A assombração da Casa da Colina

A assombração da Casa da Colina Shirley Jackson

Resenhas - A Assombração da Casa da Colina

Lurdynha_ 06/06/2023

Decepção
Nossa o quanto que eu esperei desse livro. Pois é foi uma grande decepção achei que ia ter medo de arrancar os cabelos. Não indico.

Sycamore 27/05/2023

Até cotovias e gafanhotos, supõem alguns, sonham.
Li este livro por causa da série, a melhor de terror que já assisti. No final, acabei decepcionado.

É tudo bastante lento e poético. Os personagens são discretos e a protagonista é a Casa da Colina. O mal é a própria casa. É um lugar de malignidade contida, e o livro, por si só, é muito contido. Mas isto não causa um suspense, só a sensação de que deveria ter algo a mais.

Eu acredito que um livro só é ruim quando falha no que se propõe a fazer. Este livro não se propôs a ser um livro de terror, ele é um romance do começo ao fim.

Quem procura por um romance clássico do século XX talvez ame este livro. Quem deseja ver uma história verdadeiramente de terror, mistério e suspense, recomendo fortemente a série.

O que se destaca do livro é a primeira página, uma descrição da Casa da Colina que acho brilhante e perturbadora, e que desperta o interesse de qualquer um em ler o livro:

Nenhum organismo vivo pode existir muito tempo com sanidade sob condições de realidade absoluta.
Até cotovias e gafanhotos, supõem alguns, sonham.
A Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra os montes, aprisionando as trevas em seu interior.
Estava desse jeito havia oitenta anos e talvez continuasse por mais oitenta.
Lá dentro, paredes continuavam de pé, tijolos se juntavam com perfeição, assoalhos estavam firmes e portas estavam sensatamente fechadas.
O silêncio se escorava com equilíbrio na madeira e nas pedras da Casa da Colina, e o que entrasse ali, entrava sozinho.

Josi 25/05/2023

A Shirley Jackson consegue criar um ambiente inóspito. Tiveram momentos da leitura em que eu conseguia sentir o que Eleanor e Theodora estavam sentindo naquele quarto...
O começo da leitura não né pegou muito, mas entendo a importância de mostrar o quanto a Eleanor era solitária e toda a necessidade que ela tinha de viver aquela aventura.

eumiriamfreitas 19/05/2023

Um livro sem grandes emoções
Para entender melhor esse livro, tive que pesquisar resenhas no YouTube e só daí consegui compreendê-lo melhor. É um livro completamente parado e o que me fez continuar lendo é que de início parece que os personagens estão em uma colônia de férias. A Eleanor, a personagem principal é desnorteada, isso dá para perceber no início do livro, antes mesmo dela viver na casa da colina ela já era perturbada. A história em si não tem muito terror, se você espera levar sustos nesse livro, ele não é para você. Contudo eu gostei da história, li em uma semana, com calma e confesso que quando não estava lendo, sentia falta dos personagens e da casa da colina, enfim qualquer lugar que você se enfiar e as pessoas te disserem que aquele lugar é assombrado, você realmente vai querer acreditar e talvez vivenciar aquilo.
Talvez uma segunda leitura do livro, faça eu entendê-lo melhor.

Thaís 11/05/2023

Viciante, mas?
O livro me prendeu de uma forma que eu não queria parar de ler, porém, ali pro final achei que os personagens estavam meio perdidos, as vezes nao sabia nem quem estava falando? e o final esperava mais. Não funcionou pra mim.

Carolina 06/05/2023

Horrivel, desperdicio de leitura
Um doutor que estuda fenomenos sobrenaturais decide convidar 3 pessoas que tambem ja tiveram esse tipo de experiencia para ir a uma casa considerada mal assombrada. Que decepção de livro. Uma loucura de escrita, confuso, bagunçado, sem pé nem cabeça. Fui ate o fim na expectativa de que algo fosse acontecer no fim, e nada. Horrivel. E nem achei terror.

Gabi 03/05/2023

Muito bom.
É um livro muito bem escrito. Mesmo com a tradução, o estilo da Shirley Jackson não se perde. Gostei muito, embora o final eu tenha achado bem rápido. Mas enfim, ao menos não é tão dramático. Fácil de ler.

gabeborgez 27/04/2023

Esse aqui superou muito minhas expectativas.
Eu fiquei encantada com a escrita da Shirley Jackson! Totalmente compreensível que muitos autores de terror tenham bebido dessa fonte aqui. Que autora absurda!!

O primeiro parágrafo já chega com tudo né minha filha.

dai bugatti 26/04/2023

Para ler concentrado(a)
Esse livro não é um dos clássicos do horror por acaso. O problema é que muito da história está nas entrelinhas e no desconforto que a autora causa com a descrição da casa, dos conflitos e das visões dos personagens. Exige atenção. Por isso, acredito que terei que reler para conseguir me conectar de fato com a história. Apesar disso, consegui entender a importância e o peso que o livro tem como obra de horror. O grande problema é que eu li com expectativas muito altas por causa da série.

jessmarqx 21/04/2023

De todos os pontos positivos do livro o que mais me deixou fascinada foi a forma como a obra consegue gerar um clima de desconforto intenso através da incerteza presente na narrativa da autora, que nos afeta mesmo após deixarmos as páginas do livro. Isso é um exemplo notável de qualidade tanto na elaboração do enredo quanto no seu desenvolvimento. De forma aparentemente descomplicada, Jackson criou uma trama profundamente perturbadora e com uma representação feminina de grande relevância para a história, algo que muitos tentam sem sucesso até os dias de hoje.

Camila 18/04/2023

Superficial
O livro é muito lento e quando finalmente você imagina que vai começar a acontecer coisas, ele acaba. A ideia é ótima, parece ter servido de inspiração para O Iluminado, que no caso, foi muito melhor executado.
edu.reader 18/04/2023minha estante
Tive a mesma opinião!!!

Brennda 11/04/2023

A assombração da casa da colina
Leitura muuuuito lenta! Os parágrafos são enormes sendo muito fácil de se perder na narrativa, particularmente não gosto de livros com o final em aberto e esse ao meu ver deixou a desejar, não recomendo a leitura.