Por lugares incríveis

Por lugares incríveis Jennifer Niven

Resenhas - Por Lugares Incríveis

Aninha52 29/01/2022

acabou a primavera, esse livro me trouxe o inverno
Esse livro me destruiu, me consumiu, levou todas minhas esperanças embora, ou seja: MUITO BOM, FAVORITEI. E sim, a resenha vai ser longa.

Por Lugares Incríveis conta a história de Violet Markey e Theodore Finch, dois adolescentes que se conhecem em uma situação bem incomum: no alto de uma torre, ambos prestes a pular. Violet era a típica garota com a vida perfeita, amigos legais, um namorado bacana e um site de considerável sucesso, onde demonstrava seu talento para escrever. Mas após o fatídico dia em que ela sofre um acidente de carro junto com sua irmã- que não sobrevive- a culpa a faz entrar em um quadro depressivo, tirando sua vontade de fazer tudo que gostava. Por outro lado, Finch é considerado o esquisito da escola, a "Aberração" perseguida pelo bullying diariamente. Atormentado por um transtorno mental, um pai violento e cercado por pessoas que não o enxergam de verdade, seu maior passatempo é pesquisar métodos diferentes de suicídio, enquanto tenta desesperadamente se manter acordado antes da próxima crise- um apagão no cérebro. Apesar de ser um garoto incrível nos seus melhores momentos, divertido, sarcástico, um compositor e poeta, é difícil de lidar, com toda seus problemas e inconstância. Após se encontrarem na torre, um ajuda o outro a sair dali quando percebem as intenções que tinham, no mesmo instante um laço começa a se formar, concretizado por um trabalho de geografia. É quando eles se comprometem a conhecer os lugares mais incríveis de Indiana, passando por experiências extraordinárias. Ao lado de Finch, Violet finalmente passa a viver os dias. Ele, por sua vez, encontra alguém com quem pode ser ele mesmo, e torce para que consiga se manter desperto.

Com certeza é o livro mais *adorável* que eu li nos últimos tempos. É uma leitura forte para quem se enxerga nos personagens, não na aparência ou personalidade, mas sim em seus problemas e a confusão mental que os acompanha. Muitos jovens passam/passaram pelas mesmas coisas que os protagonistas, para a gente é impossível não se emocionar com todo o desenvolvimento criado entre eles, o sucesso na tentativa de se manter vivo é muito mais fácil quando existe alguém especial para ajudar nesses momentos. Acredito que o sentimento de solidão é o mais difícil para se lidar, ter alguém por perto não é o suficiente, é preciso que essa pessoa entenda seus medos para conseguir ajudar. Finch é a prova disso, a urgência em se aproximar da Violet depois de receber um sorriso sincero prova que o que ele mais precisava era de compreensão. A alternância entre o ponto de vista dos dois aprofunda ainda mais o amor na narrativa.

A história trata a depressão e a bipolaridade de um forma muito íntima, é possível sentir na pele a profundidade dessas doenças, as explosões do Finch eram os momentos mais desesperadores, perdi o fôlego várias vezes com seu comportamento impulsivo. A persistência dele em salvar a vida de Violet mesmo sem forças para salvar a si próprio mostra o quanto esse garoto é especial, me apaixonei completamente por ele e vou defendê-lo até o fim (vou atrás de quem fala mal em).
Um dos pontos que mais me chamou a atenção é a forma que o Finch fica ao imaginar um diagnóstico para sua condição, o medo de ser rotulado com uma doença é tão arrebatador que traz a reflexão do real número de pessoas com transtornos mentais na realidade, afinal, apesar de todo o avanço isso continua sendo um estigma enorme. É assustador que ainda hoje as pessoas tenham medo de se tratar, com a sombra da desumanização rondando a todo tempo. Um tratamento adequado com profissionais de qualidade são essenciais para curar qualquer doença, por quê seria diferente com uma na cabeça?
"Mas não sou um conjunto de sintomas. Não sou uma vítima de pais horríveis e de uma composição química mais horrível ainda. Não sou um problema. Não sou um diagnóstico. Não sou uma doença. Não sou uma coisa que precisa ser salva. Sou uma pessoa." Essa mentalidade pode fazer sentido, mas é extremamente perigosa, senti revolta com a falta de cuidado dos profissionais da escola em ajudá-lo, principalmente por já ter visto casos parecidos em escolas que já estudei. Muitas vezes é fatal.

