A Guerra Que Salvou a Minha Vida

A Guerra Que Salvou a Minha Vida Kimberly Brubaker Bradley
Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - The war that saved my life

Fabiana.Marino 07/05/2023

Esse livro não é sobre guerra, é sobre amor.
Quando alguém não conhece o amor, assim que tem o primeiro contato com ele, pode estranhar e achar que não lhe é digno.
Mas, uma vez em contato com ele, percebe que não há outra forma de viver, se não imerso nesse sentimento de puro acolhimento.

Ster 07/05/2023

O amor vs guerra
"A Guerra Que Salvou Minha Vida" está na minha lista desde o ano passado e que livro!

Uma das minhas melhores leituras, não é um tema fácil de lidar (a segunda guerra, abandono, traumas, preconceito), mas ainda sim me prendeu durante todas as páginas.

Um misto de dor pela história de Ada e o irmão e um quentinho pela nova realidade e momentos com a Susan.
Gosto que a autora não resolveu todos os problemas com "mágica" e retratou consequências de uma criação pautada no ódio e ignorância.

Acompanhar o desenvolvimento dos personagens é muito bom. A Susan descobrindo que pode seguir em frente. Jamie percebendo que não é um erro e que pode gostar de aviões. E Ada... ela pode ser amada, que não precisa ser forte o tempo todo, que agora ela pode descansar.. ela está em casa.

"Enfim compreendi qual era a minha luta e por que eu guerreava. A Mãe não fazia ideia da forte combatente que eu havia me tornado."

Belquis.Rosson 06/05/2023

A Gerra que salvou a minha vida.
Ada uma menina alejada aos olhos de uma sociedade. Trancada em casa por sua mãe foge com seu irmão quando a guerra está próxima a começar. Refugiados abrigados por Susan aprendem o que é o amor e ter alguém que zele por eles. Vivendo os horrores da guerra e as lembranças de uma mãe má eles embarcam em muitas aventuras onde se cria a esperança de uma cirurgia que curaria o pé de Ada. Manteiga o pônei se torna seu melhor amigo. Esse livro é daqueles que enquanto não chega ao fim a gente não descansa, quanto mais se lê mais se tem vontade.

bru reich 04/05/2023

Que livro confortávellll?
Esse livro lembra muito ?Anne With an E? só que no contexto interessantíssimo da segunda guerra mundial, foi incrível ver a percepção infantil que faz com que a personagem principal leve a situação quase como algo positivo: Uma guerra mundial cessando a guerra que ela passava todos os dias em casa.
Foi LINDO e TOCANTE e MEMORÁVEL, favoritei e me arrependi de ter lido tão rápido, queria ter saboreado mais cada palavra. Leiam leiam leiam!!!
Namorado da Bruna Reich 12/06/2023minha estante
Vc que é linda e tocante

Namorado da Bruna Reich 12/06/2023minha estante
Ps. E memorável

sharacrstn 03/05/2023

Algumas coisas a gente tem que enfrentar em família
É de partir o coração a forma como a autora retratou as consequências de abuso na infância através do olhar da Ada, que sempre acha que não merece ser feliz por ter uma deficiência, pois foi o que a própria mãe dela fez acreditar. E o pior é saber que pessoas assim também existem na realidade.

Enfim, o livro é curtinho, mas é incrível. Mais um fav, ainda bem

Elaine Messias 02/05/2023

Superação e 2a Guerra Mundial
A história de Ada e Jamie é de uma crueza doce - um retrato fiel dos preconceitos e das mazelas da miséria da Inglaterra em 1939/1940, quando começou a segunda guerra mundial. O que seria um sofrimento, a evacuação das crianças de Londres, para os irmãos se torna a oportunidade de uma nova vida e de um crescimento e amadurecimento físico e emocional encantador.

Profe Ariely 30/04/2023

Que livro lindo!
Leitura leve e fluente, não conseguia parar de ler. Muito delicado, óbvio. Leituras sobre a Segunda Guerra sempre são, mas a temática e como tudo vai acontecendo é muito reconfortante. Já quero ler as sequências.

