Blackbird

Blackbird Anna Carey

Resenhas - Blackbird: A Fuga

Mage 17/09/2020

fazia muito tempo que eu tinha lido esse livro, agora algumas partes são muito mais claras do que antes. a narração é feita de forma diferente. a trama é boa e te prende, por mais que ache o cenário do que está acontecendo ser muito mais pesado do que a autora faz parecer.

Mage 17/09/2020

Aimeelivros 06/09/2020

Blackbird - Anna Carey
Você acorda nos trilhos do metrô. Não sabe quem é e só tem uma mochila com roupas, dinheiro e a instrução “não ligue para a polícia. A única certeza que tem é que está sendo caçada. Por quem e qual o motivo? E o mais importante: quanto tempo resta?

“Suas mãos se movem na direção do pequeno bloco de anotações preto, com uma caneta presa à capa. Há uma moeda fixada com fita adesiva na primeira página. Abaixo, está escrito: Não chame a polícia. Quando estiver sozinha, ligue 818-555-1748”.

Quando li a sinopse desse livro fiquei super empolgada, comecei uma vez, mas sabia que não estava mito no clima pra ele. E depois de alguns anos finalmente li. E me decepcionei.
Me pergunto o que deu de errado nesse livro. A protagonista, a história, a falta de um plot twist bom... Não sei o que é, mas sinto que poderíamos ter um livro muito bom.
Certamente o romance no meio do livro não ajudou muito. A menina não sabe quem é, onde estava e o motivo de ter pessoas atrás dela e ao invés dela se concentrar em descobrir as respostas para as suas perguntas ela fica na maior enrolação.
A impressão que tenho é que esse livro era pra ser ou um livro único ou uma série com vários volumes. Se for a primeira opção teve dedo de editor, se for a segunda, Blackbird não fez sucesso algum e foi concluído nas coxas. Esse primeiro volume deixou mutas pontas soltas que não foram amarradas e algumas conclusões não foram satisfatórias.
A narrativa me incomodou um pouco. A autora narra a história em segunda pessoa, esse meu incomodo se dá ao fato de quase não ter lido livros com esse formato de narrativa.
Enfim, esse livro é aquele que você passa um tempo. Pra uns rende, pra outros não. Existem livros melhores, mas também existem livros piores.

Anna.Julia 24/08/2020

Leitura rápida e boa
Amei demais o livro, vi uma recomendação aqui mesmo e resolvi apostar. Uma leitura muito rápida, mas que te prende absurdamente e não dá vontade de parar de ler. Gostei muito da proposta de ser uma narração como se eu fosse a personagem principal (como se estivessem contando a minha história para mim), foi o primeiro livro que li nesse estilo, confesso que às vezes me confundi, mas depois me acostumei. Ansiosa para ler a continuação.

Bi Sagen 25/07/2020

(O livro é contado em segunda pessoa. Por isso usarei essa lógica pro resumo.)

Você acorda sem saber onde está nem quem é. Após alguns minutos, descobre que é uma adolescente e precisa se esconder.

As coisas se complicam ainda mais quando pessoas aleatórias começam a surgir para te matar. E você se vê presa no centro de uma rede improvável porém real.

Seu único objetivo é sobreviver, mas o jogo só termina se você morrer.

Eu fiquei um pouco incomodada com a lógica falha da protagonista, mas entendo que aquele comportamento podia ser um resquício de seu passado.

Meu maior problema foi o final do livro, com o triângulo amoroso se resolvendo do nada e sem razão aparente, assim como a facilidade com que as coisas se desenrolaram.

Apesar disso, a proposta da autora de uma distopia relativamente mais real é muito boa. É mostrado como as pessoas tem perdido a empatia e a humanidade. E como não existem monstros, mas sim pessoas que fazem escolhas.

