Gelo Negro

Gelo Negro Becca Fitzpatrick

Resenhas - Gelo Negro

Vica 20/07/2017

Senti necessidade de falar sobre Gelo Negro
Começo a resenha dizendo que dei 5 estrelas para o livro, mesmo sabendo que ele não merece tudo isso (sério ahhaha). A verdade é que achei a escrita da autora com "cara de fanfic", mas, mesmo assim, não consegui largar o livro enquanto não li a última página. E está ai o motivo das 5 estrelas; livros que me envolvem desta maneira sempre recebem esta classificação (meu coração fala mais alto...)
A estória começa com ritmo rápido e de alto suspense: temos um assassinato no começo do livro e logo percebemos que este estará relacionado ao enredo da narrativa. Britt e sua melhor amiga Korbie embarcam na viagem dos sonhos de Britt: uma trilha nas montanhas e estadia na mansão de inverno da família de Korbie. Achei a relação das duas extremamente abusiva e isto me incomodou, mas, ao descobrir que Britt é completamente apaixonada por Calvin, irmão de Korbie, me envolvi com a leitura - confesso, amo um romancezinho adolescente.
A premissa do livro é de thriller/suspense, mas, em dado momento da narrativa o romance se sobrepõe completamente ao suspense. Me envolvi muito com o casal da estória, torci muito pelos dois e acredito que eles tenham sido o motivo da leitura ter sido tão fluída para mim.
O suspense da estória foi bobo, ao meu ver, uma vez que descobri o "mistério" na metade do livro (talvez por já ter lido muitos thrillers, achei o suspense previsível). Entretanto, a luta pelo amor me cativou.
Se você espera grandes reviravoltas e um super thriller de Gelo Negro, você vai se decepcionar. Mas, se não dispensa uma boa estória de romance, o livro está grandemente recomendado!

Marília 23/07/2022

O gelo é vermelho
Demorei uns bons anos para lê-lo depois de comprá-lo rs

A leitura flui tranquilamente e a meu ver plot twist foi bem bolado.

Ahhh uma continuação de Mason, Ace e Jude.

Amauri Matheus 11/07/2020

Relacionamentos abusivos e coragem para enfrentar os perigos
Spoiler
O livro tem uma ótima premissa e apresenta personagens ligados entre si e segredos e questões com muito potencial de exploração, entretanto na minha opinião pouco foi aprofundado. A relação abusiva é uma grande questão na história. Relação de Calvin com o pai, de Britt com figuras masculinas e isso depois de todo o percorrer da história não foi mudado, nem muito explicado, como se essas relações servissem apenas de motivo e justificativa para as ações de Calvin, Britt e do próprio Jude.
No quesito segredos, a história é muito boa, pois durante a leitura ela me levou a desconfiar que três pessoas fossem assassinas. Todos pareciam suspeitos e sempre aparecia algo que pudesse justificar essa suspeita, o que apenas reforça certas atitudes de todos os personagens e nos leva a crer que nenhum deles tem uma boa índole, o que soa estranho, pois a autora buscou romantizar discussões quase irreais, como assassinato de várias mulheres por motivo fútil e simples ódio, e busca de vingança desenfreada de alguém que parecia boa pessoa e que no final acabou como boa pessoa de fato, entretanto suas ações me levam a crer o contrário. Pobre Britt, parece que não mudou nada.
Apesar dos pesares, é um ótimo suspense que deixa várias incógnitas até o final, o qual eu pensava q seria previsível, e que na verdade não foi.

Marcia277 04/09/2015

Apesar de esta no começo do livro estou achando muito interessante .
day 13/04/2017minha estante
to doida pra ler esse livro

Nana.Santiago 01/06/2020

Becca não decepciona
"Se eu soubesse que as coisas acabariam assim, eu teria treinado mais. Eu teria aprendido a cuidar de mim mesma. Mas acho que essa é a questão, não é mesmo? Você nunca sabe o que terá que enfrentar, então melhor estar preparado"

O livro começa contando sobre uma menina que foi drogada e estava em apuros, mas não sabemos que fim ela deve até alguns capítulos. A história gira em torno de Britt, e sua viagem as montanhas nas férias que provaria que não só é capaz de fazer as coisas sozinha como, quem sabe, trazer seu ex namorado de volta. Mas é de se esperar que nada saiu como o planejado.

