A costureira de Dachau

A costureira de Dachau Mary Chamberlain
Mary Chamberlain

Resenhas - A Costureira de Dachau

Rose @leiturasda_rose 05/01/2020

Que preço você estaria disposta a pagar para realizar um sonho?
Esse livro conta a historia de Ada Vaughan, uma jovem sonhadora de apenas 19 anos de idade. Ada trabalha como costureira, tem um dom natural para costura e sonha em abrir sua própria loja, uma jovem cheia de sonhos e ambições. o que Ada não sabia era que sua vida estava prestes a mudar, porem de uma forma trágica.
Um homem que se diz ser um conde, aparece em sua vida fazendo juras de amor, Stanislau um homem aparentemente rico e sedutor a conquista totalmente e convence ala a passar alguns dias em Paris, mesmo não conhecendo nada sobre a vida de Stanislau aceita o convite e viaja escondido de sua família mesmo com rumores de estourar uma guerra.

Com a Eclosão da Guerra e presa em Paris e com sua vida em risco Ada descobre que foi enganada e iludida pelo homem a qual se apaixonara. E pra completar o terror Stanislaus à abandona em Namur na Bélgica, sozinha e com ameaças de bombas caindo a qualquer momento. Infelizmente ela não tem tempo de ficar chorando, pois precisa sobreviver, consegue abrigo em um convento, onde não permaneceu por muito tempo, pois levada a cativeiro, não em campos de concentração e sim de um soldado cruel que o mantinha presa e obrigava ela a costurar em um quartinho pequeno e escuro. No final da guerra foi resgatada e levada novamente para junto das freiras onde fica ate se recuperar para voltar para Londres, voltar para casa.
Ada ainda movida pelo sonho de ter sua própria loja comete um erro, ou por ambição ou ingenuidade não consegui saber ao certo, pois estar em meio a tanto sofrimento causado por uma guerra e por uma decepção amorosa pode mudar a pessoa.

Na minha opinião Ada era uma mulher sonhadora e ingenua que se deixou levar, o queria era realizar seu sonho de se tornar uma pessoa bem sucedida, porem se não é fácil ser uma mulher independente hoje imagina naquela época. Ada criou um mundo na cabeça que era incompatível com o momento da época.
Se você estiver procurando um rimance no estilo contos de fadas não recomendo esse, mas se você como eu gosta de uma historia com um cenário de fundo a segunda guerra vai gostar.
Essa historia é bem próxima da realidade de muitas mulheres apaixonadas e sonhadoras que são enganadas e destruídas apenas por sonharem com sua independência e liberdade.

site: instagran: @leiturasda_rose

Lu Schiavon 31/12/2019

Último livro de 2019
A Costureira de Dachau, de Mary Chamberlein, conta a história de Ada Vaughan, uma jovem inglesa com muitos sonhos. É apaixonada pela costura e pelo mundo da moda. Entretanto, o peso de suas escolhas, a traição e o abandono que sofreu, a fizeram passar por diversas situações de muito sofrimento. Acredito que, para a personagem, a guerra que a deixou com mais cicatrizes foi a guerra que vivia com os fantasmas de seu passado e as escolhas que deveria ter feito e não o fez. A narrativa é incrível, não é possível parar de ler o livro. Ada é uma personagem incrivelmente real, cheia de sonhos, e que busca, durante toda a sua história, seguir em frente, sempre com esperança. O final do livro é chocante pois mostra o reflexo das injustiças que Ada sofreu. Um livro que, ao terminar de lê-lo, um monte de sentimentos inundam a nossa mente. Vale a pena a leitura!

Adri.RMonteiro 29/10/2019

Lindo!
Gostei muito! Dá vontade de largar só quando se encerra a leitura. Lamento muito por todo sofrimento de Ada Vaughan... Ela foi inocente do início ao fim.

