A assombração da Casa da Colina

A assombração da Casa da Colina Shirley Jackson

Resenhas - A Assombração da Casa da Colina

Pam 03/11/2022

A casa da colina
"A Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra os montes, aprisionando as trevas em seu interior."

Sabe quando a capa chama atenção mas o nome do livro que de fato faz você ter expectativas altas ? foi o que eu senti quando vi esse livro.
Ainda bem que não estava utilizando salto, porque o tombo seria grande.

Futuramente pretendo fazer uma releitura desse livro, com toda certeza posso olhar de uma forma diferente.

Eleanor é uma jovem que decide aceitar a proposta do doutor Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O convite do doutor foi feito para varias pessoas mas somente 3 aceitaram, entre elas Eleanor, Theodora e Luke que é o herdeiro da mansão. Com uma viagem que seria uma escapada da realidade e bem humorada se torna um pesadelo entre eles, mexendo com as suas sanidades mentais.

Se você procura um terror que tenha atividades sobrenaturais, sangue e muito terror ... talvez essa não seja a leitura certa. Mas posso dizer que o terror psicológico esta presente do começo ao fim.

Val 30/10/2022

jornadas terminam no encontro de amantes
comecei esse livro muito empolgada, pensando que seria uma ótima leitura, mas me decepcionei um pouco. senti falta do terror, senti falta de emoção.
durante a leitura tiveram duas cenas apenas que realmente me passaram a atmosfera de medo. essas cenas foram bem escritas e conseguiram transmitir o medo que as personagens sentiram. posso entender o por quê de a autora ser considerada a rainha do terror por autores renomados do gênero.
no geral, gostei do livro, por mais que me decepcionei. não gostei dos personagens, principalmente da principal, que é doida e tem complexo de superioridade. mas isso tem um motivo que explica o comportamento deles.
para quem pensa em ler porque gostou da série, não leia pensando que vai ser igual. a adaptação não tem nada a ver com o livro.

Patty_smoura 29/10/2022

Ruim
Começou bom, mas foi ficando mais chato a cada página e o final nem se fala. Não recomendo. Chato, muito chato

Caren Gabriele 27/10/2022

Entregou T U D O
Primeira vez na vida que fico com medo lendo um livro de terror. Não do tipo "tomar susto", mas do tipo "ficar paranóica" com barulhos na casa...

Só não sei como vou dormir hoje kkk

Resenha completa no blog 👇

site: https://blog.carengabriele.com.br/2022/12/blog-post.html

Luize Ribas 27/10/2022

Que ambientação sensacional
Não tem como não amar este livro, tudo que queremos ver numa história sobre casa mal assombrada. Nada exagerado, mas a tensão é do início ao fim. Recomendo demais essa leitura para quem é fã do gênero e quero ler todos livros da autora!

júlia 24/10/2022

Esperava mais desse livro, esperava mais terror e mais desenvolvimento, fui realmente frustrada. Primeiro choque que eu tive foi como ele não tem absolutamente nada a ver com a serie (e eu esperava que tivesse), mas tudo bem, adaptações diferentes acontecem, eu só não esperava que o livro que deu base a ela fosse incrivelmente mediano.

A começar que eu senti falta de mais cenas puramente terror, mas a medida que o livro foi se desenvolvendo, eu entendi que os aspectos psíquicos dos personagens eram o ponto, e até aí eu continuei me interessando. Mas nem isso foi realmente desenvolvido direito, ele tinha potencial pra muito mais do que teve.

O final... nada surpreendente. Sinceramente, se eu tivesse no lugar da Eleanor teria feito o mesmo. Não é um livro ruim, mas também não é tão bom quanto eu esperava, talvez minhas altas expectativas por ser fã da série estragaram a história desse livro pra mim.

Eliete 23/10/2022

Não é pra mim
Talvez tenha sido o momento em que peguei essa leitura mas não gostei.
Esse livro tem alguns aspectos bem diferentes do tema terror, aqui não temos uma história linear, os diálogos não se completam e por vezes parecem não fazer sentido algum e a gente não sabe ao certo o que está acontecendo. É um livro que conforme fui lendo ao invés de ter minhas dúvidas sanadas, fui ficando cada vez mais confusa. Os personagens ficam vagando entre profundidade e superficialidade o que me incomodou muito.
Temos então o final que nos leva a várias interpretações. Complicado destrinchar mais sem dar spoiler porém mesmo um terror psicológico nesse momento não foi legal pra mim.

Osmar 21/10/2022

Clássico de terror
Pesquisei um pouco antes de categorizar a obra. Principalmente na diferença entre terror (medo ao que pode acontecer) e horror (repulsa e/ou medo ao que acontece). Não há consenso. Costumam se referir ao livro como terror. Bom, se aceitarmos o conceito de medo psicológico como terror então esse livro é, e é um dos melhores considerando a construção duma atmosfera claustrofóbica e a ansiedade que origina. O dr. Montague convida a três pessoas para realizar o experimento de morar numa casa assombrada (A casa da colina): Eleanor, Theodora e Luke. E não direi mais. Descubra página a página se a casa realmente é assombrada por algo paranormal ou se é a mente da pessoa a que cria a situação. Boa leitura.

Diovana.Krauchemberg 20/10/2022

O que dizer sobre a Casa da Colina?
Ler esse livro no mês do Halloween foi a melhor coisa que eu já fiz na minha vida.
Primeiro livro que eu li da Shirley e confesso que me deixou angustiada do início ao fim (era a intenção dela?).
Um livro que te deixa com mais perguntas do que respostas, existem espíritos na casa ou são apenas traumas? A casa se alimenta do medo das pessoas? Ou a casa não faz nada e as pessoas ficam loucas esperando a casa fazer algo? A casa afetou a cabeça da Nell ou a Nell só queria pertencer a algo e a casa foi a sua escolha?
Um suspense que me deixou angustiada do início ao fim, senti nervosismo, não medo, mas fiquei apreensiva do início ao fim esperando sempre pelo pior!

Tawan.Cesar 19/10/2022

A Assombração (?) Da casa da Colina
Quem ler esse livro achando que vai se deparar com uma história clássica de casa mal assombrada vai acabar se decepcionando, mas isso não torna o livro ruim, muito pelo contrário, entramos numa trama bastante psicológica com um final que nos deixa pensativo sobre o que realmente aconteceu, e acabamos questionando a sanidade de todos os envolvidos.

Destaque pra a escrita da autora, que mesmo em momentos com ritmo bastante lento consegue nos prender.

Jam Sales 17/10/2022

Boa leitura...????(???????)????
Foi interessante a leitura... Acho, que acima de tudo, é um livro que mostra como a saúde mental pode nos afetar, interferindo na nossa realidade e nos levando a atos extremos... A verdadeira assombração, são os sentimentos tumultuados e conflitantes dentro de nós...

Bertha 16/10/2022

A história é bem envolvente! A pessoa simplesmente não consegue deixar o livro até descobrir o que acontece de fato...e no final deixa mais perguntas que respostas!!!

MarsyCcilia 10/10/2022

Boa leitura
Embora não tenha tango horror quanto imaginei, ainda assim foi uma leitura prazeroza e foi o meu primeiro contato com essa autora.

sscorpiuskingg 06/10/2022

uau
SIM SIM SIM o livro é TAO BOM quanto a série, apesar das diferenças óbvias, mas a história do livro me prendeu tanto quanto a série, e acho que deixou com menos medo mas com mais foco nos personagens mesmo. Eu amo a Theo tanto do livro quanto da série e tô completamente IN LOVE. é isso. Irmandade for the win, the rest is confetti.