Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1917 encontrados | exibindo 16 a 31

Cares Peixe 02/04/2024

Interessante pra quem vai fazer um vestibular, pouca credibilidade acadêmica, Harari tem formação em história e não em arqueologia.

Tallys nato 31/03/2024

Sapiens uma viajem e reflexão sobre os aspectos do Homem
Definitivamente uma obra espetacular, com pontos definitivamente fortes e uma narrativa brilhante, o livro e uma passagem reflexiva sobre toda a historia da humanidade, começando de forma curiosa e interessante explorando a mente humana e seu fascínio, no meio entra em discursões interessantes abordando racismo, preconceito, machismo, religião e conceitos que todos nós consideramos fundamentais da história humana de uma forma totalmente diferente do oque imaginamos, e termina com vários ?E se?? sobre o destino da nossa humanidade, a forma como o livro e dividido em revolução cognitiva, agrícola e cientifica e uma viajem fascinante adentro dos conceitos que temos sobre a humanidade, ou como o própio autor retrata, os sapiens.

Andreza 31/03/2024

Leitura muito interessante, o autor apresenta o tema sem linguagem rebuscada o que facilita a compreensão. Para todos que desejam conhecer um pouco mais da nossa história e comportamento.

meduardaprr 29/03/2024

Extraordinário
Se trata de um enorme e resumido livro de história: toda a história do sapiens nos aspectos pessoal, social, intelectual, psicológico, criativo, econômico e tecnológico. Desde 200 mil anos, quando a nossa espécie começou a se destacar e fazer o necessário para sobreviver e evoluir. Yuval Noah Harari passa por todos os temas possíveis: antropologia, arqueologia, biologia, filosofia, geografia, história, paleontologia, psicologia e sociologia.
Harari consegue tornar uma leitura tão densa de conhecimento em uma leitura clara e objetiva, leve, descontraída. Todos os fatos são descritos de forma completamente didática, numa linguagem acessível, citando exemplos da própria história que te fazem entender perfeitamente sua perspectiva sobre as questões apresentadas. O autor destrincha todas as revoluções decorridas: cognitiva, agrícola e científica, afim de mostrar os benefícios e malefícios que elas nos trouxeram. Além de, sempre que possível, ressaltar o quanto os Sapiens são capazes de fazer de tudo para sua sobrevivência e devida evolução. "Entre todas as grandes criaturas do mundo, os únicos sobreviventes do dilúvio humano serão os próprios humanos e os animais domesticados que servem como escravos remando a arca de Noé." Sua visão sobre a ordem imaginada é polêmica, porém legítima. Deixando de lado meus princípios religiosos, histórica e culturalmente faz todo o sentido. Aliás, o capítulo 12: a lei da religião, é um verdadeiro manual para o conhecimento das mais vigentes religiões mundiais. Também, para mim, suas opiniões e posicionamentos acerca do capitalismo são válidos e apropriados.
Vale ressaltar também que a obra é pragmática, em algumas páginas não é uma leitura muito confortável, e também que em alguns pontos, Harari não está plenamente correto. Não é sábio ater-se em tudo que é dito por ele, e sim pesquisar mais profundamente sobre alguns assuntos citados. Fiquei simplesmente fascinada no início com o contexto biológico do desenvolvimento da espécie humana, quando nos resume em animais com comportamentos evolutivos e historicamente explicados. Estagnei muito quando começou a discorrer sobre a revolução científica e resolvi priorizar leituras mais atrativas, mantendo-o incompleto. Assim mantive a leitura desse livro inconstante por (pasme) mais de um ano. Mas, quando peguei pra realmente terminá-lo, percebi que o tempo foi até bom para uma boa absorção de informações.
Os últimos capítulos são simplesmente incríveis, de enorme reflexão. Como o Homem pode ter conhecimento e controle sobre o futuro de todos outros seres vivos, mas ser tão incerto sobre o seu próprio? Harari apresenta algumas teorias plausíveis sobre o futuro dos sapiens, mas como dito pelo mesmo, "O futuro é desconhecido, e seria surpreendente se as previsões das últimas páginas fossem concretizadas por completo. A história nos ensina que o que parece bem próximo pode nunca se materializar por causa de obstáculos imprevistos, e que outros cenários não imaginados se transformarão em realidade.". O que nos tornamos? O que queremos nos tornar? Para onde vamos com tanta ganância, com tanto egoísmo e egocentrismo? "Deuses feitos por si próprios, tendo apenas as leis da física para nos fazer companhia, não prestamos contas a ninguém por nossos atos. Consequentemente, estamos devastando nossos amigos animais e o ecossistema que nos cerca, buscando pouco mais que nosso próprio conforto e divertimento sem jamais encontrar satisfação. Existe alguma coisa mais perigosa que Deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?".
Concluindo, foi incrível. Recomendo para qualquer pessoa minimamente curiosa sobre a humanidade. É essencial, e pretendo ler as outras obras de Harari em breve.

Maria.Julia 27/03/2024

Para quem tem inquietação sobre a humanidade!
Neste documentário sobre a vida humana, somos levados ao longo dos anos para entender como chegamos até aqui. E a história continua, quanto mais entendemos do passado, mais buscamos prever o futuro.

iasmin 27/03/2024

Genial! me fez questionar sobre inúmeras coisas da atualidade, sobre como a humanidade passou por diversas fases e descobertas até sermos o que somos hoje, além de ansiar sobre como será o futuro. levantou diversas questões que necessitam de uma maior visibilidade de discussão, acho que todos deveriam ler esse livro pelo menos uma vez na vida!

