwig e, olha, não existe melhor tributo à Little Women e à memória da Louisa do que o filme. Não tenho vergonha de dizer que gostei mais da experiência de ver o filme do que da experiência de ler o livro, isso porque o filme foi feito na minha geração e a diretora teve liberdades criativas que a Louisa não teve. Ambos são trabalhos magistrais que não devem ser deixados de lado por parecerem coisa da mulherzinha e, em vez disso, merecem ser enaltecidos justamente por serem coisa de mulherzinha.

Considerei muito a nota que daria ao livro e, embora eu tenha ficado ~levemente~ frustrada com alguns aspectos (e com o capítulo Daisy and Demi inteirinho), cheguei à conclusão de que um livro que me faz refletir tanto não merece menos do que cinco estrelas.

Ohara 10/09/2020

Um clássico da literatura, e que tem tanto a nos ensinar hoje quanto tinha há 152 anos atrás, quando foi publicado.
Difícil não se emocionar pelo menos um pouquinho com a livro.

Terminei o livro com um sentimento de felicidade e dor, foram tantas as reviravoltas, tanta felicidade e tristeza para os personagens. Acompanhar o amadurecimento tão necessário deles no decorrer da história, não foi fácil.

Mas um clássico sempre vale o tempo e o esforço.

"Tempo bom até agora. Não sei quanto vai durar, mas não tenho medo de tempestades, pois estou aprendendo a navegar meu barco."

Bianca 23/02/2020

A história de crescimento e amadurecimento das meninas March
Little women conta a história da família March, mais precisamente das irmãs Meg, Jo, Beth e Amy, desde a infância até a vida adulta. Relatando, primeiramente, as dificuldades que a família passou em meio a pobreza, com o chefe da família estando ausente participando da guerra civil americana, enfatizando o amor e gratidão no meio familiar, principalmente entre as irmãs.

A maneira moralista da autora de narrar a história deixou a mesma muito lenta e arrastada, pois em cada capítulo havia uma lição de moral a ser aprendida pelas mulherzinhas, gerando em mim a sensação de estar recebendo uma lição dos meu próprios pais, como se eu fosse uma criança. Receber sermão na vida real já é chato, durante uma leitura que deveria ser um momento de diversão, é pior.
Algo que também contribuiu para que fosse uma leitura massante, foi a forma estrutural que Alcott escolheu para apresentar a história: há um enredo base, que é narrar a história de crescimento e amadurecimento das meninas March, suas alegrias e infortúnios ao decorrer de suas vidas. Porém existe um pequeno enredo para cada capítulo, pois cada um deles conta um acontecimento da vida delas. São 47 capítulos (ou 48, não tenho certeza), mas é como se fosse um livro com 1 enredo maior recheado de mini contos, cada um com seu próprio enredo, início, meio e fim. Essa forma estrutural de "contos moralistas", não cedeu lugar a ansiar pelo próximo capítulo, não havia curiosidade em descobrir o que aconteceria em seguida, porque a história contada dentro de um capítulo era finalizada no mesmo.
Além disso, é uma história sem acontecimentos que instigam nossa curiosidade, pois não há plot twist. É uma narrativa contínua, sem altos e baixos.

A autora fora ousada ao escrever, no século XVIII, uma história com personagem feminina bastante forte e decidida de opinião, que buscava e lutava para ser uma mulher independente. Essa é a Jo, minha personagem favorita, que pensava muito a frente de seu tempo. Não só a Jo, mas todos os personagens foram muito bem desenvolvidos, tendo cada um uma personalidade muito bem articulada e descrita.

Admito que todos esses pontos negativos me decepcionaram, pois conheci e me apaixonei pela história e personagens através do filme da década de 90. Apenas recentemente tive a oportunidade de ler toda a história e foi frustante me deparar com um livro que tive que fazer esforço para terminar cada página lida, - demorei cerca de 1 ano para finalizar todo o livro - pois eu amava a história contada pelo filme e queria muito amar a história contada através do livro, mas isso não foi possível. Acredito que se não existisse o filme, apenas o livro, eu nunca teria tido alguma estima por essa história, não por ser ruim, mas sim por não ter sido bem contada através da escrita de Alcott.

De maneira geral é uma história bonita que mostra, com muita beleza, uma família fortificada no amor, que mesmo em meio a tantas dificuldades e infortúnios escolhem enxergar e exaltar aquilo que possuem de bom na vida. Entretanto o excesso de moralidade e a falta de plot twist, deixou a leitura bastante arrastada e maçante.

Não é um livro que recomendaria, mas acho importante que façam a leitura para construir a própria opinião a respeito do mesmo.

Em compensação, recomendo, MUITÍSSIMO, que assistam aos filmes:
• versão de 1994 (meu favorito) - elenco com Winona Ryder, Kirsten Dunst e Christian Bale
• versão de 2019 - elenco com Emma Watson e Saoirse Ronan

Jessica692 25/02/2020

Seguir a vida e crescimento de quatro irmãs pode parecer um ingrediente simples para uma história, podem este livro traz ótimas lições. Em vários momentos, através de reflexões das próprias personagens ou de conselhos recebidos, me senti tocada.

