A Ascensão da Sombra

A Ascensão da Sombra Robert Jordan

Resenhas - A Ascensão da Sombra

baracho.rodrigo 09/11/2023

?? ?
"E quando o sangue foi derramado no solo onde nada crescia, os Filhos do Dragão começaram a brotar, o Povo do Dragão, armados para dançar com a morte. E ele os convocou desde as terras desérticas, e eles abrasaram o mundo com batalhas."

? de A Roda do Tempo, por Sulamein so Bhagad Historiador- chefe da Corte do Sol, a Quarta Era

Andriq.Goncalves 04/11/2023

E a Sombra se movimenta cada vez mais...
Cada livro de WoT que eu termino eu fico "nossa cheguei até aqui né". Eu praticularmente sou fisgado e afastado ao mesmo tempo da história pois ao mesmo tempo que tem coisas que te prendem e te deixam super curioso pra saber mais (tais como Tudo que o Rand descobriu em Rhiudian, a treta da Torre Branca, os Aiels naquele final e as intrigas dos Abandonados) a história fica meio cansativa e tem alguns plots que mesmo que pareça estar dando um passo pra frente regride uns 30 pra trás (Oi Perrin) sem falar em como as vezes o Jordan muda o plot central de uns personagens de um cap pra outro, mas é aquilo Há de ser o que a roda tecer, sei que estou ansioso pra saber oq espera nos próximos livros pois por mais que tenha coisas que me irritam ele fisgou minha curiosidade e quero saber mais e mais do que vai rolar nos próximos livros pois depois desse final aqui tudo promete ser uma loucura.

Ni 08/10/2023

Até que enfim terminei!

Parecia que não teria fim, me desculpe, mas o não há paciência que aguente o núcleo feminino dessa saga. Todos os personagens tem os seus momentos estragados pelas interações com as meninas. O Perrin, que já não era alguém de destaque, ficou insuportável de acompanhar com a chegada da Fall.

Quando nos livramos da Egwene e Elayne, me surgi a Avenue. Qual é a necessidade do autor em enfiar esses romances na nossa goela?. Eles são ruins, mal construídos e desenvolvidos e também, mal conduzidos, eles são realmente intragáveis. O único salvo, por enquanto, é o Matt, e por isso que, por enquanto, é o meu favorito.

A narrativa em si permanece no mesmo vício, a estrutura é a mesma, porém com diferentes cenários. Ainda há o problema com sonhos, eles estão separados, trolocs atacando a torto e a direito ( O vilão e esses capangas perderam completamente o apelo por conta dessas repetições.) mesma brigas e problemas, e no final o mesmo embate em um lugar no além, sem nunca derrotar realmente o tenebroso.

Perdi quase completamente a vontade de continuar a saga, ainda mais com livros de 900 páginas que continuam no mesmo ponto. Não estou mais engolindo essa roda e suas repetições.

Ni 08/10/2023

Até que enfim terminei!

Ginete Negro 2.0 21/09/2023

FANTÁSTICO! (Sem redundância)
A meu ver, o melhor até aqui (livro da série). Na verdade, é neste volume que vemos o toque de genialidade do autor quanto à organização dos seus personagens e tramas. Rand já se aceitou como Dragão Renascido e segue as profecias em busca de sua missão: derrotar o Tenebroso no Tarmon Gaidon ("Última Batalha"). No entanto, para isso, é preciso confrontar o deserto e o povo Aiel (que é MUITO importante para o decorrer da saga, então, olho nos Aiel!).

Mas não é só a jornada do herói de Rand que se destaca neste livro: temos também o golpe na Torre Branca e o estancamento do Trono de Amyrlin (que ocorre num só capítulo mas é sensacional!).

Mesmo assim, o que mais me chamou atenção neste volume (na verdade, juntamente com a saga de Rand), é o que Perrin faz em Dois Rios, seu lugar de nascimento. Lá se desenvolve uma trama envolvendo Mantos-brancos, Myrdraal e Trollocs. Espetacular!