Patty 16/09/2019

A Costureira de Dachau nos apresenta a jovem inglesa Ada Vaughan de apenas 18 anos que sonha em ser estilista e ter sua própria grife, até que conhece Stanislaus e se apaixona, porém começa a Segunda Guerra Mundial e Ada acaba prisioneira na casa do comandante do campo de concentração em Dachau.
Tanto Ada quanto toda a história é pura ficção, mas a autora usou de alguns fatos reais da Segunda Guerra para se inspirar e criar a narrativa.
O livro demorou um pouco para me prender, mas depois fluiu de forma que eu não queria mais largar.
Mary Chamberlain escreve de uma maneira que tudo poderia ser bem real, nos fazendo pensar que Ada poderia ter existido de fato e vivido tudo aquilo durante a guerra e posteriormente.
Para quem, como eu, está acostumada a ler relatos de sobreviventes da 2a Guerra logo percebe que a coisa toda é fictícia, mas vale pela história em si que soube prender a atenção e nos faz pensar que provavelmente deve ter existido muitas Adas reais, que nunca tiveram suas histórias contadas.

Juliana Gomes 05/08/2019

Chamam você de a Costureira de Dachau
Ada tem o sonho estar entre as modistas mais famosas e requisitadas do mundo da moda, porém sua vida e planos mudam completamente quando cruza o seu caminho o sedutor Stanilau.⁣
⁣Ao fazerem uma viagem romântica a Paris, Ada vê o seu mundo perfeito desmoronar. Com o começo da Segunda Guerra Mundial e o caos instalando-se na cidade, o casal é obrigado a fugir.⁣
⁣Em meio a fuga Ada é abandonada por Stanilau e busca ajuda das freiras em um Abrigo para idosos. Grávida e sozinha precisará fazer de tudo para esconder a gravidez e sobreviver essa guerra.⁣
⁣No asilo ela conhece um senhor que a indica para trabalhar como costureira em Dachau, na casa de um comandante. O que parecia ser uma saída acaba se tornando um pesadelo.⁣
⁣No local ela é mantida em cativeiro, sofre humilhações, mais tratos, fome e é obrigada a costurar para a mulher do comandante e as amigas.⁣
⁣Ada vive ali por cinco anos até ser resgatada, mas seu sofrimento não acaba com a volta para sua cidade natal. Agora ela precisará lutar para conseguir o perdão da mãe, encontrar o seu filho desaparecido, lidar com mais um mau caráter que entra em seu caminho, com a volta de Stanilau e com a sua prisão. ⁣
⁣Em seu julgamento são apresentados fatos que nos deixam em duvida quanto a tudo que Ava passou.⁣
⁣A história é bem tocante e pesada. Por diversas vezes tive que parar, pois a vida de Ada, tudo que ela passa dentro e fora de Dachau é desumano/cruel. ⁣
⁣Algumas pessoas podem não gostar do livro por não ser baseado em fatos reais e o final não ser do jeito que queriam, mas foi justamente o final que a autora consegue surpreender o leitor e confirmar que a vida de Ada nunca foi tão fácil assim.⁣
⁣Compensa cada página lida.⁣

“Não havia nada sobre o amor, a coragem, a mágoa ou o medo, nada sobre o que havia dentro dela, Ada Vaughan”⁣

site: https://www.instagram.com/p/B0oTTc8jDmX/

Mayara.Siqueira 30/07/2019

Não gostei do livro
Não gostei desse livro, achei que ia gostar por falar da segunda guerra mundial e retratar o que acontecia lá.
Mas a personagem é tão ingênua que irrita, faz coisas erradas como desculpa que não sabia ou que é só por um tempo.
Imaginei tambémque poderia parecer com Tempo entre Costuras, mas não pareceu e eu gostei muito do Tempo entre Costuras.

Eliane Maria 07/07/2019

O que achei do romance
Muito bem narrado, prende a atenção do leitor. Dei 5 estrelas, apesar de não ter gostado do final.
Marli.Ramires 29/07/2019minha estante
Acredito que esse final tem uma lógica não romantizada.

Taci.Souza 21/09/2018

✡ "A guerra - continuou ela - é uma confusão. Uma bagunça. Fazemos coisas na guerra, para sobreviver, de um dia para o outro. Não existe futuro certo. Eu nunca acreditei nos nazistas. Mas eu tive que viver com eles."

