Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1917 encontrados | exibindo 31 a 46

ronaldsilvadev 17/03/2024

Acabei de mergulhar em ?Sapiens: Uma Breve História da Humanidade?, e mal posso expressar o quão transformador foi. Yuval Noah Harari nos leva por uma jornada épica, desvendando as complexidades da nossa espécie de maneira que é ao mesmo tempo esclarecedora e absolutamente cativante. Este livro não é apenas uma leitura; é uma experiência que expande a mente, desafiando nossa percepção sobre história, sociedade e o nosso próprio ser. Se você está procurando por uma obra que irá sacudir seu entendimento do mundo, o livro nos leva a uma história passada e nos guia de como è o nosso presente até o nosso futuro baseado em todo contexto histórico até aqui. È a escolha perfeita. Altamente recomendado para os curiosos e corajosos que amam questionar o status quo!
Letícia 17/03/2024minha estante
???

Tiago88 16/03/2024

Sensacional
Melhor livro que li sobre as reflexões e conflitos que temos hoje e tivemos no passado sobre a nossa evolução e para onde estamos indo. Será que sabemos para onde queremos ir?? Recomendadíssimo

Juliana.Cristina 12/03/2024

Evolução da humanidade
Tem várias informações interessante, leitura rápida e nos faz pensar de forma mais ampla em alguns pontos, não concordo com plenamente com a visão do autor em relação a temas religiosos. Mas é uma boa leitura.

Avelar 10/03/2024

Minha humilde opinião
Bom, o livro é excelente, ao longo da obra o autor debate diversos assuntos bastante interessantes, a leitura é fácil e didática, como um vestibulando o livro tem me ajudado bastante com repertório de redação. Essa é uma obra que eu recomendo bastante.

MarcosQz 06/03/2024

A história da humanidade que não sabemos para onde vai
Harari escreve maravilhosamente bem, de forma clara e direta, é quase como uma conversa.
Parte do princípio da física, depois a química, depois a biologia e depois a história, criada por nós. Será que nós Homo sapiens simplesmente evoluímos através de cruzamentos com outras espécies humanas ou simplesmente aniquilamos as outras espécies humanas? Provável. Aparentemente as outras espécies humanas eram até melhores que nós, os sapiens, os pensadores.
Mas fomos nós que criamos a fofoca como meio de sobrevivência. Nossa maior evolução e criação é a linguagem, para a fofoca e para falar sobre entidades inventadas. É a revolução cognitiva. O compartilhamento de informações seria a causa da evolução. A história acontece na arena da biologia, e essa história vai sendo elaborada cada vez mais.
Como afirmar que algumas pinturas em cavernas, fósseis, esqueletos, armas e outros objetos eram realmente para um ritual ou sinal de alguma guerra? Tudo é só especulação dentro de várias possibilidades. A única grande certeza é a de que onde o Homo sapiens causou a extinção de vários animais, insetos e plantas.
Deixamos de ser caçadores-coletores e nos tornamos agriculturoes, foi a Revolução Agrícola que na verdade foi a maior fraude da história, mudamos nossos hábitos alimentares, passamos a trabalhar mais e nos alimentar de forma pior, e ainda fomos domesticados pelo trigo, por exemplo, já que tivemos que nos adaptar às suas peculiaridades. Domesticamos vacas, galinhas, porcos, tudo em nome da fome, da ganância, do simples desejo de ter mais e melhor. Nós é que nos domesticamos.
A revolução agrícola nos levou ao consumo exagerado e a ganância, nos afastando da natureza, tornando impossível para uma sociedade como a nossa continuar existindo se voltássemos a ser caçadores-coletores.
O poder do homem durante toda a história mudou, o significado de virilidade também mudou, as religiões mudaram e muitas outras surgiram enquanto outras desapareceram. O racismo, a misoginia, a xenofobia começaram a surgir e a crescer cada vez mais, separando ainda mais as pessoas, as comunidades. Do Código de Hamurabi até a Declaração de Independência dos EUA homens e mulheres nunca foram iguais, homens e mulheres pretos menos ainda. Milhares de pessoas não vivem sob a mesma religião ou lei, mas todas obedecem um mesmo deus, o dinheiro.
Impérios vieram e se foram, modificando culturas, dizimando outras, criando novas culturas dentro de outras culturas. Povos e nações cultuando deuses, homens e mitos que na verdade foram inimigos séculos e séculos atrás. Os sapiens sempre governados e controlados, sempre divididos entre "nós" e "eles". Uma das maiores revoluções da história da humanidade é a religião que acabou por unificar a humanidade e mesmo que existam várias religiões, elas são capazes de unir pessoas de diferentes partes do mundo em uma única causa e talvez o sincretismo seja a única grande religião do mundo.
Mas devemos muito mais a ciência e tecnologia, se não fossem os interesses científicos da Europa, suas explorações e dominações, seus abusos a bem da verdade, muito do que sabemos e conhecemos hoje ainda estaria perdido e esquecido. Até mesmo o avanço da economia caminhou junto, em muitos momentos, com a ciência. A Europa soube investir em estudos e pesquisas, não por mera curiosidade, mas sim por poder e dominação, a história está aí para provar, até chegarmos na Revolução Industrial, ou revolução da conversão de energia, onde de fato as coisas mudaram de vez.
A história muda todo dia e é impossível saber como iremos terminar, existem milhares de caminhos possíveis, sabemos qual pode ser o correto e qual não, mas não podemos saber quem irá escolher esse ou aquele caminho.
Porém a maior lacuna da história do Homo sapiens é justamente a felicidade. A história não alterou em nada nossa bioquímica, só nos tornou mais infelizes, ansiosos, desejosos e com prazeres efêmeros. Não vivemos um admirável mundo novo. A felicidade pode até ser controlada por medicamentos, mas nada além disso. A ciência e a tecnologia se juntaram de tal modo que já é possível criar clones e órgãos sintéticos, computadores pensantes, a IA está mais avançada do que nunca, mas até onde é possível ir sem exceder o limite da ética?
Não sabemos para onde estamos indo e como Harari diz ao final do livro, "existe alguma coisa mais perigosa que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?".

