Agnes Grey

Agnes Grey Anne Brontë

Resenhas - Agnes Grey

Stefany 05/12/2023

Gostei muito, talvez até mais que Jane Eyre! Toda a busca da Agnes por sua independência e a sua maneira direta de ser são o ponto alto do livro. É uma leitura fácil de se identificar em alguns pontos e por ser um livro curto com uma escrita tranquila torna a experiência toda muito boa para ler de uma vez só em um dia parado.

A protagonista é muito inteligente e firme em suas convicções, principalmente nas muitas críticas á sociedade da época. Não é dado um foco grande ao romance e confesso que prefiro assim, mas acho que talvez o final poderia ter sido melhor desenvolvido.

Ju_allencar 05/12/2023

Virou um dos favoritos da vida ?
Li em um dia, meu primeiro contato com as irmãs Brontë. Eu simplesmente devorei o livro. Anne soube dar personalidade a cada um dos personagens. Me fez odiar a maioria deles. E amar outros, vou guardar esse livro com muito carinho. Uma grata surpresa foi ler essa obra. ???

Nanna 02/12/2023

Mais um da minha preferidinha das manas Bronte!

Como a personagem principal se torna uma preceptora, foi quase impossível não comparar com Jane Eyre, porém, me esforcei pra separar as coisas.

Aqui, Agnes foi criada debaixo de uma proteção que só quem é irmão caçula vai entender, todos se sentiam responsáveis por ela (na minha casa foi igual, tenho uma irmã que é só 2 anos mais velha que eu e se sente minha mãe), todo esse cuidado não deixou ela muito preparada pro mundo e pras coisas que aconteceriam depois, mas sim, o livro tem um final feliz.

Acho que pra ficar perfeito, alguns pontos poderiam ter sido diferentes... Como uma mudança pessoal da Agnes, um crescimento interno. Pq o livro todo ela não muda muito na sua função, ela só aceita a limitação que impuseram ao cargo. Não queria que ela fosse 100% responsável por moldar o caráter dos pupilos dela, mas acontece que ela aparentemente não tinha muito pulso, e alguns pupilos dela chegavam a ser extremamente irritantes :( (culpa dos pais).

Outra coisa foi o romance que o livro trás, acho que poderia já ter dado uns indícios antes... E desenvolvido melhor. Achei um pouco corrida a forma como se deu.

Claro, era o que eu gostaria que tivesse acontecido, mas nada tirou a qualidade. A estória eu achei bem boa e a Agnes é uma querida que merecia sim a felicidade.

helenaslodk 30/11/2023

Eu curti o livro, ele é bem curto e a leitura flui super bem. Como eu já li Jane Eyre, no início eu ficava comparando muito os livros (e Jane como sempre superior).

No entanto, ele é curto mas podia ser melhor desenvolvido. É bem previsível e antes da metade a gente já sabe o final. Outra coisa que me irritou foi como a Agnes era toda boazinha, santinha e deixava os outros fazerem o que quiserem com ela. E ela também era bem ingênua, no início nem sabia o que estava fazendo, me dava uma agonia.
Nanna 30/11/2023minha estante
Ué ? Agora ?

helenaslodk 30/11/2023minha estante
esqueci, tava esperando a tua pra copiar mas demorou mto

Nanna 30/11/2023minha estante
MDS eu ainda não fiz ? Hahaha de hj não passa kkk vou copiar a tua

Ray.Cass 25/11/2023

Outra excelente Bronte
Anne Bronte é minha segunda irmã Bronte favorita é Agnes Grey meu segundo livro favorito entre as obras das irmãs Bronte, ficando atrás somente de Jane Eyre, da Charlote Bronte.
É a segunda vez que leio esse livro, e dessa vez li com um olhar de professora que já fui, e foi fácil ver onde a Agnes errou quando chegou à primeira família, que foi exatamente no primeiro dia, quando deveria ter se imposto mais logo de início, mas ela era jovem e inexperiente, achava que conquistaria o mundo sendo gentil e agradável com todos, o que infelizmente não era real naquela época e muito menos atualmente.
Eu adoro como, apesar de tudo, Agnes continua sendo uma pessoa adorável, mesmo quando todo mundo ao seu redor é tão detestável, ela não permite que isso modifique sua essência.

Milla.Ribeiro 17/11/2023

Este romance clássico de Anne Brontë leva você a uma jornada emocional através dos altos e baixos da vida de Agnes, uma governanta determinada. Agnes Grey, a protagonista, enfrenta desafios e injustiças enquanto trabalha como governanta para famílias abastadas. Seu caráter resiliente e sua busca por autenticidade destacam-se neste conto que transcende o tempo.

Anne Brontë, a menos conhecida das irmãs Brontë, tece uma narrativa envolvente que examina as complexidades sociais e a força interior necessária para enfrentar as adversidades. Se você aprecia histórias que exploram a condição humana, Agnes Grey é uma leitura imperdível.

yas !! 16/11/2023

"E agora penso que já disse o suficiente."
Leitura rápida pra se ler numa tardezinha, um livrinho bem curto e bem escrito.. com um toquezinho de feminismo ;)
A meta é ler pelo menos uma obra de cada uma das irmãs Brönte.

poly 15/11/2023

Anne merece mais.
Que livro sensacional. Não entendo pq a Anne não é tão valorizada quanto as irmãs. Uma escrita tão crua e direta e ainda assim maravilhosa.