Meu Deus, beca o que você fez comigo nesse livro? Admito que tinha altas expectativas, afinal amo a série de livros da autora hush hush, mas nada me preparou pro que viria a seguir. Como eu amei essa leitura, gostaria de poder voltar no tempo e me obrigado a ter lido mais devagar, ter aproveitado mais a leitura.

O começo foi um pouco parado, mas logo embarquei na leitura e não consegui mais largar. Eu queria saber o que tinha acontecido com a garota. Fiquei agoniada com a situação que a personagem principal estava passando. E principalmente eu queria saber se minhas teorias loucas estavam certas.

Eu amei ver o desenvolvimento das personagens, a evolução da Britt foi nítida e eu amei isso. Gostaria de um epílogo focada na Korbi, senti falta disso.

Quem se aventurar na leitura de Gelo Negro não vai se arrepender, por mais que pareça um pouco parado de início, não desista prometo que compensa.

Ler algo da autora depois de tantos anos me fez desejar ler a série hush hush novamente, quem sabe é uma das minhas próximas leituras?
Gabi 01/06/2020minha estante
Amoo

Graziela 25/07/2021

Acabei de reler um livro que li a alguns anos.
A experiência foi diferente, porém a leitura foi ótima, a cada releitura temos um nova experiência. Sempre indico este livro, acho que uma boa leitura, ele tem aventura, suspense, amor, e nos deixa ansiosos pra ler até a última página.

Silvana 21/05/2015

Não esperem muito...É só mais um passatempo...
Bom, vamos lá... A estória começou muito interessante, parecia um daqueles livros que a gente não quer mais largar. Protagonistas jovens, e logo nos primeiros capítulos fiquei irritada com a amiga de Britt, a Korbie, devido ao comportamento totalmente fora da realidade que estavam vivenciando, pois, no mínimo, era para ficar com medo e medir mais as palavras e atitudes pois se encontravam sozinhas com dois estranhos no meio de uma nevasca, sem nenhuma forma de comunicação, e, principalmente depois que foi anunciado um sequestro, independente da idade, pois cautela e medo parece-me algo esperado diante de todo aquele contexto. Continuando a leitura, comecei a achar um tanto cansativa, daquelas que dá voltas e não chega a lugar nenhum...aí começou a ficar arrastada e confesso que fiquei decepcionada. Falta um pouco de tudo.. mais consistência, fatos mais amarrados, mais emoção e ação. Ah, esqueci de falar que o livro é bem previsível! Já dava para desconfiar do assassino com uma certa precisão, só fiquei curiosa para saber como ele iria ser desmascarado. O final é fraco.... Agora preciso de um livro que me deixe acordada querendo virar todas as páginas!!
Curtis 22/05/2015minha estante
Compartilho a mesma ideia. É irreal o comportamento delas, estou bem no começo, mas já coloquei em 'stand by'. Como no mundo elas ficam flertando naquela situação? Hellooo?!

sandra 23/05/2015minha estante
Comecei a ler esse , mas lendo sua resenha fiquei meio que desanimada e acabei de ler Objetos Cortantes que nãoachei bom.muita enrolação e um final sem sentido.

Silvana 23/05/2015minha estante
Objetos cortantes já vou deixar para um futuro mais distante...já não é a primeira que me falam isso... Quanto a Gelo Negro, costumo sempre dizer que a percepção, o envolvimento, o gosto pelo livro , assim, como em tudo na vida, é bastante pessoal...de repente vc gosta... O livro não é ruim, mas a trama é muito superficial..No início fiquei grudada no livro achando que iria ser maravilhoso, mas o desenrolar foi ficando cansativo...

Silvana 23/05/2015minha estante
É Curtis... o livro serve como passatempo, mas está longe de ser memorável e não tem nenhuma chance de ser relido..Confesso que na última terça parte do livro fiquei doida para acabar logo, pois queria me "livrar" dele. E pensar que ainda nutri a esperança de que ficaria melhor... decepção.

