Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Thiago548 18/06/2023

Um clássico.
Achei um livro bom, infelizmente já sabia do plot, mas mesmo assim me prendeu, a história até causa uns arrepios. Mas é uma leitura arrastada e muitas partes até cansa mas vale a pena pois é um clássico e tem motivos para isso.

giheiden 17/06/2023

Um bom terror e suspense a moda antiga. Sou suspeita para falar pois eu amo o filme de Hitchcock e recentemente assisti o seriado Bates Motel. Recomendo muito o livro, pois we all go a little crazy sometimes.

Priscila 17/06/2023

Muito além da cena icônica dos cinemas
Afinal de contas, o que é considerado normal? O que conhecemos das pessoas que nos cercam? Sabemos a respeito de todo o íntimo, ou somente a superfície?
No livro, o autor mostra que fez o dever de casa a cerca da psiquê humana e nos faz questionar sobre o quanto conhecemos das pessoas ao nosso redor.

Norma / Norman / normal

Muitos confundem, mas a história não é sobre um psicopata, e sim sobre surtos psicóticos. Alucinações e despersonalizações são bastante presentes no livro.
O livro é um clássico publicado em 1959. A leitura é muito fluida e a narrativa é envolvente. Além disso, a edição da Darkside é linda.

Sem dúvidas, vale a pena.

Stella.Castilhos 15/06/2023

Norma(n) Bates
Serei um pouco mais sucinta nesta resenha porque eu sempre tento não dar spoiler e, nesse caso, acredito que muitas pessoas não chegaram a assistir o clássico do Hitchcock.

Primeiramente, é um livro de fácil leitura e compreensão, apesar de narrar uma história um tanto quanto peculiar e complexa. Não é denso nem muito descritivo em relação a ambientes e situações, como acontece nos livros do Stephen King.

O livro conta a história de Norman Bates, que dirige um motel em uma estrada pouco movimentada. Dentro disso, conhecemos Mary, primeira hóspede de Bates que conhecemos; Lila, sua irmã e Sam, seu namorado. E a Mãe.

Como não pretendo dar spoiler, não pretendo me aprofundar no que acontece na história em si ou no desenrolar da narrativa.
Prefiro dizer que a história é bastante interessante, envolvendo temas como: traumas e seus resultados na vida de uma pessoa; decisões mal pensadas que acabam em catástrofes; muita psicologia e análise da psiquê dos personagens; investigação criminal e reviravoltas.

É um bom livro, obviamente um clássico, que foi bastante modificado para o cinema, mas que mantém sua essência. Dei nota 4 por achar que o livro poderia ser melhor desenvolvido, mas acredito que a intenção do autor fosse mesmo deixar uma sensação de?terror ou suspense no leitor. Como se sua intenção fosse nos fazer pensar na história por mais alguns dias, principalmente em quem Norman Bates é e qual a verdade por trás de tudo isso; nos fazer pensar em como a mente humana é poderosa o suficiente para criar paradigmas e em como, as vezes, somos apenas reféns dela.

Por fim, Norman não mentiu quando disse que era muitas coisas. E como não mentiu!

E, como venho falando, impressionante como a mente humana é poderosa, sendo capaz de nos salvar ou nos destruir de forma que nem percebemos.
Lia Earnshaw 18/06/2023minha estante
sempre quis ler e adoro a história de Norman Bates ?????? ótima resenha

Stella.Castilhos 19/06/2023minha estante
Vale a pena a leitura! Iria adorar ler o que você acha!

AdrianoBiLL 12/06/2023

Um dos melhores suspense de todos os tempos!
"Psicose" é simplesmente um dos melhores livros que eu já li em toda a minha vida bibliófila. A obra-prima de Robert Bloch te conduz em uma leitura fantástica, inquietante, sufocante, perturbadora, daquelas que vai te deixar incomodado e pensativo por semanas.

Para quem gosta de livros com uma história perturbadora, que te envolve em um mistério, com uma boa dose de suspense e um plot twist apoteótico, com certeza eu indico "Psicose".

Posso afirmar que a obra-prima do mestre Hitchcock (o filme lançado em 1960) é muito bem adaptada do livro. Tem umas pequenas mudanças e o filme em si tem uma história mais corrida que no livro, logo o roteiro é menos abrangente, o que é bastante óbvio. Mas como um todo, o filme traz uma excelente adaptação, onde os principais pontos e toda a essência da obra-prima de Robert Bloch você encontrará na obra-prima do Hitchcock.

Ter lido o livro e ter revisitado o filme foi uma das melhores experiências que eu já vivi na vida.

Isso só comprova o quão importante e influente que esta obra-prima da literatura foi para a obra-prima do mestre Hitchcock.
Principalmente por nos apresentar ao um dos maiores maníacos e psicopatas da história do cinema e da literatura - o lendário Norman Bates.

"Psicose" é um dos maiores filmes de suspense e um dos melhores livros de todos os tempos.

Rafaa13 12/06/2023

Sem palavras
Eu simplesmente nao sei como descrever esse livro, uma leitura bem boa de se fazer (apesar do conteúdo ser meio...)

