Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Julia5285 21/01/2024

Um marco para o terror
Esse livro foi um propulsor para o terror em sua época e mesmo décadas depois continuaria a inspirar histórias macabras que envolvem serial killers.

No geral é muito bom e a leitura é leve, e o final foi muito adequado. Achei essa edição da darkside maravilhosa porque inclui várias cenas do filme de 1960 que foi inspirado no livro.

Só um adendo para quem curte terror ou, como no meu caso, séries de investigação criminal com foco em psicopatas: o livro não vai ter surpresa nenhuma e na página 25 você já vai saber como vai ser todo o desenrolar da história, o plot twist e o final. MAS isso não é algo ruim.

Esse livro é incrível porque foi a fonte de informação para o que imaginamos ao pensar em um psicopata hoje em dia, e para muitas histórias envolvendo um personagem psicótico. O mais legal é que quando eu comecei ele não fazia ideia disso então foi mega divertido encontrar as referências enquanto lia.

Tais como o recluso que tinha problemas severos com uma mãe dominadora, a parte de espiar por trás de uma fresta porque não tem coragem e confiança o suficiente para olhar uma mulher nos olhos, a taxidermia que algumas vezes na literatura e no cinema é associada a um indivíduo perturbado, a fascinação e fanatismo pelo satanismo, sadismo, ocultismo e por aí vai? as múltiplas personalidades em que uma delas é quem mata, etc.

Quem se interessa pelo assunto vai amar encontrar alguma dessas cenas e pensar ?já vi isso antes, então foi com esse livro que tudo isso começou?

É interessante por ser um livro baseado num assassino real cujo as atrocidades ditariam o horror moderno devido sua peculiaridade, porque na época não se sabia muito sobre como a mentes desses indivíduos doentes funcionava e o livro aborda muito essa questão da doença mental.

Enfim, recomendo.

juliana 19/01/2024

Psicótico.
Gostei muito que a escrita desse livro me prendeu de jeito. não fiquei entediada e até me vi ansiosa pra saber do desfecho. muito bom apesar da simplicidade, a história é bem instigante.

lendocombruna 17/01/2024

Bates motel
?Lido em: 11/01/24
?nota: ?????

Finalmente, mergulhei nas intrigantes páginas de "Psicose" de Robert Bloch, um clássico thriller psicológico que desbrava os recantos sombrios da mente humana. A narrativa se desenrola com a história de Marion, cujo desvio fatídico a leva ao isolado Bates Motel, gerido pelo enigmático Norman Bates, um dos personagens mais cativantes que já encontrei na literatura.

O que inicialmente parece uma trama convencional se transforma em um labirinto de suspense, revelando segredos obscuros e reviravoltas perturbadoras que desafiam as fronteiras entre a sanidade e a loucura.

Confesso que tinha certo receio ao enfrentar uma obra de tanto renome e antiguidade, temendo uma narrativa maçante. No entanto, "Psicose" superou minhas expectativas, prendendo-me na trama e incitando o desejo de seguir lendo até que todos os mistérios fossem desvendados.

Mesmo conhecendo o enredo devido à sua longa existência, o livro não perdeu impacto para mim. A habilidade narrativa é evidente, e conforme o clímax se aproximava, meu entusiasmo e envolvimento atingiam níveis tão intensos quanto os personagens da trama. "Psicose" revelou-se uma narrativa envolvente que me manteve à beira do suspense até a última página.

Ademais, é impossível não destacar a beleza desta edição pela Darkside, enriquecida com imagens referentes ao icônico filme de Hitchcock de 1960, elevando ainda mais a experiência literária.

Isabelamelorx 16/01/2024

Com certeza um dos melhores livros que ja li, a escrita impecável flui feito rio, o plot é sensacional, todo o mistério é muito bem construído!

Duda 16/01/2024

Gostei, mas não me impressionou tanto
Foi mais um passa tempo para uma viagem a carro, só não imaginava que eu iria ficar um pouco neurótica, pois como a vítima tinha me hospedado em chalé kkkkk. Bem bonzinho

DéboraMP 15/01/2024

Psicose
Esse livro começa contando a história de Mary: uma mulher apaixonada que resolve roubar dinheiro do seu chefe, a fim de ajudar seu amado a pagar suas dívidas para enfim poderem casar-se.

