O Principe de Westeros e Outras Historias

O Principe de Westeros e Outras Historias Neil Gaiman...

Resenhas - O príncipe de Westeros e outras histórias

Raysa 14/12/2020

O príncipe de Westeros e outras histórias
Essa é uma antologia de contos de ficão e fantasia reunidos em torno de pergonagens de moral duvidosa! Canalhas, trapaceiros, ladrões, traidores, vigaristas... Todos têm suas histórias contadas por grandes autores.
Alguns contos fazem parte de sagas já consagradas como é o caso de "O príncipe de Westeros ou o irmão do rei" que faz parte do universo de "As Crônicas de gelo e fogo" e "A árvore reluzente" que faz parte de "As crônicas do matador do rei", duas das minhas sagas favoritas!
Tem uma boa temática, bons autores e bons contos. Tudo organizado de uma forma inteligente e com histórias muito bem escolhidas.
Exigiu um pouco mais de mim como leitora imergir em histórias e mundos completamente diferentes a cada capítulo.
Me decepcionei um pouco com o conto do Martin e outros dois que não gostei nem entendi bem. Mas achei os demais contos muito bons, apesar de alguns fugirem um pouco da temática e trazerem protagonistas não tão mau caráter assim!
Ótima leitura!
?NOTA: 9
??RECOMENDO? Sim!

Campos 24/11/2020

Legal porém picotado
Olha em relação aos contos, me deparei com vários que são muito bons e se tornaram uma porta para conhecer novos autores. O conto principal não funciona tão bem, o Martin escreve livros bem, mas contos são complicados, são muitos informações para poucas páginas. A maior decepção para mim foi saber que o livro original tinha 21 contos e foi cortado para ter só alguns contos, muito frustrante

Rodrigo 23/11/2020

Tem boas histórias, a melhor é do gaiman. Mas no geral nao gostei muito. A história do Martin foi cansativa e paracia um relato de quem dormiu com quem e quem teve filho que quem.

Eddie 14/11/2020

Nunca tinha lido antologias antes, então resolvi dar uma chance pra esse livro. No qual estão contos/novelas de autores diversos.
Gostei de alguns escritores novos por essas breves páginas. Já alguns, não tive tanta vontade de ler assim... Algumas histórias eram muito maçantes e acabavam por me dar preguiça de ler.
Contudo, no geral, houve-se mais prós do que contras.

Dudu 01/07/2020

Surpreendente ?
??O Príncipe de Westeros e Outras Histórias?
?????

2015| @saidadeemergenciaoficiall | ? Organizado por @georgerrmartin & Gardner Dozois

____
O livro é um presente para quem ama personagens canalhas, são 10 contos de tirar o folêgo e arrancar algumas risadas. No 1° conto vemos o desespero do Marquês de Carabas em recuperar seu casaco elegante, lindo, e acolhedor, não só para o corpo, quanto para todo tipos de objeto. No 2° conto, Max Wolff recebe uma carta para comparecer a Igreja do Salvador Ressucitado e recuperar uma arte de forma ilegal para um Bispo corrupto. No 3° vemos do que uma mulher rejeitada e capaz. O quarto nos mostra a humanidade do século XIX abrindo e manipulando dobras multidimensionais no espaço, e Hamilton descobrindo um jeito melhor de morrer.

____
E assim o livro vai seguindo com manipuladores de magia precisando da ajuda de ladrões, a uma versão arábica de um jumper bardo seguindo uma caravana pelo deserto. Caçadores de recompensa numa missão de resgate, garotos que sabem de tudo, uma adolescente envolvida numa conspiração do cinema, a uma história perdida de GOT, é o que você vai encontrar lendo esse clássico cheio de malandros e canalhas em suas aventuras ímpares.

____
Os melhores contos na minha mais singela opnião são: "Como o Marquês recuperou seu casaco" de @neilhimself, "Um jeito melhor de morrer" de @paulcornell2096, "Um ano e um dia na velha Theradane" de @scottlynch4932, "A caravana para lugar nenhum" de Phyllis Eisenstein, e "Em cartaz" de @conniewillis3735

___
Não deixe para ler amanhã, o que você pode ler hoje. Um livro fascinante e um verdadeiro turbilhão de emoções, versões da @editorarqueiro está a venda na @amazon e @submarino por um preço salgado, mas pode ser parcelado no cartão, ou comprar seminovo que sai mais barato.

