A Última Estrela

A Última Estrela Rick Yancey

Resenhas - The Last Star

Maria Fernanda 04/06/2016

E agora, José?
Gostaria de começar dizendo que isso não é um livro, é uma obra de arte. Rick Yancey não escreve, ele pinta. (Os dois primeiros capítulos, principalmente, são coisa de louco. Sério.) Eu amo a escrita desse homem de um jeito que não consigo explicar. É tudo tão poético, tão metafórico, tão lindo...

Eu nunca me preocupei com a possibilidade de a conclusão não atingir as minhas expectativas, porque essa distopia em si já é tão bizarra e de pirar o cabeção que o final só podia ser do mesmo jeito. Tipo, mesmo compreendendo cada palavra, fiquei o tempo todo meio ¿¿¿quê??? no meio de tamanha confusão, babado e gritaria.

Sem perder o bom humor de lei nos pov's da Cassie e do Ben, The Last Star tem um clima contínuo de tensão, pois o enredo é uma contagem regressiva de 4 dias para o fim do mundo. (EU SEI! CACETE!) E é o mundo se acabando e os caras fazendo piada, parecem até brasileiros. Dei cada gaitada doida!

Só fiquei um pouco "Não, Rick... Que bosta, mano." com uma coisa que aconteceu com a Ringer (Especialista) que achei 100% desnecessária. Mas, vida que segue. De resto, achei tudo muito digno. "Até a morte de x, Fernanda?" Sim, até a morte de x. Foi tristíssimo e etc, inclusive chorei no epílogo, contudo, se encaixou bem demais e tampou a panela bem direitinho.

Assim, chega ao fim uma das minhas distopias preferidas.

site: http://instagram.com/_bookhunter
Eduardo 09/01/2018minha estante
Resenha muito boa... Realmente a escrita é perfeita e o final se encaixou perfeitamente... Gosto de finais que fogem do "padrão" e esse foi um daqueles que fez todo sentido.

Zal 01/07/2017minha estante
Detestei que a Cassie foi colocada de lado, sem necessidade isso! Sei lá o que o autor pensou mas a Esp como principal não colou pra mim, paciência!

Ervesom 13/07/2017minha estante
Também não gostei dela ter sido colocada de lado, acabou se perdendo na estória, ficou chato essa forçação que o autor colocou para a Esp se tornar tão importante ao ponto de apagar a real protagonista.

Coisas de Mineira 15/02/2018

“A principal falha na humanidade era sua humanidade.”

(pode ter spoilers do segundo livro)
A última estrela é o terceiro livro da série que conta com A quinta onda e Mar infinito. Esse livro vai contar a história algum tempo depois do final do segundo livro, onde o grupo permanece no mesmo lugar. Num beco sem saída, Cassie, Zumbi e Evan não sabem o que fazer para deter Os Outros, e o único plano possível é na verdade uma missão suicida. Numa casa que antes tinha sido de um Silenciador, parte da quinta Onda, eles não estão seguros. E estar vulnerável num momento de guerra só pode resultar em uma coisa. Diante dessa situação, eles se preparam para o pior, mas até que o pior chegue, muita coisa acontece.
Especialista não é mais a mesma. Ela foi aperfeiçoada. Mas, o que Os outros querem em troca disso? Por que fizeram isso? Depois das revelações do final do segundo livro, ela já não consegue compreender o objetivo de tudo aquilo. Quando ela percebe o plano dele, é tarde para recuar, mas, o que é pior: trair os seus amigos ou trair a humanidade inteira? Tantos já morreram, mais precisamente, quase todos que ela conheceu. Se seus amigos são o que restou da humanidade, como saber quantas mortes valem a vida deles?

“– Não se pode confiar em nenhum desconhecido – eu respondi (...). – Nem mesmo em uma criança.
– E o que acontece quando não se pode confiar em ninguém? O que acontece quando qualquer estranho pode ser um “outro”?
– Sem confiança não há cooperação. E sem cooperação não há progresso. A história para.
– Sim! – seu rosto se iluminou de orgulho. – Eu sabia que você ia entender. A resposta ao problema humano é a morte do que nos faz humanos.”

É muito difícil falar sobre esse livro sem contar algo importante. É um livro muito... substancioso, muito cheio de informação. Ele vai narrar o início do fim, o meio e o final. É finalmente nesse livro que descobriremos o que Os Outros estão planejando, quem são eles e o que está havendo com o planeta. Com todas essas respostas eu posso garantir que você terá, além de uma leitura rápida, um grande nó no cérebro.

