Um Avião sem Ela

Um Avião sem Ela Michel Bussi

Resenhas - O Voo da Libélula

Aline 02/05/2021

Achei o livro meio enrolado, muitas coisas desnecessárias! Mas cumpre o papel de instigar. Apesar de ter muitos desfechos óbvios, consegue trazer uma surpresa no final!

Jeff 01/05/2021

Tinha tudo para ser perfeito
?? Na noite de 23 de dezembro de 1980, um avião cai na fronteira entre a França e a Suíça, deixando apenas uma sobrevivente: uma bebê de 3 meses. Porém, havia duas meninas no voo, e cria-se o embate entre duas famílias, uma rica e uma pobre, pelo reconhecimento da paternidade.
?? Iniciei a leitura por conta do enredo promissor que o autor apresentou na sinopse, acreditando que seria uma das minhas leituras favoritas. No início até que não estava muito ruim mas ao desenrolar da coisas a estória ficou algo cansativa e arrastada. A escrita do autor é prolixa algo que me incomodou bastante - é compostas por diversos momentos desnecessários. Além disso, não gostei e não conseguir me conectar com os personagens - com exceção da Mavilna - que não foram explorados, principalmente o bebê que sobreviveu desse acidente, Lylie.
?? A maior parte da estória é narrada pelo, Marc que idolatra Lylie e está em busca de saber a verdade sobre o parentesco que tem com ela. Apesar de ambos crescerem na mesma casa, Marc e Lylie desenvolve uma espécie de carinho diferente dos irmãos comum: um romance proibido. Esse romance é péssimo, não sabemos se ambos então cometendo incesto ou não.
?? O mistério todo é bem explicado e tem momentos que nos deixa chocado, mas devido a escrita demorado do autor é possível prever o principal final. Recomendo esse livro apenas para aqueles que gostam de enrolação, caso ao contrário vai ser uma leitora arrastada.

Tori 29/04/2021

Ahh libélula
Terminei finalmente, foi uma leitura razoável, mas o autor tem uma escrita, por vezes, prolixa, ele enrola e coloca algumas questões sem necessidade de serem mencionadas, tem umas subtramas desnecessárias, 250 páginas daria pra resolver o suspense de boa.

A proposta do livro é muito instigante e foi isso que me fez comprar  às cegas, só pela sinopse, mas a trama não é boa, não mesmo! O início é legal, mas se arrasta demais, só li até o final porque queria MUITO saber qual das bebês tinha sobrevivido, se Lyse-Rose ou Émilie, e tinha algumas partes do diário do detetive em que ele interagia com o leitor, mandando a gente tirar nossas próprias conclusões ou mandando nos virar pra descobrir o mistério kkkk

Fora isso a estória não traz nada de mais, o Marc, que é quem narra praticamente o livro todo, é bem simples e até chatinho, e idólatra a Lylie, aff quero vomitar!
A Lylie que é a bebê sobrevivente mal aparece, ela narrou uns 3 capítulos aleatórios e só, é chata também

O romance é uma porcaria, não dá pra torcer por eles, a gente passa o livro INTEIRO sem saber se a relação deles é incestuosa ou não, era melhor não ter romance nenhum, e a briga ser só sobre as famílias pela bebê mesmo.

É nojento o Marc gostar da Lylie sem saber se ela é ou não irmã dele, fora que foram criados como irmãos, como é que pode uma coisa dessas????

Volto a dizer, o romance é uma merda, uma bosta, ruim, uma verdadeira porcaria

Os personagens parecem todos doentes, a Malvina tem uma mente doentia demais, terrível, personagens terríveis, o final foi simplório, e nada surpreendente, pro lado que a trama tava andando dava pra praticamente saber como terminaria. Previsível.

A resolução final do mistério dava pra resumir em 2 linhas de tão simples, nem precisava de um relato de 2 folhas, pelo amor. Teve 3 assassinatos, mas aparentemente eles não eram o foco, estavam lá só na tentativa do leitor se surpreender, mas que não tiveram foco, nem investigação, e no final foi solucionado num passe de mágica, um desses assassinatos foi o cometido pela tal "sombra" que eu acertei o autor do crime kakaka

É isso, no fim não teve nada que fosse "UAU"
Jeff 29/04/2021minha estante
Eu estou sentindo a mesma coisa, quase desistir por causa da enrolação e questões sem relevância.

Tori 29/04/2021minha estante
Eu não cogitei abandonar, mas também não foi uma leitura rápida, o autor enrola bastante, seria preferível se ele conseguisse ser mais direto e ao mesmo tempo sustentar o mistério né

Rafa 15/04/2021

✈️ Na noite de 23 de dezembro de 1980, um avião cai na fronteira entre a França e a Suíça, deixando apenas uma sobrevivente: uma bebê de 3 meses. Porém, havia duas meninas no voo, e cria-se o embate entre duas famílias pelo reconhecimento da paternidade. Numa época em que não existiam exames de DNA, o julgamento estende-se por muito tempo, mobilizando todo o país. Mesmo após o veredicto do tribunal, uma das famílias resolve contratar Crédule Grand-Duc, um detetive particular, para descobrir a verdade. Dezoito anos depois, destroçado pelo fracasso e no limite entre a loucura e a lucidez, ele envia o diário das investigações para a sobrevivente e decide tirar a própria vida. No momento em que vai puxar o gatilho, o detetive descobre um segredo que muda tudo. Porém, antes que possa revelar a solução do caso, ele é assassinado.