É um sonho fazer andanças como Violet e Finch, com 16 anos sinto como se eu ainda não tivesse vivido, essas horas que passei lendo foi um escape muito gostos. Apesar dos gatilhos (foram MUITOS) aqueceu meu coração, é surpreendente, não sou de amar histórias de amor, mas esse me pegou. O final me destruiu do jeitinho que eu imaginava, não conseguia nem chorar.
Já quero reler para marcar ele inteirinho, é um livro recheado de passagens lindas, com muito significado.

"O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa.? ? Violet Markey

Preciso dizer que recomendo??

ps: a citação correta do título é: "-Acabou o inverno. Finch, você me trouxe a primavera."

obs: cuidado com os gatilhos!! Suicídio, depressão, agressão infantil+
Wil 29/01/2022minha estante
Meu senhor obrigado, por fazer ver isso, amei a resenha! Você abriu a porta do meu coração a espectativa de um novo amor literário. Com essa simples e detalhada narrativa. Vou ser um eterno fã desse livro, estou ansioso para Lelo. Deus vc não sabe o raipe que estou agora...

Aninha52 29/01/2022minha estante
@Wil obrigada!! Fico muito feliz que tenha gostado, esse livro realmente mexeu comigo, espero que também seja uma leitura especial para você!! Abrace a recomendação e seja feliz ksksksksk

Wil 29/01/2022minha estante
Sério, amo romance! Ainda mas, quando conta-me que o amor de ambos, são capazes de vencer o medo, o preconceito faz nós abraçamos nem que seja um pingo de esperança no amor verdadeiro.

Aninha52 29/01/2022minha estante
@Wil siiim, penso igual?

Malu Roque 29/06/2021

?Você, Finch, Theodore, Theo, Theodore Finch??
Não sei pq, qndo eu li n fiz uma resenha? acho q foi pq eu tava em prantos, mas tudo bem KKSKSKSKS
com total certeza esse é um dos meus livros preferidos, a escrita dele é tudo. Não posso dizer q é uma leitura leve, pelo assunto q ele trás, mas é bem tranquilo e rapidinho de ler. Não tem como descrever a perfeição q é esse livro, eu chorei tanto mais tanto mais tanto que não tinha mais lágrima pra sair, o plot é bem na cara, mas msm assim a emoção é deslumbrante!!
Esse livro é tudinho pra mim!
maria18765 29/06/2021minha estante
ele eh tudo e mais um pouco

sara.fonsecc 29/06/2021minha estante
me identifiquei 100% ? mal tinha chegado no plot e eu já tava desidratada

Malu Roque 29/06/2021minha estante
eu chorei tanto amg, vc n tem nem ideia?

sara.fonsecc 29/06/2021minha estante
eu sinto a sua dor amg, pode ter ctz ?

thais.moore 21/10/2017

Um bom livro
#Leitura entre amigas

A tematica do suicidio nunca é fácil de se ler. Nesse livro conseguimos sentir nas palavras o conflito q se passa na cabeca de pessoas que passam por esse problema.

Na historia vamos conhecer Finch, um menino de 17 anos que possui muitos problemas na vida, problemas na família, na escola, na mente. Finch é um rapaz maravilhoso, de caráter, mas a vida resolve estar sempre aprontando com ele. Na historia conhecemos tbm a Violet, uma menina que tinha a vida quase perfeita, pais amorosos, era popular na escola, tinha tudo q queria, ate que sua irma morre em um acidente e Violet acha q é sua culpa.
Num momento de desespero de Violet ela acaba subindo a uma torre e acaba quase se matando, se não fosse por Finch estar ali e salvar sua vida. Pra todos Finch esta ali é normal, mas o destino acaba unindo esses doidls personagem e a partir dai um precisa salvar a vida do outro.