Maselha Alves 05/07/2020

Minhas impressões
Neste livro uma garota acorda nos trilhos do metrô de Los Angeles (o que é tudo muito louco) sem lembrar quem ela é e depois ela se vê ou está dentro de uma mochila (eu não me engano) e uma instrução "Não ligue para a polícia" (dai já fiquei esperta). Porém ela não tem a menor ideia quem ela é, como que chegou ali, quem fez isso com ela e a tatuagem que obtém o código FNV02198 em seu pulso.
A história é narrada em seguda pessoa, ou seja, se refere à protagonista como que sempre se fosse "você", o que dá a impressão de que é você que está fazendo aquilo tudo e este foi o primeiro livro que li assim e amei.
Não foi só eu, muita gente achou semelhante ou quase igual mesmo como a série Blindspot que amo demais (o livro e a série foram lançados no mesmo ano, curioso não?). Enfim, quando li eu não conseguia parar de ler e terminei no dia seguinte, o livro me deixou numa veracidade tão profunda que queria desdobrar tudo aquilo que havia de oculto, os mistérios, as ações, as descobertas e a forma de como ela relembra das coisas me assustavam e outras não. Lembro que li ele no período noturno, não largava um minuto sequer por conta das atitudes e cenas que me chamavam a atenção o tempo inteiro (cheguei sonhar).
Eu até compreendo quem não gostou (por ser em segunda pessoa), mas eu amei tanto que recomendo demais. Este livro foi o meu favorito do ano pasado.

lys 25/05/2020

Você está sendo caçada então corra pela sua vida.
"A mulher foi morta a tiros.Sua mão direita foi cortada na altura do pulso e não foi encontrada."

Você acorda nos trilhos de um trem desmemoriada, com uma mochila que tem, entre outras coisas inúteis, um frasco de pimenta, um canivete e mil dólares. No dia seguinte você sai andando por aí e acaba entrando em um supermercado, seu braço está machucado por causa do trem que quase passou em cima de você lá no metrô. Seguindo para o banheiro você tromba com um garoto que nota que você está machucada, suja e meio perdida, ele se chama Ben , Ben te dá o número do telefone dele, pra caso você precise de alguma coisa.

Olha que coincidência! Você precisa nesse exato momento ir até o lugar demarcado no mapa que estava dentro da sua mochila, e por que não pegar uma carona?

"Gira a maçaneta e o alarme dispara. Cobre os ouvidos e olha em volta. Tem dinheiro espalhado pelo tapete. Há um cofre no canto, com a porta semiaberta, a tranca arranhada e quebrada. A cadeira está virada de lado. As gavetas foram esvaziadas no chão, há papéis e pastas por todo lado. Você lembra a si mesma que não pegou nada, nem mesmo tocou no cofre ou no dinheiro. [...] Você sai correndo."

Que pena. Armaram pra você. Você foge da polícia enquanto seu rosto roubando aquele lugar aparece nos noticiários. Enquanto se esconde em um hotel se lembra de algo que aconteceu com você, uma igreja, uma pessoa querida morreu.

"- Eu me lembrei de uma igreja
-Alguém próximo a mim morreu.
- Eu estava lendo algo em seu funeral.[...]"

Você está em uma lanchonete, um homem começa a te encarar, você para de comer e vai embora, ele te segue, não importa pra onde vá, ele te segue. Tem alguém atras de você, você precisa ir embora, no dia seguinte as seis e meia já está na rodoviária. A rodoviária está vazia, você ouve passos silenciosos pisando em galhos secos, uma mulher sai do meio do mato, corre na sua direção, ela tem uma arma.
"Conforme segue para a frente do edifício, você nota a arma na cintura.Você se levanta. Ela te examina rapidamente enquanto acelera o passo. Você se vira, começando a correr."

Você liga para Ben, o garoto que trombou com você no mercado. Agora você está morando na casa dele agora, a mãe de Ben está em uma clinica, se não fosse por vocês dois a casa estaria vazia.Você não sabe quem é, o que aconteceu, por que estão te perseguindo, está morando com um garoto que nem conhece, mas você vai lembrar, vai entender tudo, mas eu não sei se vai gostar.

