O Principe de Westeros e Outras Historias

O Principe de Westeros e Outras Historias Neil Gaiman...

Resenhas - O príncipe de Westeros e outras histórias

Rascunho com Café 24/06/2015

A coletânea dos melhores canalhas
Fantasia é de longe meu gênero favorito. Mesmo que eu goste de dar voltas por outros assuntos, como romance, ficção científica e alguns dramas, não tem nada que me faça tão feliz do que pegar uma boa fantasia para ler e terminar as páginas com os olhos brilhando e o coração pedindo por mais. "O Príncipe de Westeros e Outras histórias" foi o livro que levou esse meu sentimento final a um outro nível.

George R. R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo) e Gardner Dozois (The New Space Opera) tiveram a brilhante ideia de convidar alguns dos melhores autores da atualidade para que escrevessem contos com uma temática em comum: Canalhas. Independente do gênero que cada um escolhesse, cada conto teria que trazer como personagem principal um canalha, um malandro, um sacana, um tipinho que apesar de todos os problemas quase sempre ganha o coração do leitor, para o bem ou para o mal.

A introdução fica a cargo de Martin, com o texto "Todo mundo ama um canalha", e já faz questão de quebrar barreiras ao introduzir uma coletânea de contos que não é basicamente fantasia, também possui drama, terror, espionagem e um mix de personagens e narrativas que prende do início ao fim.

Antes de falar sobre os contos, preciso dizer que o que me incomodou, de certo modo, nesse livro foi o fato da maioria deles se tratar de uma espécie de Spin Off de livros dos próprios autores. Alguns souberam amarrar a trama com maestria, mas outros me deixaram confusa em relação às tramas, fazendo com que eu levasse várias páginas para ter uma pequena noção do que aquilo tudo se tratava. De certa forma eu associei esse problema à dificuldade de resumir todo um universo nas poucas páginas de um conto, uma vez que a maioria dos livros de fantasia possui maior complexidade quando se trata de universos alternativos, poderes, vilas, hierarquias, etc, etc, mas acho que alguns autores deveriam ter encontrado uma maneira de sintetizar tudo isso de forma a não confundir o leitor.

Em contrapartida, alguns contos originais, sem nenhuma relação com outras obras daqueles autores, me surpreenderam e definitivamente me deixaram com gosto de quero mais. Foi o caso dos contos "Qual é a sua profissão", de Gillian Flynn, que narra a história de uma falsa vidente que na verdade ganha a vida masturbando clientes e se vê obrigada a usar seus "poderes" de vidente em uma casa mal assombrada, e "Em cartaz", de Connie Willis, que se passa em um cinema do futuro em que há uma conspiração para que a personagem não veja o filme que quer ver, enquanto também tem que lidar com a presença de seu ex, um traste/malandro a quem ela ainda ama.

Já entre os contos de fantasia, não tem como deixar de citar meus contos favoritos, começando por "Um ano e um dia na velha Theradane", de Scott Lynch, que traz como protagonista Amarelle Parathis, uma maga ex ladra que se vê obrigada a roubar uma rua para sobreviver e que traz na bagagem a companhia de seus amigos, incríveis ladrões astutos. Outro que me conquistou de cara foi "A árvore reluzente", de Patrick Rothfuss, que traz um outro nível fantasia, com personagens complexos, enigmáticos, sem soar enfadonho, pelo contrário, as páginas voam.

E por último "O Príncipe de Westeros", de George R. R. Martin é um conto ambientando nos sete reinos das Crônicas de Gelo e Fogo, tendo como protagonistas Targaryens que viveram muito antes dos nossos queridos Ned Stark e Daenarys Targaryen. Narrado de uma forma super inusitada, como um relato de um meistre da época, é como em mergulhar em um livro que qualquer personagem da trama poderia pegar em sua estante e ler.