Acontece que ela acaba se perdendo no caminho para a casa do noivo e vai parar no Bates Motel.

Lá, conhecemos Norman Bates - o dono do motel, que mora com sua mãe, Norma Bates. Norma é uma mãe extremamente controladora e impulsiva, que comete atrocidades as quais Norman encobre para evitar que a mãe seja internada em uma clínica psiquiátrica.

Quando Mary some, sua irmã vai até o noivo de Mary para tentar encontrá-la e a partir disso as coisas vão ficando cada vez mais sinistras.

Essa história não é perfeita, tem uma coisinha no final que me incomodou um pouco e por isso ele não é um cinco estrelas. Contudo, favoritei, sim!!!

Mesmo já conhecendo a história, eu amei fazer essa leitura. É um clássico do jeitinho que eu gosto. Fácil e rápido de ler. Ao final do livro tem algumas imagens do filme dirigido por Alfred Hitchcock (mais uma edição impecável da DarkSide).

victoria.baie 15/01/2024

Eu quando sou o maior livro de suspense ja escrito e acabo virando um dos melhores filmes de terror da historia

Bruna.Barros 15/01/2024

Eu li sem ter assistido o filme, nem a série, então a história realmente me prendeu e me surpreendeu no final.
Gostei muito, agora quero ver o filme pra comparar a história.

mariana 13/01/2024

Incrível
O filme e o livro são iguais, amo essa história e se eu já não soubesse o plot por ja ter assistido o filme, eu ficaria extremamente chocada e amaria igual como amei da primeira vez q descobri. amo

Beca 12/01/2024

Um óbvio
Livro curto, objetivo, mas muito bem elaborado.

Nos primeiros capítulos, acabamos concordando com alguns pontos que Norman nos mostra, mas com o passar da história, seus hábitos e peculiaridades começamos a duvidar quanto a quem ele é. Aos poucos tudo vai se revelando e, antes mesmo do fim da história, descobrimos quem é Norman Bates, não demora muito e ele mesmo se revela também.
Os personagens secundários são fundamentais também para que possamos ver a real face do Sr. Bates, especialmente pela forma que o amedrontam, sem mesmo terem ficado cara a cara.

Dafne44 12/01/2024

Psicose
Gostei do livro, é um suspense bem interessante que apesar de ser uma história de poucas páginas conseguiu me prender bem.. Valeu a leitura.

Mari 10/01/2024

Poderia ser mais
Acho o livro pouco trabalhado na questão de deixar a história tensa e eletrizante. É uma história MUITO BOA e com MUITO potencial, tanto é que já virou filme e já virou série. Mas acredito que poderia ter mais desenvolvimento na psicose central da história deixando o livro ainda mais interessante e perturbador!

Z-IE 09/01/2024

Norman, Norma e a criança mau.
Meu gênero favorito de livro, aquele que você é enganada do inicio ao fim. É como estar na cabeça do Norman.

shoriboo 08/01/2024

Maravilhoso
Livro super bem escrito, sempre dando um gostinho de quero mais.
apesar de eu ter demorado um pouco mais do que o de costume parar ler, fiquei totalmente presa à história.
não sabia o enredo, nunca tinha assistido o filme (que aliás, estou louca pra ver), então acho que tenho sido mais interessante por isso.
o motivo de ter tirado meia estrela: acho que fiquei tão animada com o livro que criei grandes expectativas para o final, que não achei tão incrível.

Art Sants 08/01/2024

Conheci Psicose pelo filme de Alfred Hitchcock e me apaixonei pela história, depois assisti a série Bates Motel que é uma releitura baseada nos eventos do filme e por fim decidi ler o livro.

Acredito que como filme a história e o mistério funcionam melhor toda a direção de fotografia da uma imersão espetacular pra um filme de terror com reviravolta incrível apesar da época.

Como já sabendo de tudo que acontece, o elemento surpresa não funciona mais para mim e é um ponto muito importante desse livro.

Resumindo, se você não conhece a história de Psicose comece pelo tipo de mídia que te agrada mais, independente de onde você começar, vai valer a pena.