Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Vittoria.Gabriella 08/07/2023

"Psicose", escrito por Robert Bloch, é um clássico do suspense e da literatura de terror. A história gira em torno de Norman Bates, um homem solitário que administra um motel isolado. O livro explora os horrores que se escondem por trás da aparente normalidade de Norman, criando uma atmosfera de suspense e mistério. A narrativa é envolvente e o autor mergulha na psicologia perturbada do personagem, abordando temas como a dualidade da personalidade e a natureza da insanidade. É uma leitura intrigante e marcante.

Bruno699 07/07/2023

Psicose é um clássico do terror psicológico, que inspirou o filme homônimo de Alfred Hitchcock. O livro conta a história de Norman Bates, um homem solitário e perturbado que administra um motel à beira da estrada, e de Marion Crane, uma jovem que foge com 40 mil dólares roubados de seu chefe. Quando Marion se hospeda no motel de Norman, ela não imagina o perigo que corre nas mãos do dono e de sua misteriosa mãe, que vive na casa ao lado. O que se segue é um jogo de gato e rato entre Norman e o detetive que investiga o desaparecimento de Marion, revelando os segredos obscuros e a mente doentia do assassino.

Psicose é um livro envolvente, assustador e surpreendente, que explora as profundezas da psicopatia e da violência. O autor cria uma atmosfera de suspense e tensão, que mantém o leitor preso até o final chocante. Psicose é uma obra-prima do gênero, que influenciou muitos outros autores e cineastas, e que continua sendo uma referência até hoje.

Thais 05/07/2023

Não conseguia parar de ler, um ótimo suspense/terror. Tudo muito bem amarrado, com algumas surpresas. Já imaginava o que aconteceria com relação à mãe de Norman, mas no meio do caminho fiquei "será que é isso mesmo?" e acabou que foi além do que imaginava. Queria que fosse um livro maior, que desteinchasse mais o psicológico de Norman, a mãe e o episódio com o "padrasto". Mas é muito bom!

Line 05/07/2023

Por que eu não li antes???
Esse livro é um classico do terror, um dos meus gêneros literários favoritos, e eu não sei pq não li antes. Eu sou facinada por Bates Motel, uma das minhas series favoritas, e ler o que deu origem a ela foi maravilhoso.
Por ser um livro publicado a muitos anos eu imaginei que a escrita fosse mais complexa, mas ela é bem simples, a história é super envolvente, eu li esse livro em menos de 24hrs.
A complexidade do Norman é uma coisa muito incrível e muito bem construída, depois desse livro vou assistir o vou e rever a série, pq é mt bom

Ramon 04/07/2023

Grandioso.
Tudo que se fala e repassa sobre essa história faz jus ao livro. O enredo é grandioso, muito, muito bom!

Louise F 02/07/2023

A obra que inspirou um clássico
Bloch nos leva a fundo da personalidade de Norman, sua relação com a mãe e tudo que isso causou. Leitura fácil, pontos de vista fáceis de identificar. Simplesmente sigo cada vez mais fã da obra. Como fã do filme e também da série, é bem legal comparar as três obras.

Cris 30/06/2023

A matéria-prima do clássico de Hitchcock!
Com a premissa de ser o livro que deu origem ao famoso e inesquecível filme de Alfred Hitchcock, 'Psicose' consegue manter sua originalidade mesmo sendo escrito há anos, precisamente em 1959. E com umas 200 páginas, Robert Bloch apresenta ao leitor Norman Bates, um homem de meia idade completamente perturbado pela mãe controladora. A trama se inicia após uma moça chamada Mary estacionar próximo ao motel e lá buscar abrigo depois de se perder pelo caminho, tudo o que ela queria era tomar um banho quente, descansar e em seguida seguir viagem rumo a uma nova vida. No entanto, Mary é morta a facadas no chuveiro! Simmm, estou falando da icônica cena de assassinato que todo mundo já viu ou, no mínimo, ouviu falar em algum momento.
A história começa a ganhar peso quando algumas pessoas relacionadas a ela dão por seu estranho desaparecimento, com isso, os leitores vão conhecer todos os segredos e bizarrices por trás das cortinas do Motel Bates.

"Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser."