Definitivamente é um livro rico que deve agradar a todos aqueles que amam personagens conturbados, bad asses, que têm aquela pontinha de bondade misturada com pecado que é um balde cheio de aventuras. Dificilmente você vai terminar esse livro sem sentir curiosidade a respeito das obras daqueles autores.

site: www.rascunhocomcafe.com

Thunder Wave 18/06/2015

O Príncipe de Westeros e outras Histórias é um livro de contos, organizado por George R.R.Martin e Gardner Dozois, reunindo contos de renomados escritores. Todas as histórias possuem algum personagem canalha, pois como o próprio Martin escreveu na sua introdução, “Todo Mundo Ama um Canalha”, todos nós amamos ver um personagem mais “cinzento”.

Não sou uma pessoa muito fã de contos. Não é raro achar que tentam colocar uma história muito complexa em poucas páginas, deixando a necessidade de explicar muita coisa em um curto espaço, resultando em algo meio confuso ou até mesmo corrido. O Príncipe de Westeros me deixou com essa exata sensação em vários momentos, muitos dos contos ficaram confusos por causa do motivo mencionado acima. Isso não quer dizer que achei o livro ruim, apenas alguns dos contos. Muito deles foram espetaculares! Entre eles cito:

Como o Marquês Recuperou seu Casaco, que conta a aventura do Marquês de Caraba para recuperar seu casaco muito importante, que além de elegante era equipado de algumas regalias. Foi escrito por Neil Gaiman, um dos maiores nomes da literatura fantástica atual. Entre seus Best-sellers se encontra ‘Deuses Americanos’ e ‘ Coraline’, além de várias HQ’s famosas. Gaiman ganhou vários premio de literatura.

Qual é a sua Profissão foi meu favorito. Escrito pela maravilhosa Gillian Flynn ( responsável pelo sucesso ‘Garota Exemplar’, ‘Lugares Escuros’ e ‘Objetos Cortantes’), o conto nos mostra um gostoso suspense vivido por uma garota de programa que resolve tentar carreira como clarividente. A falta de complexidade no passado dos personagens e a narrativa informal, meio cômica, fizeram o conto ficar em primeiro lugar na minha lista de favoritos.

“Deixei o livro cair e batemos nossas cabeças tentando pegá-lo. Definitivamente não é o que você quer de uma vidente: um pouco de “ Os Três Patetas”.

A Árvore Reluzente, de Patrick Rothfuss. Centrado no ambiente de seus Best-sellers mais famoso, a saga ‘A Crônica do Matador do Rei’, esse conto só irá agradar aos leitores da mesma. A história acompanha um dia típico na vida de Bast, um dos personagens mais famosos desse romance.

O Príncipe de Westeros, assim como o citado acima, é uma história derivada das obras existentes do autor, a famosa ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’, de George R.R.Martin. Aqui Martin conta um pouco sobre o canalha Daemon Targaryen, o príncipe ambicioso que nunca chegou a ser rei.

Em Galho Envergado, a simplicidade foi a chave para o sucesso. Escrito por Joe R. Lansdale, acompanhamos dois de seus mais famosos personagens, Hap e Leonard, em um resgate de uma donzela (não tão donzela assim…) em perigo.

Esses cinco contos, como já mencionei, foram os que considerei espetaculares. Só eles já valem a compra do livro. Porém, alguns deles não foram tão bons quanto esses, mas também não foram ruins. Entre eles estão:

Um Ano e Um Dia na Velha Theradane, que narra uma aventura cheia de magia, em uma guerra entre magos. Um grupo de ladrões é contratado para roubar algo impossível de ser roubado, com um prazo muito curto para fazê-lo antes de terem que abrir mão de suas vidas. Escrito por Scott Lynch, esse conto não entrou na lista de “espetaculares” apenas por cair no problema de excesso de explicação de personagens, mas a história é muito criativa e ao chegar na metade do mesmo, não dá mais para largar.

A Caravana Para Lugar Nenhum, de Phyllis Eisenstein, cai no mesmo problema do anterior. A aventura se torna interessante apenas no fim, até lá, apenas nos deixa curiosos. Aqui, acompanhamos Alaric, o bardo, que parte em uma caravana rumo a um deserto considerado muito perigoso, onde espíritos malignos uivam à noite e miragens são rotineiras. Porém, nem todos os perigos são de fato imaginários.