Demorei menos de uma semana pra terminar a leitura, e olha que sou daquelas pessoas que demora 3-4 semanas pra terminar um livro de mais menos de 300 paginas

Nao cheguei a ver o filme, mas provavelmente deve ser tao bom quanto o livro

Nao vou mentir por que pensei ter colocado muita expectativa no livro mas nao me arrependi de maneira alguma.

As vezes eu tive que fechar o livro e ir tomar um ar pra conseguir captar tudo oq estava acontecendo mas no final valeu a pena

Eu indicaria pra quem está começando a criar o hábito de leitura assim como eu por que foi bem tranquilo de ler, mas foi meio pertubador o livro.....

Acredito que esse livro merece uma resenha melhor mas como nao sou boa nisso vamos deixar pra quem sabe né.
AdrianoBiLL 12/06/2023minha estante
Se você gostou do livro, te recomendo o filme pra ontem.
Por simplesmente ser uma das maiores obras-primas da história do cinema.

Rafaa13 02/07/2023minha estante
Ai moço eu tenho medo de filme de terror KKKKKKK adoro livro mas tenho pavor de filme

AdrianoBiLL 03/07/2023minha estante
Coragem, você consegue. kkkkkk

bia | @biatalendo 11/06/2023

Sob um viés psicanalítico.
Essa resenha será dividida em duas partes: uma sem spoilers e outra que falarei da trama e embasar um pouco dos aspectos psicanalíticos que vi nela.

Bloch é simplesmente um gênio. Ainda preciso ver a obra de Hitchcock, mas se ele manter parte da genialidade do autor do livro, já será excelente. O aspecto que mais me surpreendeu e me deixou maluca é o quão ele põe dicas, palavras específicas, frases super bem elaboradas para chegar no objetivo final do livro. Todas as palavras usadas tem uma finalidade, e meus parabéns à tradução da Anabela Paiva, simplesmente perfeita.

Isso, é um thriller bem escrito. Com camadas absurdamente bem construídas. O livro cria apego, vínculos com os tramas para haver identificação, empatia. Faz toda a diferença ter um olhar empático para os personagens e suas histórias. É tudo viciante. Li em uma tarde e não queria parar, largar.

A edição da Darkside é excelente também. Li na edição de 2013, não há um prefácio ou posfácio, mas se houver na nova edição, acharei crucial ler a visão de alguém de confiança da editora para comentar sobre a obra. Eu estava MALUCA por essa leitura há anos, finalmente consegui o livro emprestado e valeu a pena. Já sabia de parte das revelações por conta de uma cena específica do filme do Hitchcock, mas mesmo assim, há aspectos que são perfeitamente colocados e surpreendentes. Fenomenal.

A seguir, minhas percepções psicanalíticas sobre a obra, com spoilers.

Eu sinto que há uma confusão total do senso comum do termo psicose, uma confusão com psicopatia, é diferente, não apenas na psicanálise, mas como na ciência toda. Psicose é o estado de confusão com a realidade. O psicótico não tem noção da realidade e também não tem juízo crítico, coisa que o psicopata pode, sim, ter. Achei incrível que a alucinação do Norman ser com a mãe ainda viva, bater muito com um dos temores de um psicótico: se perder, se fragmentar. A mãe dominadora ainda é a âncora dele ao mundo, deixá-la ir, era confrontar a realidade. Os mecanismos de defesas regressivos são perfeitamente utilizados aqui; a clássica negação da realidade, dou meu chute de um pouco de identificação projetiva, a projeção (especialmente na Mary ao se admirar no espelho), ah, são muitos.

Cheguei a dar um gritinho ao lembrar que o indivíduo psicótico tem as suas frustrações de maneira extremamente precoce, vindo da relação com a mãe, e o psicótico busca se fundir com o objeto, buscando reatar aquele laço objetal, que no caso do Norman, se dá com a mãe. A criança não consegue se ver separada da mãe e com a frustração de perceber a morte da mãe ideal, Norman torna-se a mãe, se ele não consegue aquele laço com a mãe viva, ele tentará restaurar numa ilusão de processo primário.

O psicótico também não chega no Édipo, Norman sequer teria como fazer a identificação com a figura masculina, essa parte chega a ser engraçada. Claro que a relação simbiótica e incestuosa com a mãe seria inevitável já que ele não teve a figura masculina para se identificar e poder entender o que é incesto e que a mãe não será sua companheira. O mais incrível é que O PRÓPRIO NORMAN FALA DO COMPLEXO DE ÉDIPO PARA A MÃE!!!!!!!!!! Essa cena é genial.

Perguntarei em aula se é possível que um psicótico tenha seus traços perversos. Sem dúvidas o Norman é um psicótico propriamente dito. Suas alucinações e despersonalizações são constantes. Adorei o trecho em que ele diz que a mãe tomba entre uma pessoa esquizofrênica e uma pessoa neurótica, clássico da anestrutura limítrofe, tá aí um possível diagnóstico para a Mãe. Tenho certeza que tem muito mais coisa nisso tudo. Quero pesquisar mais sobre a criação desses três rostos de Norman, Mãe e Normal.

