Agnes Grey

Agnes Grey Anne Brontë

Resenhas - Agnes Grey

Literathatha 05/11/2023

Irmãs Brontë sempre valem a pena
Depois de ler Jane Eyre, de Charlotte Brontë e Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë, acabo de ler Agnes Grey de Anne Brontë. Irmãs talentosíssimas, amei os dois primeiros livros, os classifiquei como perfeitos e gostei muito também deste último. São estilos parecidos, embora enredos diferentes. Agnes Grey me lembrou mais Jane Eyre, mas Jane Eyre está entre os melhores da vida. De qualquer forma, recomendo o livro para quem já leu alguma obra das Brontë e tenha gostado.

Mary652 04/11/2023

Romântico e realista, um clássico das irmãs Brontë!
Primeiro livro que leio da Brontë mais nova! A leitura é encantadora, tem o mesmo "ar" de Jane Eyre, o que me cativou ainda mais. A protagonista é uma mulher justa, religiosa e, principalmente, amante dos livros. O amor dela é puro, e é lindo ver o desenvolvimento de tal amor durante o livro.
Uma obra certamente encantadora!

Michela Wakami 03/11/2023

Um livro com uma protagonista, cujo coração é nobre.
Agnes nos conquista de cara e nos faz sofrer e se alegar com ela.

Primeiro livro de romance da autora, baseado em suas experiências como governanta, um livro simples mas ao mesmo tempo cativante.
Vanessa.Castilhos 03/11/2023minha estante
???

Michela Wakami 03/11/2023minha estante
???

Fabricio268 01/11/2023

Leia e conheça a senhorita Grey, será um prazer.
Anne Brontë, cria uma personagem inesquecível. Agnes Grey é uma moça humilde, inteligente, graciosa e imensamente simpática.
Ao conhecer a vida da Agnes, pela leitura do seu diário, o leitor irá se compadecer nos difíceis momentos que passou, irá se emocionar em algumas outras passagens e se alegrar nas suas pequenas e grandes vitórias.
A frase abaixo demostra um pouco da sua grande maturidade e sabedoria e serve como um pequeno incentivo para que outros leitores conheçam essa bela moça:

"? A única maneira apropriada de aproveitar a vida é fazer o que é correto, sem odiar ninguém. A Religião não tem como propósito nos ensinar a morrer, mas a viver; e quanto mais cedo você acumular sabedoria e bondade, mais felicidade estará reservando para si."

Agnes Grey.
Vanessa.Castilhos 01/11/2023minha estante
Que lindo, amigo Fabrício! Agnes Grey é inesquecível mesmo. ?

Thamiris.Treigher 02/11/2023minha estante
Esse é maravilhoso!!!

Janaina Edwiges 04/11/2023minha estante
Linda resenha! Amo os livros das irmãs Brontë, mas ainda não li todos. Este está na minha lista!

Laryssa Barros 01/11/2023

Muito bom, mas queria algumas páginas a mais...
Esse livro me surpreendeu, eu achava que não iria gostar tanto, mas a Anne escreve muito bem e a história é daquelas que aquece o coração e nos inspiram. Confesso que em alguns momentos eu acabei comprando com os trabalhos de suas irmãs, mas ela não fica atrás em qualidade. Só queria que ela tivesse escrito algumas páginas a mais, sinto que não aprofundamos o necessário na protagonista, parece que tudo foi muito rápido. O que em Jane Eyre eu achei em demasia, aqui eu senti falta. Mesmo assim, eu gostei muito do livro.

Luísa Ribeiro 25/10/2023

Obra de arte
Nunca fiz uma resenha na minha vida, mas depois de ler esse livro, sinto que eu precisava.
Ele é delicado, dinâmico, profundo e atual.
Além de explorar os costumes da época, e desafiá-los também, muitas vezes, apresenta diálogos que eu consigo ver em uma publicação contemporânea. Me impressiona a diferença da Anne Brontë para outros autores da mesma época, ela escreve com objetividade, paixão, pessoalidade e humor.
Além da qualidade da composição, meu motivo para ter gostado também foi bastante pessoal. Me identifiquei pra caramba com a protagonista, a luta dela constante por ter essa necessidade de suportar as coisas, o compromisso com a família, a luz que ela sente ao enxergar que podem haver pessoas que a entendem além de seus familiares. Ela é forte e se sente fraca. Ela é persistente e sente que nunca é o suficiente. É uma protagonista tão bem trabalhada, tão real sabe? Eu amo como ela simplesmente tem momentos que apenas sai para o quarto dela, chora um monte e depois fica tudo bem.

Não sei se é considerado spoiler pois é uma passagem do começo do livro, mas colocarei a partir daqui um alerta se spoilers leves: descreverei uma cena que está, acredito, nas primeiras 60 paginas e colocarei passagens do livro das quais eu gostei.