Finalmente, cito os contos que realmente não me agradaram:

Proveniência foi o conto mais chato da obra. Sério, considerei realmente entediante. David W. Ball escreveu sobre um raríssimo quadro encontrado, e um homem que pretende vendê-lo por um preço bem alto. O problema é que quase toda a escrita foi sobre o histórico do quadro, o que tornou a leitura bem chatinha. O desfecho em si é bem legal, mas será uma vitória se você chegar até essa parte.

Um Jeito Melhor de Morrer. É com muito pesar que digo que esse conto não me agradou nem um pouco. Como uma Whovian de carteirinha, foi sofrido não gostar de algo escrito por Paul Cornell, responsável pela maioria dos meus episódio favoritos da série. O problema é que Paul dá a impressão de ser bom apenas em algo mais visual, escrevendo uma história muito boa, mas que ficou muito confusa pelo alto teor de ficção. Em um filme, ou até mesmo quadrinho, posso ver essa narrativa funcionando, mas não em um conto. Cornell narra um estranho cenário onde um espião se encontra preso em uma luta de vida ou morte com alguém muito perigoso- ele mesmo.

Por fim, temos Em Cartaz, escrito por Connie Willis. Não tenho muito o que dizer sobre o motivo desse conto não me agradar, apenas não gostei da história, é um pouco bizarra. Connie nos leva para uma noite no cinema que acaba sendo bem complicada para o casal protagonista.

Fazendo o balanço geral, apenas três dos dez contos foram desagradáveis, o que significa que o livro é bom. Sinceramente, esperava um pouco mais de alguns dos escritores tão consagrados, mas dou vários pontos positivos pelo tema escolhido. Indico a leitura do livro, mesmo que não gostem de alguns dos contos, tenho certeza que os outros irão compensar.

site: http://thunderwave.com.br/resenha-o-principe-de-westeros-e-outras-historias/

rafazaakar 07/06/2015

ZaaKar.com Resenha: O Príncipe de Westeros
Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!

Sinopse: "Com histórias de Joe Abercrombie, Gillian Flynn, Matthew Hughes, Joe R. Lansdale, Michael Swanwick, David Ball, Carrie Vaughn, Scott Lynch, Bradley Denton, Cherie Priest, Daniel Abraham, Paul Cornell, Steven Saylor, Garth Nix, Walter Jon Williams, Phyllis Eisenstein, Lisa Tuttle, Neil Gaiman, Connie Willis, Patrick Rothfuss e George R.R. Martin o livro traz contos que não são preto e nem branco, contos com todos os tons de cinza. 21 histórias com reviravoltas astutas e deslumbrantes nessa galeria de histórias de vilões que vão saquear seu coração e ainda deixá-lo mais rico a cada história".

***

“Eu não parei de bater punhetas por que não era boa nisso. Parei de bater punhetas porque era a melhor”.

Como começar a falar desse livro incrível minha gente? Vamos começar pelos autores? Lógico que não vou conseguir falar da vida de todos aqui, mas posso falar dos principais! O livro conta com 10 contos escritos por autores famosíssimos no mundo literário. São eles: George R. R. Martin, Neil Gaiman, David W. Ball, Gillian Flynn, Paul Cornell, Scott Lynch, Phyllis Eisenstein, Joe R. Landale, Patrick Rothfuss e Connie Willis. Lógico que dentre tantos nomes alguns se destacam, como George R. R. Martin – que tem dois contos no livro, o primeiro e o último, que são incríveis -, roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia, conhecido por escrever a série de livros de fantasia épica “As Crônicas de Gelo e Fogo” e declarado pela TIME como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2011. Temos também Neil Gaiman, romancista britânico que caiu na minha graça depois de “Um oceano no fim do caminho” e Gillian Flynn, ex critica do programa Entertainment Weekly que ganhou os holofotes depois de “Garota Exemplar”...
Gente, se eu ficasse aqui mais tempo, falando sobre todos os autores, eu ia fazer dois dias de resenha e ainda assim não ia terminar! Vamos falar um pouco do livro? Então partiu!

