A Ascensão da Sombra

A Ascensão da Sombra Robert Jordan

Resenhas - A Ascensão da Sombra

Luan.Barbosa 13/07/2023

O autor entrega muito desenvolvimento de background neste livro, o que é interessante até certo ponto, mas que pode ser um problema as vezes como foi para mim. No fim, o saldo foi positivo e gostei de ver aquelas crianças do 1° livro amadurecendo e assumindo suas posições como "heróis".

Esse livro pra mim foi o que me convenceu a encarar a série inteira daqui pra frente

Duda 26/06/2023

Um dos melhores até agr
Gostei muito desse livro, e como sempre Robert trás ainda mais detalhes pra esse mundo. Desde q os Aiel foram mencionados smp quis saber mais sobre eles e nesse livro temos sua origem e muito mais, acho incrível oq esse homem fez o quão intricada é essa trama toda, como tudo é tão bem interligado, n é atoa q a série é gigante, com essa quantidade de detalhes (q faz toda diferença) n é pra menos. Porém ele ficou maçante em algumas partes.

Nesse livro ele mudou, n fez mais a fórmula q tava seguindo dos anteriores (no final eles se encontram e Rand luta com o tenebroso) essa fórmula já n tinha funcionado no Dragão renascido e aq o final foi espetacular, Rand, Mat, Egwine e Moraine com os Aiel; Perrin olhos-dourados em Dois rios; Elayne e Nynaeve em Tanchico. Até os Seanchan se juntaram a história com uma possível aliada.

Eu fiquei igual a Moraine querendo descobrir logo oq Rand ia fazer pq ele quase n dava pista e só falava em surpreender a todos? e olha, fiquei surpresa com todos os planos dele. Desde oq ele fez em Tear até o deserto, Rand se tornou um personagem super coerente e forte, ele se mostrou um verdadeiro líder e n aqle menino q so queria fugir e se esconder, é até triste saber oq ele espera pro seu futuro, sabendo q muitos morrerão por ele e q guerras estão por vim, msm ele tentando evitar. Aqle final com os dois abandonados eu n tava esperando NUNCA, imaginar q ele "tramou" com Lanfear as escondidas e q ele gosta q ela goste dele, shippo esse casal tóxico. Depois ele simplesmente cortando os laços do outro com o Tenebroso. Rand tá realmente ficando cada vez mais forte e inteligente, parece até q a mente dele tá se mesclando com o do Lewis Therin, até Lanfear parece ter pensado isso. Não acho q ela seja boa, mas tbm n acho q ela seja má, muitas coisas vão acontecer ainda mas ela é uma personagem q gosto bastante.

Gostei bastante do final do deserto Aiel e fiquei igual o Rand em algumas cenas, confesso q tinha colocado uma expectativa diferente quando ele se proclamasse Aquele q vem com a aurora e o povo Aiel simplesmente cagou pra isso, tava só o Rand "ué, n foi isso q eu pedi não". N entendi o pq da Moraine ter entrando em Rhuidean e espero q fique mais claro depois. Já o Mat é um personagem q gosto, ele só quer sombra e água fresca e sempre se mete nas maoires confusões , eu ri dms com ele chamando o Rand despistadamente pra subir no cavalo e meter o pé do deserto no meio da algazarra dos Aiel, ele fala q n se importa mas se importa bastante com os amigos. N sei como ele vai se envolver com os Seanchan mas estou muito curiosa com isso, ainda mais q vai se casar com a filha das nove luas.

Egwine tá muito confortável em se dizer Aes sedai, tá enganando todo mundo, aprendeu um pouco sobre o poder e praticamente nem estuda mais na Torre. Foi bom as Sábias terem colocado ela na linha. Já Elayne só apareceu depois q saiu de perto do Rand, ela tinha ficado muito apegada a ele e consequentemente apagada por isso. Tô gostando de ver como ela tá lidando com as Ajas negras e de como lida em ser rainha, como pensa no povo etc. Nynaeve continua um porre mas um pouco melhor, fiquei chocada com quanto poder ela tem, lutar e quase vencer uma abandonada msm tendo pouquíssimo treinamento. Só n gosto dessa ética delas de não matar, vcs estão lutando com vida e morte, se n são elas é vcs, n deveria ter muita escolha nisso, se tem a chance de matar, mate e n deixa viva pra enfrentar depois.

Agora o arco do Perrin foi um misto de sensações, pq com ele veio a Faile e eu desgostei bastante dela no começo, era tudo muito chato toda aqla situação com o Perrin. O Robert é péssimo em construir romance, ele simplesmente coloca os personagens se amando e pronto, vc q aceite. Foi bem difícil aceitar a Faile ainda mais q ela agia igual uma criança birrenta, n sei como Perrin teve tanta paciência, aqles tapas q ele deu nela nos caminhos foi até pouco (acho q foi isso q ocorreu). Ver ele voltar pra Dois rios e lidar com o povo q cresceu a vida toda mas agr de uma forma diferente, como um líder foi incrível, msm n querendo se tornou o Lorde Perrin e comandou a todos, graças a ele Dois rios enfrentou e venceu os trollocs, fora q quase matou um dos abandonados (matador) no mundo dos sonhos. Ja Loial foi esquecido boa parte do livro, so apareceu quando Perrin precisou dele para ir nos caminhos. E se cumprimiu oq Min viu pra ele, um Tuatha'an com espada.