...

Quando a anne está saindo de casa para trabalhar como governanta pela primeira vez, ela se despede dos pais mas não chora na frente deles. Ela espera chegar no meio do caminho. Porque essa foi uma decisão que ela tomou sozinha, e pela qual ela insistiu muito, apesar dos pais e irmã não apoiarem ela sair de casa para trabalhar.
O sentimento de que, já que a decisão foi sua você não pode permitir que os outros vejam que você questiona sua decisão todos os dias, é muito real, pelo menos pra mim.

Vou citar agora algumas passagens que eu gosto. Não sei se alguém vai realmente ler isso tudo que eu escrevi, mas vai que alguma dessas te convence a ler kkkkkk

"Então você acha que eu ia me empenhar para o divertimento dele! Não, essa não é a minha ideia do que seja uma esposa. A parte do marido é agradar à esposa, não a dela agradar a ele. E se ele não estiver satisfeito com ela como ela com ele, e agradecido por também possuí-la, então ele não é digno dela, é isso." - Rosalie Murray

"Mas, com cuidado, muitas crianças delicadas se tornaram homens e mulheres fortes." - Agnes Grey

"E quanto a toda a sabedoria e bondade você vem tentando instilar em mim, é que tudo muito certo e adequado. Se eu tivesse vinte anos a mais, poderia aproveitar bem seus conselhos, mas as pessoas têm de se divertir quando são jovens. E se outros não permitirem, ora, elas terão de odiá-los por isso!" -Rosalie Murray

"Em que parte da cidade a senhorita vive?- ele. -Nunca consegui descobrir. perguntou. Nunca conseguiu descobrir? Então ele tinha tentado descobrir?" Diálogo entre Edward Weston e Agnes Grey

ele começando a chamar ela de agnes :' ) amo romance de migalhas

Bom, é isso. Não sei se deu pra perceber, mas eu amei o livro. É meu novo livro preferido. Obrigada, Anne Brontë?
gabriela2835 26/10/2023minha estante
fiquei mais animada ainda pra leitura ?

Luísa Ribeiro 26/10/2023minha estante
aaaa??

legolas_ 24/10/2023

Apesar de ser um livro bem escrito e muito bem construído, a protagonista é muito altruísta pra quem foi mimada desde a infância, pobre ou não, e sua personalidade não é cativante. Os outros personagens são ou muito irritantes ou totalmente indiferentes.

Pretendo ler outras coisas dessa autora, no entanto.

miss.americana 21/10/2023

Vou me lembrar com muito carinho ???
Uma das minhas metas de leitura é ler um livro de cada uma das irmãs Brontë. Já li o Morro dos Ventos Uivantes (da Emily Brontë), mas devo admitir que Agnes Grey superou as minhas expectativas e é o meu favorito até agora.
Agnes Grey é um livro simples, com uma protagonista simples e uma história simples. É isso que torna tudo melhor. Não sei por em palavras o sentimento que tive com cada capítulo.
O livro basicamente é sobre a jornada de uma preceptora. Uma mulher que cresceu em uma família amorosa e protetora. Porém, a própria Agnes sabia que teria que bater suas asinhas em algum momento. Esse momento chegou e ela se frustrou, pois achava que o seu emprego seria perfeito, que os patrões a apoiariam, que as paixões não doíam. Enfim, o livro mostra esse amadurecimento dela, mostra como ela ? com o tempo ? se tornou resiliente. A Agnes não desistia de nada, tinha muita fé e muita humildade. Buscava ser uma boa pessoa e colocava a família em primeiro lugar, sempre. Ela era muito recíproca com as pessoas que amava e agradecia sempre por isso. É a personagem mais inspiradora e "vida real" que já vi.
Terminei o livro refletindo como eu deveria ser mais grata por pequenas coisinhas, como eu deveria ter mais PACIÊNCIA, entender que tudo tem um processo, que preciso confiar mais na própria vida. Caso contrário, vou adoecer e nem vê-la passar. O livro foi um abraço para mim, como se dissesse: tudo vai ficar bem, apenas espere. Acho que nos momentos mais angustiantes eu irei me lembrar dessa história.
Esse livro é realmente uma obra. O que mais me impressiona é a linguagem fácil e simples de ser entendida, um conhecimento muito acessível (se compararmos com outros clássicos que dão até medo).
Todos deveriam ler. Além disso, o livro também me lembrou o porquê de eu amar tanto a literatura ??

Rafael1906 21/10/2023

Uma narrativa amorosa e acolhedora.
Aqui encontramos um romance espetacular, escrito com tanta simplicidade e carinho que esquenta os mais duros sentimentos. Agnes é uma.jovem que deixa a casa da família para ganhar seu espaço com trabalho e independência. Ela passa por casas de algumas famílias e é preceptora de crianças e jovens. Passa por dificuldades nesse processo, mas cresce em conhecimento, resiliência e amor. Uma leitura que nos encoraja a sermos pacientes e nunca desistir dos nossos sonhos e ideais.