___
Espero que tenham gostado da resenha e até a próxima. ?

Leonardo 03/06/2020

O Irmão do Rei
O Príncipe de Westeros e Outras Histórias é uma coletânea de contos dos maiores nomes da literatura mundial da atualidade, como George R. R. Martin, Neil Gaiman, Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie entre muitos outros. Foi lançado inicialmente no Brasil em 2015 pela editora Saída de Emergência, e relançado em 2016 pela editora Arqueiro. A proposta dos autores foi basicamente escrever sobre canalhas, pessoas que se aproveitar de outras pessoas. O livro possui 21 contos no total, mas irei dar uma atenção especial ao principal conto do livro que é O Príncipe de Westeros ou o Irmão do Rei, do autor George. R. R. Martin. Esse conto pertence ao universo de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Os fatos aqui narrados se passam cerca de 130 anos depois da Conquista de Aegon, e aproximadamente 170 anos antes do início da saga original.

Nesse conto conhecemos um pouco mais sobre Daemon Targaryen, que estava posicionado em último na linha de sucessão, já que seu irmão, Rei Viserys I governava. Mas ele não aceitava isso de boa vontade, e fazia de tudo para tentar tomar o trono. Viserys nao teve filhos homens no seu primeiro casamento, somente uma filha, o que tornava Daemon o próximo na linha de sucessão. Porém Viserys não confiava nele, e indo contra todas as leis de Westeros, proclamou sua filha, Rhaenyra, como sua herdeira. É obvio que isso não agradou nem um pouco o príncipe Daemon, que começou a tramar para tomar o trono.

E é nesse clima que a Dança dos Dragões, uma guerra civil entre os Targaryens que dividiu o reino em dois começa a ter início, e foi complementado no livro ´Mulheres Perigosas`, com o conto ´A Princesa e a Rainha ou os ´Negros` e os ´Verdes`. Essa guerra iria ceifar milhares de vidas antes do seu fim, e iria marcar a história de Westeros para sempre, além de dar início a decadência da casa Targaryen, pois a maioria dos dragões foram mortos nesse conflito, e eles nunca mais voltaram a ter a grandeza que tinham antes dessa guerra.

Outro conto que me chamou a atenção foi A Arvore Reluzente, de Patrick Rothfuss, autor de A Crônica do Matador do Rei.

Nesse conto acompanhamos um dia típico na vida de Bast, um dos personagens mais misterioso da saga, que é muito mais do que aparenta ser.

Os outros são bastante variados, o que torna esse livro bem interessante. Mesmo que os autores tem um objetivo em comum, ainda sim as histórias conseguem ser bem diferentes e originais, cada um tendo uma proposta de abordagem. Um excelente livro não só para aqueles que querem ler a história do Martin, mas também para os que gostam de contos variados, em diferentes épocas e temas.

João 01/06/2020

Contos muito bons
Aqui temos vários contos de alguns autores e alguns deles como Neil Gaiman, Gillian Flynn e Patrick Rothfuss eu já conhecia mas nunca havia lido nada deles. Gostei muito dos contos escritos por tais autores, principalmente o da Gillian Flynn. O que me leva a querer conhecer as obras desses escritores assim que possível. Ademais, quanto aos outros contos, também curti eles.
Referente a história escrita pelo George Martin é contado sobre o Príncipe Daemon Targaryen, prosseguindo mostrando as primeiras sementes da guerra civil A Dança dos Dragões, que é um dos meus eventos preferidos ocorridos nesse mundo.

Jú Rodrigues 17/05/2020

Para fãs de literatura fantástica.
Antes de tudo, vale ressaltar, são contos. O que significa que quando a leitura está ficando realmente boa, acaba.
Poucas vezes vi uma seleção de autores premiados tão bem feita, e a organização dos contos é ótima!
Os contos variam entre universos, épocas e personagens.
Obviamente você vai gostar mais de uns do que de outros, mas para quem é fã (e entende) de literatura fantástica, é um prato cheio!