Silvana 23/05/2015minha estante
Sandra, já não é a primeira vez que me falam sobre o livro "Objetos Cortantes" não ser muito bom. Então, se vc acabou de sair de uma leitura que não foi satisfatória, não sei se "Gelo Negro" seria a melhor opção para agora. Mas, como eu já havia dito, gosto é muito relativo. Depois conte o que achou.. Boa leitura

tainara.sthefani 25/05/2015minha estante
eu discordo da sua ideia, em relação a korbie realmente é meio sem noção, mas ela fez o papel de "menininha mimada, rica, sem auto-defesa, totalmente protegida pelo pai. em relação a Britt, eu me surpreendi com a personagem, que mesmo sendo protegida pelos pai e o irmão, foi o tipo de garota que soube se virar e se pôs no lugar dela, em relação ao assassino, você nunca imaginou quem realmente era o assassino até Britt chegar a Cabana dos Pais da Korbie, até mesmo porque o assassino só se revela no final. e quanto a Jude *-* você sabe quem é Jude????

Anne 25/05/2015minha estante
se você ainda não leu eu indico Até vc ser minha, um thriller psicológico muito bom e o final surpreendente.

Natiii 29/05/2015minha estante
Acho que é uma característica da Becca criar a melhor amiga da protagonista como sendo mimada,sem noção ou insuportável como a Vee (Hush Hush) e agora como a Korbie (Gelo Negro),eu pensei que a Korbie teria uma reviravolta ou amadureceria mas não...se bem que ela não fez falta na estória, os demais personagens foram ótimos.

Adônis 08/06/2015minha estante
Um livro pra você ficar acordada virando as noites é Caixa de Pássaros. Um livro pra corajosos, por que a história é aterrorizante. Esse livro é maravilhoso, e temos que ficar prestando muuuita atenção em tudo, pois o final não é um final que entendemos só por que acabou, temos que raciocinar. Eu amei esse livro, mas não sei o que você vai achar. E sobre Gelo Negro, quero muito ler e espero gostar.

Silvana 09/06/2015minha estante
Nati, obrigada pela dica. Esse livro "Até Você ser Minha", da Samantha Hyes, já está na minha estante!
Adônis, obrigada pela dica também! Já tive ótimas referências sobre "Caixa de Pássaros"! Em breve irei ler. Quanto a "Gelo Negro", vale a pena dar uma conferida, pois sempre digo que essa apreciação é pessoal. Não é o meu estilo e foi o primeiro livro que li dessa escritora. Não que eu ache a literatura voltada para o público "YA" ruim, pelo contrário, não tenho nada contra. Aliás, curto também a literatura infanto-juvenil! Só não gostei da forma como a trama da estória foi montada e conduzida. Enfim, é a "minha" apreciação. Se essa é uma característica dessa escritora, talvez eu não me depare lendo mais nenhuma obra dela, pelo menos por um longo período. Gosto de tramas mais bem boladas, instigantes. Tenho lidos ótimos livros ultimamente! Tenha uma boa leitura!

Jade Rosendo 28/12/2015minha estante
Então eu ouvir dizer que gelo negro terá uma continuação, e espero sinceramente que seja verdade, o livro é ótimo, mas acredito que tenha deixado várias pontas soltas, sendo uma delas a Korbie.

Jhones 15/02/2020

Um livro romântico YA travestido de suspense
A jovem Britt e sua amiga Korbie estão no último ano do ensino médio e resolvem passar o recesso de primavera na montanha. Quando uma nevasca impede que elas cheguem ao destino, elas encontram uma cabana com dois estranhos atraentes. Tudo começa a dar errado quando elas descobrem que eles são criminosos foragidos e as fazem reféns. Um deles se mostra aparentemente confiável e Britt acaba tendo que torná-lo seu aliado se quiser sobreviver e salvar sua amiga.
Sinceramente essa história não foi o que eu esperava. Estou acostumado a ler livros de suspense e quando vi o rumo que a trama estava tomando estranhei. É mais romance do que suspense. A escrita da autora é bem ágil e o livro voa. Apesar de ser bem previsível, é um bom livro pra quem gosta de histórias românticas improváveis.
Rita 15/02/2020minha estante
Então é uma romantização da síndrome de Estocolmo esse livro?

Jhones 15/02/2020minha estante
Não, já que o relacionamento deles ocorre fora do cativeiro. Eu só achei muito inverossímil o modo como as coisas aconteceram.

Rita 15/02/2020minha estante
Hmm, gostei.

Ana 01/06/2021

Reviravoltas inesperadas.
Sou suspeita para falar da becca já que hush hush é uma das minhas sagas preferidas. Mas gelo negro foi um livro emocionante e surpreendente de ler. Não esperava sair apaixonada por um dos personagens mas foi isso que aconteceu rs. Vale a pena a leitura!

