Nuvens de Ketchup

Nuvens de Ketchup Annabel Pitcher

Resenhas - Nuvens de Ketchup

Sofia 15/02/2021

Nuvens de Ketchup
O livro acompanha a história de Zoe, uma garota que fez algo terrível.
Ela conta sobre isso por meio de cartas para um prisioneiro no corredor da morte.
Ela narra os acontecimentos da escola, sua família, seus relacionamentos até o acontecimento trágico.

A história é boa, mas não me apeguei à protagonista. Os pais dela me incomodaram muito (acredito que essa era a intenção) e os relacionamentos também.
O livro é bem narrado, e as cartas abordam mais do que apenas o acontecimento.

Andressa S. 11/12/2020

Antes de começar qualquer coisa preciso dizer: Annabel Pitcher, você é maravilhosa!
Começar esse livro é muito fácil, primeiro porque a leitura é muito simples, o livro é sensível, leve e uma delicadeza.

O livro é narrado em primeira pessoa, através de cartas e confissões. Na história Zoe guarda um segredo que não tem coragem de contar a ninguém. Até que um dia decide começar a escrever para um criminoso no corredor da morte e nesta troca improvável começa a confessar seus crimes. As cartas narram a vivência de Zoe, seus segredos, os seus dramas familiares e os seus amores.

Através das cartas conhecemos a família de Zoe, suas irmãs (fofíssimas), seus pais que enfrentam constantes brigas e seus pares amorosos... Isso mesmo, neste livro vamos conhecer o Triangulo Amoroso formado por Zoe, Aaron e Max. É através da ótica e do humor sarcástico de Zoe que vamos conhecer o peso de sua culpa e a força do amor e da família.

Em ?Nuvens de Ketchup? você não vai ter um momento sequer de preguiça para ler ou de tédio, o livro é muito eficiente em prender a atenção do leitor e não decepciona com a fluidez da história. Com a medida certa de humor, suspense e romance, o Livro é muito agradável de ler e tem lições muito valiosas sobre doação, família e redenção.

Eu simplesmente amei a forma como o livro é sensível sobre a humanidade do outro e sobre a forma como lidamos com nossas falhas, a lição sobre culpa e perdão são muito profundas e é necessário ter um coração aberto para entender.

Confesso que Zoe não é a personagem mais perfeita do mundo, mas amo a forma como ela conduz a história e por mais erradas que pareçam suas atitudes, ela tem muito potencial na narração.

Em suma, o livro é uma excelente pedida para quem ama uma trama romântica mas não dispensa um bom suspense. ?Nuvens de Ketchup? entrou para minha enorme lista de melhores livros da vida!

TCN 11/10/2021

Não gostei.
Achei que a construção de personagens é extremamente fraca e que mesmo entendendo o que o livro quis passar, não acho que conseguiu realmente.
Sei que ganhou um prêmio, mas pela minha visão, não foi merecido.
Espero que tenha sido uma leitura agradável para os outros, mas eu achei chata.

Fabi129 21/05/2018

COMPENSA PELO FINAL
Nuvens de ketchup. Título incomum para um livro né? E foi por ter um título tão diferente, que me interessei.
A sinopse nos dá poucos detalhes sobre a história. Só sabemos que Zoe escreve cartas a um prisioneiro condenado à morte e que esconde um segredo obscuro do seu passado.
Faz muito tempo que não leio um livro de categoria juvenil. E constato que por este motivo, não estava sentindo que a leitura estava me prendendo.
É, a protagonista também não ajuda muito não. Zoe cria aquele mistério todo sobre o que ela esconde. E isso foi a ÚNICA coisa, que me fez seguir em frente com a leitura. Queria muito chegar na parte do gran finale.
Eu particularmente não tenho ranço em relação a triângulos amorosos. Mas, caramba, quando a menina está mais com o meu crush aí eu nem ligo tanto, quando ela está lá com o outro carinha. Só que quando ela passa o livro QUASE TODO, com quem eu não quero... Affffffff é de dar nos nervos! Zoe acaba sendo uma menina irritante pelas escolhas que faz.
Agora o que compensou eu ler estas partes de suplício, foi o final. A última carta é linda e triste ao mesmo tempo. Sabe quando você chega a pensar que é melhor você deixar de ler algo porque vai ficar destroçado no final? Foi assim que fiquei.
Pergunta que não quer calar. Recomendo ou não o livro? Sim. Tenha paciência com Zoe e seu triângulo amoroso. Nuvens de ketchup a meu ver é um livro triste e que bem nas últimas páginas fiquei feliz por ter o lido.
Ah e quando acabar este livro pegue como próxima leitura, um livro bem leve e divertido. Tu vai precisar. ;)

Jadyelle 24/03/2021

surpreendente
Um dos meus livros favoritos. A leitura é simples e boa, a compreensão dos acontecimentos é necessária e parece que viramos a protagonista.

Thalita.Romolu 02/11/2021

Fiquei curiosa em ler esse livro após ler "Minha irmã mora numa prateleira" da autora e ter amado muito a leitura.
Esse livro achei bem juvenil. Então é aquela leitura rapidinha, bobinha para minha idade, mas ótima curadora de ressaca.
Não se aprofunda muito nas questões familiares, mas mostra a visão da protagonista. Achei interessante a forma que ela usou para desabafar sua culpa.
Gostei de ver que a autora consegue narrar toda a história pelo o olhar de uma adolescente, sendo que os pensamentos e atitudes são de acordo com sua idade. Assim como no outro livro dela, em que é narrado pela visão de uma criança.