JD 31/07/2019

Anti heróis
O Príncipe de Westeros e outras Histórias.
Organizado por George R. R. Martin e Gardner Dozois.
Neil Gaiman começa com "Como o Marquês Recuperou o seu Casaco", nos mostrando que rotulamos nosso próprio nome, que nossa natureza genética e nosso âmago não pode ser inibido e que todos nós temos nosso lado traiçoeiro. A estória do Marquês de Carabas estimula nossa imaginação no cenário SteamPunk de Londres de Baixo, um pós apocalípse e mutagênico, onde notamos um ambiente permanentemente hostil, do poder manipulador dos esporos dos homens cogumelo e da ambientação de 1973 com esgotos da obscura europa antiga.
David W. Ball conta em "Proveniência" a historia sangrenta e trágica de uma pintura em tela chamada Caravaggio, sendo utilizada como moeda de venda de um soldado da SS, de um ditador latino, de um traficante de armas, de um ladrão de objetos e de um padre super carismático e charlatão colecionador de obras famosas e com temas divinos, que por sua vez tem direta relação com a origem da obra durante a segunda guerra mundial.
Gillian Flynn apresenta "Qual é a sua Profissão?" Onde uma mulher com um histórico miserável de vida sobrevive por meio de trabalho sexual e pseudociência na chamada leitura de áurea. Apesar da desgraçada profissão, o enredo tem uma reviravolta aterrorizante e persuasiva, deixando o leitor em conflito das opções do que realmente aconteceu e iria acontecer com a manipuladora sendo manipulada.
Paul Cornell nos presenteia com "Um Jeito Melhor de Morrer" distorcendo a realidade em vários multiversos num ambiente europeu com uma política e tecnologia totalmente diferentes das nossas, onde o soldado Hamilton terá que enfrentar o seu outro eu no sistema que sim tem haver com o nosso, falho.
Scott Lynch nos apresenta "Um Ano e Um Dia na Velha Theradane" com a mirabolante estória de um grupo de uma ladra, uma ilusionista, um mago, uma globin e um autômato, que após cumprirem suas penas por dezenas à centenas de crimes, se reunem pela astúcia de uma poderosa mago em meio à uma batalha constante que modifica poeticamente e caoticamente toda cidade, e pra isso deverão roubar algo quase impossível.
Phyllis Eiseinstein apresenta "A Caravana para Lugar Nenhum" com mais uma aventura do bardo Alaric, procurando inspiração pra mais uma de suas canções no deserto amaldiçoado por uma infortúnia miragem que levará à escolhas que não serão tão inspiradoras assim, mas que revelará um dom incrível do bardo.
Em "Galho Envergado", Joe R. Lansdale traz, pra mim, a melhor história do livro! A dupla de detetives particulares Hap e Leonard, irmãos por parte de pai, encaram um pequeno resgate à uma garota em perigo das garras de traficantes e assassinos. Uma história texana cheia de pé na porta e soco na cara tão foda que não da pra parar de ler até te-la terminado!
Patrick Rothfuss nos traz "A Árvore Reluzente" com a emocionante história real de um rapaz numa hospedaria que vive a vida sem preocupações e trocando favores com crianças, aprendendo muitas lições num único dia, assim como ensina muitas outras também.
Connie Willis conta "Em Cartaz" uma história tosca de três garotas numa ida ao cinema que supostamente esconde conspirações à serem desvendadas.
E por fim George R. R. Martin nos presenteia com "O Príncipe de Westeros ou o Irmão do Rei" com a história de Daemon Targaryen, o príncipe hostil, invejoso e canalha, bem como as sucessões do rei Jaehaerys, Barlor I e Viserys I com um reino cheio de paz e prosperidade. Daemon escolhe criar seu próprio exército de soldados e mercenário decaptadores para reivindicar Passopedra e o triarcado Lys, Myr e Tyrosh, vulgo "as três putas", onde conseguiu inúmeras vitórias sangrentas. Enquanto isso Viserys mantém o equilíbrio entre os "verdes" de Alicent Hightower de Vilavelha, partido de sua atual esposa e os "pretos" Targaryen de sua filha Rhaenyra, legitimada sucessora ao trono de ferro. Ainda que hajam conflitos de detalhes descritos pelo meistre Eustace e o bobo Cogumelo, há relatos de despojos e escrúpulos da princesa Rhaenyra com Daemon e ainda outros. A história prossegue com a rivalidade dos filhos da rainha com os filhos da princesa, perdendo progressivamente o encanto que o reinado era, mostrando que vil é o que era belo e podre o que tentou ser cantando nas notas dos alaúdes em forma de poesia.