Nesse livro, especificamente, eu senti a escrita do autor um pouco mais lenta. Acho que a ideia de ser muito misterioso e cheio de rodeios para contar aquilo que está prestes a acontecer foi um recurso que não foi bem explorado nesse último volume, deixando a narrativa um pouco cansativa em comparação aos dois primeiros. Como todo último volume eu não posso evitar falar do final. Eu sou uma romântica incurável, então a menos que seja um final totalmente fofo em que todos saem felizes para sempre, eu não fico 100% satisfeita. No entanto, em alguns livros eu consigo reconhecer que mesmo que o final não tenha sido esse meu final perfeito, era um final inevitável. Foi o caso desse final que, poderia ter sido de uma outra forma, mas em síntese, teria sido o mesmo. Não haveria final sem que certas coisas acontecessem.

“Algumas coisas, ele me disse na noite antes de morrer, algumas coisas, até mesmo algumas muito pequenas, valem a soma de todas as outras.”

O livro é lindo, achei essa capa a mais bonita das três. O nome do livro é uma alusão perfeita ao final, é aquele nome que quando você fecha o livro, você entende. A perspectiva de Cassie em frente a um penhasco com o Urso de pelúcia do seu irmão contemplando a destruição também é uma representação clara do livro. Infelizmente encontrei alguns erros de revisão nesse livro, o que não notei nos dois primeiros, mas nada que fizesse diferença na obra como um todo. Devo dizer que terminei a trilogia com o coração na mão, mas que apesar do sofrimento, recomendo muito!

“Então não resta nada a fazer além de subir a escada pela última vez.
Pego a mão de Sammy, Sammy segura a de Megan, Megan pega a de Urso e juntos subimos à superfície. Os degraus balançam e gemem. Eles podem desabar.
Nós não.”

Por: Lô Scalioni
Site: http://www.coisasdemineira.com/2017/07/resenha-ultima-estrela-rick-yancey.html

Wesley 18/08/2017

Decepcionante
Existem alguns poucos pontos positivos, acredito que nos livros anteriores a qualidade vinha caindo, mas para este ela despencou. A história arrasta um romance forçado onde a todo momento a protagonista (ou deveria ser) fica em um dilema se ama ou não o Walker, em alguns pontos ela opta por estar ao lado dele do que o próprio irmão. Do lado da Especialista ela era a única em minha opinião que levava a história pra frente, porem ao final ela afundou junto com a história.

Vani Vaninha 10/10/2017

Bem, não tem maneira nesse mundo de eu conseguir fazer uma resenha desse livro sem soltar uns spoilers, então vou falar um pouco das minhas impressões.

Eu não vou mentir: o livro começa muito chato, muito estranho, sei lá. Cheguei a me perguntar em vários momentos se o autor havia se perdido na história.

Aparentemente não. Aos poucos a narrativa vai ganhando ritmo até que no final se torna frenética e você quer saber logo como é que tudo vai terminar.

Cassie e Evan estão estranhos, aparecem uns malucos novos, o Vosch ainda está nos enlouquecendo. E o que foi aquela cena entre Esp e Zumbi???

A aniquilação da humanidade nos sobreviventes é algo desconcertante de se testemunhar. A 5° onda seria a mais cruel de todas pois destruiria a base dos relacionamentos humanos.

E os outros? Quando você descobrir a verdade sobre os outros vai ficar com a cara no chão.

Recomendo a leitura porque do meio até o fim é muito difícil largar o livro.

gabriel 23/11/2017

A 5ª Onda #3 A Última Estrela.

O último livro terminou de uma maneira não muito boa para os humanos, com o final do mundo realmente chegando com as bombas que a nave mãe irá lançar na Terra, não temos tantas escapatórias, não é?

Isso se não tivéssemos Bem (Zumbi), Cassie, Sam, Megam e Dumbo, mas o que realmente precisamos falar é sobre a Especialista... Ela mudou muito, mas devemos nos preocupar com isso? Sim, e muito.

Especialista está mais racional, e isso não é algo bom, sabe? Ela não liga para o que ocorre com os outros se isso justifica os meios... É claro, ainda teremos uma relação bem complicada entre ela e Bem, visto que sempre rolou um clima entre eles – esperem por isso.

Acabei não mencionando Evan Walker acima, porque ele vai estar em uma nova categoria nesse volume.

