O Vale do Terror

Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Vale Do Terror

Sheppita 05/02/2015

Sherlock sempre arrasa!
Livro ótimo, história deliciosa.
Sherlock recebe uma mensagem criptografada de um de seus informantes misteriosos, e em seguida há uma morte inexplicável e em condições extraordinárias em Sussex, que requerem a ajuda de nosso detetive.
O estilo clássico de Conan Doyle e de seu Sherlock, sempre em busca de Moriarty, conquista a todos nós.
A história é ótima, envolvente, emocionante, e o desfecho é absolutamente inesperado.
A edição é levinha e fácil de carregar. Excelente.
Só não levou nota 5 porque achei a segunda parte do livro meio longa demais e um pouco maçante. Se a segunda parte fosse resumida à metade das páginas, ficaria no melhor formato.

Cris Mião 15/01/2015

O Vale do Terror
O Vale do Terror foi o primeiro livro do famoso detetive Sherlock Holmes e seu ajudante Watson que li. Eu imaginava que seria bom, mas não que seria tão bom. É bem o estilo que gosto, suspense que te prende até o final. Desconfiei de 2 pessoas principais, e me surpreendi quando a verdade foi revelada. Muitas vezes eu sentia que não iria conseguir parar de ler. Na segunda história me lembrei de uma história que vi na televisão. Enfim, ótima leitura, gostei muito.

Marcus Horiuchi 22/11/2014

Esse livro é a obra-prima de Conan Doyle. As duas partes que o compõem são igualmente fascinantes, além de se relacionarem de modo absolutamente surpreendente. Sem enrolação, com a arte da dedução lapidada ao máximo.

Nanda 13/10/2014

Um assassinato é cometido em uma mansão afastada.Sherlock é convidado por seu amigo a ir investigar o caso.
Mas não é o ponto de vista do Sherlock mas sim de seu parceiro.
E quando o crime está solucionado muda para alguns anos antes.
Nessa 'segunda parte' conta a história de um homem que viaja sozinho e vai para uma cidade para se tornar membro dos Vingadores.Os Vingadores são um grupo de assassinos que comandam a cidade.Se alguém demite algum membro,ele é morto.Mas nem todos são o que dizem ser.

Nota:Adorei!!Muito bom,especialmente a segunda parte !!

Leilinha 06/06/2014

Através de um bilhete que Sherlock Holmes recebe, começa uma investigação por um crime ocorrido. Sr. Douglas foi encontrado morto em sua casa. O detetive não descansa enquanto não vê o crime solucionado.

Blog MDL 31/05/2014

Sherlock Holmes e Dr. Watson tinham um problema em mãos para resolver. No entanto, todas as tentativas para elucidá-lo pareciam ruir pela falta de uma importante peça para encaixar o quebra-cabeça oferecido pelo bilhete cifrado que fora enviado para o detetive. Trabalhando em um processo de eliminação de teorias, depois de algum tempo eles finalmente conseguem entender a mensagem contida naquela mensagem. Mas para o espanto de ambos, o que estava escrita ali era nada mais nada menos do que o aviso de que um homem chamado John Douglas estava ameaçado de morte. Antes mesmo que eles pudessem refletir sobre o que fazer para avisar a possível vítima dos riscos que ela corria, um velho conhecido de Holmes bate a sua porta e traz a fatídica notícia de que o crime que eles foram alertados que ocorreria, de fato ocorreu.

Partindo imediatamente para a propriedade de John, eles se surpreendem quando são recebidos por uma cena de violência grotesca em que tudo levava a crer que o desejo de vingança tinha sido o grande motivador do crime. Todavia, após uma grande reviravolta no caso, chegam até o conhecimento deles uma história assombrosa de uma terra sem lei, onde homens possuidores dos piores instintos cometiam assassinatos bárbaros e imputavam o terror nos moradores de uma cidade que sobrevivia através dos trabalhos gerados nas minas localizadas ao redor do lugar. Adentrando mais profundamente na mente do homem que narra esses fatos, aos poucos Holmes e Watson percebem que nem tudo o que parece, é.

Assim como o primeiro romance da série protagonizada por Sherlock Holmes, o livro “O Vale do Medo” é dividido em duas partes. Como a primeira delas é dedicada à investigação, ela é narrada por Watson enquanto a segunda é narrada sob a perspectiva de um homem de caráter duvidoso conhecido como Jack McMurdo e que nos revela pouco a pouco os segredos terríveis que o famigerado vale esconde. Mais do que um policial com foco na descoberta do responsável pelo crime, nesse livro Doyle traz uma história obscura que paralisa o leitor diante de um relato que apesar de fictício, carrega em sua essência a triste realidade vivida por pessoas que viveram o terror imputado por uma facção criminosa conhecida pelo nome de “Molly Maguires” que agia em determinadas regiões dos Estados Unidos em meados do século XIX.

Segundo o estudioso Leslie S. Kingler que comenta a edição, além desta, são várias as analogias que Doyle faz a pessoas e acontecimentos reais nesse livro. Tanto, que para ajudar o leitor a se orientar melhor nesse aspecto, ele disponibiliza uma tabela com todos os análogos que ele conseguiu catalogar na área de anexos do livro, como também, discorre sobre cada um deles nas notas do livro. Mas não é só isso. Antes de iniciar a narrativa intitulada de “Os Scowrers”, ele discorre brevemente sobre uma curiosa possibilidade: a de que a segunda parte de “O Vale do Medo” pode ter sido escrita por outra pessoa que não Doyle.