Ju Zanotti 04/07/2019

Os contos de O príncipe de Westeros e outras história explora o universo dos "anti-heróis" personagens que por força do carisma ou destino acabam caindo no gosto de muito leitores. Eu confesso que muitas vezes me afeiçoo mais a eles do que aos heróis. Para a composição das narrativas Martin e Dozois organizaram um grupo de grandes autores que nos contam aqui a história de seus personagens, sejam eles inéditos ou não.

A cargo de curiosidade é interessante vocês saberem que a Editora Saída de Emergência dividiu a antologia em dois volumes, o primeiro contém os contos que vocês verão abaixo e o segundo tinha previsão para ser lançado agora em 2016, o que não posso afirmar como certo, mas que torço muito para ser verdade. Abaixo vocês podem ler minha opinião sobre cada um dos contos!

Como o Marquês recuperou seu casaco - Neil Gaiman

O primeiro conto do livro é de um autor bastante famoso no meio fantástico, Neil Gaiman, portanto eu esperava que o conto "Como o Marquês recuperou seu casaco" fosse ser muito bem desenvolvido apesar do pouco espaço para um conto, contudo minhas expectativas caíram por terra e meu primeiro contato com Gaiman através dessa curta história não foi nada agradável. Achei o conto bem vago, não senti identificação com a história e nem tive tempo de entender os personagens. (Nota: 2)

Proveniência - David W. Ball

"Proveniência" o segundo conto desta coletânea é exatamente o que eu esperava de alguns contos deste livro. Nele o autor David W. Ball traça o caminho de uma obra de arte "perdida". Mesmo nos apresentando diversos personagens o autor não se perde em momento algum, a trajetória do seu conto é surpreendente e eu acabei a narrativa louca para ler algo mais do autor, e para minha surpresa só encontrei um livro de Química ou Física, não me lembro agora, o que foi bem decepcionante. Esse cara deveria estar na lista de best sellers ficcionais, sem mais! (Nota: 5)

Qual sua profissão - Gillian Flyn

O terceiro conto do livro "O Príncipe de Westeros e Outras Histórias" é "Qual sua profissão?" escrito por Gillian Flyn, então depois de tantas opiniões positivas sobre a autora eu estava bem pronta para amar o conto, mas foi uma decepção grandiosa. Durante a narrativa a autora chegou a me deixar bastante empolgada. A curiosidade se o tema central seria uma pessoa psicótica ou algo sobrenatural me manteve atenta, porém o final foi decepcionante, sem muito esclarecimento e bobo. Mais decepcionante não foi não ter gostado, e sim o fato de que a autora não soube usar todo seu potencial para fazer desse conto um dos melhores do livro. O fim é brochante! (Nota: 1)

Uma forma Melhor de Morrer - Paul Cornell

"Uma forma Melhor de Morrer" é o quarto conto do livro, escrito por Paul Cornell um autor que apesar de todo seu currículo, incluindo Doctor Who, Marvel e DC Comics eu nem sabia quem era até então. Mas enfim, o conto não me agradou, ele começa confuso e não explica bem a questão da tal realidade alternativa do séc. XIV proposta no conto, o que seria passável por ser apenas um conto, mas de qualquer forma a história é bem confusa, e apesar das atitudes dos personagens ele não se mostraram tão intensos como eu esperava de uma história sobre canalhas, e um canalha para ser bom tem que ter intensidade. O autor, conta a história como se o leitor já tivesse um conhecimento prévio sobre tudo, o que, com as frases elaboradas de forma enigmática torna tudo ainda mais cansativo, porque não sabemos de que raios o autor está falando, a não ser que você já tenha lido algum livro que o autor tenha escrito sobre este universo e personagem. Infelizmente este é mais um conto que não gostei no livro. (Nota: 1)