O livro é bom de se ler, consegui sentir amor , pena e todos outros sentimentos a respeito de Finch. Ele foi um personagem muito bem construído. Confesso q nao consegui sentir tanto apresso por Violet .
A temática do suicídio é forte, chega as vezes a ser bem deprimente e dificil.
Um bom livro e só.
Kelly Martinez 21/10/2017minha estante
Exatamente, muito bem definido! ?Um bom livro e so

Kelly Martinez 21/10/2017minha estante
Exatamente... muito bem colocado! É um bom livro e só!

thais.moore 21/10/2017minha estante
sim. essa tematica é muito complicada. foi um livro 3.5 pra mim

Pra mim foi 3!

Pa. O Skoob é meio doido... vc escreve um comentário ... ele não registra... aí vc escreve de novo e ele posts 2 vezes! Hahahahahaha vai entender!

Rafaela.Vargas 02/01/2024

O que importa não é o que a gente leva, mas o que deixa
Você pode achar que esse livro é sobre um romance adolescente, mas é muito mais que isso.
Se o seu coração está abalado não leia, livro simplesmente incrível, fala sobre um assunto importante que está presente na nossa vida, mas ninguém gosta de falar, até mesmo quando acontece, finge não ter acontecido ou tem tem julgamentos.

Ps: tenha lenço de papel por perto?
Coelho1 02/01/2024minha estante
Concordo, o tanto que eu chorei não tá escrito

Hanna Hermione 02/01/2024minha estante
Indico o filme. Claro que não tem todos ss os detalhes do livro mas eu particularmente gostei:)

Lorena1036 02/01/2024minha estante
esse com certeza é um dos livros que mais me marcou em 2023, levarei ele para a vida

Luiza 02/01/2024minha estante
Adicionando na lista de 2024!!!!

Rebeca.Beatris 11/10/2021minha estante
Tem TikTok?? Se tiver como me ajudar vai no meu @Becca_Andrade18 e olha meu vídeo fixado se gostar e der o like eu vou amar??(to quase com 10k de vizualizações to pedindo ajuda real kk)

Mafê 11/10/2021minha estante
li sua resenha e sai chorando ?

Beatriz1164 11/10/2021minha estante
jesus era pra ser uma resenha mas virou foi uma consulta psicológica, amei akak

Hellen.1 11/10/2021minha estante
que bom que gostou bebea kkkkkk

Spero Litterae 16/03/2024minha estante
Eu parei antes de qualquer coisa ruim acontecer. Não tenho coração pra sofrer assim ???

Camilly230 16/03/2024minha estante
Eu chorei como se um parente tivesse morrido?

Ana 16/03/2024minha estante
quando eu li eu desidratei de tanto chorar

Hanna Hermione 16/03/2024minha estante
SIMMMM

Esdras 01/02/2017

Por lugares Incríveis. <3
(Pulando a parte sobre a sinopse e bla bla bla.rs)
Eu li o primeiro capítulo desse livro (que já foi bem tenso) e fiquei aliviado por não ter acontecido nenhuma tragédia. Mas em seguida eu me perguntei: "O que eu vou ter aqui, então? Uma historinha de adolescentes fazendo drama? ". A resposta veio rápida com um grande e sonoro "NÃO".
'Por lugares incríveis' aborda temas sérios e impactantes. E, a cada pagina que eu lia, me causava uma espécie de incômodo, algo como uma angústia. Era tudo mesmo muito forte.
Os personagens carregam nas costas tristezas, dor, culpa é até raiva.
Admirei o Theodore Finch desde o primeiro momento. Não por aquele até em questão que ele estava prestes a fazer. Mas sim por perceber nas suas palavras e sentimentos explícitos o quanto ele tem sido forte. Mesmo diante de todo o Bullying e dos problemas familiares e tal, ele nunca se deixou cair. E sempre deu um jeito, em suas maneiras mais loucas, de deixar mais um dia difícil para trás. Então, depois que eu conheci todas as suas razões e voltei àquele primeiro capítulo, eu pude confirmar o quanto ele é um personagem forte. Ele quebrou aquele instante, mascarou suas dores, e fez o que pôde para libertas a Violet das dela.
Ele foi, a todo momento, uma pessoa triste tentando fazer outra pessoa triste sorrir.
Violet Markey se culpa pela morte de sua irmã. E o ocorrido a fez tipo estacionar na vida.
Até ela conhecer o Finch.
E ele reconhece a seriedade dá situação dela, mas discorda de sua culpa. E ele não a trata como coitadinha como alguns outros. Ele só quer vê-la se erguer.
A aproximação dos personagens mexe com a gente de diferentes formas. Nos proporciona momentos engraçados, tristes e de muita apreensão também.
E o altruísmo do Finch em relação a Violet está sempre ali evidente.
Sua dedicação demonstrada em pequenos atos, em palavras, em trechos de livros ou músicas.
E mesmo em seus piores dias, ele sabe as palavras certas a dizer para ela. Que ela é como um presente para ele. Que a vida está toda ali de braços abertos para ela.
Mas e ele? Mas é o Finch, .Eu povo??!!
Essa é uma história apaixonante. É triste. É muito reflexiva. Nos faz ver a vida com outros olhos. Valorizar pequenas coisas que podem ser tão valiosas.
E eu só queria arrancar as palavras de várias páginas e muda-las de ordem, de lugar. Dar um outro rumo para essa história.
Só digo que foi uma maravilhosa!( já quero ler outros livros dá autora!)
E...bom... Há sentimentos que são muito pesados para se carregar, né ?
Tipo essas lágrimas que a gente derrama no final. Fazer o quê?
Fernando Lafaiete 01/02/2017minha estante
Ótima resenha. Eu espero gostar também!