✈️ O Voo da Libélula é um livro um pouco complexo em sua estrutura, mas no sentido geral é SENSACIONAL!! Já no início recomendo e muito a leitura desse livro!!

✈️ O autor foi muito feliz em conseguir manter o nível de tensão lá em cima desde o começo. Já no início temos um julgamento de tirar o folêgo, com uma reviravolta impactante antes da decisão do juiz. Esse é só um exemplo das várias situações em que as reviravoltas da história vão te deixar de queixo caído. Cada página do diário de Grand-Duc é uma mini-bomba!!

✈️ As reações dos personagens a cada segredo revelado no diário acabam criando subtramas que ajudam bastante não só no entendimento da trama principal, mas também no clima de suspense da história. Até porque todo segredo revelado tem sua consequência!! Ela nem sempre leva a boas ações!!

✈️ As grandes bombas ele deixa pro final!!! E eu apreciei muito como ele montou um final bastante crível, palpável. Eu estava com medo dele fantasiar muito na hora do desfecho. Mas não, além de surpreender, ele mostra toda uma coerência com a realidade!!!

✈️ Tudo isso faz de O Voo da Libélula um livro único e excepcional!! Se você gosta de thrillers, ele tem que entrar na tua lista já!!
Giiiii 16/04/2021minha estante
Muito bom esse livro ??

Mara.Mares 04/04/2021

O voo da Libélula
Como descrever esse livro com apenas uma palavra: perfeito!
Um terrível acidente de avião em 1980, deixa apenas uma sobrevivente. Uma bebê de 3 meses. Porém, haviam duas bebês no voo. Qual delas sobreviveu? Exame de DNA? Em 1980? Sem chance.
Só posso dizer que esse livro é eita atrás de vixi. Durante a leitura, o leitor se pega tentando ser justo. Afinal, alguém vai chorar a morte de uma bebê. Será a família rica ou a família pobre?
Super indico.
Jansen 04/03/2024minha estante
Este seu "eita" atrás de "vixi" tem um poder enorme. Gostei muito. Muito diferente de "adorei" atrás de "estupendo". Já vou ler a libélula...
Lôvado seja!!!

marlla 18/03/2021

Achei esse livro bem lento , bem enrolado. No começo até achei interessante , toda a questão de quem era a criança a briga das duas famílias. Mas do meio pro final ficou chato e meio enrolado. Toda a questão do romance ficou mais chato ainda . E eu já havia imaginado que poderia ser uma terceira alternativa a questão de todo o mistério, então não foi uma grande revelação pra mim.

Sara S. 01/03/2021

O Voo da Libélula
Que livro sensacional..
Nesse livro vai contar a história de um acidente de avião em que estavam duaa recém nascidas, e de duaa familias que brigam pela guarda de uma sobrevivente.. Com o passar do tempo o juiz da a guarda para uma familia, porém a outra nao concorda com a descisão e contrata um detetive particular, que começa a saga pela verdade.

Amei o livro, ele tem uma reviravolta que eu nunca esperava. Super recomendo.

marciacristina.nascimento.144 28/02/2021

Uau, nunca quis tanto chegar no fim de um livro igual foi com esse. Misterio, suspense, tudo de bom

Mari Barbosa 27/02/2021

Me prendeu muito!
Eu amei esse livro. É daqueles que quando acaba você sente falta de acompanhar os personagens diariamente, sabe? É um mistério gostoso, um tanto previsível mas que vai proporcionar uma leitura rápida e de boa distração.

Thays 31/01/2021

Enrolado, mas bom
O autor enrola muuuuito contando a história, descreve detalhes da vida de pessoas que não importam, mas o enredo é muito bom e o final vale a pena. 200 páginas seriam suficientes pra contar tudo.

Vanessa633 03/01/2021

Comecei a ler esse livro com muita expectativa, pois havia acabado de ler Ninféias Negras, do mesmo autor, que sem dúvidas foi um dos melhores livro que li nos últimos tempos.

A partir de um acidente aéreo em que apenas um bebê sobrevive, Michel Bussi passa a construir uma trama com riqueza de detalhes que lhe é característico, com muitas reviravoltas e um final bem resolvido.

Confesso que demorei pra me envolver com os personagens, achei que a história não fluía, até larguei a leitura por uns tempos, mas depois retomei e achei que da metade pra frente o enredo melhorou e ganhou um desfecho interessante e inesperado.

Recomendo!
Helena 16/01/2021minha estante
Posso dizer o mesmo: Ninféias Negras foi um dos melhores livros que li nos últimos tempos. O voo da libélula não conseguiu superar minhas expectativas. Mas é ok.

Ka Santana | @brevidadeliteraria 25/12/2020

Ah, libélula
Sinceramente a premissa do livro foi o que me fez adquirí-lo mas a escrita do autor é muito prolixa e demorada. Me senti dando voltas e voltas em um mistério que sinceramente se fosse melhor conduzido poderia ter lá suas 250 páginas no máximo...
Enfim uma leitura previsível e razoável.

Rosana 24/12/2020

Excelente
Tipo aquela leitura que você devora muito boa com final surpreendente.

Alyne10 15/12/2020

Adorável

Helena 30/11/2020

Intrigante
Realmente é intrigante!
Uma pista é dada logo no começo, o que faz a gente querer decifrar logo a questão!
O autor sabe como escrever pra prender o leitor.
Recomendo!