A Ascensão da Sombra

A Ascensão da Sombra Robert Jordan

Resenhas - A Ascensão da Sombra

Gabriela3872 17/02/2023

Extraordinário
E mais uma vez eu me surpreendo com a grandiosidade desse universo, com a magnitude e profundidade dos personagens. Tudo é tão bem descrito e incrível.

Perrin desde o primeiro é o meu personagem favorito e o acréscimo da Faile, mais a situação em Dois Rios veio pra reafirmar o lugar dele no meu coração. Perfeito, 0 defeitos, inigualável.

O Mat tem conquistado seu lugar tbm, demonstrando um mega companheirismo, mesmo quando tudo oq ele queria era dar o fora dali e entender oq estava acontecendo com as memórias dele.

Elayne e Nayneve... eu gostei muito desse arco em Tanchico, eu estava quase ficando de saco cheio da Nynaeve, sempre arrumei desculpas pra ela, mas a personalidade dela tava começando a me irritar, mas ent ela me proporciona 2 das melhores cenas, uma delas com o amor da minha vida aka Lan, e ent eu voltei a passar pano pra ela. A Elayne começou a ter um destaque maior, mas ainda assim tá meio méh. Não tenho muito oq falar da Egwene, só espero q ela domine tel'aran'rhiod logo.

E agora o personagem de quem eu mais sinto pena, o dragãozinho sofrido, Rand. Eu realmente sinto muita peninha dele, a vida dele virou de cabeça pra baixo pra ele descobrir q ele é o fucking dragão renascido e q o mundo tá nas mãos dele, é muito pra assimilar, ainda mais sem ter em quem poder confiar, tendo q carregar tudo sozinho e, na minha opinião, vem se saindo muito bem, mas n deixa de ser um fardo muito pesado pra se carregar.

Dougnuz 30/01/2023

Um ponto de virada
Nesse quarto livro acontece o ponto de virada no grande arco do Rand em se mostrar como o Dragão renascido (juntando o que vem sendo criado desde o livro 1 e elevado a outro nível).

Tem tantos capítulos épicos embora tristes (devido a alguns acontecimentos com certas personagens) e todos construídos com propósito oque deixa tudo mais interessante.

Uma continuação super recomendada.

maarcia 23/12/2022

Pra mim foi o melhor livro da série até agora, finalmente eu consegui ver a história andando e, caramba, está muito boa. A construção a nível de detalhes é impecável e impressionante, as peças estão encaixando e eu estou chocada com tudo.
Alguns personagens me surpreenderam muito positivamente (Faile, eu tô falando de você) e eu gostei também de ver os holofotes em outros personagens, tipo o Perrin, ao invés de somente no Rand. E falando no dito cujo, eu estou bem contente com todo o desenvolvimento dele, eu sei que demorou demais pra ele abraçar o que o destino preparou mas uma vez que o fez foi bem interessante, a gente já não vê mais aquele molequinho de Campo de Emond todo inocente que via o mundo colorido. Rand al'Thor realmente é o Dragão Renascido (não, isso não é spoiler) e tá fazendo por merecer o nome. Não digo que ele está f*d@, p!ca das galáxias ainda mas está chegando lá.
Tem muita água pra rolar mas eu estou bem animada pra continuar a ler a série.
Uma coisa negativa, porque nem só de positivos vive uma série, é que aqui ainda continua a descrição bem detalhada, muitas vezes desnecessária, de algumas coisas, acaba arrastando a história e deixando pesada, bem densa. Essa série definitivamente não é fluida, com capítulos imensos que muitas vezes eu tive que parar no meio pois ficava enfadonho.
Dito isso, recomendo muito pra quem já tem uma experiência com livros assim, tipo Senhor dos Anéis, a prosa do Jordan é um tanto parecida com o Tolkien e o jeito de contar a história em si lembra muito do JRRT.

