Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

naylindinha 05/06/2023

Psicose
Sempre esteve na lista de filmes favoritos desde meus 10,11 anos, inclusive minha série favorita é Bates Motel... Livro incrível, mesmo sabendo de toda a história consegue passar muitas emoções. No mesmo momento que se tem raiva do Norman vc acaba tendo um pouco (pouco mesmo) de dó kkkkk
Apenas leiam!!!

Kakalique 04/06/2023

Dificilmente não iria gostar. Algumas coisas já sabia por causa do filme e da série, outras não seja pq não abordaram ou modificaram. Porém, senti que foi uma leitura meio inútil, pq o filme retrata muito bem o livro, ou seja, se já assistiu o filme ou a série, ou os dois, não recomendo o livro. Leitura simples e dinâmica, então terminei em no máximo 4 dias.

Francis24 03/06/2023

Tensão em cada página..
Em 2 dias zerei o livro . Que livro mais bem elaborado!

Estória: Norman bates é um homem recluso que vive em um motel isolado junto com a sua mãe - Norma Bates.  Até aí tudo bem , até que surge Mary crane - uma mulher que após roubar 40 mil dólares de seu antigo patrão resolve recomeçar sua vida junto ao seu noivo Sam loomsie - Dono de uma loja de ferragens falida em fairvale ( uma cidade distante) . Porém ao se hospedar no motel Bates ( cujo dono é o próprio Norman bates) é assassinada pela mãe de norman.
Após esse assassinato desencadeia-se uma busca ao paradeiro de Mary crane feito por sua irmã Lila e pelo noivo de Mary, juntamente com o investigador Alrbagost.
Nesta trama desenrola-se um mistério sobre a relação de norman e norma , já que fica nítido que o mesmo possui uma relação estranha com a mãe, quase um transtorno de Édipo e além do mais possui uma multi-personalidade que vai aflorando durante o livro e vai revelando que norman bates não é apenas um homem recluso e um pouco estranho . E sim um verdadeiro psicopata.

Ricc 01/06/2023

Psicose conta a história de Mary Crane, que foge logo após roubar o dinheiro de seu patrão para fugir com seu namorado. Porém, ela acaba se perdendo e vai parar no Bates Motel, propriedade de Normal Bates, um homem perturbado por sua mãe manipuladora.

***CONTÉM SPOILERS***

Um clássico do suspense e terror escrito com maestria. Uma leitura rápida e fluida com personagens interessantes e uma trama intrigante com reviravoltas incríveis.

Eu já havia assistido a série Bates Motel há anos atrás, então muita coisa aqui não chegou a ser novidade pra mim. Ainda assim, a experiência não foi prejudicada em nada. Pelo contrário, foi interessante fazer as comparações livro x série e, melhor ainda, notar que a adaptação foi bem fiel ao livro. Algumas diferenças aqui, outras ali, mas nada que atrapalhasse a experiência.

Fato interessante: na série, Norman Bates é um jovem de pouco mais de 20 anos, enquanto no livro, ele é um homem de 40 anos.

A revelação final em que a mãe de Norman está, na verdade, morta há anos é chocante e inesperada. Um baita plot-twist!

Valeu demais conhecer essa obra clássica.

(e recomendo muito a série Bates Motel!)

Fernando452 01/06/2023

Boa noite Norman
Norman e só mais um Silva que a estrela não brilha, ele era funkeiro mas era também pai de família

Francine122 31/05/2023

"Ele via o céu escurecer e o esplendor do sol se render. O esplendor do sol se render... Ora, isso era poesia; ele era um poeta. Norman sorriu. Ele era muitas coisas. Se eles soubessem..."

Maldita tríade: Norman, Norma e Normal. O livro é inteligente e aborda assuntos como a psicopatia, o complexo de Édipo, a solidão, o alcoolismo e os traumas vivenciados durante a infância. A psicanálise dos personagens é interessante para um c*ralho! Leiam antes de assistir ao filme com a cena memorável da banheira, os violinos e os gritos ensurdecedores.

Railan.MagalhAes 31/05/2023

Que livro meus amigos, que livro!

Muito intrigante a mente do Norman as ações dele. Aquele livro que você não pra de ler até terminar, Muito bom !

Giiii1 29/05/2023

MUITO BOM!!!
SIMPLESMENTE INCRÍVEL ?

Tempo de leitura: 24/05 à 29/05

Enredo: 5/5
Fluidez: 5/5
Leitura: 5/5
Personagens: 5/5

Por ser meu primeiro livro do gênero terror/caso criminal pensei até que não poderia gostar, mais foi totalmente o contrário eu amei demais.