Giovana.Canto 13/07/2021

Gostei bastante do livro, ele é bem rápido de ler, gostei da personagem principal mas achei que podia ter o ponto de vista do Sr. Harris, fora isso é um livro interessante mas provavelmente mês que vem eu nem vou lembrar dele.

Marie 18/02/2022

Gostei muito desse livro e olha que eu não gosto muito de coisa romântica, com triângulo amoroso e tals. Ele me prendeu demais, não via a hora de terminá-lo.
A última carta foi extremamente necessária, com um significado muito importante, acho que sem dúvidas foi uma das melhores partes da obra.
Única coisa que achei ruim foi não deixar claro a idade da protagonista em nenhum momento, coringuei um pouco por não ter falado.

Gabriela 21/04/2020

O livro me prendeu bastante. Algumas vezes o suspense exagerado fez com que a história se prolongasse mais que o necessário. Algumas coisas não ficaram claras no livro também, mas no todo foi uma boa leitura.

Malu 22/10/2021

decepcionante
fiquei triste pq tinha criado expectativas com a trope dela escrever cartas pra um assassino, mas, no final, o livro começa e termina em nada. não tem nenhuma evolução dos personagens e, na verdade, eles não tem personalidade nenhuma, só o que é conveniente. a protagonista é uma chata assim como todos os outros, e não tenho nem palavras pro quão ruim foi o arco dos pais dela com as irmãs mais novas. só o que ??salvou?? o livro foram as primeiras interações dela com o a**** e alguns momentos poéticos da escrita, pq fora isso, nem o título faz sentido.
Malu 22/10/2021minha estante
adições: a cronologia do livro é extremamente confusa e eu achei que romantizou algumas coisas relacionadas ao assassino a quem ela enviava cartas

Mayara Tocantins 21/11/2019

Achei esse livro bem problemático, para dizer o mínimo
Achei esse livro bem problemático, para dizer o mínimo. Comecei a ler bastante curiosa para saber como o mistério iria se desenvolver mas algumas coisas me incomodaram muito! mesmo assim continuei lendo porque queria saber como que essa história ia acabar, e a verdade é que nem o final consegue salvar.

-SPOILERS A SEGUIR-

Sinceramente, pouca coisa faz sentido nesse livro. Primeiro que a "Zoe" tem uma foto íntima dela vazada pelo Max, lógico que sem nenhum tipo de consentimento da parte dela e por isso ela começa a sofrer assédios na escola. MAS ELA PERDOA E DEPOIS SIMPLESMENTE ESQUECE que ele fez isso com ela (acredito que depois que ela confronta sobre a foto e de certa forma se acerta com ele o caso só é mencionado mais uma ou duas vezes no máximo!). Não entendo o que a autora quis passar com essa parte da história, se fosse o caso de mostrar que o Max era um "bad boy" ela poderia ter feito isso de diversas formas, que não envolvessem algo sério como fotos íntimas vazadas e slut shaming. E o pior mesmo é a personagem principal continuar se envolvendo com o cara porque ele é popular ou por causa do irmão dele ?????

Segundo, muito estranho uma menina adolescente escrevendo sobre a sua vida pessoal para um assassino no corredor da morte e com bastante detalhes de cenas íntimas, tipo tudo bem se ela estivesse escrevendo num diário, mas imaginar que ela estava enviando aquelas cartas para um cara que ela nunca conheceu e que foi condenado por assassinar a própria mulher me parece meio perturbador, e mais ainda é o fato de ela achar que é igual ao cara e empatizar com ele como se o que ele fez não fosse nada demais.

Por fim o grande mistério acaba não sendo tão horrível quanto somos levados a acreditar, lógico que uma morte ocorre e isso acaba se tornando um trauma para a Zoe, mas ela parece sempre esquecer as coisas ruins que o Max faz com ela, e sempre se sente como a grande culpada da história, ela teve sim culpa em mentir para os dois irmãos, mas daí comparar isso a vazar as fotos de alguém sem permissão e tentativa de estupro é demais né!

Eu gostaria de ver o crescimento da Zoe/Alice para além do romance, no início achei que a história iria focar em como ela superou aquele primeiro caso da foto, os desdobramentos de algo tão horrível assim e como isso afeta a vida de uma pessoa. Mas não foi nada disso e acabou sendo só mais um romance com drama exagerado.

Lillian 13/01/2021

Escolhi ler esse livro, porque pelo que eu sabia iria me dar um gás pra voltar a leitura. Realmente, é um livro fácil e por ser em formato de cartas, você sempre tem vontade de continuar.
É uma história envolvente, mas dei 4 estrelas, porque achei que teve pouco aprofundamento. Acredito que seja por conta do formato, não dá pra escrever cartas muito longas, não é?
Em geral, é um ótimo livro pra passar o tempo e é também bem melancólico.

mari 07/01/2021

O que salva são as últimas 70 páginas
A leitura é bem arrastada e a protagonista meio problemática, mas o enredo é bom (apesar de não ter me prendido tanto) e o final principalmente.

Queria entender melhor o passado do o Sr. Harris e ler os poemas que ele escreveu, seria legal ter uma carta dele no final.

Confesso que esperava mais, mas o final me surpreendeu.