HAXI 10/12/2022

Assim mais uma profecia segue inacabada...
Como já é de costume o quarto livro de Whell of time consegue se hora maçante, hora muito bom, mas para minha grande surpresa foi que neste livro ele desenvolveu muito bem o Perrin Ayabara, adorei seguir lendo ele voltando pro Dois rios, a jornada dele com a Faile, a perda da família e seu amadurecimento. Sentir muito mais prazer em ler os capítulos dele do que as do Rand , espero que no próximo livro tenha mais caps assim do Mat que é um personagem que vejo muito potencial. Enfim uma ótima fantasia como poucas... ????

Will 06/12/2022

A saga só melhora!
Ótimo livro, é impressionante a evolução dos personagens, seja em pontos positivos ou negativos. Os personagens tomam caminhos diferentes, mostram uma autonomia num universo gigante e riquíssimo em detalhes e mesmo assim, todo interligado. Mais perguntas e respostas nos aparecem a cada capítulo e a vontade de seguir na história só aumenta. Ansioso por começar o próximo livro e descobrir quais fios a roda do tempo há de tecer. Recomendo muito!

Jefferson Nóbrega 11/10/2022

As partes boas eu devorei as chatas foram sofridas demais
Se fosse para resumir eu diria que os três primeiros livros são de resistência e quarto de aceitação. Nessa obra que continua a história de Rand, Mat, Perrin, Egwene e Nynaeve pelo mundo ameaçado pelo Tenebroso, os jovens que antes resistiam agora aceitam seus destinos.

Esse livro é o desenvolvimento e transformações dos personagens de jovens camponeses em heróis mesmo contra a vontade deles. A roda tece seus padrões e eles carregam quem estão a sua volta. Rand, agora aceitando ser o dragão renascido, começa a cumprir profecias e se tornar um líder. Interessante que sua teimosia vai dando lugar a uma personalidade de governante que busca os objetivos, por vezes inflexível, desconfiado e calculista. Mat também se rende ao chamado de Rand e agora o segue, mostrando cada vez mais uma força que ele mesmo não conhecia. Egwene e Nynaeve junto com Elayne começam a protagonizar seus próprios núcleos e finalmente podemos ver o crescimento delas e a passagem da personalidade de meninas para a de Aes Sedai, mesmo ainda não sendo plenas.

Outra coisa muito legal é o aprofundamento no mundo Aiel, nas sua cultura e história e mostra como o autor se preocupou em pensar em cada detalhe desse povo, trazendo inclusive revelações surpreendentes sobre a história deles. Aqui, não apenas na história dos Aiel, mas de todos os personagens, nós começamos a finalmente ver o girar da Roda do Tempo.

Mas, sem sombra de dúvidas, apesar de o centro da história ser Rand, nesse livro o personagem marcante, mais empolgante e que tem um desenvolvimento surpreendente é Perrin. O jovem lobo retorna para Dois Rios diante da ameaça dos Mantos Brancos e vemos a transformação de um jovem hesitante em um general de batalha.

Percebe-se claramente que o livro é a preparação dos personagens para as lutas que virão no futuro ao lado do Dragão Renascido.

Como nem tudo são flores no giro da Roda, esse foi o livro da série que mais demorei para ler, não pelo tamanho, mas há um contraste nele: Os capítulos bons, são tão bons que eu devorava eles rapidamente, mas os capítulos arrastados eram tão arrastados que dava um desanimo profundo. E como já parece característica do autor, esses capítulos chatos giraram sempre em volta do núcleo feminino.
Apesar disso, ainda é um dos melhores livros da série até agora. Vale a pena.
Qlucas 11/10/2022minha estante
Nossa, lendo sua resenha, notei que um dos problemas de ter lido tão rápido os livros foi que não lembro muito de alguns. Esse no caso lembro que é o livro onde o Rand e Mat vai pro deserto.

