Vivian Contra o Apocalipse

Vivian Contra o Apocalipse Katie Coyle

Resenhas - Vivian Contra o Apocalipse

Karini.Couto 05/07/2015

Quando vi esse título logo fiquei interessada, a sinopse é bastante atrativa e o tema bem interessante a meu ver.. Quando chegou a minhas mãos tive que conter a curiosidade, pois tinha outros livros na frente.. Mas agora que li posso dizer que gostei muito. Achei bastante inovadora a forma como a autora escreveu sobre o arrebatamento, religiosidade e apocalipse. Geralmente quando falamos em apocalipse vem logo à mente zumbis ou doenças que dizimariam toda uma população, fogo, inundações, e matança em massa.. Mas em Vivian contra o apocalipse temos uma forma diferente das abordadas anteriormente.. A autora fala sobre uma “febre” em massa de religião a crença em um homem que convence o povo de que o arrebatamento está prestes a acontecer e convencendo dia após dia as pessoas de que o que ele está dizendo é real. Muitas pessoas obviamente permanecem céticas quanto ao assunto, até que de fato acontece! Um belo dia Vivian não consegue encontrar seus pais, procura por toda casa e só o que encontra é um buraco no teto logo acima da cama dos dois.. E logo descobre que muitas pessoas desapareceram, foram deixadas para trás, para sofrer as consequências do que o tal Frick vem prevendo faz um tempo! Mesmo com o tal “arrebatamento” alguns permanecem céticos e acreditam que seja algum tipo de armação, porém Vivian fica na dúvida, o que antes ela não acreditava agora passa a ser alvo de muitas dúvidas em sua mente. Vivian acredita que seus se mantém escondidos, e aí começa uma busca por eles juntamente com seus amigos que se encontram na mesma situação.
Apesar de nem todos os crentes terem sido arrebatados, eles acreditam cegamente que possuem algum tempo para se mostrarem realmente fervorosos e conquistar o tão sonhado milagre de serem arrebatados e com isso passam a atacar e querer exterminar aqueles que acreditam ameaçar a causa, a paz ou a crença doente em algo que para eles tem de ser daquela forma.
Os avós maternos de Vivian não foram arrebatados e não acreditam nessa besteira e vem ao socorro da mesma, levando-a com eles para que possa cuidar dela, já que são seus tutores na falta dos pais da mesma. Mas ela, apesar de estar grata inicialmente, percebe logo que não basta sentar e cruzar os braços, que há a necessidade de se movimentar e ir à busca de provas que as coisas não são como parecem ser.. Retornando assim para seu local de origem encontrando sua amiga Harper e partindo rumo à Califórnia .. Nessa viagem encontra Peter um rapaz por quem automaticamente se envolve e se une nas buscas por mudar o que está acontecendo ao seu redor!

A história é narrada pelo ponto de vista de Vivian o que facilita a compreensão dos sentimentos e fatos vivenciados pela nossa heroína e também nos proporciona uma visão ampla de todo seu amadurecimento no decorrer da história. A autora conseguiu criar uma trama envolvente e que poderia ter dado errado dada a natureza de toda a ambientação e o foco na religião e crença do ser humano, mas que só nos mostrou que apesar de ser uma ficção de certa maneira hoje em dia vemos muito isso por aí.. Pessoas bitoladas com crenças que muitas vezes ultrapassam o limite do bom senso e acabam culminando em guerras, desavenças, falta de respeito, imposições..
Concluindo.. Gostei muito da história e recomendo!

Ni 21/04/2015

Aguardando o segundo
Vivian contra o apocalipse
Vivian Apple
“Estou além da bondade, além do sofrimento. Fui destruída de um jeito que ainda não entendo, e vou fazê-las sentir minha dor.” (pág 224)
Quando li a sinopse desse livro fiquei muito curiosa. Imaginei mil coisas. Achei que se tratava de algo mais distópico. O livro agradou, certamente. Mas eu esperava algo diferente. Pra ser sincera, eu esperava mais.
Vivian é uma jovem que enfrenta o típico de muitos: escola, família...os pais resolvem entrar para uma igreja que segue os ensinamentos de um homem que prega o fim do mundo, e seguem seu livro; o Livro de Frick. Apocalipse. Esse apocalipse tem data e horário marcados. Um dia, os membros da igreja somem. Uma boa parte acredita ter sido o arrebatamento, outros desconfiam de algum tipo de falcatrua. Os mais céticos acham tudo uma palhaçada. Enganação ou não, o fato é que muitas pessoas simplesmente desapareceram e outras acreditam piamente no fim do mundo.
Vivian acha que os pais estão escondidos em algum lugar. Tem motivos para isso. E resolve ir atrás deles, com ajuda de amigos que estão na mesma situação que ela.
“Não existe mais normal – argumentou Harp – Nunca mais vai existir. Então, agora pode ser uma boa hora para você começar a agir como se fosse a heroína da própria história.” (pág 8)
Confesso que fiquei querendo ler rapidamente o livro para saber o que realmente estava acontecendo, qual era a verdade. O livro surpreende não pelo o que realmente acontece, mas por toda a trama envolta.
Ganhou pontos comigo pelo fato de mostrar claramente o quanto a fé irracional é capaz de cegar e destruir. O quanto o ser humano necessita acreditar em algo, seja ou não coerente. Mostra muito claramente a busca das pessoas por elas mesmas. E até aonde estão dispostas a isso. E o mais assustador: O que uma pessoa é capaz de fazer, seja por dinheiro, loucura, poder ou simplesmente pelo prazer de mostrar ao mundo que está certo.
Não é o livro da minha vida, mas certamente, vale a pena ler pelo aspecto crítico que impõe.

