Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência Professor Pier

Resenhas - APRENDENDO INTELIGÊNCIA

sara 03/07/2020

Muito bom para quem está procurando por dicas para aprimorar os estudos, independente de qual ensino educacional esteja. Porém, acho que o autor não deveria ter se apegado tanto a estereótipos sociais!

Silva 25/04/2022

Conciso
Um livro simples e rápido de ser lido, cheio de teorias e práticas que ajudarão muitos estudantes.
Me arrependo por não ter lido antes.

Priuli 09/05/2020

Todos precisam ler
Esse livro realmente nos ensina a ser-mos inteligente.
Estou começando a ser um leitor. Quero criar esse hábito maravilhoso. E esse livro nos ensina coisas extraordinárias. Lendo ele você entende que estudou errado sua vida toda. Se o que ensinado no livro for colocado em prática, você será uma pessoa melhor.

Donatti 30/01/2022

Aprender não é tirar uma boa nota na prova...
Um livro do grande professor Pierluigi Piazzi com dicas valiosas de como aprender inteligência. Ao mesmo tempo que são dicas óbvias, nada do que não vimos em suas palestras disponíveis no YouTube, são dicas que muitos alunos não aplicam em seus estudos individuais, impossibilitando-os de se tornarem estudantes efetivos. Ah, além disso, o Prof. Pier explica a diferença entre alunos e estudantes e entre aprendizado e decoreba, definições simples, mas que fazem a diferença em nossos estudos. Muito interessante!

Geraldo 10/12/2021

Resumo de palestra em video...
Conheci o Professor Pier através de uma palestra no youtube de 1 hora.
Resolvi conhecer o livro....
Esta obra é simplesmente o resumo dessa palestra.
Há dicas preciosas de como estudar, aprender e desenvolver uma atitude que vai lhe proporcional a tal inteligência.
Aula dada, aula estudada HOJE.
Incentivo a leitura
E uma descrição de como a pedagogia brasileira nas escolas está degringolando, na versão do professor Pier.
Vale a leitura rápida!!!

Alvaro 04/12/2021

Aprendendo Inteligência
Principais insights:
. Não estude como todos estudam, estudo é questão de qualidade e não quantidade.
. Estudar para aprender e não para tirar nota, o resto será consequência.
. ESTUDE POUCO MAS TODO DIA.
. Aula dada aula estudada HOJE para que você grave no córtex e não perca os ensinamentos quando resetar o sistema límbico.
. Assistir a aula e estudar são coisas diferentes.
. Só escreve bem que lê bem e só lê bem quem lê muito e só lê muito quem lê por prazer.

OPINIÃO:
Um livro de leitura rápido e fácil com muitos ensinamentos, recomendaria para estudantes de ensino fundamental, médio e alunos pré-vestibular, um livro simples e incrível que me trouxe muitos ensinamentos.

Leonardo 06/05/2022

Quem comprou o livro esperando algo a mais do que habitualmente o Professor Píer ensinava nas palestras vai se decepcionar muito, aliás, ao final de minha leitura a palavra que melhor descreveu o que senti foi esta, decepção.

Os bons métodos (E raros no livro) de ensino que ele passa não serão nenhuma novidade para quem já assistiu algumas de suas aulas em vídeo.

Em vários pontos do livro, o autor me passou a impressão de que estava muito revoltado com os alunos, professores e a metodologia de ensino do Brasil, usando um pouco de bom senso, acredito que as pessoas que se interessaram por este livro já sabem da defasagem de ensino no país, exatamente por isso (Ao menos no meu caso) o compraram.

Eu esperava que o Professor fosse passar métodos de ensino e retenção de conteúdo novos em relação as suas palestras, mas na realidade eu diria que o livro foi uns oitenta por cento de críticas e revolta e os vinte por cento restantes de ideias que já foram passadas em vídeos e que as pessoas que tem o hábito de consumir seu conteúdo já estão saturadas.