Um Ano e um dia na velha Theradane - Scott Lynch

"Um Ano e um dia na velha Theradane" é um dos contos que eu mais esperava neste livro, e graças a Deus eu fui recompensada e a expectativa não foi frustrada. Lynch utiliza nesse conto a mesma linha dos livros da série Nobres Vigaristas, porém por ser um conto a narrativa é muito mais ágil, e o mais interessante é que em nenhum momento o leitor fica perdido ou confuso na narrativa. É uma história simples, sem um desfecho arrebatador, mas que cumpre o que é proposto no livro. Só não digo que foi o melhor conto até agora porque nenhum conseguiu bater "Proveniência" de David W. Ball. (Nota: 4)

A Caravana para lugar nenhum - Phyllis Eisenstein

"A Caravana para lugar nenhum" é o conto de Phyllis Eisenstein para o livro, nesta história a autora retoma um personagem que não utilizava em suas histórias há décadas, Alaric, O Bardo. Confesso que eu não conhecia o personagem, mas gostei da forma como a autora apresenta ele, e acabei curiosa com os livros que a autora escreveu sobre o personagem. A história traz um toque fantástico delicioso, contudo achei que deixou um pouco a desejar em alguns pontos, não especificando o que aconteceu com um certo personagem, apesar de ser perfeitamente compreensível ainda assim senti que faltou algo, mas não sei bem explicar o que seria. O desfecho é interessante, mas não chega a ser tão bom como o de "Proveniência" e "Um ano e um dia na velha Theradane". Mesmo assim vale a pena! (Nota: 4)

Galho Envergado - Joe R. Lansdale

Quem me conhece como leitora sabe que não sou grande fã de histórias policiais, acho sempre um pouco arrastado demais, mas vou ter que dobrar a língua para falar sobre "Galho Envergado", o conto foi escrito por Joe R. Lansdale e traz personagens já utilizados pelo autor em alguns romances, porém isso não nos deixa perdidos, o autor consegue nos situar perfeitamente em sua narrativa, que apesar de rasa e até mesmo previsível é bem fluída e ágil. Eu gostei bastante, mesmo assim não tanto quanto outros! (Nota: 3)

A Arvore Reluzente - Patrick Rothfuss

Patrick Rothfuss é, na minha humilde opinião, um gênio da literatura, seu conto era o mais esperado por mim desde que vi que anunciaram Rogues (internacionalmente), então antes mesmo da Editora Saída de Emergência anunciar que iria lançá-lo aqui no Brasil eu já tinha lido o conto, mas como sou obsessiva eu reli. E minha opinião não mudou uma vírgula, você pode ler melhor sobre o que achei neste link: http://goo.gl/Tqul96 (Nota: 5)

Em Cartaz - Connie Willi

"Em Cartaz" é um conto da autora Connie Willis, dentre todos os contos é o mais leve e tem um tom de comédia romântica. Não posso dizer que esperava um conto deste estilo no livro, mas mesmo assim gostei da forma como ele é narrado. Não há muito o que dizer a não ser que é bem escrito e desenvolvido. (Nota: 4)

O Príncipe de Westeros ou O irmão do Rei - G. R. R. Martin

O Último conto de O príncipe de Westeros e outras histórias foi escrito por G. R. R. Martin e conta a história de ambição do príncipe de Westeros Daemon Targaryen e os eventos que levaram a guerra conhecida como Dança dos Dragões. Por ser um conto e Martin utilizar muitos personagens e tratar de sucessão e descendências eu acabei ficando um pouco confusa com tantos filhos, netos e bisnetos, mas nada que atrapalhe a história em si. É perfeitamente compreensível qual o foco da narrativa e o caminho pelo qual ela se desenvolve. Eu esperava um pouco mais desse conto, mas apesar de não ser o melhor ele segue piamente o estilo do autor! (Nota: 4)