Eu, particularmente, não gostei da escrita na primeira pessoa. A história não me prendeu tanto, mas teve partes que eu fiquei bem apreensiva pela personagem. Ela tem uns lampejos de memória e eu fiquei bem curiosa pra saber quem é o garoto que estava na maioria delas. Só não vai levar cinco estrelas porque fiquei decepcionada com o final da duologia, e não adianta um livro ser maravilhoso se o final é de quebrar a cara, mesmo se o primeiro livro for maravilhoso.

"Olha diretamente para ela, bem nos olhos, e atira uma vez no meio de seu peito.[...] - Não era ela. Não era a garota. Você acabou de matar minha esposa."

SPOILER, LEIA SE VOCÊ TAMBÉM SE APAIXONA PELOS PERSONAGENS DO LIVRO

No final do segundo livro, "A caçada", Rafe, que era o garoto com quem a personagem ficou durante a caçada da ilha, morre e se você se apega a personagens você vai ficar bem triste porque ele e a personagem principal formam um casal maravilhoso, ainda mais com tudo que eles passaram quando foram caçados juntos.

Michele 06/05/2020

É bom, mas enrola muito
Demorei uns 3 meses para prosseguir a leitura, a narrativa não me agrada pois é cono se você se imaginasse na personagem e não estou acostumada a isso. O enredo é bom, apesar de ficar mais interessante no final. A autora enrola muito em vez de ser objetiva. Fiquei curiosa para ler o outro livro dela, mas não está como prioridade.

Naty Andrade (@prateleiradepapel) 17/04/2020

Ainda curiosa kkkk
Meu, esse livro me prendeu demais, é um suspense e uma adrenalina que prende o leitor, faz com que a ânsia pelo próximo capítulo seja imensa.

Ele vai contar a história de uma garota que acordou na linha do metrô sem se lembrar de absolutamente nada, seu nome, sua idade.... Ela acorda e tem apenas uma mochila com roupa, dinheiro e um recado para não procurar a polícia. A unica certeza que ela tem após correr da estação, fugindo dos socorristas, é de que tem alguém tentando matá-la.

E agora? Em quem ela vai poder confiar?

Nanda 14/04/2020

Nunca li nada igual
Eu nunca tinha lido nada que fosse narrado em segunda pessoa, nem sabia que existia. Confesso que no início foi bem desafiador mas com o passar da história me acostumei e passei a realmente me imaginar lugar da personagem.
A história em si também me agradou muito, o mistério e as cenas de ação do livro me prenderam demais. Não consegui parar ler e quando acabou fiquei louca pra ler o próximo, comprei na mesma semana hahaha
Enfim, eu sou apaixonada e tenho muito carinho por esse livro!

Devorando Livro 06/04/2020

Nem bom, nem ruim
Um livro ao qual tinha bastante expectativa, mas não atingiu, mas também não me decepcionou.
Escrito em 2 pessoa, esperava um pouco mais, porém mesmo assim estou ansiosa para ler a continuação.

Duda Fernandes 05/04/2020

Esperava mais
O livro começa extremamente intrigante e bom. Porém, com o decorrer, vira mais um romance adolescente. Sinto que a sinopse dele não faz jus ao estilo em si, sendo muito mais voltado para quem gosta de sagas adolescentes.

Fabiana873 11/02/2020

Caraca
Foi presente de uma amiga, eu titubeei mas coloquei na lista desse ano e me surpreendeu, nossa que máximo, estou muito curiosa, hoje começo a ler a continuação, por é que tem tantas perguntas sem respostas que eu não sei nem o que pensar, muito bom mesmo, espero que a continuação seja o final e seja tão bom quanto esse.
Li muito rápido, fluiu, que nem vi, adorei