Toda luz que não podemos ver

Toda luz que não podemos ver Anthony Doerr

Resenhas - Toda Luz Que Não Podemos Ver

Deby Guedes 03/02/2024

Lindo e sensível
No inicio do livro eu fiquei bem confusa, ate me adaptar com a escrita do autor e me ambientar ali na trama dos dois personagens principais que sao Marie-Laure e o Werner. Eles foram muito bem construídos e desperta nosso coração para um sentimento unico de empatia... achei que eu sofreria mais com o cenario de guerra, mas para mim isso só foi um detalhe, pois eu fiquei extremamente absorta na vida dos personagens e em como eles conseguiriam se conectar no final... linda historia! Amei de verdade. Estou muuuito curiosa para a mini-serie.

Vanêssa 04/02/2024minha estante
Acho q o Frederick tomou tanta porrada q acabou ficando com problema psicológico.
Tb não entendi pq não rendeu mais conversa entre Jutta e Marie, fiquei um pouco decepcionada. Dava pra ter explorado um pouco mais.
Creio q o Mar de Chamas ela tenha jogado no canil antigo, onde ficava os caramujos, assim entendi

Sanara.Luiza 05/02/2024minha estante
Sim, o que eu não entendi do Frederick foi que no final do livro parece que ele entendeu algo, do nada. Não entendi aquela cena dele com a mãe no telhado.
Sobre o Mar de Chamas, ela tirou da casinha antes de deixar no canil? Achei que ela tinha deixado lá dentro da casinha. Daí estranhei que o Werner recuperou a casa mas a pedra não.

Vanêssa 05/02/2024minha estante
Estranha acena de Frederick com a mãe msm.
Pelo q entendi, ela tirou o Mar de Chamas de dentro da casinha já no canil e jogou lá

Leticia 30/01/2024

Triste
Não tem como o livro ser feliz em outro contexto se passando nesse cenário
O livro é bonito não tem nada de romance em si como o filme mostra

@loop.literario 29/01/2024

Toda luz que não podemos ver Anthony Doerr - 2015 / 528 páginas - Intrínseca Ltda
Marie-Laure é uma adolescente francesa cega, que mora com o pai, Daniel LeBlanc, o chaveiro responsável pelo Museu de História Natural de Paris. A ocupação nazista obriga pai e filha a sairem de Paris em direção ao litoral, onde seu tio mora. Daniel precisa levar consigo um diamante valioso, que carrega consigo uma lenda, uma maldição.

Por outro lado, acompanhamos a história do órfão alemão, Werner. Criado em um orfanato com sua irmã e com uma habilidade ímpar para consertar rádios, ele acaba sendo recrutado pelo exército alemão ainda muito jovem. Depois de um longo treinamento ele é enviado a Saint-Malo para interceptar transmissões da resistência francesa.

Numa dessas interceptações, acaba cruzando o caminho de Marie-Laure, pois ela usava uma frequência familiar a ele desde a sua infância. A vida dos dois se entrelaça e Werner vai tentar a todo custo proteger Marie-Laure.

A construção dos personagens desse livro é simplesmente fascinante. A narrativa é em 3ª pessoa, mas as linhas temporais não são lineares. Isso pode trazer certa lentidão para a leitura. Além disso, a escrita lírica do autor, assim como o uso de símbolos e analogias também faz desse livro um livro mais lento. Em contrapartida, os capítulos são curtos, e a história traz muito realismo dentro do cenário de segunda guerra.

Os temas abordados trazem além dos clássicos de livros de guerra a temática do poder da tecnologia e das telecomunicações e explora muito as escolhas individuais independente das coletivas.

O livro foi adaptado pela Netflix e a série está disponível. Como série eu adorei a adaptação. Os personagens, o cenário, a fotografia foram perfeitos e funciona muito bem para quem não pretende ler o livro. Mas confesso que o final da série foi um pouco frustrante em relação ao livro e trouxe um elemento que para mim destoou muito do livro.

steplopes 29/01/2024

A realidade hostil de uma guerra por dois lados.
?Abram os olhos?, conclui o homem, ?e vejam o máximo que puderem antes que eles se fechem para sempre?.