Lucass.Quadros 03/03/2024

Surpreendente
O livro vai além de um livro que apresenta somente a história da humanidade, da raça humana, só em uma questão histórica. O livro também abrange questões filosóficas e que ajudam a pensar sobre o que de fato é a nossa sociedade e como ela está estruturada e, no final do livro, tenta se aventurar nas possibilidades futuras.

Além disso, tbm comenta um pouco de filosofia, principalmente da budista.

Rayhan Chamoun 03/03/2024

E me olhei no espelho, e vi o homem, e o homem era Deus...
Sapiens me surpreendeu! a narrativa de Yuval Noah Harari é muito pouca acadêmica, não obstante, de excelente qualidade. A edição me agradou, e as páginas passam voando com a quantidade de temas abordados: antropologia, arqueologia, biologia, geografia, história, paleontologia, sociologia, etc. Meu Deus! A primeira parte aborda os primórdios da humanidade, e o livro é recheado de questões filosóficas.

A parte dois desse livro navega em um mar de antropologia, filosofia e psicologia, onde percorremos a história por partes essenciais, fazendo suposições sobre quais seriam as primeiras civilizações que passaram de nômades para sedentários. Yuval nos convida a refletir, e muito, com questões como: será que comer somente trigo foi um avanço ao longo dos anos? As pessoas passaram a morrer mais e serem mais tristes após a Revolução Agrícola, então por que continuaram? E os outros animais, será que ter sido bem-sucedido biologicamente (já que vacas, galinhas, cavalos, entre outros, aumentaram suas cópias de material genético) foi realmente bom para eles? Por que as pessoas acreditam em dinheiro tanto quanto acreditam em deuses?

Na terceira parte, o autor trata dos processos que encaminharam a unificação da humanidade, tais como: o surgimento do dinheiro, sistemas políticos, surgimento de religiões, relações interculturais, etc. Ainda assim, diversos campos científicos são abordados e questionamentos filosóficos nos acompanham a todo momento pelas páginas da obra, acompanhadas de comparações aos dias de hoje que trazem perguntas instigantes e reflexivas.

A quarta e última da obra não poderia ser melhor. Yuval é um daqueles autores que vai de um assunto a outro de modo tão rápido e natural que é de dar inveja. Nos últimos capítulos entendemos o porquê do homo sapiens estar onde está; ao assumir sua ignorância e utilizar o método científico para adquirir novas capacidades, avanços como nenhuma outra espécie jamais conseguiu, e mais surpreendente, o homo sapiens também passou a ter capacidades que até então só os deuses antigos tinham.

