Uma Pequena Casa de Chá em Cabul

Uma Pequena Casa de Chá em Cabul Deborah Rodriguez

Resenhas - Uma pequena casa de chá em Cabul

Rosana 02/11/2021

Uma historia bastante linear e bem construída. Traz a cultura repressiva do Afeganistão com o domínio do Talibã. Com a repressão às mulheres tratadas como objetos e às escolas terroristas com treinamentos de homens bomba. Mas, ao mesmo tempo mostra as pessoas que estão além de toda esta curva e da amizade e amor que se constroem nas relações. Vale a pena conhecer.

"Há muito, o Afeganistão era um local de guerras travadas, luta pelo poder e cultivo de papoula, um lugar onde as pessoas ficavam sem educação, analfabetas, empobrecidas, completamente destituídas de seus direitos, sem voz própria."

Sara 22/10/2021

Já que somos todos tolos, por que não dançar?
Comecei lendo meio desacreditada, na metade fiquei apaixonada e no fim parecia que tinha voltado para o começo :P
Ok, falando sério, a história começa meio lenta, e engrena muito bem no ritmo, mas o final vai declinando e fica parecendo que foi escrito correndo contra o prazo de entrega
A história é muito interessante! Mas bem carregada de orientalismos e opiniões meio questionáveis, como narrar as personagens britânicas e norte americanas como forte e destemidas e as médio orientais como submissas por natureza.
O final muito amarradinho e feito para terminar com os casais formados me deixou meio blaze. A vida da Sunny passou a ser melhor no momento que ela largou tudo em Cabul e foi morar nos USA com o amor da vida? Precisamos de um outro ao lado para sermos de fato completas?
Mesmo com essas observações, indico o livro!
Ah, a frase do título é do livro e veio da minha personagem favorita
:))

Pâmela 17/10/2021

Livro para aprender um pouco sobre novas culturas
Livro muito interessante, gostei muito da escrita. Conta de forma leve um pouco sobre a cultura do povo afegão e também sobre a vida dos estrangeiros que moram lá. Adorei o livro e recomendo para quem quer começar a ler sobre essa cultura.

Helena Maysa 15/10/2021

Triste mas acolhedor
Eu realmente adorei esse livro! A história é muito bem contada, detalhada na medida? Sou suspeita para falar pois gosto muito da leitura referente a cultura afegã mas esse livro é bastante interessante.

Carol König 11/10/2021

Que livro bonito!
Li vários comentários descrevendo esse livro como a história de quatro mulheres compartilhando seus momentos mas eu acho que vai muuuuuito além disso. É o islã e o Afeganistão contados de um outro viés; é o choque do ocidente com o oriente, tomando uma bela duma lição de moral; é a mistura da dor, do pesar, do medo e da perda de um povo diante de tradições mal interpretadas de sua cultura; é uma história de luta, de resistência, de carinho, compreensão, amor.
São várias e muito distintas trajetórias de vida se entrelaçando em um pequeno espaço de tempo real, suas escolhas - difíceis, desafiadoras - de ficar ou partir, fugir ou lutar, ceder ou resistir.
Foi lindo e doloroso mergulhar na realidade de uma cultura e um país tão diferentes, marrada de uma forma substancial mas acessível.
Vale a pena, leiam, é um livro muito bonito.

Aline 10/10/2021

Adorável
Adorei o livro! Apesar do pano de fundo ser a triste história do Afeganistão com os talibãs e o menosprezo às mulheres, o livro consegue ser leve e cheio de esperança.
ELOISA 10/10/2021minha estante
Quero muito ter essa experiência de leitura

Lay 08/10/2021

?Esse é o verdadeiro Islã. O Islã do amor e não do ódio.?
A casa de chá reúne essas mulheres incríveis que vem de lugares e lutas diferentes para um propósito maior! Gente? que leitura maravilhosa! Eu diria q é muito mais que um romance (realmente, pq são vários romances), mas é uma experiência que nos possibilita entrar na realidade do Afeganistão e saber que sim tem gente lutando para que tudo encontre o caminho certo! Recomendo DEMAIS!

Rafaela.Cruz 07/10/2021

Amor.
Este livro traz o significado do amor. Uma história tão linda. Muito bom para compreender alguns traços histórico-cultural de Cabul.

Marciane Maria 01/10/2021

Repleto de emoções!
A escrita da autora é ótima e contagiante. A história é muito envolvente e emocionante do início ao fim. Já no primeiro capítulo me tocou profundamente.

Sim, a história é descrito de forma bastante romantizada, mas nos dá uma ideia da difícil realidade das pessoas que vivem no Afeganistão.

As cinco mulheres, foco principal da trama, são incríveis e apaixonantes, cada uma com a sua luta e se redescobrindo na sua evolução pessoal.

Amei!

Nayara 30/09/2021

A história se divide entre cinco mulheres. Duas americanas, Sunny e Candace, Isabel que é inglesa e duas afegãs, Halajan e Yasmina. Todas são mulheres fortes a sua maneira e com personalidades e forma de pensar e agir diferentes, principalmente devido diferenças na criação e à forte cultura do Afeganistão. O lugar central e ponto de encontro dos personagens ou dos acontecimentos é a casa de chá de Sunny.

A vida em Cabul narrada no livro nos faz refletir sobre liberdade, segurança e tradição. A política permeia o enredo, e nos mostra as diferentes visões dos afegãos e dos estrangeiros em relação ao país. É mencionado o talibã, a ONU e a ocupação americana em muitas ocasiões, assim como a temática da violência, da pobreza e como as mulheres são tratadas e vistas pela sociedade local.