França7 18/10/2023

Amei esse aqui, leitura fluída e gostosa demais. Tem personagens mt odiáveis, tipo burguês vilão de novela da globo, mt bem construídos e que esprimem uma crítica muito bem feita, mas que peca ao propor a religião e os bons costumes como solução para a "depravação moral" causada pelo dinheiro.
Fora isso, tem personagens muito fofos e legais de acompanhar, apesar de todo mundo parecer perfeito e resiliente demais, visto as provações que eles são colocados.
Um destaque tb vai para a contemplação das paisagens naturais, que são uma das paixões da protagonista, sendo muito imersivas, detalhadas e cheios de sentimento.

Camila943 17/10/2023

Gostei mais que dos livros da Jane Austen, desculpe aos que amam os livros dela. Definitivamente gostei mais que do livro de sua irmã, O morro dos ventos uivantes.

Heloisamarina_ 13/10/2023

Não consegui largar o livro
Diferente do que eu esperava (minha expectativa foi influenciada pelo livro da irmã de Anne), a leitura é leve, flui muito tranquila. Em alguns trechos da uma preguiça dos alunos dela, mas é um bom sinal.
A narrativa em primeira pessoa nos envolve e nos faz devorar um capítulo atrás do outro. Não consegui largar o livro esperando pelo momento em que Agnes fosse ter um pouco de paz. Hahahaha.
O livro traz muito dos costumes e valores da época. Nos permite observar bem o que era importante para a sociedade naquele momento.
A cereja do bolo fica para o finalzinho mesmo!
Super recomendo a leitura.

Thamiris.Treigher 12/10/2023

Muito maravilhoso!
Começo dizendo que AMEI esse livro e que vou indicar ele o tempo todo. Que escrita fluida, envolvente e simples, mas sem ser simplória.

Não entendo porque esse livro costuma ser "esquecido" em meio às obras das incríveis irmãs Brontë, pois ele é inovador, à frente do seu tempo, com alta qualidade literária, realista, já traz indícios do feminismo e uma importante crítica social.

Agnes Grey é uma jovem moça que, diante das dificuldades financeiras da família, decide tomar a ousada atitude - para a época - de abandonar sua casa e seus parentes para trabalhar como preceptora e, assim, ajudar a família a sair da complicada situação.

Mais do que ajudar a família, Agnes Grey quer mostrar e provar (para si e para os outros) o seu valor, sua independência e sua capacidade. Ela começa sua jornada tomada por essa energia e expectativa, mas a realidade muitas vezes se mostra frustrante.

É aí que entra a crítica social feita nessa obra. Trabalhando como preceptora de crianças e adolescentes em famílias ricas, ela se depara com humilhações, com a hipocrisia dos pais que, além não se importarem verdadeiramente com a educação de seus filhos, projetam todas essas falhas e negligências na jovem Agnes, que precisa aguentar calada diversas injustiças e falsidades.

A leitura é intimista e nos faz sentir todos esses sentimentos de forma muito próxima, já que é narrada pela própria Agnes Grey, que mesmo tentando ser sempre uma moça correta, religiosa, justa e equilibrada, sofre internamente diante de tantos sentimentos pesados, e longe de todas as pessoas que ama. E como ela cresce nesse processo!

Agnes Grey não é uma mocinha qualquer, uma frágil protagonista. Apesar das dificuldades, ela é forte, viva, corajosa e nunca desiste de continuar. Mas, tudo muda quando uma nova figura aparece na cidade...?

A história é quase autobiográfica, já que Anne Brontë usou suas experiências como governanta para apresentar os elementos dessa obra. E que obra! Me conectei muito com a história, com Agnes, com seus sentimentos e com a escrita de Anne. Recomendo fortemente a leitura! ?
RayLima 12/10/2023minha estante
fiquei com vontade de ler!

Thamiris.Treigher 12/10/2023minha estante
Acho que você vai adorar ?

ErickdeAlbuquerque 08/10/2023

Leitura muito agradável
Achei muito bom. Uma leitura gostosa, com toda aquela linguagem rebuscada da época. Não é um livro impactante como o das irmãs dela, o enredo é simples e sem reviravoltas, mas a história contada é agradável. O que mais gostei é que é um livro que transmite valores; ele ensina por meio da história, mostra o certo e o errado, e mostra também as consequências das atitudes erradas. Além disso, a fé cristã está entremeada em todo livro, e é muito bonito ver como ela vive a fé dela, de maneira simples e ao mesmo tempo bem clara e firmada na Palavra.