Não recomendaria a compra, acredito que existem livros melhores sobre aprendizagem e, contrariando o Professor, creio que suas palestras em vídeo são muito mais estimulantes e divertidas em relação a este manuscrito.

Início: 05/05/2022.
Conclusão: 06/05/2022.

Lara 18/03/2022

Livro com ótimas dicas e técnicas sobre como melhorar a qualidade de estudo e desenvolvimento intelectual.

anicca 18/07/2021

Repensando paradigmas educacionais
O professor Pier se dedicou a desvelar mecanismos falidos que mantêm o modelo educacional brasileiro como um dos piores a nível mundial em uma série de três livros. Nos outros dois se dirige a pais e professores, mas neste conscientiza os alunos sobre tropeços que culminam em insatisfação nos resultados e baixo nível de aprendizagem, e os convida a despirem-se de toda a tralha que os guia à zona abissal do desconhecimento.

Ele lamenta que o "sucesso escolar" esteja vinculado apenas a notas altas, pois o objetivo primordial da educação é formar cidadãos desenvoltos, críticos e criativos, e isso depende de uma aprendizagem efetiva. Esta, por sua vez, ocorre quando agimos sobre o material estudado, reorganizando as estruturas mentais até então estabelecidas para complementá-las com as novidades. No entanto, nossa cultura fomenta ações que lesionam o comportamento e a mentalidade dos estudantes: família, escola e sociedade aplaudem o lema "estude mais para passar de ano!", o que condiciona o aluno a introjetar não a importância do aprender, mas do boletim recheado de altas notas.

E "se sair bem nas provas" não necessariamente demonstra que a matéria foi aprendida, mesmo porque a "cola" é uma ferramenta constante na sala de aula. De avaliação em avaliação, o aluno vai caminhando rumo ao ensino médio e, então, chega ao vestibular, momento em que sintetizará os conhecimentos erigidos por anos a fim de cursar uma faculdade. Contudo, diante desse desafio, vem a epifania ensurdecedora: nunca estudou para aprender, apenas para "passar"!

Segundo Pier, o que mantém as escolas brasileiras absurdamente ineficientes é o fato de serem conteudistas e fragmentárias, ofertando informações em excesso, sem conexão aparente com o restante e que mais soam como uma pilhagem obsoleta. Nisso, o aluno não tem seu interesse despertado e geralmente não entende por que estudar aquilo, e aprender está diretamente ligado a emoções ? professores descontraídos tendem a ser preferidos também por isto.

Ressalta ainda outro erro em que nosso modelo insiste: durante a aula, não se aprende, se entende. Há um ditado chinês que diz: "Quando você vir um homem com fome, não lhe deu um peixe... ensine-o a pescar", ou seja, é praticando que o aluno irá perceber qual raciocínio o levou a tal resposta e por que outros caminhos podem não satisfazer a questão. Ele conseguirá analisar e explicar como chegou ali, assumindo-se protagonista.

Para superamos essa estrutura doentia, o professor sugere algumas mudanças, a começar pelo olhar que direcionamos ao processo educativo. A aprendizagem mobiliza os esquemas mentais já estabelecidos e os redimensiona a fim de abarcar o novo conteúdo e uni-lo à estrutura geral. Assim, notas boas são consequência, não o objetivo central.

Em segundo lugar, estudar melhor é superior a estudar por muito tempo, até porque a dinâmica do cérebro não permite tamanho esforço. É como se o Robert Pattinson começasse a treinar para incorporar o Batman dois meses antes das filmagens, o que o obrigaria a malhar por horas todos os dias para compensar o perdido, e não em parcelas diárias como faria se a prudência falasse mais alto, mas é evidente que seguir com esse plano estiraria seus músculos e arrebentaria seu objetivo.