Enfim, no geral o livro não é ruim, mas levando em conta os nomes que o sustentam e os autores que fizeram parte incluindo seus contos eu esperava muito mais. O melhor conto de todos foi sem dúvida Proveniência, muito bem escrito e desenvolvido, além dele A Arvore Reluzente de Rothfuss foi o que mais me agradou, mas nesse caso sou suspeita para falar! Se há algo que me incomodou um pouco foi o título dado ao livro, no original ele se chama Rogues, em tradução literal seria Canalha em português, contudo a Editora Saída de Emergência resolveu chamar atenção para a obra de Martin, dando destaque ao autor e seu conto. Para suavizar acho que a capa ficou muito bem feita, só esperava que não tivessem prezado pelo Marketing ao destacar o autor. Sobre a revisão não há do que reclamar, não encontrei um erro sequer e a edição também está de parabéns. No mais, se você gosta de ler contos ou quer encontrar alguns personagens conhecido ou autores queridos deve dar uma chance a esse livro sem sobra de dúvidas!

Laís 27/04/2019

Ótima coletânea de histórias de diferentes géneros porem todos cativantes e um verdadeiro prazer para ler.
Acho que esse livro é um bom modo de descobrir autores novos, por dar uma amostra do poder e estilo narrativo dos escritores.

Isis 26/02/2019

Incrível
Difícil achar um conto fraco ou previsível no livro por mais que tenham. É uma excelente forma de conhecer novos autores para ler, essas páginas são garantantia para terríveis, estupendas e viciantes aventuras imersivas .
DRK 05/01/2022minha estante
Vai pras crônicas mulher!!!!

Tamirez | @resenhandosonhos 23/08/2018

O Príncipe de Westeros e Outras Histórias
Um belo dia nosso querido George R. R. Martin estava entediado de tanto não escrever Os Ventos de Inverno e resolveu convidar um bando de autores para escreverem contos que envolvessem uma tema comum: canalhas. Cada um dos contos que compõem esse livro tem esse elemento que os une, um personagem que gosta de passar as pessoas pra trás ou fazê-las de trouxa.

Por mais que o livro se venda como algo muito bacana para fãs de fantasia, também é possível encontrar aqui algumas histórias que não são exatamente fantásticas ou se passam no período medieval, como a capa mostra. Aliás, minha grande surpresa foi bem ai. Ver que mesmo com toda a pompa da ilustração da capa, as tramas desenvolvidas dentro do livro vão muito além disso, inclusive surpreendendo o autor com histórias que você jamais imaginaria olhando pra esse livro.

A principal surpresa talvez tenha sido ver Gillian Flynn se arriscar em um conto que mostra sua cadência tradicional de escrita, mas que traz um tom bem mais “adulto”. Coloquei entre aspas porque esse é exatamente o nome que esse conto ganhou ao ser transformado em livro esse ano pela editora Intrínseca. Portanto, para quem possa não saber, a história contada aqui por Flynn é exatamente a mesma que foi lançada separadamente em 2016 sob o título de O Adulto, quando na antologia é chamada de “Qual é a sua profissão?”.

Um outro autor que eu estava louca pra ler novamente era o Patrick Rothfuss. Ele escreveu O Nome do Vento e O Temor do Sábio e está devendo o terceiro e último livro há vários anos. Aqui ele nos devolve um pouquinho do gosto daquela história trazendo Bast de volta em uma nova história com foco no personagem.

Mas é claro que a grande estrela do livro é o Sr. das Crônicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin. Com o conto intitulado O Príncipe de Westeros ou o Irmão do Rei, já sabemos que vamos viajar novamente para esse mundo imenso e inebriante que o autor criou. Nessa história conheceremos um pouco mais sobre Daemon Targaryen, um jovem posicionado como último na linha de sucessão já que seu irmão mais velho governava. Ele fez praticamente tudo o que estava ao seu dispor para conseguir o trono e foi nessa época que a famosa “Dança dos Dragões” aconteceu.