Paula Maffini 27/03/2024

Sapiens é um livro que vai contar sobre a história da humanidade desde seu início até os tempos atuais.
Achei a leitura muito interessante, cheio de teorias que não tinha visto e uma visão mais pragmática da humanidade. Além de trazer alguns questionamentos de para onde estamos indo.
Indico para alguém que gostaria ler algo com um posicionamento diferente do que estamos acostumados.

Raissa.LAzaro 26/03/2024

Muito bom! Combina com a fama que tem!
Realmente sensacional esse livro ao mesmo tempo que dá uma sensação de insignificância ele também nos mostra como é interessante a vida. Muitas curiosidades gostosas de ler minha favorita foi sobre os macacos mentirem KKkkk. Vale super a pena se vcs puderem leiam!

Maria1691 25/03/2024

Muito interessante e provocador, ele te mostra o quão curto é o tempo do homo sapiens na Terra, como fomos de primatas insignificantes para uma criatura que dominou completamente o planeta e qual seria o possível futuro que aguarda a humanidade.

Em suma, é um livro bom? Sim. Mas ele é o básico do básico, digamos assim. É como se ele fosse sua porta de entrada para poder estudar mais a fundo a história do homo sapiens, porque em 400 páginas seria impossível abordar a nossa história com tantos detalhes específicos. Logo, cabe a você buscar estudar mais afundo determinados assuntos após efetuar a leitura de Sapiens, então minha dica é: não se prenda somente a ele, isso porque após a leitura de outros livros é bem possível que você passe a discordar de diversos aspectos trazidos por Yuval e construa sua própria perspectiva a respeito das coisas.

Alessandra LM 21/03/2024

Evolução
Sapiens, escrito por Yuval Noah Harari, é uma cativante obra que traça a história da humanidade, desde os primórdios até os dias atuais. Com uma narrativa envolvente, o autor aborda a evolução do Homo sapiens, explorando temas como a revolução cognitiva, agrícola e científica. Harari também discute o impacto das crenças, mitos e sistemas políticos na formação das sociedades. Além disso, ele provoca reflexões sobre o futuro da humanidade. Sapiens é uma leitura fascinante que desafia conceitos preestabelecidos e convida o leitor a repensar sua visão sobre o mundo.

Gracimara0 20/03/2024

Livro de cabeceira
Livro perfeito , conta história da humanidade e como o homo sapiens dominou todos os nichos e como ele mudou e transformou o mundo em que vivemos !

Jonas 20/03/2024

Sapiens?.
Esse livro faz jus a fama de clássico contemporâneo, fala sobre o passado, presente, futuro da nossa espécie de uma perspectiva nunca antes pensada por mim. Recomendaria pra qualquer pessoa interessada na história do seres humanos.

Bruna.Ceccato 19/03/2024

A grande sacada de Sapiens é que ele é praticamente um livro geral de história. Você vai encontrar muitas informações que não teve acesso na escola, e vai ser de uma forma bem dinâmica. Mas é bom ter uma certa atenção, nem tudo que está ali é 100% verídico.
O autor ignorou (ou não sabia?), muitos estudos nas áreas que ele cita. Particularmente acredito que essa falta foi proposital, afinal temos vieses na sua escrita.
Por exemplo, quando o autor fala sobre patriarcado, ele convenientemente esqueceu de mencionar os estudos de Gerda Lerner sobre o tema, que refutam seus pensamentos descritos no livro.
Sapiens é um bom guia para começar maiores estudos dos assuntos que o livro trás. Mas não se prenda a ele.
Por exemplo, você pode ler a Origem das Espécies de Darwin, ler Quando Deus era mulher de Marlin Stone, Deus um delírio de Richard Dawkins e tantos outros livros que são mais apurados com seus temas.
Nota: a tradução desse livro pocket e do de capa amarela é muito diferente. Comparei os dois e é gritante a diferença nos termos usados.

Giulia 18/03/2024

? Sapiens ????
?Não fomos nós que domesticamos o trigo, foi o trigo que nós domesticou.?
Um desses livros essenciais para aqueles que querem buscar conhecimento em uma linguagem acessível.
Sapiens trata da evolução da humanidade. Não só do ponto de vista evolucionista que aprendemos nas aulas de biologia, mas também no aspecto pessoal, social, intelectual, psicológico, criativo, econômico e tecnológico. Eu gostei muito de ter encontrado aqui a abordagem sobre alguns tópicos que não esperei encontrar a primeiro momento, mas trouxe luz para algumas questões internas.

Gabriel1994 17/03/2024

Um clássico que retrata sobriamente a trajetória do gênero Homo, onde uma das espécies, até então (200 mil anos atrás), não muito diferente das outras, começa a se destacar. Os sapiens passarão por uma sequência de revoluções que os tornarão no que somos hoje: seres capazes de determinar o futuro de outras espécies, mas incertos sobre o próprio destino. Yuval Noah Harari descreve inicialmente um novo mundo que fomos capazes de criar graças ao que parece ser a primeira grande revolução, a cognitiva, que possibilita o surgimento de uma realidade imaginada, enquanto dita o modo como as primeiras civilizações foram capazes de cooperar e se fundamentar com base em suas crenças, que se desenvolveram até os modelos de Estado e Mercado presentes na contemporaneidade. Ao longo desse percurso, outras duas revoluções também estiveram presentes: agrícola e científica.

1917 encontrados | exibindo 16 a 31