É uma visão ocidental sobre a cultura e a tradição do Afeganistão, e por isso eu achei que as mulheres estrangeiras foram narradas como tendo as personalidades mais fortes do que as afegãs, que por sua vez não tem voz numa sociedade regida por homens e tradições antigas e antiquadas.

A escrita é boa, mas acredito que não estava num bom momento pra ler e demorei bastante pra conseguir terminar a história, não consegui me envolver direito com o enredo ou personagens. A mudança brusca entre parágrafos me incomodou um pouco, pois dentro do mesmo capítulo tinha a narrativa de mais de um personagem e com pulo temporal, gostaria que tivesse uma indicação ou uma linha mostrando que o assunto era outro, porque isso me fazia perder o foco.

De qualquer forma a leitura vale a pena por mostrar um pouco da cultura e tradição  do povo Afegão. E por tratar de temas que merecem importância e destaque nos dias atuais.

Marcelo 26/09/2021

Emocionante
Livro muito bem escrito, personagens cativantes, e os temas abordados no livro estão mais atuais do que nunca. Acompanhamos a história de uma americana, proprietária de uma casa de chá em Cabul, capital do Afeganistão. Seu dia a dia convivendo com a violência, o terrorismo e o fanatismo religioso. Sua interação com os funcionários/amigos Afegãos e todo o contraste das tradições e costumes muçulmanos x o modo de vida ocidental. Mesmo sendo um livro de ficção, podemos perceber que as histórias ali escritas fazem parte da vida real do povo do Afeganistão. Excelente leitura!!!

MariBrandão 23/09/2021

Ahhh, eu gostei muito desse livro!
Sempre gosto de ler sobre outras culturas, e aqui, apesar de a Autora não ser afegã, soube mostrar muitos pontos da cultura e religião - tanto aqueles belos, como alguns muito pesados, mas que foram introduzidos de maneira mais 'leve' - ainda que sob sua visão ocidental
Mas acho que o que mais gostei na leitura foram os personagens, todos muito bem construídos. Este livro é cheio de mulheres fortes e apaixonantes, e os personagens masculinos também me encantaram (menos o Tommy, que detestei!)
Mas o que me marcou de verdade, foi a história de Halajan e Rashif. Logo no início já me levou às lágrimas! E no final, foi como no início!

Samanta 19/09/2021

Uma pequena casa de chá em Cabul
"Mulheres são como saquinhos de chá: você nunca sabe o quanto elas são fortes, até colocá-las na água quente" ELEANOR ROOSEVELT.

Essa frase retrata perfeitamente as mulheres deste livro. Frágeis e ao mesmo tempo fortes, cada uma a seu modo.
O livro se passa no Afeganistão e aborda os diferentes aspectos da cultura, sociedade, religião e tradições do povo afegão. Especialmente a vida das mulheres.
Recomendo!

Julia.Dani 19/09/2021

Uma pequena casa de chá em Cabul
Iniciei a leitura esperando por um clichê, me enganei! Um livro com protagonistas mulheres com histórias diferentes mas que conversam bem entre si. Eu fiquei com medo de ser um livro com vies ocidental muito forte, mas a autora fala sobre a interferência de países como os EUA no Afeganistão, fala sobre as tradições de uma forma crítica mas ao mesmo tempo bonita e respeitosa (pelo menos ao meu ver). Super recomendo a leitura, livro que aborda temas muito relevantes e pesados, mas mesmo assim uma leitura leve.

LivroAleatorio 18/09/2021

Amor, tradição, coragem
?Mulheres são como saquinhos de chá: você nunca sabe o quanto elas são fortes, até colocá-las na água quente.?
? ELEANOR ROOSEVELT

Gostei bastante do livro. Achei uma leitura válida e muito atual, principalmente no cenário político do Afeganistão hoje.
Temos um livro de narrativa predominante feminina e protagonismo feminino de mulheres afegãs, inglesas e americanas que moram em Cabul. Gosto dos questionamentos que a autora trouxe sobre a interferência estadunidense e de outros países no Afeganistão, dos costumes opressores para as mulheres mas, que acabam interferindo nos homens também, da denúncia das prisões, raptos, venda e desumanização das mulheres afegãs.

"Não que os homens deixassem de ser convidados a falar. Era apenas que Cabul era um mundo deles, um lugar
onde as preocupações das mulheres vinham, na melhor das hipóteses, em segundo plano"

Durante a leitura fiquei pensando em como as personagens levavam a vida "normal" mesmo com toda a violência ao redor (inclusive li antes de dormir um dia e sonhei que eu estava em um shopping explodindo).
Gostei também do contraste entre os extremistas, que segundo Rashif, interpretam a religião de forma equivocada e como lhes convém, mas que na realidade ela fala sobre amor, paciência e perdão, diferente do que muitos acreditam. Na verdade sinto que o livro fala muito sobre o amor em todos os momentos, entre familiares, amigos e os apaixonados.

"Veja só o que o amor faz, pensou Rashif, puxando a manga de Ahmet para baixo, para verificar se estava no
tamanho apropriado no punho. Transforma um garoto sério em um homem generoso. Esse é o verdadeiro Islã, o
Islã do amor, não do ódio. Mohamed ficaria orgulhoso, pensou."

_________________________________________
SPOILER ALERT!

*O arco de redenção do Ahmet está de parabéns.
Torby Frosty 18/09/2021minha estante
Achei interessante, adc na minha lista ?