Podemos recriar espécies antigas, criar mutações e espécies novas, alterar nosso próprio material genético, criar inteligência artificial avançada à partir da programação, entre muitos outros temas polêmicos que o autor não tem vergonha (e o admiro por isso) de jogar na nossa cara. Já entrou pra lista dos melhores livros de não ficção que eu li, recomendo fortemente!

site: instagram/rayhan_chamoun

_Du_ 03/03/2024

Eu li Sapiens a alguns anos... Mas pouco tempo depois senti necessidade de reler... São muitas informações. E apesar da simplicidade com que Harari escreve, os assuntos são complexos. Então resolvi pela releitura, e valeu muito a pena.

ranielsousa 03/03/2024

.................................................mdibjdkcjjbfbcjndndncjfndncncjcncncjcnccncjfjnfjjxn

Duda 02/03/2024

Denso
Não é uma leitura difícil e com palavras rebuscadas, mas ainda é denso e chatinho para terminar.

Demorei mais de um mês e por vezes foi uma leitura entediante.

Apesar disso, as perspectivas e noções do Yuval são interessantes.

Meu problema coisa a alternância entre momentos de leitura tediosa e instantes em você arregala os olhos e pensa " Caramba, que livro incrível!"

Renata1004 02/03/2024

Sapiens
Sapiens é uma verdadeira aula de história, da nossa história. Um livro que me trouxe muitas novas informações e consequentemente uma mudança na minha compreensão de evolução, percebendo nossa efemeridade e transitoriedade.

JoAo366 29/02/2024

Um livro que destrincha diversos assuntos e nos faz refletir sobre o percurso para construção das nossas sociedades desde nossos hábitos, a concepção de donheiro, até nossos conceitos de ética, moral, e diversos outros tópicos.Incrivel!

Fabio.Nunes 29/02/2024

Extraordinário
Sapiens: uma breve história da humanidade - Yuval Noah Harari
Editora: Cia das letras, 2021 (edição comemorativa de 10 anos)

Eis um dos livros mais instigantes, provocativos e intelectualmente estimulantes que eu li. Não bastasse isto, ainda é uma leitura fortemente provocativa - o que traz um alto potencial transformador.
Aqui vamos conhecer nossa trajetória como homo sapiens, desde o remoto início de nossa espécie ? há 150 mil anos ? até os dias atuais.
Harari escreve de forma didática sobre assuntos como a revolução cognitiva, a revolução agrícola, a revolução científica, a revolução industrial, as religiões, a cultura, o imperialismo, a ciência, o capitalismo, o futuro da humanidade e uma rápida discussão sobre a felicidade.
A maneira como ele aborda cada um desses temas pode gerar nos incautos uma certa estranheza, pois o autor não se abstém de desafiar o leitor a sair do lugar-comum; e é exatamente essa a melhor característica desse livro, e que o faz ser tão extraordinário.
Escrever sobre cada um dos temas abordados seria cansativo e daria um livro a parte por si só.
Apenas saiba que você será incitado a mergulhar na filosofia cética do autor, vendo nossa espécie fora da habitual hierarquia biológica, na qual aprendemos a crer, e perceberá o quanto somos, acima de tudo, criadores de ficções.
Esse livro me fez refletir um bocado viu. Espero que faça o mesmo contigo.

"Assim como quando duas notas musicais dissonantes tocadas juntas forçam uma música a avançar, pensamentos, ideias e valores discordantes nos fazem pensar, reavaliar e criticar. A consistência é o lugar das mentes sem-graça."
(...)
"Não acredite em quem proclama que nossos ancestrais viviam em harmonia com a natureza. Muito antes da revolução industrial, o homo sapiens, em disputa com todos os demais organismos, já havia batido o recorde por ter levado o maior número de espécies de plantas e de animais à extinção. Temos a dúbia honraria de ser a espécie mais letal nos anais da biologia."

"Não há deuses no universo, não há nações, não há dinheiro, não há direitos humanos, não há leis e justiça fora da imaginação compartilhada de seres humanos."
(?)
"As pessoas aceitam com facilidade que "tribos primitivas" consolidaram sua ordem social por acreditar em fantasmas e espíritos, reunindo-se nas noites de lua cheia para dançar em volta de uma fogueira. O que não percebemos é que nossas instituições modernas funcionam exatamente nessas mesmas bases. Tome como modelo o mundo corporativo: os executivos e os advogados modernos são, na verdade, feiticeiros poderosos. A diferença principal entre eles e os pajés é que os advogados modernos contam histórias ainda mais estranhas."