Borch ganhou meu carinho, não se faz uma obra-prima dessa sem estudo. É um prato cheio para aqueles que admiram a psicanálise.

Tassi Rodrigues 09/06/2023

Leitura importante
Reconheço que este livro é um marco na história da literatura do suspense/thriller, sei que depois do lançamento de psicose muitos autores se inspiraram no Robert Bloch, mas eu não senti aquela emoção em ler! Achei um livro muito bom e recomendo, mas infelizmente sinto que faltou algo para ser um favorito!

Mônica 09/06/2023

Eu queria muito ter lido esse livro sem conhecer a história, com certeza o meu envolvimento seria outro, mas já li com a visão de quem conhece a história, então 0 surpresas

Naty 08/06/2023

TAM TAM TAM
Um dos poucos casos em que um filme supera o livro em que foi baseado. O clássico de Hitchcock é perfeito.
Contudo, a leitura é muito fluida; a construção do famigerado personagem Norman Bates é excelente, acompanhar sua psicose latente provoca agonia; levando a outra qualidade do livro, que é o horror bem escrito.
Ler a cena do chuveiro com a música assustadora do filme tocando na cabeça é MUITO BOM!

Zetha 05/06/2023

Psicótico !!
Quase entrei em uma ressaca, mas esse livro ( q eu não dei nada) me salvou. Nunca o filme ou a série, então li o livro sem saber de nada, e com baixa expectativa, mas ele conseguiu me surpreender, o livro flui muito rápido, qndo vc menos espera ele acaba. Sobre a história , não tem MT oq dizer, é mt bem construída, lendo ela a noite chega a dar um medinho kkk. Adorei a reviravolta do final.

naylindinha 05/06/2023

Psicose
Sempre esteve na lista de filmes favoritos desde meus 10,11 anos, inclusive minha série favorita é Bates Motel... Livro incrível, mesmo sabendo de toda a história consegue passar muitas emoções. No mesmo momento que se tem raiva do Norman vc acaba tendo um pouco (pouco mesmo) de dó kkkkk
Apenas leiam!!!

Kakalique 04/06/2023

Dificilmente não iria gostar. Algumas coisas já sabia por causa do filme e da série, outras não seja pq não abordaram ou modificaram. Porém, senti que foi uma leitura meio inútil, pq o filme retrata muito bem o livro, ou seja, se já assistiu o filme ou a série, ou os dois, não recomendo o livro. Leitura simples e dinâmica, então terminei em no máximo 4 dias.

Francis24 03/06/2023

Tensão em cada página..
Em 2 dias zerei o livro . Que livro mais bem elaborado!

Estória: Norman bates é um homem recluso que vive em um motel isolado junto com a sua mãe - Norma Bates.  Até aí tudo bem , até que surge Mary crane - uma mulher que após roubar 40 mil dólares de seu antigo patrão resolve recomeçar sua vida junto ao seu noivo Sam loomsie - Dono de uma loja de ferragens falida em fairvale ( uma cidade distante) . Porém ao se hospedar no motel Bates ( cujo dono é o próprio Norman bates) é assassinada pela mãe de norman.
Após esse assassinato desencadeia-se uma busca ao paradeiro de Mary crane feito por sua irmã Lila e pelo noivo de Mary, juntamente com o investigador Alrbagost.
Nesta trama desenrola-se um mistério sobre a relação de norman e norma , já que fica nítido que o mesmo possui uma relação estranha com a mãe, quase um transtorno de Édipo e além do mais possui uma multi-personalidade que vai aflorando durante o livro e vai revelando que norman bates não é apenas um homem recluso e um pouco estranho . E sim um verdadeiro psicopata.

Ricc 01/06/2023

Psicose conta a história de Mary Crane, que foge logo após roubar o dinheiro de seu patrão para fugir com seu namorado. Porém, ela acaba se perdendo e vai parar no Bates Motel, propriedade de Normal Bates, um homem perturbado por sua mãe manipuladora.

***CONTÉM SPOILERS***

Um clássico do suspense e terror escrito com maestria. Uma leitura rápida e fluida com personagens interessantes e uma trama intrigante com reviravoltas incríveis.

Eu já havia assistido a série Bates Motel há anos atrás, então muita coisa aqui não chegou a ser novidade pra mim. Ainda assim, a experiência não foi prejudicada em nada. Pelo contrário, foi interessante fazer as comparações livro x série e, melhor ainda, notar que a adaptação foi bem fiel ao livro. Algumas diferenças aqui, outras ali, mas nada que atrapalhasse a experiência.

Fato interessante: na série, Norman Bates é um jovem de pouco mais de 20 anos, enquanto no livro, ele é um homem de 40 anos.

A revelação final em que a mãe de Norman está, na verdade, morta há anos é chocante e inesperada. Um baita plot-twist!

Valeu demais conhecer essa obra clássica.

(e recomendo muito a série Bates Motel!)