Da mesma forma funcionam os neurônios: quando sobrecarregados, entram em modo stand-by para se recuperar, por isso nos distraímos ao realizar uma atividade por tempo demais. Concentrar a atenção por 30 minutos e realizar alguma dinâmica em intervalo de outros 10, repetindo o processo, é uma tática para reter melhor as informações. Lembrando que esses valores de tempo podem ser redimensionados conforme necessidades individuais.

Leitura passiva, focar no estudo do que gostamos em detrimento daquilo em que não somos tão bons e nos esquecer de repassar o conteúdo no mesmo dia da aula são armadilhas frequentes em que caímos, justamente o contrário do que precisa ser feito. A aula por si só não promoverá aprendizados, mas abrirá caminhos para que, por conta própria, descubramos o funcionamento das coisas. E, quando dormimos à noite, o sistema límbico "reseta", jogando no lixo tudo o que considera inútil, daí a necessidade de rever.

Mas o principal ponto segue nublado, afinal... "aprender inteligência"? Pode parecer estranho à primeira vista, ao menos para aqueles que conceberem o potencial cognitivo como inato ou permanente. O professor e psicólogo Reuven Feuerstein discorda enfaticamente dessa concepção, tanto que elaborou a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, cujo princípio basilar é: a inteligência é plástica e, portanto, pode ser cultivada através de um ensino mediado, mesmo que o contexto do indivíduo não propicie boas condições para a aprendizagem.

Em cursos de formação de professores a ideia de que inteligência é imutável ainda persiste, o que é grave, porque o sistema é excludente e cruel por si só, sem que rótulos e concepções restritas sejam sustentadas. Como resposta a tudo isso, o professor Pier oferece alternativas viáveis para que estudantes de todos os níveis não se vejam mais presos nessa estrutura corrosiva.

Guilherme Aquino Romero 26/03/2022

Excelentíssimo! Os conselhos são muito contundentes e efizes, tem um grande impacto na vida escolar de qualquer um que leia, e é bem como está no prefácio, PENA QUE NÃ LI ANTES!

poli! 26/03/2022

razoável
do início até os 40% do livro, eu gostei muito, de verdade. nesse "espaço" do livro realmente há dicas valiosas que com certeza farão a diferença na minha vida, e que eu gostaria de ter sabido antes. pq sinceramente, é frustrante saber que tudo que estudei até hoje foi jogado fora, e eu sei disso. já tinha percebido isso antes de ler esse livro. mas ainda não tinha entendido POR QUE eu estava estudando de maneira errada. esse livro deixa bem clara a diferença entre entender, aprender e estudar.

como eu disse, até os 40% do livro, é uma leitura proveitosa que vale a pena e que todo estudante deveria ler. porém, depois disso, a leitura decai TANTO... até os 70% do livro é só lixo. um poço de arrogância, de opiniões pessoais equivocadas e zero aproveitamento. NÃO percam tempo lendo, só vão se estressar.

após os 70%, o autor segue sendo arrogante, mas pelo menos melhora um pouco e traz mais alguns pontos úteis para reflexão. contudo, a partir daí seus argumentos e dicas são muito rasos. poderiam ser melhores.

por isso, é uma leitura razoável. basicamente recomendo que leiam apenas até os 40%, e só passem os olhos dos 70% até o fim se tiverem paciência.

Gracinha 09/07/2022

LEIAM!
A leitura desse livro pode mudar a sua vida escolar. Nele aprendemos como nos tornar estudantes e aprender de verdade. Critica o modelo de aprendizagem e nos apresenta uma nova forma de estudar. Gostei muito, achei inteligente e uso o que aprendi durante a leitura nos meus estudos. Ajudou bastante!

Cris 27/03/2021

Bote salva vidas
Se você é aquela pessoa que não lembra nada que estudou na escola, esse livro é para você. Mas também se você está na faculdade e percebe que mesmo que seja um ótimo aluno, mas não se sente bom o suficiente, esse livro também é para você.
Victor.Hugo 08/06/2021minha estante
"AULA DADA AULA ESTUDADA HOJE ANTES QUE SE PASSE UMA NOITE DE SONO."