Jefferson Nóbrega 11/10/2022minha estante
Isso mesmo, Rand e Mat entram em Rhueidan e seguem pelo deserto Aiel. Onde Rand captura um dos abandonados pra ensiná-lo.

Barbara 04/10/2022

Demorar mais de um mes pra ler um livro é o equivalente e demorar uma vida pra mim. Eu larguei o fisico e fui pro kindle, porque eu não tinha mais pulso pra segurar aquele tijolo e a historia não tinha fim. Parece uma farpa, mas não é.
O ponto é que esse livro é uma novela. Acontece tanta coisa aqui que roteiristas da globo estão perdendo o novo sucesso das 9. Só tirei uma estrela pq em certo momento achei mesmo que não ia ter fim, fora isso, foi entretenimento puro.
Só um ponto aqui, senti falta do Mat, que em alguns momentos parecia uma sombra - provavelmente o Robert esqueceu dele e vai magicamente trazer o pobre coitado de volta no proximo livro.

Karina.Carvalho 29/09/2022

É impressionante como os livros não caem de qualidade, na verdade melhoram.
Robert Jordan vai nos levando mais para dentro de seu mundo mágico e mesmo os livros sendo imensamente grandes continuo com vontade de seguir a história.
Nesse livro muitas informações importantes são reveladas e acabei simpatizando um pouquinho mais com o Rand, embora para mim o Perin seja um personagem muito mais interessante.
Nynaeve também melhorou um pouquinho, passou a ser menos chata e infantil.
Senti falta de Moraine nesse livro.

Esse até agora é o livro que mais gostei.

Gustavo 01/09/2022

Continuação ok
Interessante vemos o amadurecimentos dos personagens e da própria narrativa. Ponto extra por focar nos aspectos políticos do universo.

bibliotecadamalu 21/08/2022

Perfeição ???
Este é para mim, totalmente superior aos livros anteriores da série. Neste nós conhecemos MUITO mais dos Aiels, e um dos arcos volta para Dois Rios, o que considerei muito interessante.

Moiraine me decepcionou nesse livro, mas em compensação, o Rand que até então tinha sido bem bobinho, se superou completamente, se mostrou um estrategista nato e o seu desenvolvimento amaroso finalmente foi como eu desejava, o fato de ter tantas moças interessadas nele me incomoda, mas eu acredito que o autor pretende dar um jeito nisso!

paula 06/08/2022

cara!!! é incrível como a qualidade dos livros simplesmente não cai. a questão das personagens femininas basicamente girarem em torno do rand ainda me incomoda - cada uma tem sua história individual, obviamente, mas vira e mexe volta pro rand e isso eu acho meio "ok mas será q precisava?".
eu achei INCRÍVEL o arco do perrin, acho que foi o ponto altíssimo do livro (isso e conhecer mais dos aiel).
já tô pensando que daqui a pouco não tem mais publicado em português :(

Debora 14/07/2022

Terminei, após 8 meses do início, e de ter sido abandonado na metade, até que enfim terminei.

Tenho sentimentos conflitantes, quero muito ver o desenvolvimento dessa história, saber como tudo termina e qual o caminho para chegar até lá, mas o ritmo é tão ruim.

Já são milhares de páginas lidas e a história caminhou muito pouco até aqui, a maioria dos personagens continua me irritando e as descrições intermináveis me cansaram.
Bizarro 05/08/2022minha estante
Entrei aqui pra fazer o comentário sobre esse livro principalmente e eis que se encontra pronto kkkk tenho a mesma sensação,conflitos, conflitos e mais conflitos que não desenvolvem em nada a história em si, um livro muitooo extenso pra apenas destacar o protagonismo do Rand.

Candido.Miguel 20/04/2023minha estante
Desisti. Se querem saber. Acho o livro péssimo e a série péssimas e ainda fui até ao quarto volume para falar com propriedade. Não percebo como tanta gente gosta de um livro que a meu ver tem tantos defeitos.