Nuvens de Ketchup

Nuvens de Ketchup Annabel Pitcher

Resenhas - Nuvens de Ketchup

Jussara 18/07/2020

Quote do livro
"Se quer saber minha opinião, ninguém pode riscar um ser humano do mapa assim, como se tivesse olhado dentro da alma dele e decidido que é mau, mau de verdade, sem nem um pedacinho bom que valesse a pena salvar."

Tami Silveira 29/12/2022

Daquelas surpresas da estante
Peguei esse livro despretensiosamente, pois já estava na minha estante há algum tempo e nada de eu ler. E qual foi a primeira coisa que veio na minha cabeça após finalizar a leitura?
"Como que eu não li esse livro antes?"
Eu simplesmente amei, foi uma grata surpresa.
A história é envolvente, tem triângulo (eu amo), tem morte, vida, amor, amizade, traição, a autora entrega TUDO.
Porém, prepara o lencinho, pq o final é de cortar o coração.

Andressa S. 11/12/2020

Antes de começar qualquer coisa preciso dizer: Annabel Pitcher, você é maravilhosa!
Começar esse livro é muito fácil, primeiro porque a leitura é muito simples, o livro é sensível, leve e uma delicadeza.

O livro é narrado em primeira pessoa, através de cartas e confissões. Na história Zoe guarda um segredo que não tem coragem de contar a ninguém. Até que um dia decide começar a escrever para um criminoso no corredor da morte e nesta troca improvável começa a confessar seus crimes. As cartas narram a vivência de Zoe, seus segredos, os seus dramas familiares e os seus amores.

Através das cartas conhecemos a família de Zoe, suas irmãs (fofíssimas), seus pais que enfrentam constantes brigas e seus pares amorosos... Isso mesmo, neste livro vamos conhecer o Triangulo Amoroso formado por Zoe, Aaron e Max. É através da ótica e do humor sarcástico de Zoe que vamos conhecer o peso de sua culpa e a força do amor e da família.

Em ?Nuvens de Ketchup? você não vai ter um momento sequer de preguiça para ler ou de tédio, o livro é muito eficiente em prender a atenção do leitor e não decepciona com a fluidez da história. Com a medida certa de humor, suspense e romance, o Livro é muito agradável de ler e tem lições muito valiosas sobre doação, família e redenção.

Eu simplesmente amei a forma como o livro é sensível sobre a humanidade do outro e sobre a forma como lidamos com nossas falhas, a lição sobre culpa e perdão são muito profundas e é necessário ter um coração aberto para entender.

Confesso que Zoe não é a personagem mais perfeita do mundo, mas amo a forma como ela conduz a história e por mais erradas que pareçam suas atitudes, ela tem muito potencial na narração.

Em suma, o livro é uma excelente pedida para quem ama uma trama romântica mas não dispensa um bom suspense. ?Nuvens de Ketchup? entrou para minha enorme lista de melhores livros da vida!

@90semy 03/09/2021

Abra bem essas suas asas fortes. E voe.
Eu adorei esse livro, sério. Não sei de fato o quê eu estava esperando, então, não criei expectativas ou teorias, apenas deixei o livro fluir, e acontecer.
Gostei do ?romance? do livro. Principalmente a última carta. No entanto, gostei de todos os personagens, e fiquei meio intrigada com alguns acontecimentos.
Recomendo, sério.

Mary 02/09/2020

Um pouco bobo?
Eu adoro livros teens, mas sinceramente este aqui pareceu um pouco bobo demais. Fica bem óbvio logo no começo da história que o desenrolar dos acontecimentos não é exatamente como querem que nós acreditemos... Mais uma vez uma simples conversa teria evitado todo o plot do livro inteiro... Tudo bem que este é um ótimo recurso para criar histórias, mas nem sempre essa fórmula funciona, principalmente se não houver uma profundidade por trás das ações dos personagens. O lado bom: foi bem rápido de ler em um dia já estava livre.

PS. Não acredito que esse livro ganhou o prêmio Edgar Alan Poe?!??!

Bell 15/07/2020

Esperava Mais
Legal ser em cartas, mas acho que enrolou demais para chegar no climax, mas é um livro bom, te prende na historia.