Esdras 01/02/2017minha estante
Acho que tô na vibe dos 'drama.
Haha

Esdras 01/02/2017minha estante
Espero que goste mesmo! =)

Vanessa.Liandro 11/02/2017minha estante
undefined

Ana Brolio 26/06/2021

"Você é todas as cores em pleno brilho"
Comecei as ler esse livro sem nenhuma expectativa. E aos poucos fui me envolvendo de várias formas: Me identifiquei com frases,situações e pessoas. Ele me causou tristeza, alegria e nostalgia.
Mas acima de tudo me fez refletir.
Não vou falar muito para não correr o risco de dar spoiler.

A história de Finch e Violet fala de violência familiar,transtornos mentais ,lutos e de como podemos achar beleza na vida mesmo passando por tudo isso.

É o tipo de história que todos devem ler pois com certeza irão tirar algum aprendizado além de se emocionar .
Michela Wakami 27/06/2021minha estante
????

Ana Brolio 27/06/2021minha estante
Nossa super valeu a pena viu.
Estou propensa a não ver o filme pois já percebi muitas diferenças.

Michela Wakami 27/06/2021minha estante
Que legal Ana, é tão bom ler livros que gostamos.
Eu as vezes me recuso a ver filmes ou séries por isso.

Ana Brolio 27/06/2021minha estante
Sim é uma sensação que nem sei explicar.
Fiquei muito feliz.
Sim estou começando a fazer isso também, manter só a experiência do livro.

Matheus222 28/07/2021

cara eu não sei pq insisto sempre num livro me apaixonar por um casal sendo q eu sempre me fodo, o livro é ótimo mas eu quero morre
sopinhaa:) 28/07/2021minha estante
eu amo tantoooo esse livro

RhaianyCorrea 28/07/2021minha estante
Te compreendo perfeitamente kkkkkk

fernanda_llandim1 28/07/2021minha estante
KKKKKKK uma vibes meio adorei saí com depressão

Bruu 30/09/2021minha estante
Dor.

Laura.Soares 13/10/2021minha estante
Bru// apenas dor!

Bruu 13/10/2021minha estante
Sim!!

Douglas P Da Silva 23/03/2020

Adorei a leitura e super recomendo.
O livro começa, por incrível que pareça, em uma situação triste e feliz ao mesmo tempo. E assim segue até o seu desfecho. Alegria e tristeza juntas lado a lado, o que é lindo e aflitivo. Até agora, não sei o que falar sobre essa história. Sério. É muito complicado lembrar e não para pensar. As reflexões que Niven trouxe são um tapa na minha cara. Me faz refletir sobre muitos conceitos: amizade, família, escola e vida. É difícil não se emocionar....
Alcione13 23/03/2020minha estante
Agora deu vontade de ler!!!

Douglas P Da Silva 24/03/2020minha estante
Oi...e muito forte esse livro.