@somegood.books 30/04/2023

Mais uma perspectiva da segunda guerra
Com o passar dos anos e das páginas, eu descobri uma paixão: observar tudo das mais diversas perspectivas. Apesar de triste na maioria dos casos, essa é sempre uma experiência enriquecedora. É um exercício para a nossa empatia e humanidade. Com essa leitura eu pude fazer isso mais uma vez.

Ada, a protagonista desse livro, é apenas uma garota tímida e mal tratada enquanto os conflitos da segunda guerra mundial se aproximam. Ela foge de Londres e dos possíveis bombardeios aos quais a cidade viraria alvo, mas foge também da sua realidade, que nunca foi marcada pela paz.

E enquanto uma grande guerra se avizinha, quem tem tempo para observar os desafios do amadurecimento de uma garota que nasceu com uma deformação no pé e cresceu sem amor, sendo levada a se achar inferior e vergonhosa? Kimberly Brubaker Bradley tem e nos convida a fazer o mesmo.

Ada é mais um exemplo do quanto os grandes conflitos afetam milhões de inocentes, mesmo longe dos campos de batalha. Ela representa um sem número de pessoas que viu a sua história ser interrompida e esquecida diante de tantas barbáries, tantos crimes. Um sem número de pessoas que merecia viver uma vida longa, ter um final feliz e que nos lembra: não podemos deixar que episódios terríveis como estes se repitam.

Ada me conquistou e com certeza também será uma ótima companhia pra você. Dos livros que li esse ano, esse é o que mais gostaria de indicar a todos. Ele tem tristeza, mas também tem força e esperança, exatamente como tem que ser a nossa vida.

Joi @colecaodajoi 27/04/2023

Foi a leitura mais emocionante que fiz até o momento, Ada e seu pequeno irmão me conquistaram de um forma difícil de explicar, o tema abordado foi tão sensível e bem desenvolvido que ficou difícil largar o livro

Katia196 24/04/2023

Um quentinho no coração
Uma história linda, que aquece o coração e mostra a importância de sermos quem somos, independente de qualquer coisa!

Paola 23/04/2023

4,5 ??
?Dei a mão a ela. Um novo e desconhecido sentimento me preencheu. Parecia o mar, a luz do sol, os cavalos. Parecia amor. Vasculhei minhas ideias e encontrei o nome. Felicidade.?

Thais 22/04/2023

Experiência emocionante!
Que livro lindo! Mesmo retratando uma historia muito difícil e se passando em um momento muito terrível da história da humanidade, esse é um livro fácil! Facil de ler e de se emocionar.
O enredo e os personagens me prenderam até o final e eu ja comecei a ler a sequência!
Recomendo demais!!!

Camila.Haverroth 19/04/2023

Adorei o livro, mas devo admitir que foi difícil para mim ler ele. Ver o que a falta de amor e responsabilidade pode fazer com as pessoas me deixou muito triste. Ainda mais vindo de um lar muito amoroso. Mas é importante vermos as diferentes realidades. Sem contar em todo o contexto histórico que o livro trás.

Cristiana 19/04/2023

Podia se chamar como sobreviver a uma mãe narcisista
Ada e seu irmão James são duas crianças pobres num bairro pobre de Londres.
A mãe não gosta deles e deixa isso claro.
Não é só não gostar, ela odeia e tortura
Ada tem um pé defeituoso e a mãe a trata pior que um animal
Com o início da guerra, ambos são evacuados para lares temporários
Ninguém os quer e cabe a Susan, uma mulher que não é muito de seguir as regras da sociedade da época
O livro vai narrando como pensa uma criança traumatizada e que não consegue se ver como ser humano
É triste e por muitas vezes a gente odeia a personagem principal
Mas também nos faz ver que cada coisa dita a uma criança, tem um peso gigante
Recomendo muito

Cláudia Mendes 17/04/2023

A guerra que salvou minha vida ...
Um titulo nunca fez tanto sentido como este , é lindo quando no último parágrafo vc entendi tudo ??

A Susan é uma personagem encantadora com coração lindo ela é apaixonante ,ela ensina muito sobre o que é o amor. Pra mim, a história toda fez sentido, por causa da Susan?? Ada a personagem principal apesar dos pesares, não me tocou tanto como Susan! Já quero ler a continuação e aprender mais com essa mulher maravilhosa ??