Vivisdays 05/06/2021

Bem mais ou menos
Esse livro tinha tudo pra ser bom, o mote é muito bom.
A história é montada com cartas da Zoe, uma adolescente que tem um segredo terrível, que ninguém sabe, as cartas são endereçadas à um assassino que está no corredor da morte. Zoe acredita que ele é a melhor pessoa para revelar seu segredo.

O que não gostei foi a narrativa que parecia "descolada" já que o livro todo era narrado por Zoe através das cartas (não se sei vou conseguir explicar o meu incomodo), todas as cartas ela narrava um pouco do que estava acontecendo com ela no presente e depois vinha contando o passado para chegar na sua revelação.
A narrativa do presente parecia uma pessoa e no passado outra, não sei mas isso me incomodava na leitura. Acho faltou conexão. Não senti emoção nos relatos que deveriam ter emoção, e tinha uns comentários bem sem noção.... isso sem falar dos personagens, parece que faltou um desenvolvimento ali, enfim... poderia ter sito muito bom, mas não foi -_-

keke 21/01/2022

Nem sei por onde começar. Vou dividir de forma objetiva em pontos positivos e negativos. O primeiro ponto negativo é o relacionamento da Zoe com Max, que é claramente abusivo. Me surpreende a autora ser mulher, eu não sei se esse era o objetivo dela mas a "justificativa" que ela deu para o crime do Stuart me chocou. Acho que o livro também traz alguns detalhes desnecessários, mas o fato de ela lançar o que acontece no início e deixar o leitor curioso durante o livro inteiro, faz com que a leitura não fique cansativa e conseguimos nos concentrar na história. A ideia das cartas é realmente muito interessante, eu adorei e a Dot é surpreendentemente a pessoa mais madura e menos irritante, apesar de ser a mas nova. O livro estava muito interessante no comecinho, no meio ficou chato, muito redundante mas as últimas 50 páginas(eu acho) são a melhor parte da obra, realmente salvaram a confusão que foi do começo para metade
keke 21/01/2022minha estante
mais nova* perdão, nem me toquei

Sofia 15/02/2021

Nuvens de Ketchup
O livro acompanha a história de Zoe, uma garota que fez algo terrível.
Ela conta sobre isso por meio de cartas para um prisioneiro no corredor da morte.
Ela narra os acontecimentos da escola, sua família, seus relacionamentos até o acontecimento trágico.

A história é boa, mas não me apeguei à protagonista. Os pais dela me incomodaram muito (acredito que essa era a intenção) e os relacionamentos também.
O livro é bem narrado, e as cartas abordam mais do que apenas o acontecimento.

hulda.oliveira 03/07/2021

Bem triste
Esse é um daqueles livros que eu achei apenas razoável. Os temas tratados são interessantes de serem abordados em um livro para jovens: as consequências das nossas ações,morte, culpa, sacrifícios.
O livro é fácil de ler, terminei em poucos dias, o que é um ponto positivo pra quem quer uma leitura fácil.
Mas pra mim o livro tem algumas falhas, eu não consegui gostar de nenhum personagem, principalmente da protagonista, que me pareceu egoísta e superficial, mas pode ser que essa fosse mesmo a intenção da autora. O relacionamento dela com o Max também me pareceu um pouco tóxico.
Mas enfim, o livro é ok. Não é o pior livro que eu já li mas comparando com outros YA é um pouco fraco.

K-Roll 23/01/2021

Eu nem lembro como esse livro foi parar na minha lista de "quero ler" mas foi a puor leitura do ano até agora. Quando cheguei em 30% do livro eu li um absurdo que me enojou tanto que eu mandei mensagem pro meu grupinho de leitura pra que me desse spoiler do livro pq se fosse acontecer algo muito bom eu continuaria a leitura.
Mas nao acontece.

Quero agradecer a Raissa por ter resumido o livro pra mim. A partir do resumo eu só folheei o livro pra checar se os absurdos batiam.

Um dos principais pontos negativos:

-O relacionamento da Zoe com o Max é bizarro e tóxico.
-O relacionamento da Zoe com o Max e o Aaron é pior ainda.
-O Desenvolvimento dos personagens é tosco e o final é mal feito.
-Os pais nãosabem ser pais. Vão do extremo de super protetor ao ponto de não estar nem ai para a prole.
-A Zoe não só é irritante como também é patética.