Alcione13 25/03/2020minha estante
Anotei

Li :) 10/08/2021minha estante
Agr eu tenho certeza que eu vou ler esse livro, obrigada.

vitoriaespe 10/08/2021minha estante
esse livro literalmente mudou a minha vida

Geovanna.Shibuya 12/08/2021minha estante
Amg lê, mas cuidado q tem bastante gatilho

Ju 05/07/2021

Um livro necessário!
Acompanhar Theodore Finch e Violet em suas andanças é muito agradável e triste,ambos estão sofrendo mas por causas diferentes

Theodore Finch tem vários problemas,Violet também,eles se encontram no meio de seus problemas,e tentam sobreviver ao mundo juntos

Nesse livro a gente consegue ver como uma pessoa sofre antes do suicídio,um dos personagens passa por tanta coisa e na minha opinião sempre esteve pedindo socorro silenciosamente,o personagem não aguentou viver com a sua mente e com as suas dores

Já o outro personagem também está sofrendo muito e está tentando superar,uma dor horrível que a persegue todos os dias,quando ela encontra amizade e amor em uma pessoa improvável a vida dela muda completamente para sempre

Leiam é triste mas ensina muita coisa!
Lore 05/07/2021minha estante
Oii, o livro fala mais sobre a história dele que o filme? O filme me deixou super curiosa e se o livro falar vou ficar louca pra ler

Ju 05/07/2021minha estante
O filme não conta nada da história dele já o livro sim no filme parece que ele sempre esteve bem até o suicídio dele já no livro a gente vê como ele sofreu antes do suicídio

Lore 05/07/2021minha estante
Muito obrigada??

Ad 24/06/2017

"Aberração"
Você já parou pra pensar em quantos "rótulos" se pode da à alguém? Ou será que você se auto-rótula? Se sim, você acredita que você Seja isso?

Sim, Theodore Finch sofria desse mal, ele era auto-rotulado.. chega um momento do livro que você percebe que ele acredita no que dizem sobre ele.
Ele não quer ser UM RÓTULO, ele quer ser ELE, mais não sabe como.
Acredito sim que Theodore sofria de Bipolaridade.

Nos seus melhores dias Finch ajudou Violet a vê beleza de estar vivo, ele vivia em busca do seu dia perfeito, e ele pôde viver esse dia com ela.
Mas, infelizmente isso não foi o suficiente.

De certa forma a beleza de estar vivo para Finch não fazia mais sentido, as pessoas não se importaram o bastante.
Se se importaram não foi o suficiente.

... Esse livro é duro, difícil, triste, mas divertido. Você se envolve de uma forma extraordinária. E por incrível que pareça você entende finch.

Tudo o que ele fez por Violet era o que ele queria que fizessem por ele, antes de ele desaparecer no seu "lugar azul"
PALOMA562 24/06/2017minha estante
CONTEM SPOILER

Ad 24/06/2017minha estante
Só vai saber quem leio... xiu

Ad 24/06/2017minha estante
Só vai saber quem leu... xiu

luanpatric.k 08/04/2020

Necessário, triste e real.
Esse livro chegou na hora certa pra mim. Estava passando por dias ruins, como qualquer pessoa, e ele me mostrou uma nova perspetiva da vida, me apaixonei pelo jeito da Violet e pela amizade na qual ela constrói com o Finch. Esse livro trata de vários assuntos delicados, então deve ser lido com cautela, por isso adorei a forma em que a autora foi desenvolvendo a história, variando os pontos de vista entre a Violet e o Theo, mostrando as personalidades de cada um, e todos sentimentos. Foi um dos melhores eu já li, porque nos mostra a olhar coisas incríveis em lugares comuns. Finalmente, Por Lugares Incríveis é um livro emocionante, triste e real, que nos faz refletir sobre a vida, sobre empatia, sobre as nossas atitudes com os outros e me prendeu numa forma inexplicável. Super recomendo, mas é claro, fazendo ressalvas às pessoas sensíveis a assuntos como luto, depressão e suicídio.
@eu_sandroka 05/05/2020minha estante
Todos deveriam ler esse. Tema importante demais.

luanpatric.k 20/06/2020minha estante
Muitoo