Falando em Min, ela apareceu muito mais nesse se comparar ao terceiro, porém acho q foi pouco pq muita coisa aconteceu no arco dela, simplesmente a Torre caiu, Siaun Shance foi estancada, os irmãos da Elayne fizeram maior caos, tem um até interessado nos mantos brancos? então assim, ela podia ter aparecido mais, até o Logain voltou pro jogo. Estou curiosa pra saber como vai ser esse romance dela com o Rand, ainda mais agr q as 3 mulheres se revelaram e Lanfear marcou ele. Aviendha é uma chata de galocha mas gosta dele, ela é chata justamente pq gosta e virou amiga da Elayne, sabe q ela n quer dividir o Rand. E ele, bom, quer todas elas.
Flôr 28/08/2023minha estante
Tem spoiler aqui...

luanivea 19/06/2023

Nesse livro o Jordan finalmente saiu da fórmula que ele estava usando nos outros livros e expandiu um pouco mais a percepção de cada personagem.
Apesar desse livro ter sido muito bom, existem algumas pontas que não fecharam e não só pq ele ainda não explicou, mas parece que deixou de lado mesmo.
O livro segue em um ritmo bem mais lento, apesar de ter momentos interessantes e cheios de informações para a continuação dessa saga.
No geral, gostei bastante de ver o amadurecimento de alguns personagens e a nova trajetória deles.

VinAcius49 21/05/2023

Qualidade consistente nessa sequência ? Assim como o 3° livro (O Dragão Renascido) da saga, foi perfeito para mim ?
O auge da minha experiência com essa leitura, foi ?cansar? de ler, mas sequer levar em consideração largar ?

esmp 31/03/2023

Burrice atrás de burrice
Esse deveria ser o título do livro, pois os personagens só tomam decisões erradas que poderiam facilmente ser evitadas, mas se fosse assim não teria história para 7 livros.

A melhor trama desse livro foi a do Perrin. O personagem ficou mais maduro, responsável e determinado.

Rand só fez cagada, Morraine ficou apagada, Egwene também, Nynaeve continua sendo petulante e Matt só se escondeu embaixo do chapéu.

Kell 29/03/2023

Impressionante
Esse livro foi taaao supreendente, depois do livro 3 super cansativo, sem o dragão, esse veio com tudoooooo!!
A dinâmica entre os personagens melhorou de mais, o crescimento do universo e as apresentações que ele da é excelente. To 100% rendida aos Aiel, a história deles, os rituais e todas as características deles como esse povo do deserto desconhecido me deixou muitooo entretida e apaixonada pela leitura.
Perrin e Rand mostrando pra que vieram, liderando o povo, sério, fiquei entretida e apaixonada do começo ao fim desse livro. Pela primeira vez nessa série eu não senti que o livro tem uma ?barriga? desinteressante no meio.

Paulo 25/03/2023

Os eventos desaceleram, mas a leitura vale a pena
O livro é prolixo e em alguns momentos chega a ser arrastado. Muitos detalhes são repetido à exaustão e repetidos sempre que algum grupo entra em cena ou um evento acontece. Por exemplo, que as Aes Sedai nunca mentem, ou que as roupas dos latoeiros são berrantes e multicoloridas. Mas mesmo o enredo avançando lentamente, a história é imprevisível e atraente. Os cenários e os personagens são interessantes e em sua maioria, agradáveis, principalmente de alguns personagens secundários. Me mantive entretido e pretendo continuar a ler a série.

Alex.Monteiro 15/03/2023

Perfeito, fantasia maravilhosa com personagens fortes e história envolvente, recomendo demais a leitura.

Anália 13/03/2023

Em comparação ao terceiro achei o ritmo desse mais lento e arrastado, porém pro final as coisas vão se encaixando e resolvendo muito bem
Senti falta do Mat e da Moraine, msm eles aparecendo bastante com o Rand sinto q eles n tiveram muitos momentos pra realmente fazer algo e tava na expectativa que nesse livro eles fossem ganhar mas destaque

tiorobin.silva 04/03/2023

O melhor até agora
Esse livro é mais dinâmico. Vemos o amadurecimento das personagens principais. A ação do começo ao fim, Todos tem um espaço para brilhar. A história se passa em vários locais, concomitantemente. Isso traz um dinamismo muito bom. Novas personagens são apresentadas. A cultura dos Aiel é mais aprofundada. O arco de Perrin e Faile, pra mim é a melhor parte entre os 4 primeiros volumes.

Carol 23/02/2023

Fica cada vez melhor
É impressionante como todos os arcos da história são interessantes neste livro. Eu me surpreendia o tempo todo durante a leitura. É um livro enorme porém impossível de perder o interesse. Já fazia muito tempo que eu não me deparava com uma série de livros capaz de me manter obcecada e eu estou muito feliz de finalmente ter encontrado todo esse universo incrível e gigantesco que fez exatamente isso.

Hugo399 23/02/2023

De meninos para homens
No volume 4 da saga A Roda do Tempo os protagonistas iniciam como jovens e terminam como homens. Amadurecem e assumem os seus destinos.