O livro conta a história de Norman Bates, um homem de meia idade que aparentemente não oferece ameaça nenhuma e é apenas mais uma pessoa sem graça. Com uma mãe dominadora e uma infância/adolescência conturbada, fazem com que Norman não consiga tomar suas próprias decisões sozinho.
Passa seus dias gerenciamento um motel em um local praticamente deserto, junto com sua mãe que juntos vivem uma relação extremamente complicada e com várias ambiguidades ao decorrer da história.

Até que com a entrada de uma até então simples mulher muda o rumo da história, trazendo diversas perguntas e descobertas com o passar da história.

Uma mesma situação com dois ou mais lado de diferentes personagens torna tudo ainda melhor.

Psicose conta também com filmes e uma série derivada da história (Motel Bates)

Leitura mais que indicada

line.iana 28/05/2023

Gostei muito da história te prende do começo ao fim, tanto é que li em um dia só :0 nunca vi o filme mas agora vou atrás a história e mto pica e tem um plot literalmente de doido

Vitória 28/05/2023

"Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser"
Saindo completamente da minha zona de conforto literária, acredito que esse foi o primeiro livro considerado como terror que li. E que ótima maneira de começar, devorei o livro em uma tarde. A leitura é fluida, envolvente e te prende desde o primeiro capítulo. Os personagens tem um ótimo desenvolvimento e apesar de já ter assistido o filme de Hitchcock e alguns capítulos da série (Bates Motel) fiquei muito curiosa pra saber a abordagem do livro até o final. Me surpreendeu positivamente, com certeza faz jus ao título de clássico.

~ Citações favoritas ~

Era verdade. Ela sempre lhe ditara as leis, mas isso não queria dizer que ele sempre precisasse obedecê-las. As mães são às vezes dominadoras, mas nem todas as crianças se deixam dominar. Nem todas as viúvas e nem todos os filhos únicos se emaranhavam nesse tipo de relação. A culpa era tanto dele quanto dela. Porque ele não tinha iniciativa.

Eu acho que todos nós somos um pouco loucos de vez em quando.

Engraçado, pensava Sam, como acreditamos saber tudo sobre uma pessoa só porque a vemos frequentemente ou porque temos uma forte ligação emocional com ela.

Quando você começa a especular desse jeito, uma vez que reconhece que ninguém sabe como funciona a mente de outra pessoa, você tem de admitir: tudo era possível.

Pensar sobre não conhecer outras pessoas? ora, pensando bem, a gente não conhece nem a si mesmo.

Tem horas que precisamos parar de analisar e confiar nas nossas emoções.

?Então o horror não estava na casa?, murmurou Lila. ?Estava na cabeça dele.?

Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser.

skuser02844 26/05/2023

Esse livro eu li há alguns anos, foi uma leitura de um dia, eu simplesmente não conseguia largar. O plot dele é bom, me pegou de surpresa, muito bem escrito e a adaptação do Hitchcock desse livro é simplesmente perfeita.

O Tolo de Amarelo 23/05/2023

As páginas brilham como se estivessem nas telonas
Robert Bloch se mostra um autor muito maior do que já imaginei.

A escrita é leve e dinâmica, mantendo o passo certo para a trama permanecer bem aquecida. É de uma fluidez de causar inveja nesses novos autores.

A trama é, basicamente, a mesma que já vimos no clássico de Hitchcock, mas é tão brilhante e com diálogos tão inteligentes que não cansamos de passar por suas páginas.

Imaginava que, fora da tela, os personagens não seriam tão marcantes. Eu estava enganado. Eles são bem consistentes (com suas falhas e medos) e muito bem escritos.

Não poderia deixar de falar dele: Norman Bates. Há uma diferença no porte físico em relação ao filme, e nada mais. A profundidade do personagem é a mesma e se torna até irrelevante comentar sobre, de modo que esse parágrafo pode não ser importante para leitura.

Um livro que terei o maior prazer de reler durante os anos, Psicose é uma obra prima dentro das telas e nas nossas estantes.

Genial!

vivian :) 22/05/2023

Psicose
Não costumo me aventurar por livros de terror, talvez inclusive esse seja o motivo das minhas 3 estrelas. no geral, é um livro bem escrito, com uma narrativa fluída, e que mesmo sendo em terceira pessoa, faz uma passagem entre as perspectivas dos personagens com muita maestria e sensibilidade, sem ser algo brusco e sem nexo. o plot twist do livro é muito bem feito, mesmo sabendo da história não deixou de me surpreender. não sei se voltarei a me aventurar pelo gênero horror, mas de qualquer forma foi uma experiência boa, que não deixa de ter um toque angustiante no final das contas.