Morningstar 03/05/2021

Achei por acaso e olha, que livro MARAVILHOSO. Parece mais um livro simples, porém conforme a história vai correndo você fica cada vez mais enrolado na trama. O tipo de livro que eu queria que não chegasse ao fim de tão bom.

Lais 14/04/2020

Toma vergonha nessa sua cara e vai estudar garota
Superestimado, previsível, cansativo e repetitivo.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Britt, uma adolescente esteriótipo da dependência feminina, aquela que espera ser salva, por um homem, de qualquer transtorno que apareça. Desde a primeira página isso já fica exposto, e não melhora. Além disso, no contexto social da Britt se enquadra a competição feminina intrínseca a amizade, ou seja, a quase que obrigação social da amizade entre duas mulheres desde haja entre elas disputa que envolva homens ou beleza.

Dito isso, vale ressaltar que as características citadas não estão dispostas de maneira que sejam interpretadas como crítica social - se essa foi a intenção da autora, ficou no mínimo em segundo plano - mas visto pela ótica da personagem inserida nesse contexto, soa mais como normalizado e corriqueiro. Pode ser lido por qualquer pessoa sem conhecimento prévio sobre relacionamento abusivo e estar perfeitamente de acordo com seu modo de vida, sem que a problematização disso leve essa pessoa a refletir por si própria e desenvolver senso crítico.

Então, além da relação tóxica entre mulheres e dependência feminina à imposição do patriarcado, existe o assunto feminicídio, novamente citado sem qualquer estruturação crítica, mas quase óbvia e aceitável para resolução de sentimentos como ciúmes e inveja. Algumas mulheres são assassinadas nesse livro, acontecimentos que são deixados em segundo plano, apenas retomados para validar os ressentimentos das intrigas, dando espaço para as relações tóxicas e abusivas entre as personagens, que ao menos são bem construídos.

Inclusive os pensamentos ingênuos da personagem são os que prevalecem a todo momento e isso irrita, porque pelas entrelinhas ela entende que está em perigo, ela sabe que deve agir, ela tem consciência da síndrome de estocolmo e apesar disso segue sua configuração de sempre que coordena todas as suas ações em favor de ser salva por algum homem. Se a intenção foi mostrar que depois da experiencia ela mudou... Olha, fazer um sanduíche sozinha não prova nada, sério.

Fora as considerações feitas, a repetição de "claramente" "ficou claro" "estava claro" (não sei se foi um erro de coesão da tradutora) torna a leitura já maçante uma perpétua viagem numa mente que divaga sobre apenas um assunto: macho. Britt, já pensou alguma vez que GAROTAS FORAM MORTAS? E que foram mortas porque homens sempre precisam se sentir superiores e tudo o que tu faz é se esforçar pra que eles se sintam? "É difícil resistir ao perigo"? Toma vergonha nessa sua cara e vai estudar garota.

Valena.Monteiro 29/05/2022

Sessão da tarde.
Puro romance essa livro, nada de suspense.
Apesar da leitura ser fluída, que fez me envolver completamente. A história não compensa, muito fraca e previsível.
Tudo dá certo na história, apesar que a situação ser quase impossível de sair uma coisa boa, e isso é a parte mais irritante de tudo.
Não gostei nem um pouco.
Miranda 30/05/2022minha estante
Ri muitoooo

Miranda 30/05/2022minha estante
KKKKKKKK

Nilma 15/03/2021

Gelo negro...
...Conta a história de uma garota que é arrastada para uma teia de mistério sobre crimes passados. Ao sair de férias com sua amiga, elas são surpreendidas por uma forte nevasca, acabando a mercê de dois homens misteriosos. Daí até o clímax do livro, acompanhamos todo o crescimento pessoal da Britt; tudo o que ela aprendeu sobre trilhas sendo posto em prática. Isto tudo em meio a muita neve e frio de arrepiar os ossos até de quem lê. Fiquei muito surpresa com o final do mistério. Não esperava mesmo. Gostei muito. Indico sem medo para quem gosta de suspense.

Thaís 27/08/2021

Gostei muito. "Matei a charada" no início do livro, mas com o passar das páginas, vão entrando outros personagens e a gente acaba se deixando enganar. Mas ainda assim, não achei o final muito surpreendente, pq suspeitei desde o princípio, rs.
Indico a leitura, por ser um bom suspense e eu adoro suspense e por ser um livro que te prende do início ao fim.