Evan faz parte dos Outros (Alienígenas), mas de alguma maneira ele conseguiu se rebelar e quer acabar com sua própria espécie para salvar a Terra. Isso se deve a algo muito obvio ao leitor desde o primeiro livro, mas que ficam fazendo um suspense – que não rola.

Eu gosto bastante dele, mas não sei se o que ocorreu com ele aqui vai ser justo, o posicionamento que o colocam, mas acho que era algo necessário, não que esteja concordando, o.k? Mas digamos que vocês irão ver um novo lado dele – que não é bom, um Evan mais sombrio.

Outro personagem que gosto é do Zumbi. A relação dele com Sam é incrível, mas ele também é um pouco teimoso, e nesse sentido acaba fazendo algumas decisões erradas, ele vai ter que encarar elas agora...

É claro que não posso deixar de falar da Cassie, não que morra de amores por ela, por que não. Ela é uma personagem bem construída como os outros, mas tem alguns dilemas internos sem sentido, digamos que o relacionamento dela com “Evan” é um deles... Mas ela também vai ter que encarar seus medos, e carregar os problemas da humanidade literalmente, mas isso você descobre lendo.

E a batalha final com os Outros?

Vai ocorrer, e vai ser algo bem intenso, foi bom de acompanhar, ver os personagens no seus limites, mas digamos que vai acabar de uma maneira que você não estava esperando...

Concluindo...

“O livro é incrível, bem melhor que o anterior, nos da todas as respostas que queríamos sobre os personagens e os Outros, mas deixa um clima meio triste por ser o último volume. A única coisa que não gostei foi do final, mas posso culpar por isso? Ele vai agradar uns e outros, é complicado – quando você ler vai entender e me conta o que achou.”

site: http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

Lorrane Fortunato 20/05/2018

Resenha: A Última Estrela / Dreams & Books
“Podemos amar o que há de bom em nós e detestar o que há de mal, mas o que há de mal também está em nós.
Sem ele não seríamos nós.”

Eu sou completamente apaixonada por A 5ª Onda e O Mar Infinito, minhas resenhas melosas e repletas de amor não me deixam mentir! E por isso, estava com muita vontade de ler a conclusão da trilogia ao mesmo tempo em que ainda não estava preparada pra terminar.

Porém, depois de ouvir alguns comentários e ler resenhas negativas fiquei temerosa em realizar a leitura. Enrolei pra ler, confesso. Mas acabei criando coragem e embarcando na leitura. Não sei se me orgulho dessa decisão.

“Porque o amor é a arma mais perigosa do mundo.
É mais instável que urânio.”

A Última Estrela é um livro que não sei definir o meu sentimento por ele. Ao mesmo tempo em que gostei de acompanhar mais da história desses personagens tão amados, foi decepcionante ver o rumo para qual a história foi levada.

A sensação que tenho é que Rick Yancey se perdeu nesse último livro. Ele descartou personagens importantes, caminhou com o enredo para um rumo desagradável e decepcionante, além de deixar o leitor repleto de perguntas. Quando o fim chegou, fiquei sentindo como se tudo tivesse sido em vão. Nada é resolvido de fato.

“Eu sabia o que ele queria dizer. E, é claro, eu não tinha ideia do que ele queria dizer.
Essa era a coisa que acontecia entre nós, a coisa que nenhum de nós conseguia identificar, o elo inquebrável entre amor e medo.
Ele é o amor. Eu sou o medo."

Me viciei, chorei, passei raiva, me apaixonei mais um pouco pelos personagens tão incríveis. Perdi pessoas que amava e fiquei de luto por elas. Me surpreendi, sofri e amei. Mas no final me decepcionei e me senti vazia. Não estava pronta para me despedir dessa história e não queria esse final para ela.

A escrita do autor, no entanto continua viciante. Mais uma vez me vi presa ao livro, só que nessa leitura era um estar preso, mas não estar gostando tanto do enredo. O que sinto por esse livro é algo agridoce que não sei definir ainda.

"Algumas coisas...
algumas coisas, até mesmo algumas muito pequenas, valem a soma de todas as coisas."

Apesar do terceiro livro não ter me agradado tanto, sigo recomendando essa trilogia que tanto amo! Os livros maravilhosos, com uma escrita viciante, enredo surpreendente e personagens apaixonantes sempre terão um lugar de destaque no meu coração.

Fico agradecida por ter tido a oportunidade de lê-los e espero que você também dê uma chance a eles! Sem dúvida, vão te surpreender!

