Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Ivan.Muraro 20/06/2024

Que livro
O livro é extremamente envolvente e bem escrito. Te segura desde o primeiro capítulo com a apresentação do caso e, o desenrolar da história ao longo das páginas se mostra extremamente interessante e te prende a leitura, sempre querendo mais.
Ótima leitura, recomendo muito.

Maria18823 19/06/2024

Tenso!
É um livro que te prende do começo até o fim e dá vontade de ler ele todo de uma vez, simplesmente impressionante como o autor consegue nos prender e nos deixar tenso em cada capítulo, só descobri o plot quase no final do livro (não assisti o filme) e cara, incrível!!!??

Veh 19/06/2024

Perturbador
Norman Bates e sua mãe um tanto quanto controladora possuem um motel de estrada aparentemente pacato, mas situações aterrorizantes botam a vida dos hóspedes em perigo fatal. Gostaria de não saber a reviravolta, mas a construção narrativa para isso valeu muito a pena! É muito perturbador e desconfortável estar na cabeça de Norman. Só gostaria que o livro fosse mais longo, infelizmente as coisas acontecem bem rápido, mas é um pilar do thriller, clássico revolucionário!

Camila 17/06/2024

Maravilhoso, um clássico!
Já conhecia a história mas o livro é muito bom, leitura rápida e instigante.

Ulisses San 17/06/2024

Dupla Face
O que dizer sobre Psicose, um livro com uma história envolvente e muito bem construída, em nenhum momento você ficará entediado.

Um suspense clássico, com aqueles elementos dignos de arrepio: tempestade, raios, lugares com pouco movimento e isolados, e suspeitos nada suspeitos. Esses são os ingredientes principais da trama.

A história começa com o delito de Mary Crane e sua fuga para encobri-lo, até que ela chega no pacato motel Bates, recepcionado por um homem tímido, pacato, solteiro e sem nenhum indício que levante qualquer suspeita.

Até que algo acontece em sua hospedagem, levantando dúvidas e preocupações para sua irmã Lila, seu "namorado" Sam Loomis, e o detetive particular. Ambos partem em busca de resposta sobre o paradeiro de Mary, mas o que eles não esperavam, é que, quanto mais investigam, mais dúvidas, mistérios e ações desabrocham.

A reviravolta no final é digna de arrepio na coluna, trazendo questões de relações entre mãe e filho e personalidades do protagonista.

Leitura super válida para os amantes de um suspense clássico, história curta, mas bem elaborada.
olivversion 17/06/2024minha estante
Depois de ler, eu assisti ao filme. muito bom, mas ainda prefiro o livro haha.

Ulisses San 17/06/2024minha estante
@olivversion, pretendo fazer o mesmo agora, assistir.

olivversion 17/06/2024minha estante
@Ulisses espero que goste, é icônico

Neth. 17/06/2024minha estante
Adorei sua resenha. Fiquei curiosa para ler.

Ulisses San 17/06/2024minha estante
@Neth, recomendo.

