A assombração da Casa da Colina

A assombração da Casa da Colina Shirley Jackson

Resenhas - A Assombração da Casa da Colina

Vitoria.Nascimento 18/10/2023

A casa assombrada
Angústia, medo e solidão são alguns dos sentimentos que a casa da colina causa no indivíduo que a adentre.
Ou será que estes
mesmos sentimentos são reflexos de nós mesmos, e no fim a casa da colina é um grande espelho a mostrar a tua verdadeira
face.
"A jornada termina no encontro dos amantes"
"E o que entrasse ali, entrava sozinho"

lonelvs 17/10/2023

Fui influenciada a ler pela série, mas em momento algum esperei que fosse como a adaptação. foi uma leitura lenta e decepcionante, li até a última página esperando alguma construção de tensão e, nada. os personagens são incrivelmente entediantes. mesmo sendo um romance de terror dos anos 50 eu esperava mais.

Vik 15/10/2023

Pavoroso & Arrepiante
"A Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra os montes, aprisionando as trevas em seu interior; estava desse jeito havia oitenta anos e talvez continuasse por mais oitenta. Lá dentro, paredes continuavam de pé, tijolos se juntavam com perfeição, assoalhos estavam firmes e portas estavam sensatamente fechadas; o silêncio ecoava com equilíbrio nas madeiras e nas pedras da Casa da Colina, e o que entrasse ali, entrava sozinho."

Essa é a frase que abre e fecha o romance mais famoso da rainha do terror psicológico, Shirley Jackson, e que inspirou a série do Mike Flaningan, a maldição da residência Hill. A primeira coisa a ser deixada clara, é que a adaptação de Flaningan não se compromete a ser fiel ao livro de Jackson, então se você vai ler o livro esperando uma história como a da série, você vai se decepcionar. Entretanto, me arrisco a dizer que os dois universos se complementam e respondem questões um do outro.

O livro é lento, mas isso, para mim, não torna ele um livro ruim. Gosto do ritmo dele, porque a primeira metade é calma e na segunda metade as coisas começam a acontecer uma atrás da outra em um ritmo quase frenético. Gosto do sentimento de segurança que a escrita nos passa primeiro, para depois nos assombrar.

E que escrita, senhoras e senhores. Shirley Jackson faz com que a gente se sinta, de fato, próxima de Eleonor, tomemos suas dores para nós, vejamos os outros personagens com maus e bons olhos conforme a vontade da protagonista. Embarcamos na loucura da Nellie, sentimos raiva, ódio e paixão, como ela. Além do mais, é um livro, de fato, assustador. Mas não do tipo que faz você gritar e pular de medo, e sim ver fantasmas no escuro do seu quarto. É curto, ótimo para spooky season.

Lorena.Arantes 13/10/2023

A Casa existia a 80 anos e existirá por mais 80
A premissa do livro é muito boa, mas não tão bem executada.

Não funcionou pra mim, não consegui me identificar com a Eleanor, ela é totalmente sem sentido e nexo, muito menos coerente.

Os outros personagens são bons mas o que rouba todo o livro é A Casa da Colina. É um personagem com personalidade, desde o começo se mostra a que veio, é aterrorizante.

Mas se não fosse por Eleanor, iria favoritar com certeza . ..

Adriana Scarpin 06/10/2023

Outro dos meus livros que estava na estante há anos e me arrependo de não ter lido antes. O que mais me surpreendeu é a sua sofisticação ao lidar com a projeção de uma suposta inclinação paranormal por parte da Eleanor, com o narcisismo, com a histeria e, principalmente, com um subtexto queer que pode ou não ter sido intencional por parte de Jackson, pois pode não lidar diretamente com homossexualidade, mas há muita homoafetividade jorrando por todos os cantos. É muito sofisticado.
Manú Tristíssimo 12/01/2024minha estante
Graças a deus achei alguém que também achou Theodora e Eleanor suspeitas!!!!!

Adriana Scarpin 13/01/2024minha estante
Na versão pra cinema de 1963 também há essa questão queer meio implicita, enquanto na versão de 1999 a Theodora é abertamente lésbica, mas o filme é um lixo, hahaha

Luiecos 06/10/2023

????
Tá, levei um tempo pra raciocinar e junto com um amigo compreendi melhor, o plot desse livro não é tão visível, se vc ler ele disperso, vc não entende kkkkkkkk, mas pela lógica depois de entender é bom, o livro é meio arrastado no começo, mas depois melhora , gostei bastante e um fato: a série da Netflix *A maldição da mansão Hill* foi inspirada nesse livro, recomendo muito ??