"Três fatores principais impedem as pessoas perceber que a ordem que organiza suas vidas só existe na imaginação:
a) A ordem imaginada está enraizada no mundo material;
b) A ordem imaginada molda nossos desejos;
c) A ordem imaginada é intersubjetiva.

(?)

"Não há como escapar à ordem imaginada. Quando derrubamos os muros da prisão e corremos para a liberdade, estamos na verdade correndo para o pátio amplo de um presídio maior."

"A revolução agrícola foi a maior fraude da história.?
(?)
"Essa é a essência da revolução agrícola: a capacidade de manter mais gente viva em condições piores."

"Esse é o calcanhar de aquiles do capitalismo de livre mercado: ele não pode garantir que os lucros sejam obtidos ou distribuídos de modo justo. Ao contrário, a ânsia de aumentar os lucros e a produção cega as pessoas para qualquer coisa que possa obstruir seu caminho. Quando o crescimento se transforma num bem supremo, ilimitado por qualquer consideração ética, pode facilmente conduzir à catástrofe. Algumas religiões, como cristianismo e o nazismo, mataram milhões de pessoas por conta de um ódio fulminante. O capitalismo matou milhões por causa de uma fria indiferença somada à ganância."

"Degradação ecológica não é o mesmo que escassez de recursos. (...) os recursos de que a humanidade dispõe estão aumentando constantemente, e há uma grande chance de que continuem a fazê-lo. Por isso, é provável que as profecias sobre o apocalipse baseadas na escassez de recursos sejam equivocadas. Mas o medo da degradação ecológica é muito bem fundamentado."
(...)
"Talvez, dentro de 65 milhões de anos, ratos inteligentes olharão para trás e agradecerão à dizimação causada pela humanidade, assim como hoje agradecemos ao asteroide que acabou com os dinossauros."

"O Estado e o mercado levaram às pessoas uma oferta que não podia ser recusada. 'Tornem-se indivíduos', eles disseram."
(...)
"A literatura romântica com frequência apresenta o indivíduo como alguém empenhado numa luta contra o Estado e o mercado. Nada é mais distante da verdade. O Estado e o mercado são a mãe e o pai do indivíduo, que só pode sobreviver graças a eles."

"Nosso mundo moderno se orgulha de reconhecer, pela primeira vez na história, a igualdade básica entre todos os humanos, porém podemos estar prestes a gerar a mais desigual de todas as sociedades. Ao longo da história, as classes superiores sempre se declararam mais inteligentes, mais fortes e em geral melhores que a plebe. Normalmente se iludiam. Um bebê nascido de uma família pobre de camponeses era provavelmente tão inteligente quanto um príncipe herdeiro. Com a ajuda das novas capacidades médicas, as pretensões das classes superiores podem em breve se transformar numa realidade objetiva."

"A única coisa que podemos tentar fazer é influenciar a direção que os cientistas estão tomando mas, como em breve poderemos modificar artificialmente também nossos desejos, a verdadeira pergunta que nos confronta não é "O que queremos ser?", mas "O que queremos querer?". Os que não se sentem ameaçados por essa pergunta provavelmente não refletiram muito sobre ela."
Lari ... 29/02/2024minha estante
Suas resenhas são maravilhosas! ???? Minha lista de leitura só aumenta.

Fabio.Nunes 29/02/2024minha estante
Fico lisonjeado Lari! Obrigado!

Fabio 04/03/2024minha estante
Fabão, parabéns pela escrita meu amigo!
Me convenceu, vou colocar na minha lista!

Fabio.Nunes 04/03/2024minha estante
Valeu Fabão!

gabriela nagel 28/02/2024

A leitura de Sapiens, há muito adiada por mim, foi uma verdadeira (e satisfatória) jornada.
Ao mesmo tempo que o livro nos traz fatos históricos de extrema relevância e às vezes pouco relembramos nas aulas de história, também nos faz refletir sobre as (in)certezas do futuro.

Regine 28/02/2024

Excelente livro
Excelente livro que explica muito sobre a evolução do homem e nossa conexão com nossos hábitos e jeito de operar, além de pontos da história. Muito bom como conhecimento como nos seres humanos operamos como espécie e como indivíduos.

1917 encontrados | exibindo 31 a 46