Seu irmão, o Rei Viserys I Targaryen não teve filhos homens em seu primeiro casamento e, em função da personalidade pouco confiável e instável do irmão, proclamou a filha Rhaenyra como sua herdeira, contrariando todas as leis já propostas e claro, levantando a ira do irmão que com a falta do herdeiro achou que estava a apenas alguns anos de se tornar Rei.

Pra mim, que já li O Mundo de Gelo e Fogo, nada do que li foi uma grande surpresa, já que passei por essa parte por lá. É claro que aqui as coisas estão mais detalhadas e há uma grande número de informações extras, mas nada que fosse surpreendente pra quem já conheceu a história de todos os Reis Targaryen e suas peripécias na enciclopédia lançada há dois anos.

Além dos três nomes já mencionados, o livro também conta com contos dos renomados Neil Gaiman e Scott Lynch. E alguns nomes que eu ainda não conhecia, mas que também ambientaram boas histórias, como David W. Ball, Pall Cornell, Phyllis Eisenstein, Connie Willis e Joe R. Lansdale.

As histórias variam de mundos medievais que já conhecemos e viram cenários de outras histórias a tramas inéditas construídas dentro do nosso mundo contemporâneo. Acho que diversidade define bem esse livro. Tanto em tom de história como também nas ambientações e propósitos de cada uma. As propostas são bem diferentes, mesmo que eles tenham o elemento em comum.

Pegar um livro que achei que traria somente contos mais medievais dentro da fantasia, e me deparar com algo completamente diferente, escondido por trás dessa capa que lembra tanto as histórias de Martin, foi uma bela surpresa e super recomendo a leitura pra quem gosta de contos. Eu tenho alguns problemas com o gênero porque fico muito ansiosa com histórias curtas e por vezes acho que a trama não foi bem desenvolvida. Esse não é o caso aqui. Salvo algumas exceções, como o de Flynn, que achei o final um tanto quando abrupto, a maioria consegue desenvolver sim uma história concisa dentro das poucas páginas que lhes foram destinadas.

Como estamos falando de bons nomes da literatura mundial e que já mostraram para o que vieram com outras tantas histórias bem sucedidas, é difícil pensar que, por mais diferentes que os contos sejam entre si, possa haver algo aqui que não seja extremamente legal e único. E claro que também é muito interessante ver o quanto um mesmo tema, como Canalhas, pode ter um desdobramento completamente diferente de acordo com cada autor.

site: http://resenhandosonhos.com/o-principe-de-westeros-e-outras-historias/

Leila de Carvalho e Gonçalves 03/07/2018

A Canalhice Humana
O Príncipe de Westeros e Outras Histórias" reúne dez contos selecionados de uma coletânea de vinte e um, intitulada "Rogues", que foi compilada por George R. R. Martin a pedido de seu editor, Dozois Gardner. Abordando a canalhice humana, seus autores são nomes consagrados da literatura norte-americana, apesar de boa parte ser pouco conhecida e até mesmo não ter qualquer livro publicado no Brasil. Por essa razão, essa é uma boa oportunidade para conhecer essas narrativas e o único inconveniente é que algumas possuem o mesmo cenário e personagens tratados em outros livros, o que pode dificultar a compreensão de quem não os tenha lido.

Segue a lista de cada história, seu autor e algumas considerações a respeito:
- Como O Marquês Recuperou O Seu Casaco" - Neil Gaiman: Para recuperar seu casaco multifuncional, o "Marquês de Carrabas" terá que ajudar um Cogumelo apaixonado, escapar da vingança de um Elefante e penetrar no perigoso território dos Pastores. Nesse conto, Neil Gaiman volta à surreal Londres de Baixo, cenário do best-seller "Lugar Nenhum", para narrar essa surpreendente aventura cujo nome do protagonista é uma clara homenagem a um dos mais simpáticos vigaristas da literatura infantil, o Gato de Botas.

- "Proveniência" - David W. Bal: Um valioso quadro de Caravaggio, "A Morte de Golias", que estava desaparecido desde a Segunda Guerra, chega às mãos de Max Wolff, um marchand sem escrúpulos. Apresentando a trajetória da pintura durante mais de quatrocentos anos, o clímax da narrativa é como ela será negociada, revelando até que ponto pode chegar a ambição humana.

