Pare de acreditar no governo

Pare de acreditar no governo Bruno Garschagen

Resenhas - Pare de Acreditar no Governo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jana 20/01/2016

leitura mais do que necessária
Composto por uma linguagem simples acompanhada por uma dose extra de bom humor.
O livro aborda a história política brasileira desde os tempos coloniais com a chegada do patrimonialismo nos navios portugueses, o nascimento de um estado interventor influenciado pela maçonaria vermelha e o positivismo de comte.
Explicando de que maneira o estadismo dos lideres que passaram pelo governo brasileiro nutriram e disseminaram a ideia de que o estado é precursor exclusivo do desenvolvimento
Revelando as influências negativas presentes no meio politico social, econômico e cultural
Quebrando o paradigma de não confiar nos políticos mas e ter uma relação de devoção pelo estado.

Lucas 07/04/2016

Livro mais que necessário para entender como o governo atrapalha a vida do cidadão brasileiro.

Raquel 10/04/2018

Não poderia ter lido este livro num momento melhor. Com a nossa conjuntura política tão conturbada e a recente prisão de um ex-presidente, ler Bruno Garschagen caiu como uma luva, pois elucida bastante, de maneira leve e descontraída, sobre a nossa cultura construída desde sempre com intervencionismos de todos os tipos e governos inchados. Uma leitura imperdível!

Alvim 25/01/2018

Essencial
Indico veementemente para quem deseja conhecer o princípio dos ideais paternalistas e estatistas que permeiam o pensamento sociopolítico do povo brasileiro.

Dom 06/05/2016

Ponto de vista raro em nosso meio
O livro faz um apanhado da historia pelo ponto de vista de um historiador diferente dos outros que já conheci, um liberal. Ou seja, todas as historias contadas tem uma versão não observada pela maioria dos formadores de opiniões sobre esse assunto. Explica de uma forma muito simples a pergunta feita na capa do livro.

Fácil de ler, faz amarração de textos (já que vc precisa lembrar do primeiro capitulo até o ultimo, mas o autor explica tao bem que nao dá pra esquecer).

Todd 11/07/2016

Lixo
com este livro, aprendi que o presidente que vendeu a vale do rio doce para seus amigos a preço de banana é intervencionista e não neoliberal. vou já avisar isso aos cidadãos de Mariana MG.
lcm4693 11/08/2016minha estante
Pela sua resenha vi que vale a pena o livro.

Todd 11/08/2016minha estante
Pois não perca seu tempo, já está demorando.

Todd 11/08/2016minha estante
Pois não perca seu tempo, já está demorando pra ler.

Carla.Fabiana 14/07/2016

Uma análise da história econômica e política do Brasil ao longo dos anos.
O autor, Bruno Garschagen, nos mostra, com uma análise crítica e bem elaborada, o que não aprendemos nos livros de História do Brasil sobre a economia e política desde de seu descobrimento. O livro detém de um imenso acervo de informações e fatos que são discutidos de uma forma impressionante, com argumentos bem apresentados que nos faz pensar em como a situação política e econômica de hoje é consequência da cultura errônea que fomos adquirindo com o tempo. Desse modo, após concluir a leitura, é possível ter uma visão amplificada dos fatos ocorridos ao longo de toda a nossa história.

Mr. Jonas 24/11/2017

Pare de acreditar no Governo
Neste livro, Bruno Garschagen, jornalista e professor de Teoria Política, investiga a formação do conceito, amplamente difundido entre nosso povo, segundo o qual cabe ao governo intervir em todos os aspectos de nossas vidas, sejam eles sociais, políticos ou econômicos.
E aí, ficou interessado? Então leia e tente entender os motivos que levam os brasileiros a esperar que a solução dos problemas mais importantes da nação seja apresentada justamente por aqueles que mais desprezamos: os políticos. Boa leitura!