“Eu não quero mais ser dócil. Quero ser implacável.” (pág 93)

Ao lado vem dizendo livro 1. Já estou aguardando o segundo.

Dressa Oficial 16/04/2015

Resenha - Vivian Contra o Apocalipse
Olá, tudo bem com você?

Sábado passado teve um evento aqui em São Paulo com a editora AgirNow um novo selo da editora Ediouro.

Fiquei super feliz em ser convidada para o evento, tanto que sai de lá com vários doces na bolsa e com o lançamento no kit de boas vindas.

Fiquei bem curiosa quando li a sinopse e resolvi ler logo que recebi, e não é que o livro agrada por ser original e diferente do que já estamos acostumados!

Vivian tem apenas 17 anos e está em uma festa na casa de sua melhor amiga Harper comemorando a chegada do Arrebatamento, um evento que foi divulgado na mídia parecido com o fim do mundo no ano de 2000.

Acontece estão no mês de março, e nenhuma delas acredita no tal Arrebatamento, que nada mais é do que você ser crente e acreditar e favorecer sua religião fervorosamente e quem fizer isso corretamente no dia do Arrebatamento será salvo pelos céus.

Os pais da Vivian são ótimos com elas, porém eles são crentes e depois que a festa na casa de sua amiga acaba ela percebe que de fato teve o dia do Arrebatamento e agora ela está sozinha no mundo.

Várias pessoas da cidade sumiram, e a cidade está um caos, pois as pessoas que eram crentes e não foram para o Arrebatamento ainda esperam ansiosamente mais três meses para se redimirem e serem salvas novamente.

E esses crentes fervorosos decidem exterminar pessoas que podem estar atrapalhando o salvamento, como gays, ateus e até mesmo negros.

Página 46
- Escutem, o mundo não está acabando. Não vai acabar durante a vida de vocês, ou da de seus filhos, ou da de seus netos...Mas talvez acabe durante a vida dos seus bisnetos, pra ser sincera. E é culpa nossa. Não levamos a vida de forma sustentável. Não estou falando apenas de reciclar e de fechar a torneira enquanto escovamos os dentes. Estou falando de como tratamos uns aos outros. Como decidimos que somente algumas vidas são importantes, que apenas poucos merecem ser tratados como humanos. Não há vida sem valor na Terra.

Vivian se depara com seus avós maternos em sua casa querendo resgata-la e no primeiro momento ela aceita a ajuda de seus avós que nunca teve muito contato, mas depois de um tempo percebe que precisa fazer algo para sua vida e ir em busca de respostas, então ela abandona seus avós e vai atrás de sua amiga Harper.

Ao encontrar Harper ela decide então viajar para Califórnia e tentar ir em busca de pistas que podem provar que tudo o que está acontecendo no mundo não passa de uma farsa. E nessa viagem ela também encontra Peter um cara muito correto que faz com que Vivian se encante com ele.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Vivian e a edição do livro está ótima, páginas amareladas, tamanho da fonte muito agradável, e capítulos curtos com narrativa envolvente.

Fiquei muito curiosa com todo o desenrolar da história e adorei o amadurecimento da Vivian 2.0 como a própria personagem se define, depois do tal "Arrebatamento" ela se tornou uma outra pessoa que vai atrás de respostas e deseja mudar o mundo com suas atitudes e não com falsas promessas.

O livro é bem envolvente, gostei muito da escrita da autora, mas no final esperava algo mais forte, tudo bem que ainda teremos continuação mas acho que os outros livros vão partir para outros dilemas de Vivian e sua amiga Harper.

Se você procura um livro com uma história envolvente e original, com certeza precisa ler "Vivian contra o Apocalipse".

Beijos

Até mais!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2015/04/resenha-vivian-contra-o-apocalipse.html