A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma Yangsze Choo

Resenhas - A Noiva Fantasma

Laura Lavinia 05/04/2023

Podia ter sido melhor
Foi uma leitura estranhamente boa. Com uma história interessante, misteriosa e que retratou uma cultura completamente nova pra mim. Também gostei muito dos personagens, mas achei que eles não foram tão bem explorados e você termina o livro sem conhecê-los realmente, apesar de ter lido 360 páginas. E o final da história foi tão carente de informações que você precisa imaginar as respostas das suas perguntas e preencher as lacunas deixadas pela autora. E isso é bem frustrante porque o livro é criativo e tem um potencial grande que não foi explorado.

Apesar de tudo, gostei da história e leria de novo.

Rafa.F 04/04/2023

Salvo pelo final
No início, fiquei bastante interessada pela ideia geral do livro (uma garota que recebe a proposta de se tornar uma noiva fantasma) e talvez tenha imaginado um rumo para a história que não o que o livro tomou. Pode ser que isso tenha me decepcionado ou pode ser que tudo apenas tenha sido, de fato, chato e parado na maior parte do livro.

Achei a protagonista chata e fraca, que parecia não sair do lugar e só sabia se lamentar pelo seu interesse romântico. E, falando em romance, este também não me convenceu. A história em si também me pareceu fraca e parada, com tudo acontecendo muito lentamente ou não acontecendo. Em um determinado momento, quando um novo personagem apareceu, as coisas começaram a ficar interessantes, mas logo a trama voltou a não sair do lugar. Entretanto, nas últimas, talvez, 100 páginas, tudo se agitou e coisas foram acontecendo e sendo explicadas. O romance também se tornou bem mais interessante e me fez ansiar por cada migalha dele no livro. E, assim, me envolvi bem mais com a história e terminei essas últimas páginas em menos de 1 dia, o que me fez dar 4 estrelas para o livro. Apesar de ter achado mais da metade do livro chata, o final me conquistou, mesmo que este tenha ficado levemente aberto (eu, porém, prefiro acreditar que tudo aconteceu como a Li Lan disse que aconteceria, mas ainda gostaria de ter lido mais do que aconteceu ao final de tudo) e com um pequeno triângulo amoroso (mas que não chegou a me irritar). Além disso, algumas questões não foram bem exploradas ou explicadas (como as Cortes do Inferno e os julgamentos), mas entendo que o foco do livro não era este e preferi não levar isso em conta na hora de dar a nota.

Por fim, ler sobre uma cultura e crenças diferentes das minhas, podendo conhecer um pouco mais dela, também tornou a experiência de leitura muito boa, válida e interessante. E estas culturas e crenças, da forma como foram retratadas no livro, me fizeram pensar sobre como nossas ações têm impacto no futuro (no caso dessa história, até mesmo na vida após a morte).

Brennda7 23/03/2023

Envolvente
Começo um pouco arrastado, mas com o decorrer me prendi na história e me apaixonei pela protagonista

malusalez 12/03/2023

Eu achei esses livro tão diferente de todos que já li, tp é realmente mt bom por mais que tenha poucas partes d romance dos dois(???) eu gostei bastante.

Débora 08/03/2023

O livro conta a história da Li Lan e suas aventuras para não ser uma noiva fantasma. Adorei os cenários apresentados e um novo conceito sobre o Além.

Sidvania.Moraes 06/03/2023

Adoro aprender sobre novas culturas e crenças. A vida após a morte mexe com a imaginação de todo mundo

Sthefany148 25/02/2023

Ver os mortos é uma benção ou uma maldição?
Acho que não posso deixar se pontuar a imensa carga cultural que esse livro traz consigo. É absurda a quantidade de referências chinesas (e malaicas se bem q me confundi mt nessa parte da colonização). É um enredo incrível e surpreendente. Nas últimas páginas não queria soltar o livro.
Motivos que me desagradaram: a história demora para render. Sinceramente, me apeguei aos personagens faltando umas 100 pags para o fim.

Ana 23/02/2023

Assim que peguei A Noiva Fantasma para ler, pensei que encontraria um livro de terror. Claro que fiquei muito receosa, já que sou a pessoa mais medrosa do mundo inteiro. Mas eu estava super enganada. O livro tem sim uma aura sobrenatural, mas é um romance super gostoso de ler e o melhor de tudo: fala bastante sobre alguns costumes e cultura do povo malaio.

Li Lan é uma bela jovem que tem seus 17 anos e vive em Malaca (atual Malásia) com seu pai e sua Amah (que seria algo como nossa babá, por aqui). Após a morte da matriarca da família, seu pai acaba definhando e, apesar de passar praticamente o tempo todo em casa, é muito ausente. Além disso, uma varíola terrível caiu sobre a família e acabou deixando o homem cheio de cicatrizes, mas Li Lan saiu praticamente intacta, apenas com uma marquinha.

Certo dia, em mais uma das noites quietas, o pai de Li Lan perguntou se ela gostaria de ser uma noiva fantasma, que significava basicamente casar-se com alguém que já estava morto para que o espírito permanecesse tranquilo. É claro que, como qualquer pessoa normal, eu suponho, Li Lan detestou a ideia do casamento. O problema é que o seu suposto noivo, Lim Tian Ching, começa a perturbar os seus sonhos. Imaginem só minha indignação! Poxa vida, a hora do sono é sagrada! Cansada desse sofrimento, Li Lan tenta tomar as rédeas da situação, mas acaba indo parar no mundo dos mortos.