Breno.Benicio 16/06/2024

Psicose-Resenha
Muitos se enganam ao pensar que "Psicose" (1960) dirigido por Alfred Hitchcock foi uma obra completamente autoral e singular, vítima da própria cabeça de Hitchcock, que por sinal, adorava um suspense/terror. A obra original de "Psicose" teve origem no final dos anos 50 nas mãos do autor Robert Bloch que se inspirou no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. A obra literaria é uma ode à psicologia humana, responsável por extrair o máximo do inconsciente e explorar a psicose a partir de uma visão interna e externa. No campo interno, o livro explora as nuances e os desejos obscuros de uma personalidade frágil e conturbada, porém, minimamente ciente de suas decisões, com inteligência e capacidade de manipulação direta e indireta. No campo externo, o autor busca uma visão civilizada da situação, fazendo uso da leitura de personagens secundários em prol de oferecer uma dupla visão de um único acontecimento.
Como um livro de mistério, a narrativa é envolta de diversas reviravoltas. O autor consegue a proeza de manipular e ocultar situações a partir de um contexto diferente, nunca negando, mas também nunca afirmando. Essa subjetividade em excesso permite uma maior imersão à leitura, pois a falta de concretismo aguça o mistério e curiosidade, além de auxiliar na narrativa que embora objetiva, cria e desenvolve personagens ao longo do desenvolvimento sem se perder ou gerar distorção quanto a proposta. Norman Bates é o personagem central e sua figura molda a trama a partir de como o autor desenvolve a capacidade de absorção do personagem, seja em situações do dia a dia, pensamentos intrusivos ou até mesmo uma suposta dualidade a partir de uma verdadeira busca pelo controle, possivelmente ligadas a Teoria Freudiana da Personalidade (Id, Ego e Superego), Norman é construído sobre essa camada psicanalítica, sendo então um personagem bastante curioso e indecifrável.
Entre os coadjuvantes, Mary Crane se destaca nas primeiras páginas devido a sua importância como o pontapé inicial da história. Mary reapresenta o estereótipo da mulher padrão dos anos 1950. Mary sonha com o famoso "American Dream" mas se vê em uma eterna luta em prol de um casamento que nunca parece estar ao seu alcance. Embora seja uma personagem de curta aparição, Mary representa uma visão desesperada da mulher no século XX, sendo sua motivação compressível, porém, novamente, desesperada.
Os demais personagens surgem com o avançar da história. Garantindo nossa curiosidade, o autor usa as figuras recorrentes de forma menos emocionada para garantir uma visão mais realista do caso, embora, muitos personagens exponham com clareza sua emoções perante cada momento, tornando cada capítulo e cada momento de descoberta ou pistas minimas mais humanos.
Como um mistério/suspense/terror, o livro se mostra operante nas três qualificações citadas, possuindo um pouco de cada na medida certa. O mistério é envolto no geral, desde a subjetividade até os momentos de investigação, gerando quase um Thriller Policial. O suspense é gerado a partir da relação conturbada entre Norman e sua misteriosa mãe, que aos poucos vai se mostrando mais presentes, embora nunca tenhamos acesso a verdadeira face dela, Norman é realmente o centro das atenções.
O terror vem como uma consequência, presente principalmente no terceiro ato onde o autor se liberta quanto aos plot twists e (principalmente) quanto as atrocidades, nos entregando um dose imensa de tensão seguida por um espanto a partir de das descrições bizarras. "Psicose" termina como uma ficção bem orquestrada a partir de um contexto realista. É uma experiência de leitura diferenciada e estranhamente cativante.

Micaela 15/06/2024

Um clássico atemporal. Leitura fácil e intrigante, ao mesmo tempo que entrega toda a complexidade necessária para a história.

olivversion 14/06/2024

A ambientação chuvosa, com trovões e uma escuridão quase opressora, desperta a imaginação do leitor e é uma ótima forma de tornar a história ainda mais assustadora. A escrita do autor é perfeita, mas se torna ainda mais maravilhosa durante as mortes.

E o final ainda é surpreendente, mesmo sendo um pouco previsível.

Um clássico.
Allan255 14/06/2024minha estante
esse é um que quero ter físico um dia

olivversion 14/06/2024minha estante
Também

Kênia 14/06/2024minha estante
O filme é maravilhoso!!

olivversion 15/06/2024minha estante
@Kênia Vou assistir depois.

Kênia 15/06/2024minha estante
Vai gostar!

Amanda3808 14/06/2024

Mais um livro curto que não precisa de muito para entregar uma boa história. Já conhecia a história a um bom tempo, porém ainda não havia parado para ler, e afirmo que eu estava perdendo algo incrível. Leiam.

azkdraco 10/06/2024

Norman, Norma, Normal.
Uma história intrigante, muito bem elaborado e escrito, de arrepiar do início ao fim, inclusive, o final é um dos melhores que já li. simplesmente, devorei o livro mesmo conhecendo a história do início ao fim, por conta da série 'bates motel' - inclusive, pensei que isso estragaria minha experiência de leitura, mas não aconteceu, foi O LIVRO.

site: https://x.com/azkdraco/status/1574860776803803140

WeirdBoy 08/06/2024

Um mergulho na insanidade
Psicose é um mergulho profundo na mente do Norman Bates, um personagem icônico que desafia a si próprio na sanidade e na insanidade. Me bateu uma nostalgia da época em que eu assisti a série ?Bates Motel?. Porém, nunca vi o filme, então fui pego de surpresa nas reviravoltas que simplesmente me cativaram demais ??? É uma leitura que te deixa tenso até o último segundo!

Eduarda2662 03/06/2024

Gostei, mas não é um dos meus livros favoritos, embora seja um clássico. Em geral o livro é satisfatório.

italocarvalhg 03/06/2024

Boa história e bem escrito
História bem interessante e a pedrada já começa nos primeiros capítulos. o fato de ter 17 capítulos eh muito gostosinho, e eles são diretos ao ponto, sem muita enrolação. final com um ótimo plot que cai como uma luva (embora acabe não "dando em nada" bler :/
helivros 04/06/2024minha estante
Parece divertido

Pandz 03/06/2024

Uau
Tava com o livro fazia um tempo já, se soubesse tinha lido logo. Não é uma leitura pesada, inclusive da pra ler em dias, e tem um plot muito bom