A costureira de Dachau

A costureira de Dachau Mary Chamberlain
Mary Chamberlain

Resenhas - A Costureira de Dachau

Isabel.Alencar 04/02/2022

Um romance impactante que apresenta uma mulher em busca de seus sonhos, tendo como pano de fundo a 2a Guerra Mundial. Pra mim, uma narrativa dolorosa e revoltante.

Amanda3913 01/02/2022

Por mais que seja ficção, tem um retrato cruel da segunda guerra e principalmente do machismo incrustado na sociedade.

patriciasortsac 01/02/2022

Intenso, prende a atenção. Uma narrativa de dor e sofrimento em busca da liberdade. Gostei bastante. O final surpreende. Recomendo.

World.of.books 09/01/2022

- Arbeit macht frei ( O trabalho liberta )
Eu já li esse livro a um tempinho atrás porém parei de ler ele na metade e resolvi retorna a leitura a pouco tempo, estava doida pra fazer essa resenha pois é um livro muito bom que trás a segunda guerra mundial como plano de fundo então pensa em um livro bom, a história é toda voltada para Ada Vaughn, é quase uma biografia e como vocês sabem biografia não é um dos meus fortes mas essa livro conseguiu me conquista, Ada é uma personagem jovem que faz escolhas erradas - e bota escolha errada nisso- na vida e sofre graves consequências e por meio dessas escolhas ela vai para no campo de concentração de Dachau como costureira da família do comando. A escrita não é clara pois tem coisa em francês e alemão e os fatos aconteciam tão rápidos que teve hora que me perdi nós acontecimentos mas é um livro muito bacana e acredito que muitos deveriam ler (o estilo dele é tipo Anne Frank). Não é um livro de fatos reais porém utiliza muitas coisas da realidade como inspiração. Leiam kk

Nota: 4,8 / 5 ????

Juh 01/01/2022

Mulher mais inocente e tola que já vi. Chorei mto e ás vezes fiquei um pouco confusa.
Livro pertubador que te faz pensar nele por dias. Super recomendo!!

expressodoslivros9 17/12/2021

Ela sobreviveu ao Holocausto, mas?
Passado entre o glamour de Paris e o desespero dos campos de concentração. Esse livro conta a história de uma mulher traída e abandonada, que precisa sobreviver sozinha em meio às tragédias da maior guerra que o mundo já enfrentou. O final desse livro é revoltante, triste e cruel.
Ela sobreviveu ao Holocausto, mas não sobreviveu a um tribunal de homens.

Fran 13/12/2021

Deixou muito a desejar
Fiquei muito decepcionada com a protagonista. Não sei como eu me comportaria nas situações propostas, mas a forma como Ada reagiu, me deixou profundamente incomodada. Personagem fraca, escrita mediana, mas a história foi interessante.

Lidiane.Febras 22/11/2021

Por um simples vacilo, Ada teve consequências irreparáveis. Uma história que nos faz refletir como que cada decisão pode mudar uma vida inteira. Um livro impressionante.

laurafontess 15/11/2021

Não é dos melhores
Achei que tudo acontece muito rápido nesse livro, não tem um tempo de entender onde que estamos e pra onde estamos indo. Me perdi diversas vezes na linha temporal da história.

CahRosa 30/10/2021

Perfeito!
Pra mim, esse é o melhor livro. Quando pedem indicação é sempre ele que vem a cabeça, é triste, é, chorei, sim demais, porém história de superação, mostra que a vida pode mudar se assim desejar.!

Sambook 14/10/2021

?????+?
Ainda que a Segunda Guerra Mundial componha o pano de fundo deste romance, a história não é sobre a guerra... Engana-se quem iniciar essa leitura querendo pontos históricos significantes a respeito dessa atrocidade.
Vamos a história de Ada: linda, comovente, forte, perturbadora, triste mas inspiradora. A história de vida dela é fictícia, a autora afirma que sim... Ou não. Nunca saberemos quantas costureiras foram usadas para o trabalho escravo.
Quanto a edição, tem muito erro ortográfico e de impressão, o que me incomodou um pouco. Ainda assim valeu a experiência dessa leitura rica em esperança e amor!!!

"??? ???????? ????? ?? ???? ??? ????? ????? ?? ?????????? ? ??????" ?

Mah Mac Dowell 14/09/2021

Adoro livros com contexto na segunda guerra. Achei a premissa do livro bem interessante. A narrativa é fluida e gostosa.
No entanto, não gostei muito dos personagens, em especial no início. A protagonista chega a dar raiva haha
Quase na metade do livro o cenário muda e a história volta a ficar mais interessante.
Depois da metade do livro a história toma um rumo que eu achei nada a vê. Na verdade, achei até que fugiu totalmente do propósito do livro. Não me agradou.
Me incomodou um pouco alguns ?pulos? temporais do nada. Precisa estar atento para não se perder.
Outra coisa que me incomodou também foi a ausência de capítulos. O livro é dividido em três partes. Achei que isso deixa a leitura meio cansativa.
??Alerta para gatilhos??

Rutinha100czs 14/08/2021

Apesar de ser uma história fictícia, é bastante tocante, os detalhes referentes a guerra são Muito realistas...

Guilherme Dehon 16/07/2021

Nó no garganta...
Apesar de ser uma ficção, a história é muito próxima da realidade.

A trama é muito bem desenvolvida, e cresce à medida que a obra vai desenvolvendo... Surpreende!

A carga emocional é muito forte, pesada; inocência/ilusão, a esperança, o sofrimento, a angústia, a covardia, a crueldade, as injustiças, etc... são quase palpáveis.

Todo o horror imposto pelos nazistas, a dor, a luta pela sobrevivência, as incerteza de um futuro, de um recomeço, etc... tudo muito bem delineado, escrito, tudo muito bem detalhado.

Um livro que vale muito ser lido... Apesar do nó na garganta e no estômago que estou sentindo após o terminá-lo.