O livro te conecta e impulsiona desde o princípio, de forma naturalmente assustadora você se pega torcendo por lados em uma guerra que nem mesmo estava vivo para presenciar.

Os personagens, cada um, com seu desenvolvimento foram construídos de forma maravilhosamente bem e sincera. Todos são realisticamente bem montados.

A história que conecta passado, presente e futuro lhe dá a oportunidade de sentir todos os sentimentos possíveis. Lendo este livro senti ânsia, ansiedade, angústia, tristeza, felicidade e mais uma cacetada de coisas que só foram possíveis diante de uma escrita bem elaborada e compreensiva. O autor, de fato, pesquisou muito para este livro e, portanto, me deu gosto em ler cada capítulo com seus detalhes incríveis.

Acompanhar os personagens do início ao fim, me fez ter uma paz ao saber o que aconteceu com cada um no final. E a sensação que fica ao ler este livro é que de fato uma guerra acabou.

Muito bom, incrível e gostoso de ler! Fico contente de ter escolhido este livro e com lágrimas nos olhos após ter chorado bastante com ele, digo, que definitivamente o irei guardar na memória com muito carinho.

Juliany.Meneghel 28/01/2024

Preparem os lencinhos
QUE LIVRÃO!
Sensível, imaginativo, devastador. Impossível não se envolver na trama dos personagens e não sofrer junto com eles.
A narrativa é cheia de detalhes e tudo muito bem amarrado. Traz uma leveza na ingenuidade dos personagens ao mesmo tempo que nos rasga por dentro em um cenário quase impossível de um final feliz.
Enfim, é uma história belíssima e instigante, porém muito triste também, estejam preparados, rs.

Ana Carol 24/01/2024

Nunca fui muito fan de livros sobre guerra, os cenários horripilantes que são mostrados sempre mexeram muito comigo, mas quando comecei Toda a Luz Que Não Podemos ver fiquei totalmente envolvida.
A escrita de Anthony Doerr é tão rica e delicada que inspira esperança no final das contas.
Marie é uma personagem incrível e toda sua curiosidade e desenvolvimento.
Werner é um menino órfã que foi arrastado para guerra e muitas vezes via inocência em seu comportamento...
O momento em que a vida dos dois se entrelaça no livro é de um empolgação tremenda, mal pude conter a emoção.
E falando em emoção, o final do livro me arrancou lágrimas e me supreendeu a todo momento... O retrato fiel de um pós guerra e a consequências eternas que trazem para as pessoas.
Livro incrível e escrita mais incrível ainda!

Lu Labella 23/01/2024

Uma menina cega tenta sobreviver a guerra mundial na Alemanha de Hitler cheia de sonhos e medos longe de seu pai q sempre
Foi seu Porto Seguro.

MellNavarro 20/01/2024

Já estou para ler esse livro há muitos anos porque adoro livros que sao situados em ambientes de guerra, mas acabava que nunca entrava nas minhas metas do ano. Com o lançamento da série baseada, resolvi ler
E o livro não é nada do que eu imaginava e amei ser surpreendida!
É um livro que é muito visual, mesmo sem ter muita descrição
Os personagens secundários, como o tio Etienne são tão interessantes, que tornam história muito rica
Em uma narrativa que mistura passado com presente e futuro, somos inseridos na história de duas crianças/adolescentes que cresceram no ambiente da segunda guerra mundial, uma francesa e outra alemã
E tudo isso ocorrendo paralelo a um enredo envolvendo um raro diamante com mistérios que o rodeiam
Não é um livro de romance romântico, mas sim um livro sobre amor
Sobre memória
Sobre afeto
Sobre coragem, mesmo nos momentos de fraqueza

Lais.Souza 19/01/2024

Histórias e estórias sobre a segunda guerra são sempre um baque. Um dos períodos mais sórdidos da humanidade possui um fonte inesgotável de reflexões sobre a vida.ambos os lados foram afetados. E em algum ponto esse sofrimento converge.