A ÚNICA PERSONAGEM NESSE LIVRO QUE NÃO IRRITA NINGUEM É A DOT.........que é surda e não fala.

Nem vou me dignar a escrever mais.
Terrível.
Rai 23/01/2021minha estante
Dot é a única que presta e foi o que salvou minha nota de meio pra 1,5. Mas é isso. Declaro delírio coletivo

Rai 23/01/2021minha estante
Pior leitura do ano e você leu a HQ da galera pelada e a das crianças HAUAHUAHAUAHAU A coisa foi feia mesmo

K-Roll 23/01/2021minha estante
Esse foi o pior livro do ano. Os outros dois foram as piores hq's

Camila Pugliesi 07/04/2016

Meio machista, mas interessante.
Gostei e não gostei desse livro. Ele me deixou confusa em varias coisas e com raiva em outras. Por exemplo, a idade da personagem. Afinal, quantos anos ela tem? As vezes ela age como se tivesse 11 outras como se tivesse 17 . Até ai tudo bem. Outro ponto, o livro é bem machista, em muitos fatores, eu me surpreendi ao parar a leitura para ver quem era o autor (eu nunca olho antes de comprar) e percebi que uma mulher o escreveu. Não estou exagerando. O livro faz comentários como Eu sou mãe. Meu trabalho é ficar em casa e Tudo bem que o senhor esfaqueou repetidamente a sua esposa, o senhor estava com raiva e a culpa era dela afinal. Ou o fato de um ficante ter vazado nudes da personagem e ela ter ficado de boa e continuado a ficar com ele. Tirando essas coisas, gostei do livro tem um enredo legal (não muito surpreendente, mas legal o suficiente), não consegui parar de ler durante o dia todo e acabei numa velocidade que não conseguia a um bom tempo. Os personagens são todos bem construídos e é claro, achei muito interessante muito do lance de contar seus segredos para um cara no corredor da morte, já que ele vai morrer mesmo e não poderá contar pra ninguém.
Nayara 28/08/2016minha estante
Fiquei com a mesma dúvida sobre a idade dela, só da pra saber mais ou menos pela época da escola mas mesmo assim é meio confuso. A idade das irmas também é confuso. Fiquei feliz e triste pelo final, feliz por quem se foi e triste porque queria um final mais feliz. Mas enfim, me apaixonei pela história e me surpreendi por ter esse livro a tanto tempo na estante e só ter lido agora. Ah, achei o primeiro capítulo um horror (uma das vezes que ela parece ter 11 anos) foi extremamente chato e confuso, quase abandonei o livro. Mas graças a Deus não fiz isso hahah

Neo 06/02/2018minha estante
De todas as resenhas que li aqui sobre esse livro, a sua foi a que mais gostei e a que mais achei sincera. Ainda nao terminei o livro, mas tambem fiquei surpreso quando li a parte em que ela fala que tudo bem o cara ter matado a esposa e que ela merecia. Tambem fiquei com raiva na parte que ela ainda fica com o cara que vazou nudes e tal. Nao sei se acho ela burra ou outra coisa.

Catharina.Mattavel 07/11/2018minha estante
Concordo com vocês que tem partes que mostram mesmo atitudes machistas mas ás vezes é uma forma da autora mostrar uma realidade, como uma sociedade age. As vezes nem a própria pessoa entende a gravidade de um cara vazar nude dela, pois a sociedade colocou isso como algo "esperado" pelos homens, da mesma forma que a protagonista achou justificável o criminoso assassinar a mulher, pois provavelmente foi algo que aprendeu.
Interpretei essas e outras partes como forma da autora realmente ter a intenção de provocar essas sensações na gente, de nós mesmos problematizar e criticar, e até refletir como vivemos em uma sociedade machista.

Ane @anepds 10/11/2020

Simplesmente maravilhoso
Eu estou feliz por ter lido esse livro. Se tornou um favorito da vida, amei cada parte e detalhe dele, a história te prende do começo ao fim. Amei demais