Uma Pequena Casa de Chá em Cabul

Uma Pequena Casa de Chá em Cabul Deborah Rodriguez

Resenhas - Uma pequena casa de chá em Cabul

LivroAleatorio 18/09/2021

Amor, tradição, coragem
?Mulheres são como saquinhos de chá: você nunca sabe o quanto elas são fortes, até colocá-las na água quente.?
? ELEANOR ROOSEVELT

Gostei bastante do livro. Achei uma leitura válida e muito atual, principalmente no cenário político do Afeganistão hoje.
Temos um livro de narrativa predominante feminina e protagonismo feminino de mulheres afegãs, inglesas e americanas que moram em Cabul. Gosto dos questionamentos que a autora trouxe sobre a interferência estadunidense e de outros países no Afeganistão, dos costumes opressores para as mulheres mas, que acabam interferindo nos homens também, da denúncia das prisões, raptos, venda e desumanização das mulheres afegãs.

"Não que os homens deixassem de ser convidados a falar. Era apenas que Cabul era um mundo deles, um lugar
onde as preocupações das mulheres vinham, na melhor das hipóteses, em segundo plano"

Durante a leitura fiquei pensando em como as personagens levavam a vida "normal" mesmo com toda a violência ao redor (inclusive li antes de dormir um dia e sonhei que eu estava em um shopping explodindo).
Gostei também do contraste entre os extremistas, que segundo Rashif, interpretam a religião de forma equivocada e como lhes convém, mas que na realidade ela fala sobre amor, paciência e perdão, diferente do que muitos acreditam. Na verdade sinto que o livro fala muito sobre o amor em todos os momentos, entre familiares, amigos e os apaixonados.

"Veja só o que o amor faz, pensou Rashif, puxando a manga de Ahmet para baixo, para verificar se estava no
tamanho apropriado no punho. Transforma um garoto sério em um homem generoso. Esse é o verdadeiro Islã, o
Islã do amor, não do ódio. Mohamed ficaria orgulhoso, pensou."

_________________________________________
SPOILER ALERT!

*O arco de redenção do Ahmet está de parabéns.
Torby Frosty 18/09/2021minha estante
Achei interessante, adc na minha lista ?

Gomor 11/09/2021

Uma história de amor a vidas. Vidas de conhecidos e desconhecidos a quem se quer ajudar. Sunny é dona de uma casa de chá em Cabul. Lá ela convive com uma família afegã que ela ama. Também há Yasmina, a menina grávida que fora levada como pagamento de uma dívida e que é jogada na rua por estar grávida. Yasmina é ajudada por Sunny e vive na casa de cha onde também trabalha. Os revezes acontecem, mas tudo termina com alegria.

Carolina.Teixeira 06/09/2021

Caramba...é lindo, apesar dos pesares...
Este livro me pegou. Acompanhamos a história de mais de uma pessoa, apesar de Sunny ser a 'protagonista'. Todos participam intensamente da história, com seus temores, medos, incertezas, amores, crenças, culturas. É um livro que nos fala um pouco sobre o que as pessoas no Afeganistão passam, por causa do Talibã, mas, também nos revela seres humanos que apenas são seres humanos sabe?! Eu fiquei empolgada com os romances que acontecem, fiquei agoniada com algumas situações, brava com outras, consegui rir, chorar e torcer... É um livro de diversos sentimentos, muito bonito! Poxa, eu realmente gostei deste livro.

Nice 05/09/2021

Uma história que aquece a alma ! Leiam !
Histórias em Cabul sempre me chamam atenção, pela cultura, pela diferença em que o povo de lá é tratado comparado com o mundo em que vivemos especialmente as mulheres.   A autora Deborah Rodriguez, conseguiu escrever uma história linda, tocante, comovente e verdadeira, mas de uma forma  um pouco mais leve, mais bem humorada e mais otimista. Com personagens fortes, desses que nos marcam por muito tempo. Enfim Uma Pequena Casa de Chá em Cabul é lindo e emocionante

Paloma 29/08/2021

Ótima surpresa
Não esperava muito dessa leitura, achava que seria um clichê levinho, por isso foi tão proveitosa a experiência.

Possui sim vários clichês e momentos leves, mas também trás o cotidiano e realidades absurdamente violentas vividas por mulheres afegãs.

Os vários pontos de vista das personagens tornou a história ainda mais interessante de acompanhar. Personagens pelos quais você se importa e torce junto.

É necessário levar em conta que foi escrito por uma ocidental que viveu no Afeganistão, então é bom vê-lo como algo escrito com o olhar de fora.

Enfim, recomendo para que quer ler algo "levinho", mas com alguma substância.

Ana Clara 26/08/2021

mulheres incríveis unidas em uma realidade dolorosa
esse livro veio em um momento de muitas reflexões devido aos fatos recentes (nem um pouco recentes) no Afeganistão e me apresentou uma realidade extremamente difícil e violenta vivida por mulheres em pleno século 21. a força feminina nesse livro é linda e a história por trás também, da autora, que vivenciou muito disso nos anos que morou no país antes de ser forçada a sair.