- "Qual É Sua Profissão?" - Gillian Flynn: Uma vidente de auras, ou melhor, uma consumada vigarista, se vê envolvida com uma cliente rica, dona de uma casa mal assombrada, cujo enteado é um adolescente problemático. Com um desfecho repleto de reviravoltas, esse conto foi publicado em edição avulsa com outro título, "The Grownup" ou "O Adulto", por sinal, muito mais adequado à história.

- "Um Jeito de Morrer" - Paul Cornell: Num universo paralelo, um homem encara seu maior desafio, lutar até a morte com seu maior inimigo, uma versão mais jovem de si mesmo. Essa é uma história fascinante com um desfecho surpreendente. Li, reli e fiquei curiosa em conhecer outras narrativas do autor.

- "Um Ano E Um Dia Na Velha Theradane" - Scott Lynch: Num mundo em guerra e dominado pela fantasia, uma maga terá que abandonar a aposentadoria e entrar em ação após insultar sua poderosa rival, enquanto estava bêbada. Sua missão é desaparecer com uma rua e seu prazo, um ano e um dia. Depois de várias tentativas, a maneira como ela resolve o problema é muito bem planejada, conduzindo a um inesperado desfecho.

- "A Caravana Para Lugar Nenhum" - Phyllis Eisesnstein: A personagem principal desse conto é Alaric, um bardo com poderes mágicos que também protagoniza a série "Tales of Alaric Ministrel", indisponível em português. Nessa narrativa, o jovem acompanha uma caravana de um rico traficante de drogas, Piros, através do deserto sem imaginar os perigos que terá de enfrentar.

- "Galho Envergado" - Joe Landsdale: Hap Collins e Leonard Pine são dois amigos e detetives nas horas vagas que estão investigando o desaparecimento de Tillie, enteada de Hap, cujo passado tumultuado indica que, se não estiver morta, deve estar metida numa boa confusão. Contrariando o bom começo, o desfecho não me agradou, como a dupla protagoniza uma série, a regra é que nunca podem se dar mal, corroborando para soluções pouco verossímeis.

- "A Árvore Reluzente" - Patrick Rothfuss: Trata-se de uma prequela da trilogia "Crônica de um Regicida", maior sucesso do autor. Curiosamente, ele escolheu para protagonista uma personagem secundária da coleção. Chamado Bast, ele é um jovem ajudante de um estalajadeiro que se revela um simpático vigarista, trocando favores para benefício próprio ou do seu patrão. Particularmente, gostei muito desse conto e coloquei os livros do escritor na minha lista de leitura.

- "Em Cartaz" - Connie Willis: Com inúmeras referências cinematográficas, esse conto é uma ficção especulativa cuja protagonista, uma jovem estudante, e seu ex-namorado tentam desbaratar uma surpreendente conspiração no Cinedrome, uma nova forma de entretenimento que reúne um cinema com 100 salas de exibição, centro de compras e alimentação além de inúmeras atrações. Divertido, roubou minha atenção até o desfecho muito bem tramado. Infelizmente, até agora, os livros da autora somente estão disponíveis em inglês.

- "O Príncipe de Westeros" - George R.R. Martin: Essa é uma nova história sobre o mundo de "Game do Thrones". Protagonizado por Daemon Targaryen, o irmão do bondoso rei de Westeros, ele é um ambicioso calhorda que consegue superar fortes concorrentes de olhos sucessão do trono. Nunca havia lido qualquer livro de Martin e fiquei impressionado com sua competência para criar e desenvolver uma narrativa com inúmeras personagens sem fazer com que o leitor perca o fio da meada.

Bom entretenimento!

Camix 27/05/2018

Todo mundo ama um canalha...
Dica sobre o livro O Príncipe de Westeros, leia de trás pra frente, senão desanima, gostei bem mais dos últimos contos, os primeiros achei bem fraco... O estilo dos autores, deixaram os melhores no final. Todos os contos são sobre canalhas, q é o título original em inglês: Rogue, nada a ver esse título do Brasil.