✡ O ano é 1948, Ada Vaugh está encarcerada na prisão de Holloway em Londres. Essa enigmática mulher é acusada de prostituição e assassinato. Mas quem ela é de fato e que razões podem tê-la levado a esse destino? suas razões podem parecer suspeitas, e não há certeza de sua inocência. Em suas memórias, acompanhamos o passado de uma mulher traída e abandonada que precisa sobreviver sozinha, contando apenas com a própria esperteza para enfrentar as tragédias da maior guerra que o mundo já testemunhou. Do glamour de Savoy ao desespero dos campos de concentração, sua trajetória mostra que uma simples costureira pode ter mais segredos do que se ousa imaginar.

💬 OPINIÃO 💬

✡ A costureira de Dachau apresenta uma história ambientada na Segunda Guerra Mundial, mas que destaca o conflito interno enfrentado pela protagonista da trama, Ada Vaugh. No início da história somos apresentados a uma jovem ingênua, porém ambiciosa, que sonha em alcançar o seu lugar junto as modistas mais famosas e requisitadas do mundo da moda. E essa ambição e ingenuidade acabam levando Ada a tomar decisões precipitadas, trilhar caminhos obscuros e percorrer as margens do desespero.

✡ Embora seja ambientada na Segunda Guerra Mundial, o foco da trama são os conflitos pessoais enfrentados pela protagonista. Ainda que traga em seu título o nome de um dos maiores e mais importantes campos de concentração do regime nazista, poucos detalhes são fornecidos sobre ele. Acompanhamos a trajetória de Ada partindo de Londres, passando por Paris, sendo abandonada em Namur, até finalmente adentrar em Dachau. Ela ultrapassa os portões do campo de concentração, mas acaba aprisionada em um quartinho na casa do comandante, e é basicamente ali que sua estadia naquela região é limitada.

✡ O campo de Dachau, foi um dos mais importantes campos de concentração nazis, não apenas por ser um dos maiores, mas por ser o primeiro construído no regime hitleriano e servir como protótipo para os outros campos implantados. A oportunidade de conhecer mais sobre o seu funcionamento e a situação dos prisioneiros, foram razões que despertaram meu interesse por essa leitura, infelizmente isso não é mostrado no livro. O leitor fica confinado ao quartinho de costura de Ada, quase totalmente alheio à existência do campo - salvo algumas raras menções.

✡ A escrita de Mary Chamberlain é fluída e permite uma leitura rápida. Sua protagonista é uma mulher determinada, porém imprudente na maior parte do tempo. O fato de ter passado por tanta dor e sofrimento, vivenciado tantos momentos terríveis e repugnantes, deveria ter imprimido nela um maior senso de responsabilidade, mas infelizmente a vemos agir com insensatez e cometer os mesmos erros. Claro que devemos considerar que trata-se de um ser humano, e como tal sujeito a falhas. Mas, ainda que seja bem escrita, a trama não me comoveu.

Guynaciria 24/08/2018

Dos quatro livros do Kit Holocausto, esse é de longe o mais raso.

A personagem principal é uma garota cheia de sonhos, que em meio ao inicio da guerra se deixou iludir por um sedutor e foi com ele para outro país, sem o consentimento e nem conhecimento de seus pais.

Ela sofreu bastante, mas apesar de toda a dor e dos anos de privação, foi incapaz de perceber os erros infantis que cometeu, caindo quase que instantaneamente em uma situação similar a anterior.

Foi desapontante perceber que a personagem principal não evoluiu com os horrores da guerra, assim como os demais personagens que se mantiveram quase que completamente inalterados.

O ponto alto do livro se dá em um julgamento, onde vemos como o ser humano é capaz de ser mesquinho, se em trocar receber os seus dois minutos de fama, ou prejudicar alguém mais bem sucedido do que eles.

A história tinha tudo para ser boa, mas acabou tornando-se algo inverossímil que impossibilita sua apreciação. É uma pena.

Patricia.Moraes 08/08/2018

A costureira de Dachau
Uma perda de tempo! Odiei. Personagem ruim, rasa, não evolui com o tempo, história mal escrita. O plano de fundo, a segunda guerra Mundial, é subutilizado. Não recomendo.

Leituras e Reflexões 15/06/2018

Triste! Assim como toda história, fictícia ou real, ambientada na Segunda guerra mundial

Nayeli 14/06/2018

Vale a pena a leitura
Terminar esse livro deixa você com um certo peso no estômago, a quantidade de misoginia chega a ser desconfortável, mas infelizmente real. Você provavelmente vai odiar mais ainda os homens depois de ler.