“Todo mundo ama um canalha”.

Este livro nada mais é que um ajuntado de antologias que farão qualquer um perder o ar. Temos uma mistura de gêneros – onde a Ficção Fantástica ganha um pouco mais de espaço – onde os vilões, ou canalhas, ou patifes, ou charlatões, impostores, falsários, malvados e assim por diante – como disse o mestre Martin – ganham espaço. Todos os 10 contos têm isso em comum. Um livro incrível, com uma escrita que faz com que você não queira desgrudar dele até que o fim chegue.
Temos o Marquês de Carabas tentando recuperar seu casaco de vários bolsos; Max Wolff e uma avaliação de quadro que vai fazer com que uma série de desventuras venham até ele; Gillian e sua profissão – só eu que amei essa profissão? -, um tanto quanto ‘estranha’, que muda de algo honesto, entre aspas, para um golpe simples e comum: Ela se torna vidente; Uma caravana, uma guerras entre magos que assola uma cidade toda, uma viciada que de vez em quando se prostitui e as dificuldades de se conseguir um ingresso...
O livro é isso, e mais um pouco. Se eu contar o que achei de cada conto, a história vai perder a graça. Cada um com mais ou menos 50 páginas vai fazer você ter boas gargalhadas, vai te assustar... Excitar de vez em quando – por mais tranquilo que esse livro seja, em comparação ao que todos devem pensar ao se tratar de George R. R. Martin – e sem dúvidas te envolver. Esse livro vai te envolver de uma forma que nenhum outro vai.
Sem dúvida foi uma ótima aposta juntar todos esses monstros da literatura em um só livro. Lógico que em certos contos é necessária uma bagagem de alguns autores. Você pode se perder, ou ficar confuso em um ou outro, mas prossiga. No final tudo fica bem. Rs’ A escrita em si ajuda e muito. Em certos pontos é como se nós já conhecêssemos os personagens – pelo menos é isso que os autores pensam -, não existe muita informação, é tudo direto demais, como se o cenário já fosse familiar. Esse é um dos pontos altos.
Para quem não sabe, esse livro, lançado pela editora Saída de Emergência Brasil, é a primeira das duas publicações que abrangerão os contos da antologia ‘Rogues’, editada por George R.R. Martin e Gardner Dozois. A palavra “rogues” do título original, em tradução livre, significa canalhas ou patifes, justamente os personagens que são apresentados em cada um dos contos, de formas diferentes, com nomes diferentes, mas no fundo, como George mesmo diz, todos amamos um canalha!
Se tiver a oportunidade, , não deixe de ler, vale muito a pena!
20/50

