Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência Professor Pier

Resenhas - APRENDENDO INTELIGÊNCIA

Rebeca.Souza 10/01/2024

Uma boa leitura.
Li este livro por recomendação de um amigo do colégio (um amigo que sempre teve notas altíssimas, diga-se de passagem) e acho que veio a calhar bem, principalmente porque sempre me senti perdida na hora dos estudos. E quem melhor para orientar sobre esse assunto do que um homem que alia educação com neurologia?

Bem, o livro apresenta algumas técnicas já conhecidas, como a técnica pomodoro de estudar por tempos, principalmente para evitar a "saturação" da mente e horas perdidas de estudo.

Em suma, tentarei aplicar as técnicas neste período da faculdade e espero que eu realmente consiga aprender e não decorar o conteúdo.

PS.: O escritor é claramente um senhor tradicionalista quanto à alguns assuntos, entretanto, isto não ofusca seus conselhos, aliás, torna-os até divertidos de ouvi-los.

Luiz358 08/01/2024

Bacana.
Leitura fácil e rápida, dá até pra ler tudo em 1 dia, eu e que não preferi assim. É realmente necessário e foi por causa desse livro que resgatei o hábito de leitura em dezembro de 2022.

Immanuel_Vest 01/01/2024

Um excelente livro para estudantes
"Pierluigi Piazzi, em sua homenagem irei relatar oque compreendi até a página 27 do livro. O livro começa explicando o porquê a desigualdade social aumentou no mundo e com ela os mais altos índices de miséria e escassez de recursos básicos. O professor explica que tudo isso é causado por conta da falta de controle populacional / natalidade, ou seja, como os economistas afirmam "Os recursos são escassos e por isso devem ser alocados da forma mais inteligente possivel". Entretanto, os formuladores de políticas (Presidentes, 1° Ministros, Príncipes (Oriente médio) falharam miseravelmente ao longo do século XX, assim permitindo um descontrole populacional oque é a principal causa das desigualdades sociais no mundo. Ele citou a seguinte frase "Population, when unchecked, increases in a geometrical ratio. Subsistence increased only in on oríthmetical ratio."2 Thomas Robert Malthus (1766-1834). A população, quando não controlada, cresce em razão geométrica. Recursos de subsistência crescem, apenas, em razão aritmética. Ainda foi citado o WWF, organização sem fins lucrativos que criou um fundo mundial da natureza, foi supracitado o pensamento arrogante dos políticos frente a questão ambiental, muitas vezes descredibilizando as análises dos ambientalistas sobre as ações desses governantes e seus impactos sociais. Resumo dá página 28 a 76: É abordado como funciona o nosso sistema cerebral, onde guardamos as informações de curto prazo (Na memória RAM - Hipocampo) e as memórias de longo prazo (HD - Córtex). O autor aborda sobre o sistema educacional brasileiro, afirmando " é o fato da maioria das escolas serem eficientemente burocratizadas, não se preocupam em ensinar seus alunos a realmente aprender, ou seja, em armazenar o conhecimento de forma permanente." Nesse sentido, as escolas só se preocupam em os alunos tirarem boas notas e não em realmente aprenderem a matéria. Ademais, é afirmado que "Em compensação, no HD (córtex) cabe uma quantidade gigantesca de dados. Se alguém estudasse como um louco 10 horas por dia, todos os dias de sua vida, esgotaria a capacidade de processamento e armazenamento de seu córtex em, aproximadamente, quatro séculos!", ou seja, os alunos não são estimulados a estudar e aprender os conteúdos, muitos estudam na véspera da prova com o objetivo reter o maior número de informação no Hipocampo, após isso esquecem tudo. O ensino deve ser para estimular os alunos a aprenderem, revisarem e gravarem as informações no Córtex (Memória de longo prazo)."

Leninha 24/12/2023

Leitura obrigatória para estudantes
O livro apresenta o que não funciona (infelizmente é o que mais se faz) e através de pesquisas, estudos e evidências, como realmente se deve estudar e não apenas assistir uma aula ou ler um livro.

São conteúdos interessantes para um "start", principalmente, para pessoas que estejam "patinando" nos estudos.
Recomendo anotar as dicas e acima de tudo, colocá-las em prática.

Nandis_diniz 23/11/2023

Como estudar
É um livro interessante. Conheci o professor Pierluigi esse ano e me tornei fã de suas palestras. A questão de eu tirar alguns pontos do livro está mais relacionado a questão da desatualização de algumas partes e a questão fáticas expressa em outros.

Senão isso, 4-4,5 na pontuação.

Clarissa.Rodrigues 25/10/2023

Você deve estudar pouco, mas todos os dias...
É um excelente livro para quem deseja realmente aprender a estudar. Costumo dizer que só não gosta de estudar quem não entende o que está lendo. E para entender o que se está lendo é preciso fazer o básico: ler cada vez mais!

Ah! E tentem realmente fazer os testes que estão disponíveis no final do livro! ?

Walkyria 23/10/2023

Estude pouco, mas estude todos os dias!
Livro perfeito! E gostaria de ter lido durante o meu período escolar, contudo, ainda super útil e prático.
Recomendo a todos!

Sarah.Posso 21/10/2023

Livro curto e de leitura rápida, o autor traz orientações básicas para melhorar nos estudos, interessante para iniciar o tema. Pena não ter as respostas dos testes.

Naty 10/10/2023

Excelente
Livro muito bom, recomendo a todos. Embora tenha poucas páginas tem que ser lido com calma, pois são muitas informações relevantes e interessantes. Se for lido rápido e sem anotar, tenha certeza que não aprenderá bastante coisa.
Recomendo demaaaais!

Gabie 08/09/2023

Maravilhoso
Amei o jeito que o livro é escrito e admito que o li com a voz do píer na minha cabeça, apenas não dou um 5 pois não encontrei no site as respostas das charadas e testes, mas digo que sem dúvidas é um livro que vai agregar muito a todos principalmente os estudantes.

Victor225 31/08/2023

Rápido, simples e incrível
O livro é curtinho para os preguiçosos, mas cada proposta é incrivelmente impactante se você consegue entender e vislumbrar os resultados. E não o livro não fala para você largar tudo pro alto e mudar de hoje para amanhã tudo na sua vida, são coisas simples e muito aplicáveis hoje mesmo.

Stefany295 16/08/2023

Esse cara é top demais
Um pena não ter mais esse cara tão fantástico aqui, o livro é maravilhoso pra quem quer aprender a estudar.

Jose372 07/07/2023

Gostei
Livro bem humorado e com otimas lições sobre estudos,inteligência e conhecimento. Além de ser um livro que vai direto ao ponto sem muita enrolação