Apesar de esperar uma leitura totalmente diferente, não posso negar o quanto gostei dessa história. Todos os personagens são muito bem construídos, todos contendo yin e yang dentro de si. É impossível não torcer para que tudo dê certo com Li Lan em sua jornada, principalmente para que Lim Tian Ching a deixe em paz (nossa, vocês não têm noção do quanto esse cara é nojento). Para mim, a personagem mais cativante de todas é Amah. Imaginem aquela avó cheia de crenças e superstições, mas que tem um coração enorme. Pois então, é ela.

A autora foi cem por cento bem-sucedida em sua descrição sobre o mundo dos mortos. Ela elaborou tão bem o lugar, com seus espíritos famintos e oferendas oferecidas pela família, que é super fácil acreditar que realmente vamos para lá depois que morremos. Além disso, outra coisa que é super importante destacar é a riqueza de detalhes sobre a cultura do lugar: festivais, costumes, religião e até mesmo o papel da mulher na sociedade, naquela época.

É impossível negar que tive uma ótima experiência com esse livro, mas não é uma história cinco estrelas, favorita, que vai ficar em minha cabeça pelo o resto da vida. Apesar de ter uma linguagem fácil, a narrativa acabou tornando-se lenta em alguns pontos, principalmente enquanto Li Lan se aventurava no mundo dos mortos. Nessas partes, principalmente, ficava com preguiça de ler e até sentia vontade de saltar algumas páginas, mas a curiosidade não deixava (principalmente por causa do romance, que, apesar de sutil, foi delicioso de acompanhar). Não posso falar muito mais se não acabo soltando uns spoilers daqueles.

site: https://www.roendolivros.com.br/

lilyisnight 20/02/2023

Netflix faz melhor
A netflix fez uma adaptação se eu nao me engano e foi muito interessante e sobre a adaptação da netflix eu amo o er lang e o fantasma na adaptação é um gostosíssimo, enfim eu gostei do livro mas eu sempre prefiro os filmes.

Bruna.Freitas 17/02/2023

Noiva cansada
Gostei do livro, é interessante e diferente do universo que sou acostumada. Gostei que o livro tem tradução de alguns significados.
Achei uma leitura longa, com muita descrição e pouco diálogo (particularmente prefiro mais diálogo)
Achei interessante, o final meio besta mas ok. Irei ver a série por curiosidade.
Os personagens são estranhos.
Me senti cansada no final do livro, já estava muito maçante. Típica noiva cansada

Fran 16/02/2023

Melhor livro!!
Que livro!!
Faz tempo que não leio um livro assim, cativante do início ao fim, e não dá pra prever as ações dos personagens, e você fica simplesmente boba porque ele fez o que você nem imaginava.
Aqui temos a história de Li Lan que recebe uma proposta estranha de casamento e depois dali a vida dela muda completamente.
Ainda estou com dúvida sobre alguns personagens, se são aquilo que foi finalizado ou se tem mais a ser feito com eles.
Logo poderia ter uma continuação, mesmo que fosse um conto, só pra mostrar como fica depois da decisão final, e mostrar até onde essa decisão afeta as outras pessoas.
Enfim, amei esse livro!!

Rayy_biaa 07/02/2023

O livro é sensacional!
Outra cultura, outro tipo de escrita, outras personalidades!!
Fiquei com o pé atrás para ler, mas como prometi, esse ano vou ler gêneros fora da minha área de conforto.
Eu adorei o estilo, e já vou ler outros da mesma autora.
A história, os diálogos, os personagens! Você, sair do seu corpo, ir para outro mundo, ter outra visão, outro ponto de vista é simplesmente incrível e até fazem com que a gente reflita sobre determinadas coisas.

Agora Falando da história mesmo, eu amo a LiLan, quero ser ela quanro crescer. O jeito como ela é destemida com aquela assombração, se fosse eu? Já tinha literalmente morrido de medo! Ela é extremamente corajosa, inteligente e linda (pelo menos oque eu imaginei).
Outro aspecto do livro que gostei, foi o romance, bem suave, ainda que fosse o "foco"da obra, o casamento e tals, não ficou massante e sufocante como outros livros. Ele sim explorou bastantes temas dentro, oque tornou o livro bem mais divertido!

Enfim muito,muito muito bom! Leiam, vale super a pena!???

Clara R 02/02/2023

A leitura desse livro, para mim, foi bem interessante. Gostei muito de acompanhar a trajetória da Li Lan e conhecer um pouco mais sobre algumas crenças asiáticas e como eles lidam com a morte. A ambientação até me lembrou um pouco da animação "A Viagem de Chihiro" com os fantasmas e outros seres místicos, e em algumas parte me deixou tensa em saber o que iria acontecer e se tudo daria certo no final. Er Lang se tornou o meu xodózinho! Porém, acredito que muita coisa do livro poderia ser evitada se a Li Lan não fosse tão curiosa, e me deixou um pouco confusa em certo ponto, porque acabei não entendendo a finalidade de uma jornada tão longa. De toda forma, foi uma boa leitura!