Amei o livro e a história (e 2 personagens)

Sandy 15/11/2023

Irmãs Brönte
Simplesmente amei este livro. Agnes Grey foi uma companhia tranquila e que me chamou muito a atenção. Virou um favorito.
Me apeguei muito a ela, e me encantei pelo seu par romântico, queria ter metade das qualidades da Agnes. Não dou 5 estrelas por que achei o final corrido e acharia melhor aproveitar um pouco mais deles juntos, fora isso ame!!!

ines 12/11/2023

Um clássico, bom para ler de uma vez porque é pequeno mas não tem nada de extraordinário, a história tem uma boa mensagem
recomendo

Aline 11/11/2023

Agnes Grey, a jornada de uma heroína do séc XIX, mas que poderia ser muito bem do séc XXI
Não tem como ler esse livro e não pensar nos professores que, ainda hoje, enfrentam muitos dos problemas vivenciados pela preceptora Agnes Grey, no século XIX: Baixos salários, pouco ou nenhum reconhecimento e a difícil tarefa de educar crianças que, em muitos casos, não receberam qualquer limite dos pais, seja por negligência seja por excesso de mimos. Anne Brontë trabalhou vários anos como preceptora para famílias ricas, então tinha conhecimento de causa ao narrar sobre as condições dessa profissão, uma das únicas disponíveis em sua época para mulheres pobres, porém instruídas. Sobre a história narrada no livro, Agnes é a filha caçula de um casamento feito por amor entre um vigário remediado e uma mulher de classe elevada que abriu mão de tudo por ele. Dos filhos que tiveram, sobreviveram apenas duas, Mary e Agnes. A família é modesta, mas nunca sofreu privações até que o pai é malsucedido em um negócio. A necessidade de dinheiro, somada ao fato de Agnes se sentir superprotegida pela família, faz com que ela deseje se pôr à prova e ir trabalhar como preceptora. Esse é um dos pontos centrais do romance, o desejo de sair do lugar, conhecer mais do mundo e de provar sua capacidade para si e para os outros. Tudo muito poético, como esperado para uma jovem inexperiente de 18 anos, que sente que pode contribuir para o melhoramento dos seus futuros pupilos, pois basta a sua vontade. A primeira família empregadora com que Agnes tem contato é eficiente em lhe arrancar essa ilusão ao revelar sua impotência diante de crianças mimadas e voluntariosas e de pais narcisistas, que preferem culpá-la a assumir a responsabilidade pelo mau comportamento dos filhos. Agnes sofre muito ao se defrontar com um mundo hostil, de preconceito de classe, de hipocrisia da aristocracia e de alguns membros da igreja, de falta de princípios morais e de empatia. Ela também irá se defrontar com a exploração, a pobreza, o horizonte limitado e precário da mulher e com as falhas e desigualdades no processo educacional de meninas e meninos. O livro debate diversos temas que seguem atuais. Mas nem tudo é tragédia na jornada da heroína Agnes, pois ela também irá fazer amizades, aprender, amadurecer e alcançar o que o seu coração tanto deseja. É um romance de várias camadas, muito bem refletidas e executadas. Vale muito a leitura.

Eunice28 11/11/2023

Eu gostei muito desse livro não vou dizer que seja o meu livro preferido da vida mas é um livro muito bom

Ju 11/11/2023

Clássico para acalmar a mente
Um livro rápido e leve, uma história suave de um amor puro.
Agnes uma governanta não valorizada mais temente a Deus e com esperanças.

Jéssika 10/11/2023

"Agnes Gray" narra a história de Agnes, uma governanta determinada e observadora, que embarca em uma jornada para sustentar sua família. Ao aceitar o cargo na casa de famílias aristocráticas, ela se depara com um mundo complexo de intrigas, relações desonestas e injustiças sociais.

A trama se desenrola com Agnes enfrentando desafios em seu trabalho, desde a falta de respeito até o tratamento indigno. No entanto, sua força interior e perspicácia mantêm-na firme em seus princípios. O romance aborda questões sociais e morais da época vitoriana, enquanto Agnes lida com as sutilezas e armadilhas da classe alta.

Anne Bronte, com sua maestria literária, pinta um retrato autêntico da sociedade do século XIX, oferecendo uma visão penetrante das condições de trabalho e das complexidades emocionais enfrentadas por mulheres independentes. "Agnes Gray" é uma obra que transcende o tempo, explorando temas universais de coragem, resiliência e a busca por dignidade.

Resenha feita pelo chat Gpt, com revisão.

Literathatha 05/11/2023

Irmãs Brontë sempre valem a pena
Depois de ler Jane Eyre, de Charlotte Brontë e Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë, acabo de ler Agnes Grey de Anne Brontë. Irmãs talentosíssimas, amei os dois primeiros livros, os classifiquei como perfeitos e gostei muito também deste último. São estilos parecidos, embora enredos diferentes. Agnes Grey me lembrou mais Jane Eyre, mas Jane Eyre está entre os melhores da vida. De qualquer forma, recomendo o livro para quem já leu alguma obra das Brontë e tenha gostado.