A Ascensão da Sombra

A Ascensão da Sombra Robert Jordan

Resenhas - A Ascensão da Sombra

VilmaPCBrum 03/03/2022

Livro quatro da Roda do Tempo
A Ascenção da Sombra é surpreendente por deixar muitas tramas engatilhadas para o próximo livro. Quero saber de tudo o que está por vir e qual será o próximo passo não só de Rand quanto dos outros personagens.

Ricardo533 01/03/2022

O melhor da série até agora
A escrita do autor melhorou muito comparada com o primeiro livro da série, gosto da maneira com que ele sempre descreve os ambientes rapidamente, citando apenas o que é importante para a cena.
Finalmente o Rand aparece, sem explicar nada do que ele fez para aprender ou que aprendeu até agora, mas já me acostumei com isso. Todos os personagens tem seus momentos e estão fazendo alguma coisa, menos o Mat que está na sombra do Rand e “por sorte” fez uns desejos que vão dar trabalho ainda.

Sakurazuka 28/02/2022

Tantos acontecimentos e revelações que não tem nem por onde começar. Teve batalhas interessantes, mas a última de Dois Rios deixou a desejar.
Rand cada vez mais mostrando ser foda. Fiquei besta com os acontecimentos da Torre.
Agora será que o Rand vai aprender a controlar as cosas?

E quantos personagens chatos essa série vai ter? Mas a Faile é a pior, AFF, coisa irritante. Romance idiota.

Maisa @porqueleio 23/02/2022

A Ascensão da Sombra
⏳ Quarto livro da série, portanto pode ter spoiler do livro anterior.

Rand finalmente aceitou seu destino como o Dragão Renascido, aceitando seu lugar como regente de Tear, e de posse de Callandor; Entretanto, as ameaças se espalham por todos os reinos, forçando os amigos a se separarem.

Nynaeve e Elayne vão para o oeste tentar descobrir as intenções da Ajah Negra e de que tipo de objeto mágico elas estão atrás que pode colocar Rand em perigo.

Perrin, Faile e Loial voltam para Dois Rios para tentar libertar o povoado do jugo dos Mantos Brancos, que consideram Perrin um Amigo das Trevas. Como se não fosse pouco, Dois Rios também está sendo invadido pelos Trolocs.

Por fim, Rand, Egwene, Mat, Moraine e Lan vão para além da Espinha do Mundo, em direção a Rhuidean, um lugar sagrado para os Aiel, o povo do deserto. Egwene treina para se tornar uma “sonhadora” com as Sábias Aiel. Rand e Mat enfrentam Rhuidean, e saem transformados com o que encontram lá.

Por mais que o ritmo possa cansar às vezes – confesso que estou vivendo uma ressaca de A Roda do Tempo, a leitura nunca se torna entediante! Muita ação, plots e personagens novos, não dá tempo de respirar. Mais que isso, os personagens se tornam mais e mais complexos, e toda a trama política vai se tornando uma dança.

Para deixar tudo mais tenso, parece que os Seanchan estarão de volta mais cedo do que esperava! A Ascensão da Sombra é uma ótima introdução para uma nova fase da série, mais política, mais madura, expandindo esse universo. Espero voltar a me encontrar com o povo do Dragão em breve.

⚠️ +14: Vi0lência, m0rtes, t0rtura físic4 e psicológic4 (menção).

site: https://www.instagram.com/p/CZ-bxo7r3mb/

Andrelfg 13/02/2022

E a roda vai girando e tecendo?.
Na linha dos demais livros, cada personagem (ou grupo de personagens) tem alguns capítulos de destaque. Um pouco da história é contada: a origem de um povo e o que pode vir a acontecer. Caráter e comprometimento se mostram mais poderosos que o Poder Único! E o que pode estar por trás daquela misteriosa garota de seanchan?

