Uma Pequena Casa de Chá em Cabul

Uma Pequena Casa de Chá em Cabul Deborah Rodriguez

Resenhas - Uma pequena casa de chá em Cabul

Laura 09/05/2022

Misto de realidade com idealização
Leitura fácil sobre a vida de 5 mulheres bem diferentes em meio a guerra no Afeganistão. Gostei de como foram descritos os costumes afegãos (as diferenças do antes e pós talibã) e também da descrição do dia-a-dia de Cabul, mas achei os personagens pouco aprofundados. Apesar de haver vários enredos, todos como temáticas interessantes (a vida da mulher afegã, terrorismo, islamismo, diferenças culturais), as "resoluções " dos conflitos são simplórias demais. Vale a leitura, mas se o tema Afeganistão te interessa, vale mais ler os livros de Khaled Hosseini.
Marina 15/05/2022minha estante
Concordo ?

lariolivveira 22/06/2022minha estante
Concordo. Eu acho que fugiu um pouco esse ?o amor supera tudo? com o contexto.

PAT 28/06/2023minha estante
Concordo. Acabei abandonando.

Mohaira.Souza 29/03/2022

Uma história emocionante
Este livro me fez viajar para longe, imaginando cada personagem e suas características, uma leitura bem agradável e cheia de emoção! Super recomendo!

Marina 27/03/2022

História mista
Terminei o livro com uma sensação boa de final concluído e mundo ideal, mas outra de pesar que a história não aconteceria tão bem assim na vida real. Primeiro livro lido sobre a vida no Afeganistão, mas entende-se que possui um ar romântico difícil de ser atingido hoje em dia em meio a política e tradições existentes. Partes poderiam ser melhor exploradas na narrativa da Isabel.

Taty 26/03/2022

O amor sempre vence
Nossaaa?? que viagem incrível foi essa com essa história que realmente me prendeu e que vou levar para a vida ?
Conhecer um pouco de Cabul, capital do Afeganistão, num período que da a entender ter acontecido um pouco depois do atentado de 11 de setembro.
O livro conta a história de mulheres fortes como Sunny ( dona da casa de chá) , Yasmina jovem que perdeu o marido e encontra-se grávida, Halajan uma senhora digamos que avançada para a sua cultura, Isabel jornalista e Candace.

A autora conta a história com conhecimento de causa pois viveu um tempo no Afeganistão e isso é muito perceptível a medida que vamos lendo ? é como se realmente nos transportasse para todo aquele contexto em que as mulheres são menos que nada, traz temas pesados como a venda de mulheres para pagamento de dívidas ou os abusos sofridos e a escravidão sexual e prisão por questões mínimas.

Uma cultura com uma realidade tão diferente e que nos faz refletir e ver o quanto nossos ?problemas? são pequenos ou inexistentes comparados com o que se passa em países assim em que não se tem liberdade.

A casa de chá une essas pessoas e mesmo em meio a atentados, bombardeios entre outras situações o amor vence ??

Passagens como ? que tipo de pessoa mata os outros dessa maneira??

? somos muito mais do que apenas algo que nos acontece? não podemos deixar traumas nos definirem

?O Alcorão nem sempre é explícito quanto ao que fazer em determinadas circunstâncias. As vezes, ele era vago e dependia de interpretação. No entanto? uma coisa que ele sabia e estava bem clara, sem uma vírgula de ambivalência, era que o amor é a maior forma de ser. Isso era uma coisa que os ensinamentos e sua mãe tinham em comum: seu respeito pelo amor. E a base do amor era um sentimento individual. Novamente, o ensinamento de sua mãe: você tem que ser verdadeiro consigo mesmo, mesmo que isso vá contra o que é esperado. Exatamente como Mohamed provou, exatamente como ele ensinou?

Amei muuuito e deixo essa forte recomendação ??
Dayse.Ariane 26/03/2022minha estante
Nossa, achei muito interessante este livro. Esta parte do final sobre vencer as dificuldades me lembrou a série "When Calls the heart"

Taty 26/03/2022minha estante
Gostei tanto que virou favorito ? gosto de ficção histórica e gosto de personagens femininas fortes. É sempre bom sair um pouco da nossa ?casinha? e conhecer outras realidades que nos fazem refletir e dar valor ao que temos.

Dayse.Ariane 26/03/2022minha estante
Verdade!

Aline.Silva 20/03/2022

Mulheres forte
Fico feliz com a reviravoltas nas vidas de mulheres fortes e com essências belíssimas.

Mas feliz ainda que não se entregam as vontades dos machistas.

Larissa.Hiromi 23/01/2022

A história tem de tudo pra ser perfeita, uma mulher escrevendo sobre mulheres em um país comandado por homens. Apesar disso, o desenvolver da trama é muito lento no início e demora a ficar interessante, mas no final já me apeguei às personagens.
Sei que talvez não fosse a proposta do livro, mas acredito que poderia ter discussões mais profundas e intensas sobre ser mulher num país com costumes tão diferentes do nosso.
Vale a leitura, para que cada um tire suas próprias conclusões.

Nai 06/01/2022

Livro bom, retrata bem a realidade do Afeganistão.
Esperava mais quanto ao desfecho dos personagens, mas ainda sim é uma boa leitura.????

Aline 05/01/2022

Sunny é uma americana vivendo em Cabul capital do Afeganistão.
Um país amedrontado e aprisionado,a casa de chá de Sunny se torna podemos dizer um pequeno refúgio para os muitos americanos que vivem nesse país,e nela Sunny reúne alguns amigos afegãos que trabalham pra ela,cada pessoa com sua história,seu sofrimento particular,terminei a leitura com a sensação de que essa pequena casa de chá,é um pequeno bálsamo na alma desses personagens que vivem um dia de cada vez sem saber se vão chegar até o outro dia...recomendo muito a leitura.

Dani 29/12/2021

Decepcionante
Me interessei pelo livro por causa que o livro se passa em um país diferente, mas me decepcionei muito. Apesar de ser um livro pequeno demorei mais de um mês para terminar de lê-lo, a história não te instiga a continuar a ler. Os personagens secundários são mais interessantes que a personagem "principal". A história foca mais no romance do que no background cultural e político, que é a parte que eu gostaria de ver.
Eu gostei de um acontecimento no final, mas foi mal desenvolvido. O final foi completamente jogado, apenas para resolver todos os problemas antes criados.

Saádia 17/12/2021

Um livro de muitas histórias
Gostei bastante de acompanhar o contexto político retratado, principalmente que li no momento em que espelhavam as notícias da nova retomada do Talibã no Afeganistão. O livro retratada diferentes perspectivas de uma mesma história, nos dando diversas versões e formas de receber os fatos. Indico como uma leitura leve, mas ao mesmo tempo de bastante ensinamentos.

paraondealeiturameleva 15/11/2021

Comecei a ler sem criar nenhuma expectativa e me surpreendi com essa história que tem como referencia a própria escritora e relatos ouvidos numa.casa de chá em Cabul. Vale a pena se quer saber mais sobre a cultura e cotidiano no Afeganistão

Mariana Laly 04/11/2021

Que livro bonito... Forte, como as cinco personagens principais e o amor que as une e transforma tudo ao redor.

Comenta Livros 03/11/2021

História dramática
Um livro que mostra a realidade das mulheres em Cabul idênticas na atualidade, ou seja, nada mudou.
Dramático e triste mas ainda bem que teve uma emoção linda no final.

site: https://comentalivros.com/uma-pequena-casa-de-cha-em-cabul-deborah-rodriguez/