Juliano 21/09/2017

O livro é muito bem escrito, livro tendencioso porém as criticas são muito bem construídas inserindo argumentos válidos que fazem até o mais forte comunista parar para pensar. Recomendo a leitura a todos, pois nos faz chegar a muitas respostas sobre a nossa atual política.

pedrocipoli 12/06/2017

O Estado como um problema, não como solução
Teorias da conspiração à parte, o brasileiro é doutrinado a acreditar que toda e qualquer solução virá do Estado. O livro ajuda a eliminar essa visão, apresentando o problema logo na capa. Afinal, muitos acreditam que o "Estado" é uma entidade independente dos políticos, e estes estão mais preocupados em manter seus poderes e privilégios do que em atacar as mazelas do Brasil, muitas delas com décadas de idade.
Vale a leitura tanto para os "não-convertidos" quanto para aqueles que buscam um bom livro para explicar detalhadamente o que já sabem: nosso Estado (e seus políticos) é caro, ineficiente, corrupto, corporativista, ideológico e sem escrúpulos. Mesmo se funcionasse de forma correta, seus resultados seriam pífios. Junto com os livros de Rodrigo Constantino, talvez o brasileiro comece a ver o Estado, independentemente do partido, como um problema, não como a solução.

Bruno Mancini 04/04/2017

Um livro para as nossas escolas
Não pode ser considerado o melhor livro de história brasileira.
Pois se torna enfadonho no momento histórico do período colonial.
Mas, deveria ser adotado com leitura opcional para a maioria de
estudantes do ensino médio.

Mas, para mim foi uma excelente leitura é a confirmação das
mazelas que temos tido como governantes fazer parte das nossas
escolhas individuais, parte de um processo longo é nevrálgico já
existente na nossa sociedade.

Michelle.Louise 03/09/2016

DICA PARA OS CIDADÃOS
Ler esse livro, e o de Miriam Leitão, para entender pq nossa política é como é e o que precisamos fazer para o nosso futuro ser próspero.

" O nosso grande desafio é "menos político do que cultural- uma educação da compreensão, que nos exige virtudes que têm um espaço cada vez menor no mundo da política". Se a armadilha não pode ser desarmada, podemos mostrar às pessoas que ela existe e como não cair na arapuca intervencionista. "
Bruno Garschagen
Darllan.Senna 30/04/2018minha estante
Fenomenal! Pois, ao mesmo tempo que aponta os erros e desvios históricos, mostra também que devemos olhar com um pouco mais de carinho para nossa história. Sobretudo, durante a monarquia.

felipe.demattos.94 14/11/2016

Historia política Brasileira, nua e crua!
Uma ótima leitura para estes momentos de invasão de escolas...
Sobretudo uma análise historiográfica da política brasileira, que seria cômica, não fosse trágica.

Sarah.Meirelles 02/04/2017

Leitura obrigatória: Direto e Atual.
"Pare de Acreditar no Governo", trata-se de um ensaio histórico, de leitura agradável, divertida e de fácil compreensão, sobre como o Brasil chegou a este ponto. Nas palavras do autor, "comprovando que nada é tão ruim que não possa piorar". Bruno Garschagen se debruça sobre o paradoxo resumido no subtítulo; vai buscar as raizes do nosso transtorno dissociativo, através de um apanhamento histórico, do reinado de D.Manuel I à Dilma, investigando as origens da natureza intervencionista do Estado e suas consequências. A falta de imparcialidade, desagradou um pouco, é difícil encontrar um autor que só exponha os fatos sem realizar um juízo de valor, mas ele levanta questões impertinentes. Mesmo que tendencioso, ainda assim, é sempre interessante analisar o ponto de vista abordado, visto que política e economia são premissas presentes diariamente em nosso cotidiano e devemos nos alertar e buscar sempre informações. Fica a critério do leitor decidir se concorda ou não. Que leitura! Adorei e recomendo veementemente para quem se interessa pelo assunto e se preocupa com o futuro do país. • "Os nossos males, antes de serem de origem, são a realização de ideologias tortas por governos oblíquos."

Karol 08/07/2021

Estou tentando mergulhar nesse universo da política e ler mais livros sobre o assunto, apesar de ser fora do que estou acostumada.
O livro traz reflexões interessantes e pontos de vista diferentes dos que estou acostumada a ver.
Achei algumas partes tendenciosas. Não concordo muito com a visão que o autor tem da educação e dos professores.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6