site: http://zaakarcom.blogspot.com/2015/06/resenha-o-principe-de-westeros.html

@biaentreleituras 31/05/2015

Antes de tudo tenho que ressaltar a beleza da capa, pena que não dá pra vocês verem na foto mas ela é em alto relevo, outro diferencial do livro são as folhas pretas com letras brancas que separam os comtos dando um toque de mistério sobre o que está por vir e deixando o livro bem organizado. O Príncipe e Westeros de outras histórias é uma antologia que reúne 10 maravilhosos contos de autores consagrados, mas não trata-se de cotos apenas de ficção fantástica, está certo que é a maioria, mas temos outros gêneros e muito bem escritos, uma fato em comum nos 10 contos? canalhas e malandros, aliás o título original do livro é Rogues que significa trapaceiro ou canalha, vou falar brevemente sobre cada conto, todos excelentes mas nem todos para menores de idade, não tem nada tão pesado assim no livro.
Como o Marquês recuperou seu casaco de Neil Gaiman - Esse é o primeiro conto do livro e não poderia começar melhor, aqui voltamos a Londres de baixo cenário do famoso romance Lugar Nenhum, o Marquês de Carabas tenta recuperar o seu valiosíssimo casaco de muitos bolsos e com alguns praticamente impossíveis de se encontrar, ele vai viver algumas desventuras nessa busca e nós leitores nos deliciamos com cada uma.
Proveniência de David W Ball - Esse foi um dos contos que eu mais gostei, Max Wolff recebeu uma carta para que pudesse avaliar um quadro, na surdina, e duas semanas depois com o quadro devidamente avaliado, raríssimo e muito valioso, ele está com seu possível comprador e relata a origem do quadro pelos séculos,a história de obra é fascinante e o desfecho do conto surpreendente.
Qual é a sua profissão? de Gillian Flyn - Conhecemos a protagonista desse conto por "nerd", embora não se tenham muitos detalhes sobre ela logo simpatizamos, a jovem tem uma profissão incomum que eu prefiro não revelar para que vocês fiquem tão surpresos quanto eu fiquei com as 5 primeiras palavras desse conto. Mas devido à uma lesão no punho ela foi "promovida a vidente", não passa de charlatanismo, mas nessa sua nova profissão ela vai encontrar um grande perigo. O conto todo tem um suspense que paira no ar e te dar a sensação de ser um terror, já nas últimas páginas essa sensação aumenta e o coração dispara, o final é extremamente brilhante!
Um jeito melhor de morrer de Paul Cornell - Um conto de gênero fantástico que condiz perfeitamente com o gênero. O conto faz parte de uma série de histórias que o autor tem escrito sobre o personagem Jonathan Hamilton, aqui ele deverá superar um inimigo tão esperto e perigoso quanto ele, ele mesmo.
Um ano e um dia na velha Theradane de Scott Lynch - Uma cidade despedaçada por uma guerra entre magos e sob ataque de magias mortais que caem do céu. Um grupo de ladrões desesperados deve roubar algo impossível de ser roubado, eles tem pouco tempo para fazer antes que tenham que abrir mão de suas vidas.
A Caravana para lugar nenhum de Phyllis Eisenstein - Aqui descobrimos que nem todos os perigos são imaginários, a caravana parte em direção ao interior de um deserto onde espíritos malignos uivam à noite e miragens são comuns. Um conto de arrepiar, que nos instiga o desejo de ler até o final.
O galho envergado de Joe R. Lansdale - Hap e Leonard personagens populares do autor, ganham vida nesse conto, eles saem em busca de uma jovem que é filha da companheira de Hap, a jovem vive se metendo em encrencas e é uma viciada em drogas e às vezes acaba vendendo o corpo, mas aparentemente recuperada ela sumiu e sua mãe se preocupa, para ver a felicidade da companheira Hap vai resgatar a jovem. Um conto com um estilo policial que em determinados pontos se revela muito sangrento, uma narrativa ágil e fascinante.
A árvore reluzente de Patrick Rothfuss - Acompanhamos um dia na vida de Bats, personagem já conhecido de A Crônica do matador do rei, nesse dia ela vai aprender muitas lições e ensinar outras. Um conto muito interessante e até mesmo divertido, Bast presta favores à crianças em troca de outros, sem que jamais qualquer adulto fique sabendo, esse é uma de suas regras, a leitura é bastante agradável e os favores que pedem a ele são inimagináveis.
Em cartaz de Connie Willis - Esse foi o conto que eu mais gostei, uma rápida história, bastante divertida e por vezes misteriosa, Lindsay vai ao cinema com 2 amigas e você vai morrer de rir com as dificuldades que eles encontram para conseguir um simples ingresso. Depois de encontrar Jack, um ex namorado..bem talvez ex, e se separar das amigas Lindsay acaba por constatar a conspiração de uma rede de cinemas para impedir seus clientes de assistirem aos filmes, hein?! gente só lendo pra entender, esse hilário conto também é um romance, digo que a história é apaixonante e o final, ah o final! esse vai entrar em cartaz!
O Príncipe de Westeros ou o irmão do rei de George R. R. Matin - Finalmente o último conto dessa antologia, não foi deixado para o final à toa, o melhor dos contos, embora não seja o meu favorito, aqui somos levados a conhecida terra de Westeros da série Crônicas de gelo e fogo, Daemom Targaryen é um fanfarrão e um canalha de primeira, ele nunca chegou a ser um rei e nutri a cada dia essa ambição. Um conto de esquecer o mundo enquanto se lê.

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br