Assim que iniciei a leitura prometi para mim mesma que desvencilharia da minha mente a trama já conhecida de cabo a rabo. Também prometi que fingiria surpresa ao ler os momentos finais e SURPREENDENTES que o autor criou. Prometi mais um pouquinho que teria o olhar clínico de alguém que estivesse lendo algo recém-saído no forno. Deu certo? Até que deu pois acabei fazendo barulho de espanto com a boca quando enfim Norman foi descoberto e levado para o manicômio às pressas! Ops, spoiler, né? Pois bem, tudo referente ao enredo desse livro é extremamente revelador e merece ser lido por todos, independentemente, se você já assistiu a clássica adaptação ou ao maravilhoso seriado Bates Motel.

Os capítulos são envolventes e bem curiosos, naturalmente somos inseridos na perturbadora trama e meio que espiamos tudo por uma porta entreaberta a vida de Norman e sua mãe. E digo mais, 'Psicose' é aquele tipo de livro que TODO fã de suspense precisa ler. Mesmo sendo antigo e automaticamente classificado como chato e arrastado, consegue ser superdinâmico. Entretanto, existem sim alguns assuntos de difícil compreensão pois trazem à tona diversos complexos psicológicos que bugam a mente de qualquer um. No mais, é um livro completinho com começo, meio e fim. Enfim, só leiam. Leitura mais que recomendada!

"Vivia três vidas simultaneamente. E o interessante é que as ia vivendo muito bem, até que..."

Gian 29/06/2023

Um verdadeiro clássico!
Norman Bates nos introduz um personagem tímido, misterioso e ao decorrer da história...louco!
Uma história de terror, suspense, investigação, descobertas e afins, uma ótima leitura que indico a todos!

Mariposaliterária2.0 28/06/2023

Devorado
Um livro realmente muito bom, bem escrito e me prendeu de tal forma que um li tudo no mesmo dia...
E eu realmente fui enganada durante as 240 páginas hahaha.
Amei e super indico.
10/10

Bruna.Rodrigues 28/06/2023

Psicose - Viciante e Perturbador
Psicose é um dos meus livros preferidos, até me espantei quando percebi que não fiz uma resenha quando o li, em 2019.
Mesmo não sendo fã de terror e ter lido pouquíssimos livros do gênero, percebi que Psicose é uma das melhores obras de terror/suspense.
Na época em que li o livro, também assisti o filme e a série inspirada na obra (Motel Bates) e fiquei realmente submersa ao mundo psicótico de Norman Bates, toda sua atmosfera inquietante me deixou pensativa por dias.

Mas falaremos então sobre o enredo do livro - brevemente e sem spoilers:

Inicialmente a história retrata a fuga de uma secretária, que roubou 40 mil dólares de um cliente e ao seguir viagem para a casa do seu namorado, acabou parando no Bates Motel (administrado pelo Norman Bates) para descansar. Mary - a secretária - aceita ir até a casa de Norman para jantar e ele conta detalhes da relação perturbadora com sua mãe (beira o Complexo de Édipo). Mary retorna ao seu quarto e é daí que surge a cena clássica da facada na banheira.
A mente de Norman Bates é incrivelmente perturbadora, principalmente nos momentos em que ele assume a personalidade da mãe. Para os amantes de psicanálise e suspenses psicológicos é um prato cheio! A leitura é bem fluída e envolvente.

Psicose de Robert Bloch é um clássico, bem como o filme de Hitchcock e a série Bates Motel também (que inclusive, foi a responsável por eu me apaixonar pelo gênero de suspense psicológico e perder um pouco o medo de terror).

Alline 28/06/2023

Bom.
É um livro muito bom, a leitura é rápido e impactante. Eu gostei bastante. Recomendaria a quem gosta de terror, pois, esse foi o segundo livro que senti medo lendo, oque é bom, porque o primeiro foi Verity. Nas primeiras partes eu já desconfiava disso, pq o jeito do Norman agi era muito estranho. É isso, é um livro muito bomm. Recomendo demais vc ler, mas sem saber da história.
"Então o doutor Steiner tem certeza de que ele é louco??
?Psicótico"

Bcvc 26/06/2023

Totalmente doentio
Meu Deus, fiquei em choque com o final!!! Não esperava por essa messsmo. As descrições são fortes, mas o livro é ótimo.

Jessica Barbosa 26/06/2023

Já sabia um pouco do que se tratava por conta do filme/série mas mesmo assim o livro me prendeu muito e conseguiu me deixar com algumas interrogações.
É bem escrito e dinâmico e tem todo um clima enigmático, sombrio.
O personagem do Norman poderia ter ganhando spin offs kk adoraria ler mais sobre a vida dele.