Karine.Campos 26/08/2021

Sem palavras....
Eu terminei a leitura desse livro algum tempo e eu tinha certeza que já tinha atualizado aqui no Skoob e para minha surpresa vi que não... Mas como eu sou daquelas pessoas que acredita que nada acontece por acaso o meu esquecimento de concluí-lo aqui não foi por acaso...

A casa de chá nos leva para uma Cabul que ainda está conhecendo o quê vai ser o Talibã e mostra toda força de quatro mulheres e também da Cultura afegã. Hoje depois de pouco mais de uma semana que o Talibã retorna ao Afeganistão é ainda mais imprescindível ler um livro como esse para que nós sabíamos um pouco mais do povo afegão e, principalmente, a mulher afegã.

A cultura deles é linda e rica e é muito triste ver o que tá acontecendo por lá... Esse tipo de livro nos ajuda a tirar as vendas do preconceito dessa região e religião. Estou sem palavras... Se eu tivesse feito essa resenha antes eu provavelmente não teria entendido impacto desse livro e é por isso que eu digo que nada vem ao acaso.

E você já conheceu essa Pequena Casa de chá?! O que achou dos seus sabores e dos seus personagens?

Amanda 22/08/2021

Gostoso de ler
A autora passa um pouquinho de sua experiência de viver em um país politicamente instável nessa história ficcional... História de mulheres em busca de felicidade. Mulheres fortes cada a a sua maneira. Os personagens masculinos tbm são apaixonantes.

Que fique registrado meu desejo de que o Afeganistão fique bem... Ate agora nao entendi o que aconteceu... Como ngm viu, percebeu??

Helena B. 17/08/2021

Completamente necessario
Quando comecei a ler esse livro, não esperava o que ia acontecer na realidade de Cabul e as vezes tive a nitida impressão que o livro estava sendo escrito em tempo real (inclusive olhei a data de publicação para confirmar).
Confesso que tive um pouco de preconceito no inicio por a autora não ser de lá, mas valeu a pena ler cada pagina.
É emocionante e maravilhoso para abrir nossa cabeça de pré conceitos determinados.

Oceano 30/07/2021

Livro lido com o clube do livro Amigas da Literatura.
Eu não tenho nem palavras para descrever o que senti lendo Uma Pequena Casa de Chá em Cabul. Me senti envolvido pelas histórias divergentes dessas cinco mulheres e de quem as conhece. Me senti fragilizado em certas partes e contemplado em outras.
E, eu acho que uma das lições que este livro deixou foi que você não pode resolver tudo sempre, então tem coisas na vida que valem uma segunda tentativa.

LivMessias 29/07/2021

Esperança
Ler UPCCEC foi transformador. Comecei a amar livros nesse universo por meio do autor Khaled Hosseini que conta histórias muito tocantes, mas sem muita esperança. Apesar de amar a escrita de Khaled, a autora Deborah Rodriguez me surpreendeu com esse livro. UPCCEC traz o lado triste, porém esperançoso de quando pensamos em Cabul e, especialmente, nas mulheres. Nem tudo é dor. Nem tudo é sofrimento. Há amor e igualdade em uma pequena casa de chá e confesso que senti muita vontade de beber um chá por lá também.

ca.palomares 23/04/2021

Definitivamente, um livro que me surpreendeu.
Uma pequena casa de chá em Cabul retrata a realidade vivida por milhões de mulheres no Afeganistão. Ao mesmo tempo que mostra esse cenário revoltante, mostra a força de cinco mulheres que vivem lá. Yazmina, Candace, Isabel, Halajan e Sunny, cada uma com uma história e uma cultura diferente, enfrentando a desigualdade em um país de homens.

Reh Lopes Moura 25/03/2021

Foi um livro riquíssimo para mim
Me fez rir e chorar, chorar de tristeza e de felicidade, e fiquei muito feliz com o desfecho.
Um livro de mulheres fortes, e seus medos e anseios em um país tradicionalista.
Um país parado no tempo, arcaico, porém com tradições que regem até hoje a vida de seus patriados.
Com suas regras e costumes antiquados, que permite e induz que suas mulheres vivam pisoteadas pelos homens e pelos costumes. Mas, ainda assim, um país amado pelo seu povo.
LivMessias 29/07/2021minha estante
amei demais a leitura!

Marta 21/01/2021

Cuidado com o que você deseja
Terminei esse livro maravilhoso com uma sensação de orfandade, é assim que fico quando termino livros que me envolvem muito. Não conhecia a autora mas me interesso por leituras que retratam o Oriente Médio e foi assim que mergulhei de cabeça dentro da casa de chá em Cabul. A história tem por cenário a casa de chá que é frequentada por pessoas de várias partes do mundo e a casa de chá está localizada no coração do Afeganistão, um lugar que por acaso é uma das maiores zonas de guerra do mundo. Nessa casa de chá cinco mulheres tão diferentes se conhecem, tornam-se amigas e compartilham segredos em uma relação maravilhosa. A leitura é leve e envolvente, em várias partes do livro é impossível não se emocionar. A linguagem é fácil e informativa sobre uma cultura tão diferente da nossa principalmente em relação as mulheres. A leitura desse livro vale muito à pena.