Fernando.Schneider 10/02/2022

Excelente
Fazia tempo que não me apaixonava por um personagem e o nome dela é Faile. Foi tanta coisa que aconteceu nesse livro. São tantos personagens e mesmo tendo certas conclusões, o universo não para de crescer. A cultura aiel e as surpresas de seus costumes e origens são demais. Mas pra mim o núcleo de dois rios e a relação que se constrói entre Perrin e Zarine foram muito o ponto alto do livro. Espero que a luz siga brilhando sob meus eles no futuro da saga

Felipe Paranhos 08/02/2022

Não só uma continuação
Esse volume da saga mostra o desenvolvimento dos personagens, amadurecimento e algumas vezes até mudanças drásticas. O que só torna-os mais humanos e menos personagens.
Acontece muita coisa inesperada, com pouca previsibilidade. Mas ainda acho que as decisões do autor poderiam ser mais ousadas.

Karen 05/02/2022

Cada livro é melhor que o anterior! Agora as histórias se dividiram em vários núcleos e a narrativa alterna entre eles, o que torna a história muito maus emocionante!

Cris 20/01/2022

?Ou eu faço, ou o Tenebroso vence.?
?E quando o sangue foi derramado no solo onde nada crescia, os Filhos do Dragão começaram a brotar, o Povo do Dragão, armados para dançar com a morte. E ele os convocou desde as terras desérticas, e eles abrasaram o mundo com batalhas.?

Aqui neste quarto volume, os amigos de Campo de Emond estão juntos de novo, combatendo as forças do Tenebroso e tentando encaixar as peças desse intrincado quebra-cabeças. Depois eles se separam e cada qual com sua ?missão? e propósito nos deixam apreensíveis e nos arrebatam com diversas revelações.

Conhecemos os Aiel, o povo do deserto e mais uma vez, uma nação inteira construída com esmero. Sua história também é incrível. Um pouco mais de outros povos e costumes também nos é apresentado. Uma riqueza impecável de elementos.

A Grande Batalha se aproxima e mal posso esperar para ver o que acontece.

?A sombra há de se erguer pelo mundo, obscurecendo cada terra, até os menores recônditos, e não haverá Luz ou segurança. E, segundo a Profecia, aquele que nascerá da Aurora, que nascerá da Donzela, estenderá a mão para capturar a Sombra, e o mundo gritará a dor da salvação. Toda a Glória ao Criador, à Luz e àquele que nascerá outra vez. Que a Luz nos proteja dele.?

SofieForever 10/01/2022

"E quando o sangue for derramado no solo onde nada crescia, os Filhos do Dragão começaram a brotar, o Povo do Dragão, armados para dançar com a morte. E ele os convocou desde as terras desérticas, e eles abrasaram o mundo com batalhas."

yascastro 30/12/2021

Um livro bem longo. Todos os livros dessa série se alongam demais durante a narrativa. Mas tem reviravoltas interessantes e surpreendentes que fazem valer a pena a leitura.

ju.cardozso 18/12/2021

primeiro eu preciso falar que adoro isso de existir UM dragao renascido, mas ele não ser o único responsável por salvar o mundo, sabe? apesar do rand ser um chato 90% do livro, enquanto ele resolve um problema, os outros personagens estão ocupados com outras questões, como a min fugindo com a shiuan, as meninas atras da ajah etc etc

foram quase mil páginas de um auê sem tamanho sem ser cansativo e fugindo da fórmula que o autor tinha tomado até então

agora, sobre desenvolvimento de relacionamento, já reclamei na outra resenha e dessa vez simplesmente decidi que só vou levar em conta a série da prime (minha fic moiraine e shiuan foi ouvida!!)

vamo ve no que dá o próximo
Monique 18/12/2021minha estante
Estou gostando muito da série televisiva. Os livros já estão todos publicados?

ju.cardozso 18/12/2021minha estante
amg aqui no brasil só tem até o 7, a intrínseca ta bem preguiçosa sabe

Monique 18/12/2021minha estante
Poxa, vida! Mas o autor finalizou a série?

ju.cardozso 19/12/2021minha estante
se eu não me engano o robert morreu em 2007, mas aí o brandon sanderson terminou

Monique 19/12/2021minha estante
Vou tentar ler o primeiro ?