Esse livro tem um ar de "a menina que roubava livros" "o menino do pijama listrado" e "Jojo Rabbit"

Em alguns pontos achei arrastado. a metáfora entre 20 mil léguas submarinas e a luta dos rebeldes é um ponto muito interessante.

AnieleVicentin 17/01/2024

O livro gira em torno de dois personagens principais: uma garota cega e um menino órfão, na época da segunda guerra mundial. Enquanto ela vive em Paris, ele passa a estudar em uma escola nazista, e torna-se um membro importante na guerra.
O desenvolvimento da historia dos dois personagens principais é bem gostoso de ler, porém, é um livro totalmente descritivo, torna a leitura maçante, não leria novamente.

Cassiane.Schultz 17/01/2024

Tinha tudo pra ser bom
Confesso que fiquei muito decepcionada, estava com muita expectativa nesse livro, e não estou dizendo que o livro é ruim, só não foi pra mim. Quem sabe em algum outro momento faça mais sentindo.

A premissa é muito boa, mas a escrita, meu Deus que pesadelo é extremamente descritiva e olha que eu gosto muito de livros lentos e com bastante descrição, mas esse não deu pra mim.

Teve momentos que eu estava só lendo, nada mais, não tinha emoção alguma, as vezes um parágrafo passava e eu nem absorvia o que li. Não me importei com o final, mesmo sendo triste e esse é o maior sinal de que não gostei da leitura.

matty0 16/01/2024

Me lasquei, como eu queria
Ok, se você for ler este livro procurando efetivamente um ROMANCE, casal, beijos e declarações
esqueça. você provavelmente vai se frustrar

há muito tempo eu procuro um livro como esse (desde que eu li o circo da noite, especificamente) com uma narrativa detalhada, lenta, e sensível, e eu encontrei! encontrei novamente, e finalmente. É claro que, por esse motivo, também há um preço a se pagar, e que pode ser diferente para cada leitor: leitura lenta, densa, cansativa. você também pode ficar confuso em alguns pontos, pela linha do tempo que oscila e pelo excesso de informações. Pode se deparar com uma desconexão da história, por, de novo, repito : excesso, excesso e ondulação de narrativa

porém, pra mim, é um dos fatores da nota alta ksksk o autor não se entrega, não resume, nem apela para finais amenos ou alternativas mais fáceis, é o que é : cru, denso, lento, triste, verdadeiro, e cruel.

além de tudo, eu gosto muito dos personagens, principalmente e particularmente do Werner, o que me fez sofrer bastante, inclusive

(agora vou ver a série, na verdade, já vi um episódio, e as impressões não foram das melhores. a estética está bonita e fiel, mas os personagens, não. a história não vai ser contada da forma que merece, e eu entendo que possa ser necessário de fato uma ADAPTAÇÃO para funcionar em formato áudio visual, mas...não sei se eles vão conseguir, realmente não sei)

Baragandaia 14/01/2024

FICÇÃO! SERÁ?
Acabei de finalizar a leitura do Livro. Uma história muito boa. Do início ao fim fiquei curioso com o destino dos personagens. Apesar de que o de um deles me deixou meio chateado, mas né, faz parte. Uma costura muito bem feita. Histórias que se cruzam de forma muito bem construída. Personagens fictícios que, muito bem, poderiam ter existido na realidade.... e será que não existiram mesmo? Jamais saberemos...

Vale à pena se deixar levar pelas palavras do autor, rever a Guerra por olhares pouco convencionais, talvez deixar alguns preconceitos para trás, talvez retomar a esperança de que, mesmo em tempos de Guerra, a bondade a inda pode sobressair.