Um Avião sem Ela

Um Avião sem Ela Michel Bussi

Resenhas - O Voo da Libélula

Erica 28/02/2022

A forma de contar, através do diário do detetive deixa a história bem legal.
Consegui prever a maioria dos plot twists um pouco antes de serem apresentados , mas isso não fez com que eles ficassem menos interessantes.

Mapa de personagens:

Marc Vitral - irmão
Nazim e Ayla Ozan - amigos do detetive

Ivy 18/02/2022

O voo da libélula
Eu já tinha lido o livro Ninféias Negras do Michel Bussi e gostado bastante! O voo da libélula é muito bom também mas, diferente do Ninféias negras em que eu jamais poderia imaginar o plot twist, o Voo da libélula eu consegui matar a charada, pelo menos em parte? Não consegui identificar o assassino mas, consegui matar a charada da história dos bebês? Também deduzi um pouco do final, não vou falar muito pra não ter spoiler, só deixo a dica de leitura pra vocês pra ver se conseguem captar o tanto (ou mais) do que eu

fernandaugusta 25/12/2021

O Voo da Libélula - @sabe.aquele.livro
Na madrugada de 23 de dezembro de 1980 um Airbus que havia partido de Istambul para Paris caiu no Mont Terrible, divisa entre França e Suíça, em meio a uma tempestade. Além da queda, a aeronave pegou fogo, deixando 168 mortos e apenas uma sobrevivente: uma bebê de 3 meses, encontrada próxima da fuselagem em chamas.

O problema é que havia duas bebês a bordo, e não havia como determinar a identidade da sobrevivente. Seria a miraculosa "Libélula", como foi apelidada a bebê a herdeira da poderosa família Carville, ou a neta dos humildes Vitral - Lyse-Rose ou Émilie? Na dúvida, a chamam de Lylie.

Em meio a uma arraigada disputa judicial em que um juiz decidiu a identidade e tutela da menina, formou-se a rivalidade entre as famílias. Do lado dos Carville, o poderoso Léonce, avô de Lyse-Rose compra advogados, provas e está determinado a provar que a sobrevivente é sua neta. Do lado dos Vitral, o apelo midiático da história. Mesmo com a decisão judicial, paira sobre a identidade da menina a dúvida, em um mistério não solucionado até ela completar 18 anos.

Neste tempo, o detetive particular Crédule Gran-Duc foi contratado por Mathilde de Carville a peso de ouro para investigar qualquer evidência desde o acidente. 18 anos de investigação infrutíferos, que levaram o detetive a um quase suicídio, até que, em uma epifania ao olhar um jornal da época, ele soluciona o mistério. Porém Gran-Duc foi assassinado antes de revelar a verdade. Resta a Marc Vitral, irmão apaixonado de Lylie e a Malvina de Carville, a louca irmã de Lyse-Rose, solucionarem o suspense sem fim.

Esta história foi habilmente construída por Michel Bussi, e resultou em um mistério instrincado, cheio de voltas e reviravoltas até as últimas páginas. O autor não deixa pontas soltas e o final é satisfatório. Porém não temos a escrita eletrizante de um thriller, e em alguns momentos a história se arrasta em descrições e repetições - a meu ver - desnecessárias e cansativas. Também não consegui sentir empatia com os personagens, todos estão debaixo de tantas camadas de segredo e problemas que para mim foi difícil ter uma conexão com eles, ou torcer para o lado Carville ou Vitral, por exemplo.

Abordando diversos dilemas morais, como até onde ir para se solucionar um mistério, maquiar a verdade e criando personagens complexos em relação a sua própria identidade e moral (a relação quase incestuosa de Lylie e Marc é um exemplo, assim como o jogo duplo de Grand-Duc) nos vemos as voltas em 400 páginas de leitura.

Mesmo com a enrolação de alguns momentos, recomendo este livro pelo enredo instigante e pelo fato de o autor segurar muito bem, até as últimas páginas, o mistério da identidade da sobrevivente, em um final inesperado e surpreendente.

Nubia.Franciele 26/11/2021

Intrigante e instigante, mas?
Essa leitura foi construída de uma maneira muito instigante. A cada capítulo ficava um gancho gigantesco para o próximo e como ele é escrito sob pontos de vista de personagens diferentes, esses ganchos ficavam no ar por várias páginas? e logo vinham outros e outros. Essa trama foi muito bem amarrada. Porém ficaram algumas pontas soltas e situações que não ficaram bem explicadas. Isso me incomodou bastante. Sem contar numa virada que, ao meu ver, não foi plausível. Os narradores quase nunca são confiáveis; já aprendemos isso a essa altura do campeonato, mas essa mudança de caráter não foi crível. Não consegui ver esse personagem se transformar no que ele se transformou. Para além disso, a resolução do grande mistério do livro foi bastante satisfatória e me surpreendeu. Eu fiquei tentando entender como a situação seria resolvida e nem de longe o que aconteceu passou pela minha cabeça. Adoro quando um livro faz isso comigo. Uma Leitura muito boa que só não ganhou cinco estrelas por conta dessa mudança do personagem que não foi crível para mim.

AndressaSrta.LerLivros 09/10/2021

UM DOS MELHORES LIVROS QUE JÁ LI ??
Na noite de 23 de dezembro de 1980, um avião cai na fronteira entre a França e a Suiça, deixando apenas uma sobrevivente: uma bebê de 3 meses. Porém, havia duas meninas no vôo, e cria-se o embate entre duas famílias, uma rica e uma pobre, pelo reconhecimento da paternidade.