"O seu passado é o que você é."

site: www.dreamsandbooks.com

Danielly.Uliana 15/08/2018

Não estava preparada para o fim dessa trilogia maravilhosa que me deixou de boca aberta. Amo o modo do autor fazer referências e citações e nos fazer sentir mais humanos com essa reflexão sobre existência.

Alessandra @euamolivrosnovos 02/06/2019

Dominação da raça humana.
A Última Estrela é o terceiro e último volume da série "A 5a Onda", cujo filme foi lançado em 2016.

No enredo temos uma dominação alienígena que já dizimou milhares de pessoas e Cassie Sullivan tentando sobreviver junto com o irmãozinho nessa situação caótica e perigosa.

É impossível confiar nas pessoas, pois nunca se sabe se são humanos ou os Os Outros, como são chamados.

Ao longo da trilogia somos apresentados aos demais personagens que têm papel de suma importância nessa luta contra os invasores e, também, como o desenrolar da trama traz o amadurecimento de todos, visto que cada um, individualmente, passa por várias situações traumáticas.

Na época que o primeiro livro foi lançado não agradou todo mundo. Rick Yancey não tem uma escrita tão fácil, o que pode ter afastado muitos leitores pois o clímax demora a se desenvolver, mas tudo é pertinente haja vista a necessidade de explicar os fatos e inserí-los no contexto dessa espécie de juízo final.

Para quem gosta desse gênero de leitura os demais livros contém muita ação e várias descobertas, com uma pitadinha de humor para suavizar a gravidade dos acontecimentos, que muitas vezes são extremamente tristes e de cortar o coração.

Não me emocionei tanto no terceiro livro, mas talvez tenha sido a distância entre as leituras. Como não costumo reler os livros acho que o drama acabou se perdendo um pouco para mim. Entretanto, acho que é uma trilogia muito boa e que vale a pena ser lida, com certeza.

site: https://euamolivrosnovos.blogspot.com

Willians 28/02/2020

A Última Estrela é o encerramento da trilogia A 5° Onda. Um bom final para a série.

Coração de Leitora 16/05/2020

Esperava mais!
Lembro que quando terminei o segundo livro estava extremamente ansiosa para ler esse. Infelizmente na época não tive oportunidade para ler e finalmente agora eu tive e "me decepcionei".
Confesso que de início fiquei confusa, senti que o livro arrastava demais até a metade do livro, onde ficou mais interessante e cativante.

"Ele estava disposto a sacrificar toda uma civilização por causa dela. Sua própria vida era infinitamente pequena e insignificante, não tinha valor. Ele sempre soube, desde o dia que a encontrou semienterrada na neve, o que significava salvá-la. O que significava amá-la. A porta da cela se fechando com violência, a sentença de morte à sua frente."

A todo momento eu não sabia mais em quem confiar, o que esperar de certos personagens e enfim, ficava frustrada com algumas coisas e isso deve ser o fruto das expectativas que criei de um final (o último livro) muito f**da.
O autor nos deixou com mais perguntas, do que as respostas que tanto queriamos. Talvez a intenção era essa, deixar a entender do leitor.
Outro fato que me irritou, é que eu esperava que Cassie fosse protagonista deste livro. Seria perfeito, até mesmo para o desfecho que tivemos.
Eu esperava mais. Enfim...

"Mas eu sou até mais que isso. Eu sou todos aqueles de quem se lembraram, os que eles amaram, todos que conheceram e todos de quem apenas ouviram falar. Quantos estão contidos em mim? Conte as estrelas. Vá em frente, enumere os grãos de areia. Essa sou eu."

Carol - carollivros 22/06/2020

Nem tudo o que queremos pode ser...
"Dentre os três livros este foi o mais difícil de finalizar. Sei, seria óbvio, afinal ele é a conclusão de toda uma jornada complicada, de sacrifícios, mortes... Mas eu não conseguia prosseguir - sentia o que poderia estar por vir e, por mais que eu saiba que em uma guerra as pessoas morrem, que eu tenha a consciência de que é uma invasão alienígena, nada de ideal... Eu almejava.

Nada de irracionalidade. Algo deveria ter ocorrido no início e foi evitado. Todavia, em algum momento, teria que ocorrer. Houve tentativas de mudança, (...)"

"A única forma de aniquilar a civilização humana era mudar a natureza humana." - p.19

Resenha completa no blog.

site: https://www.carollivros.com.br/2020/06/a-ultima-estrela_22.html?m=1