Muninn - IG @corvosdeodin 05/03/2020

“Mulherzinhas” de Louisa May Alcott foi lançado em 1868, e é considerado um clássico da literatura americana. Nele acompanhamos a trajetória das irmãs March (Meg, Jo, Beth e Amy) em sua infância e adolescência, e, posteriormente, em “Boas Esposas” acompanhamos o início de sua vida adulta; vivemos os sonhos, aspirações, os primeiros amores, as primeiras desilusões, a amizade e o carinho da família através das páginas, assim como os conselhos que são dados as irmãs em cada etapa de suas vidas. É uma boa leitura, mas em alguns momentos se tornou um tanto quanto cansativa e desafiadora.

Minha personagem favorita foi a Jo, justamente por seu espírito livre e pela sua personalidade vivaz, as sacadas um tanto quanto ácidas dela me divertiram ao longo da leitura e quebraram um pouco a monotonia da narrativa.

Leticia.Wrobel 07/04/2020

Leiam!!
Que livro delicioso!!! O ritmo é gostoso, a história é envolvente!!! A cada canto do livro um conselho para seguir! Leiam

Antônia 19/04/2020

Um clássico
É emocionante ver o desenvolvimento das meninas.
As escolhas e sacrifícios que Meg fez (minha preferida), Jô buscando seus objetivos e não mudando seu jeito de ser, Beth passando por coisas tão difíceis e não perdendo a força até o último momento e Amy, que teve uma enorme evolução e se tornou uma das melhores personagens.
O livro é um pouco complicado, mas o final recompensa completamente.

Nati Farias 28/05/2020

Little Women não é o meu tipo de leitura favorito, mas resolvi ler após a divulgação do filme. O livro tem muitos pontos fortes, o principal deles é a personagem Jo March, e alguns pontos fracos. Recomendo para quem gosta de romances de época.

Lívia.Beatrice 06/06/2020

Feminismo de 1868!
Os livros ?Mulherzinhas? e ?Mulherzinhas crescem? são 2 clássicos, lançados sequencialmente pela Louisa May Alcott em 1868 e 69. A história é baseada na vida real da autora, mas, como quase todos os livros que contam histórias reais, existem componentes fictícios que incrementam a narrativa para que fique completa aos leitores.
Louisa fala de quatro irmãs da família March (Meg, Jo, Beth e Amy), sendo a autora representada pela personagem Jo March. Aos poucos percebemos que Jo é a protagonista, sendo a mais independente, determinada e indisciplinada das irmãs. Ela é escritora, o que fez eu me identificar diretamente com a personagem, e não pensa em seguir os caminhos tradicionais que as mulheres dessa época são criadas a viver.
O livro tem uma escrita clássica. Todavia, por mais difícil que possa ser desenvolver uma leitura de palavras e costumes antigos, tudo é superado pela qualidade da narrativa das situações e do desenvolvimento das irmãs. Vamos nos apegando as características de cada uma, e torcendo pelos sonhos específicos que elas carregam.
Em ?Mulherzinhas? as irmãs March enfrentam a dificuldade de serem pobres e viverem longe do pai, que está afastado na guerra civil que o país enfrenta, e em ?Mulherzinhas crescem? enfrentam as dificuldades de se tornarem adultas e trilharem seus próprios caminhos (com ou sem casamento).
Não posso deixar de citar outro personagem muito importante: Laurie. Vizinho de porta das meninas March, Laurie é um menino amigável, prestativo e diferente, se considerarmos as expectativas para homens daquela época. Ele se torna o melhor amigo de Jo, e tem um papel muito importante na vida de todas, sem exceção.
Ler esses 2 livros é entrar na vida das meninas March, é rir e chorar com as dificuldades que existiam no mundo naquela época, é conhecer mais a fundo conflitos feministas de quase 150 anos atrás, e refletir ensinamentos antigos que cabem tão bem a realidade atual.

Renata 29/06/2020

Impossível não amar!
As irmãs March são maravilhosas, cheias de amor e vontade de fazer o bem. A história é ótima! E não esqueça de ler a sequência, no livro ?Good Wives?.

Ninasg 29/06/2020

Little Women
Um livro sobre mulheres com sonhos e objetivos diferentes, mas que formam uma família disposta a enfrentar qualquer adversidade.
Me vi muito na personagem Jo March.

Ses 19/07/2020

Little Women
Foi um desafio ler em ingles e foi o segundo maior livro que eu ja li, foi difícil, valeu a pena mas não é o meus tipo de livro

Jessica 31/07/2020

A história é bem simples, sem muitas reviravoltas, mas acompanhar o dia a dia das meninas March sempre dá um calorzinho no coração. Deu vontade de ler a continuação para saber mais sobre o futuro dessa família tão querida.