Numa época em que não existiam exames de DNA, o julgamento estende-se por muito tempo, mobilizando todo o país. Seria a menina Lyse Rose ou Emilie? Mesmo após o veredicto do tribunal, ainda pairam muitas dúvidas sobre o caso, e uma das famílias resolve contratar Crédule Grand-Duc, um detetive particular, para descobrir a verdade.

Dezoito anos depois, destroçado pelo fracasso e no limite entre a loucura e a lucidez, Grand-Duc envia o diário das investigações para a sobrevivente Lylie e decide tirar a própria vida. No momento em que vai puxar o gatilho, o detetive descobre um segredo que muda tudo. Porém, antes que possa revelar a solução do caso, ele é assassinado.
Esse livro é uma viagem eletrizante, cheia de reviravoltas, pela busca da identidade de uma garota!

Emanuela 24/09/2021

Narrativa pouco ágil, mas surpreendente!
Em "O voo da libélula" acompanhamos a história de uma bebê de 3 meses, única sobrevivente de uma cidente aéreo que ocorre em 23 de dezembro de 1980, na fronteira entre a França e a Suíça. Porém, havia duas meninas no voo, e cria-se o embate entre duas famílias, uma rica e uma pobre, pelo reconhecimento da paternidade.

Numa época em que não existiam exames de DNA, o julgamento estende-se por muito tempo, mobilizando todo o país. Seria a menina Lyse-Rose ou Émilie? Mesmo após o veredicto do tribunal, ainda pairam muitas dúvidas sobre o caso, e uma das famílias resolve contratar Crédule Grand-Duc, um detetive particular, para descobrir a verdade.

A história é contada por um narrador onisciente e entrecortada com a leitura do diário de investigação de Grand-Duc.

Este é o segundo livro do autor francês Michel Bussi que leio. Minha experiência até agora tem sido positiva, mas a sensação geral se repetiu: a história peca pelo excesso na descrição dos lugares e pensamentos reflexivos, o que tira um pouco da agilidade da narrativa, no entanto, os motes, os plot twits e o final são surpreendentes.

Carla Sol 18/09/2021

Muito mistério para pouca coisa...
Livro com uma escrita cansativa, arrastada. A história em si é muita coisa, muita enrolação, muita ladainha, muito mistério para entregar um final fraco e bobo. É um tal de duas famílias brigando e brigando para no fim, na grande revelação, a briga não servir para nada. É muito suspense para entregar pouca coisa na grande revelação. No geral, a meu ver, é um livro dispensável. Dá pra viver sem ele e deixar passar.

Julia5061 30/08/2021

Perfeitoo
É até clichê falar " esse livro de suspense tem o final que você nunca vai imaginar ", mas nesse caso é exatamente isso. É livro muito bem construído, e no final você se surpreende com aquilo que nunca foi uma possibilidade.

Tati 12/08/2021

Duas bebês, um trágico acidente de avião. Só uma sobrevive... Qual delas?
Premissa muito boa e confesso que esperava muito mais. O livro é bom, tem algumas viradas interessantes, mas meio que descobri boa parte do mistério antes do fim. Vale a leitura para passar o tempo.

leferraz 23/07/2021

Achei o começo um pouco parado, por isso demorei um pouco para completar a leitura.
Mas do meio para frente, a história te prende. Achei bem legal a narrativa e o final da história.

Ângela 14/07/2021

Este livro tem muitas reviravoltas, com certeza foi muito bem escrito. Apesar de longo, conter alguns palavrões e ser muito detalhado, seus picos de suspenses fizeram valer a pena. O final foi surpreendente, apesar de eu não ter gostado muito.

Johan.Hallack 10/07/2021

8,0
Dividido em capítulos curtos a narrativa instiga e provoca você o tempo todo a seguir a leitura.

Alguns pontos:
É impossível torcer pelo casal com a dúvida de que a relação pode ser incestuosa.
Ah, aliás todas as partes com envolvimento sexual são meio bizarras, em alguns momentos me incomodaram, o assédio sofrido pela Emilie no bar, a chantagem de Malvina contra Marc entre outros, não sei, o autor parece meio tarado com algumas coisas e as situações soam meio ridículas.
O livro abusa dos clichês, e isso não necessária é ruim. O diário do detetive, a família rica contra a pobre, o personagem que morre e volta etc.
Michel Bussi brilha nas reviravoltas. Só a dúvida da sinopse, sobre a identidade da menina não sustentaria 400 páginas de um romance mas subtramas interessantes, reviravoltas do início ao fim e outros acontecimentos trazem frescor e ser deixar o ritmo baixar.

De maneira geral O Voo da Libélula é um livro ótimo para quem gosta de mistério e suspense
despretensioso.

Lu 08/07/2021

Nossa...pensa num livro que não dá para parar de ler? Mas confesso que no início suspeitei muito de como seria o final. Por isso corri para ler...

Alex07 17/06/2021

Incrível o desfecho dessa história , gostei bastante de como foi escrito , mais o final poderia ter sido um pouco mais digamos assim intrigante , porém bem escrito .

Emiliaarnhold 24/05/2021

Michel bussi consegue nos deixar na dúvida até o final. Troquei de lado várias vezes durante a leitura.
Adorei a forma de escrita, misturando a leitura do diário do detetive com as lembranças dos personagens.
Vale a pena a leitura.