Rayssa 03/10/2023

Un livro de camadas
Confesso que comecei essa leitura um tanto decepcionada. Não estava gostando do estilo do texto, e me senti um tanto perdida. Foi só mais ou menos da metade para o fim que comecei a entender algumas coisas, e tudo ficou mais agradável para mim.

Indo além de um mero livro de mistério, nesse livro a autora mescla um suspense supostamente sobrenatural com transtornos psicológicos. Os sinistros eventos que ocorrem na casa se confundem com a psiquê da nossa narradora e protagonista, Eleanor, cuja mente é complexa, repleta de pensamentos confusos, desconexos e misteriosos.

Nesse sentido, a escrita da autora é, em sua maioria, mais sugestiva do que explicativa, deixando sempre uma dúvida na cabeça do leitor se o que está acontecendo é fruto de uma maldição da casa ou fruto da mente perturbada de Eleanor. A meu ver, o livro trata mais de um caso de transtorno mental severo, que vai se intensificando pela própria atmosfera de isolamento da Casa da Colina.

Além disso, todos os personagens tem um certo tom de excentricidade, e, somados a diálogos aleatórios, cenas que acontecem de forma abrupta, sem início ou final claros, a autora vai dando um ar de loucura e sufocamento ao longo das páginas.

Porém, essa confusão toda deixa o texto um pouco "truncado", não muito fluido e até um tanto incômodo. Aliás, achei muito esquisito o fato dos personagens se tornarem tão íntimos tão rápido. Por exemplo, Eleanor e Theodora mal se conhecem e já se tornam intensamente próximas no primeiro dia, o que não faz muito sentido para mim.

A propósito, a relação das duas é um ponto interessante para se analisar. Vejo que poderia representar uma discrepância sobre a sexualidade, em que pese as personalidades das duas serem tão diferentes, Theodora é mais sensitiva e livre, enquanto Eleanor é mais introspectiva e frígida. Também me ocorreu que essa intimidade das duas poderia ser sugestiva de uma tensão sexual entre elas. Aliás, a autora também deixa um vestígio sobre um provável relacionamento homossexual em outro momento do texto - a irmã e a governanta?

Enfim, temos aqui um livro muito interessante, repleto de pistas para diversos questionamentos e creio que não consegui captar tudo que a autora quis dizer nessa primeira leitura. É um livro para ser lido mais e mais vezes.

Pamela.Cristina 28/09/2023

A casa
Sendo considerado um dos clássicos de terror gótico da sua época, o livro conta a história da casa da colina que fora construída a 80 anos por Hugh Crain para suas próximas gerações, sua esposa morreu em um acidente antes que a casa ficasse pronta, ele foi morar com suas filhas, a estrutura da casa é incomum, durante esse período algumas mortes acontecem na casa, assim que ganhou a fama de mal assombrada.
Dr. Montague alugou a casa por alguns dias com o intuito de estudar esses possíveis eventos sobrenaturais, porém com a condição de levar Luck um jovem problemático, mulherengo e herdeiro da casa da colina. Foram convidados uma dúzia de pessoas, porém só aceitam duas, Teodora uma artista excêntrica, livre com o dom de ler cartas, e Eleonor a protagonista, que vivenciou na sua infância um evento paranormal, sua casa, sua janela foram atingidas por pedras durante dias seguidos, evidenciando assim sua sensibilidade, Eleonor passou a vida toda cuidado da mãe, agora com sua morte está se redescobrindo, fazendo suas próprias escolhas, ela anseia por esse contato humano, fazer relações duradouras, amizades...
Em sua estadia na casa eventos sobrenaturais acontecem, ao mesmo tempo que descobrem casa vez mais a história da casa da colina.
Ao meu ver o livro e por porém o final não atingiu minhas expectativas, considerando toda a obra esperava mais...