Henrique 15/09/2023

A Ascensão da Sombra
Quarto livro de a roda do tempo aqui vemos finalmente pra onde os personagens principais estão indo devido as escolhas que eles fizeram tanto no livro passado como no decorrer desse livro esse livro teve pontos altos e ponto baixos pra mim no começo por exemplo já começou com uma batalha então os primeiros capítulos já foram bem frenéticos mas depois ficou lento com um pouco de enrolação depois frenético de novo depois mais lento e assim por diante mas chegou um ponto do livro que ficou bem enrolado acho que o autor podia ter diminuído um pouco a quantidade de páginas pra não ficar tão massivo do jeito que ficou principalmente porque o arco de certos personagens a maioria do livro parece que não sai do lugar e demora pra engatar mas por outro lado o arco de outros personagens fluiu muito bem comigo achei bem interessante coisas que foram reveladas nesse livro e gostei muito de uma coisa que teve no arco de Tavalon que eu realmente não esperava foi um baita plot twist e por fim teve o arco do protagonista Rand que eu achei que em algumas partes foram bem devagar e podia ter acelerado um pouco mas quando chega na reta final e ele vai revelando as motivações dele e o que ele pretende fazer você vai ficando chocado e se perguntando se esse é o mesmo personagem que você começou a acompanhar lá no primeiro livro em dois rios eu realmente não esperava que ele fosse fazer o que ele fez no final desse livro e agora resta criar teorias sobre o que ele vai fazer nos próximos no fim acho que o saldo final foi positivo acho que gostei bem mais do que o dragão renascido então deo 4 estrelas mas espero que nos próximos não tenha tanta enrolação quanto teve nesse livro.

Marina582 13/09/2023

Mais um livro sensacional!
Esse autor é sem condições, a escrita não deixa de surpreender, assim como uma história incrível, com tramas profundas e criaturas místicas. Estou louca pra terminar essa saga de 14 LIVROS

Amanda 09/09/2023

Existem pessoas criativas e existe o Robert Jordan. O universo de a roda do tempo é gigantesco e a cada livro que eu leio, acho que ele vai afunilar a história para não se perder e ele expande mais. O mais bizarro é que a maioria dos livros tem de 1 a 2 anos entre os lançamentos.
Enfim, o livro é bem escrito, a trama é estruturada e bem amarrada. Se você tiver a paciência para ler 14 volumes - com pelo menos 800 páginas cada - essa série vale muito a pena.

Victor 28/08/2023

Lanças, poder e intrigas...
Aqui fechamos um ciclo de certa forma que vinha nos ambientando sobre o universo e como a roda funciona. Agora as cartas estão na mesa e começamos a entender mais detalhadamente os conflitos que foram propostos desde o início. Fator muito importante é a quebra do ritmo de aventura “engessado” que vinha se construindo nos livros passados – estamos juntos, acontece alguns eventos, nos separamos, mais conflitos, nos juntamos e resolvemos tudo – e começa a cada “núcleo” ter suas próprias funções, desde as Aes Sedai na caça da Aja negra, Perrin e sua jornada em Dois Rios, A torre e o Trono, e Rand no deserto Aiel. A princípio esses são os focos e pode ser que nos próximos tenham mais coisas a se fazer.
Todos os núcleos foram bem desenvolvidos e a alternância deles ficou muito bem-feita, os clímaces de cada um foi bem apresentados ao passo que nenhum atropelou o outro, cada um deles entregou muito em plots maravilhosos.
Acho que a única ressalva é que as Trevas não passam a sensação de ser tão ruim em fazer os personagens sofrerem. Parece que os heróis são sempre tão poderosos, de um poder que chega sempre que eles precisam sem eles necessariamente saberem o que estão fazendo. Será que tem um certo ponto onde o Padrão vai dar uma rasteira neles? Ou ser Ta'veren é justificativa sempre para tudo dar certo?
Falando em medo, os únicos que conseguem causar pavor a cada passagem são os Seanchan, a ideologia deles de escravidão, subserviência e alienação de uma crença de que o mundo é deles e todo o resto deve ser eliminado ou submetido é apavorante. Ao passo que a cultura deles é peculiar e curiosa. Quero ver mais deles, apesar do medo.
A cultura aqui foi bem forte e ampliou mais a noção das outras nações e povos, os Aiel, os Tuatha'na, o povo do mar - Atha'an Miere além dos que já estávamos acompanhando. O quanto as crenças e profecias são diferentes, mas tem algumas passagens próximas. Eu conseguiria facilmente ler mais e mais sobre cada uma delas e aprender mais!

Matheus833 22/08/2023

Mantendo padrão
Este livro mais uma vez supriu minhas expectativas. Sem dúvida essa saga é uma das melhores que já acompanhei

@procura_se_umlivro 17/08/2023

Esse é um dos meus livros favoritos da série! Eu amo essa volta para Dois rios, ansiava pelos capitulos do Lorde olhos dourados, faz tempos que curto tanto assim um livro do gênero.

Lauuulisboa 24/07/2023

O livro é caótico o tempo inteiro. Apesar de ser um belo de um calhamaço, a história não se arrasta e faz você querer ler sempre mais um pouquinho. O fato de que cada personagem estar vivendo um caos diferente dá a oportunidade, principalmente para aqueles que leem dois/três livros ao mesmo tempo, de respirar para voltar no gás. A única coisa que foi um pouco confusa foi o final do último ponto de vista Perryn do livro.. não sei se eu não consegui imaginar corretamente a cena ou se faltou elementos para ativar.