Gabriela 25/09/2023

Bacana
O livro é legal, mas a adaptação da série da Netflix foi bem melhor.
O livro no geral não assusta nem um pouco, mas é bacana.

gabriela cardoso 23/09/2023

A assombração da casa da colina
a escrita é confusa e o início é chatinho, mas vale a pena insistir. assim que a casa começa a mexer com a cabeça da eleanor é como se o livro desse uma alavancada na história, me prendeu de uma forma muito boa e em alguns momentos senti um pouquinho de medo. foi incrível demais observar a mudanças dos pensamentos da nellie e a forma que ela interagia com as outras pessoas. os personagens não me prenderam muito e fiquei bastante confusa em algumas passagens, a escrita é bem diferente.

Beti. 13/09/2023

Terror não é só terror
Ok, fiquei pensando um pouco sobre o livro após ter terminado ele porque precisava digerir tudo. Antes de começar a lê-lo passei por algumas resenhas e o que vejo é que algumas pessoas esperam que o terror sejam acontecimentos assustadores em série.

A assombração da casa da colina demora a realmente "começar", mas é um movimento lento necessário para conhecermos as personagens envolvidas no experimento do Dr. Montagne. E, sendo sincera, até esse começo já tinha algo estranho pairando no ar. Desde Eleanor fugindo com o carro até o encontro dela com a Theodora, tudo tinha uma atmosfera quase enlouquecedora.

O que se segue é um terror psicológico de primeira. E também uma história muito triste. Fiquei mal pela Eleanor e quem assistiu a série deveria ler o livro. A dor da incompreensão e solidão cerca as duas Nellies. O medo da Eleanor em relação aos pensamentos dos outros, a necessidade de independência - quase uma luta pela liberdade - tudo isso é de cortar o coração.

O livro também traz uma série de repetições ao longo dele que ajudam a desenvolver essa atmosfera desconfortável, quase lunática, que acompanha a casa da colina.

Shirley Jackson fez um trabalho incrível. Não é um livro para quem espera algo de horror contemporâneo (o que é algo que eu já vi em várias resenhas de histórias de terror de autores mais antigos) porque apenas não é contemporâneo. Mas as lutas psicológicas travadas pela Eleanor são atemporais.

Fica aqui minha recomendação.

Hey Ro 12/09/2023

Faltou
A assombração na casa da colina é uma tentativa. Não sei se porque eu não me conectei.com a história, mas tive dificuldade de vizualizar as cenas e o que acontecia. Uma hora eu achava que tava acontecendo uma coisa em um cenário, mas era outra totalmente diferente quando eu me dava conta. A autora falhou em criar momentos de tensão, que até aconteceram, mas foi cinco por cento do livro todo. E cena antes do final é bem mais dramática do que o próprio final em si. Faltou...

Maria Clara 01/09/2023

Nós mulheres meio Eleanor...
A Assombração da Casa da Colina é um livro divinamente confuso, tenso ao mesmo tempo em que é calmo, sempre nos dando a impressão de que algo entre as palavras escritas em cada página não faz sentido.

Eu já tinha assistido a série antes mas já esperava que não fosse ser nada parecida e realmente não é, se o seu interesse nessa leitura vier daí reveja as suas expectativas.

Como sempre, gosto muito da escrita da Shirley Jackson que é extremamente envolvente e descritiva e fez com que eu sentisse como seria estar vivendo na Casa da Colina junto aos demais personagens. Os personagens são confusos, suas personalidades impossíveis de indentificar uma vez que a realidade e a insanidade se misturam tão profundamente na narrativa, mas são extremamente intrigantes principalmente a protagonista Eleanor.

Por fim, acho que essa foi uma das minhas leituras favoritas dos últimos meses. Me deixou curiosa e empolgada do começou ao fim e fez a minha cabeça pensar em milhões de interpretações para essa história.

Jéssica 23/08/2023

Casa assombrada ou transtornos mentais?
Assim com "a outra volta do parafuso" é uma leitura ambígua,será que a casa levou ela á loucura ou ela usou a casa pra fugir da realidade?.Em vários momentos fiquei achando que a personagem tinha dupla personalidade,é uma experiência diferente que vale releituras.

" É demais,pensou,vou renunciar à minha posse de mim,abdicar,abrir mão de bom grado do que nunca sequer quis;o que quiser de mim,ela pode ter."

Acho que essa frase dita pelo dr é significativa de mais:
"Só temos uma defesa que é a fuga".