Ao que se sugere, o dito autor possuía certos conhecimentos históricos sobre o assunto, bem como, algum talento para escrever ficção. Se isso for verdade, posso dizer sem sobre de dúvidas que isso o ajudou a carregar a narrativa com tamanha densidade e fluidez que mesmo quando ele está descrevendo ataques frios e cruéis a pessoas inocentes, o leitor não consegue deixar de ler cada página avidamente. Ouso dizer até, que nesse livro a segunda parte suplanta com certa vantagem a narração de Watson sobre a investigação conduzida por Holmes, pois por mais que ela seja envolvente, deixa a desejar se equiparada com “O Cão dos Baskerville”, por exemplo. Se isso é também uma consequência da “ressurreição” de Sherlock Holmes que Doyle teve que realizar mesmo a contra gosto, eu não sei. A única coisa que sei com certeza é que esse é um livro que faz o leitor refletir seriamente sobre o real significado de justiça e vingança.

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/05/resenha-especial-o-vale-do-medo-por.html

Só Sobre Livros 24/05/2013

“Elementar, meu caro Watson”
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/07/elementar-meu-caro-watson-carla.html

Guilherme 17/12/2012

Sherlock Holmes: O Vale do Terror - Sir Arthur Conan Doyle
Esse é definitivamente um livro que deixa qualquer um com uma ressaca literária terrível.

Ler Sherlock Holmes é sempre uma boa opção, porque é um livro de suspense/policial muito inteligente, que deixa pistas para o leitor durante seu desenrolar, contudo de forma tão sútil e por vezes despretensiosa que não nos damos conta de sua importância.

Esse livro, contudo, tem algo a mais. Inicialmente parecia ser mais simples que outros livros do autor, como o "O Cão dos Baskervilles", mas realmente estava enganado. É tudo muito intrínseco, no qual uma volta pelo passado se faz necessária, o que deixa tudo ainda mais instigante, que nos faz perguntar "Qual a relação de tudo isso com a história principal?".

Descobrimos tudo... e ainda termina de um modo que nos faz ficar ainda mais ansiosos por ler mais livros de Sir Arthur Conan Doyle, que é o melhor autor de seu gênero.
Jonatan 10/03/2014minha estante
Tem como me mandar o resumo do livro ??? para hoje 10/03/14 por favor e pra hoje !!!

Leiliane.Braga 24/02/2018minha estante
quero o resumo memande por favor

Anderson 16/10/2012

Um final Inesperado
Este livro, não é mais um livro de contos com aventuras do Sherlock Holmes, mas sim uma trama desenhada, com um final muito inesperado, um livro que vc por mais que tempo adivinhar o final se baseando pelos fatos, não conseguirá descobrir o que aguarda. É tbm um bom livro para ponderarmos o poder do Prof. Moriarte, como este vilã está presente em todas as tramas de maneiras oculta, mas se prestares atenção ele está lá, desde o primeiro crime, até o último.

Ótimo Livro, recomendadíssimo.

patyalgayer 01/07/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-o-vale-do-terror-de-sir-arthur-conan-doyle/

Desde minha infância, sempre adorei as histórias protagonizadas por Sherlock Holmes, com seus métodos pouco ortodoxos e sua mente aguçada; então, confesso que comecei a leitura de O Vale do Terror com grandes expectativas e, talvez por este mesmo motivo, a história me desapontou um pouco. Apesar de apresentar uma trama muito boa, o livro não me conquistou tanto quanto outras obras do autor que já tive a oportunidade de ler… O Vale do Terror é bom, sim – não há dúvidas quanto a isso – , mas me pareceu que o famoso detetive foi relegado ao segundo plano, tendo pouca participação no desenrolar dos fatos! É uma leitura válida, mas que infelizmente não figurará em minha lista de favoritos…
A história de O Vale do Terror começa com uma estranha mensagem criptografada que chega às mãos de Holmes, avisando-o de que um homem encontrava-se correndo sérios perigos. No entanto, o que era apenas um aviso torna-se um fato consumado, quando o detetive MacDonald busca sua ajuda para desvendar um horrível homicídio, do mesmo homem que figura na carta recebida por Sherlock… intrigado pelo mistério do caso, e sempre contando com a presença do fiel Dr. Watson, Sherlock Holmes dirige-se a Birlstone, onde encontrará um enigma à altura de sua mente imaginativa e perspicaz, e acabará por mostrar que, às vezes, nem tudo é aquilo que parece ser…
O livro é dividido em duas partes principais: “A Tragédia de Birlstone”, que mostra as investigações do famoso detetive neste caso sangrento e misterioso; e “Os Vingadores”, que conta a história por trás da história, ou seja, os acontecimentos passados que levaram à atual tragédia. A segunda parte do livro é muito importante para compreender as motivações por trás do “caso Birlstone”; porém, foi a parte que mais me desanimou no livro todo. Esta parte trata exclusivamente sobre a história dos principais envolvidos na trama, e, obviamente, não conta com a presença de Sherlock Holmes em suas páginas… para quem (assim como eu) esperava uma grande participação do personagem, esta parte da trama pode se tornar bem decepcionante! No entanto, depois que você se habitua à falta de nosso personagem favorito, você nota que a história é de fato bem interessante, e de suma importância para a atuação do detetive na outra parte do livro. O epílogo fecha a trama com chave de ouro, contando com um desfecho inusitado e dificilmente imaginado pelo leitor… como sempre, Sir Arthur demonstra uma criatividade ímpar!
Adorei esta versão de O Vale do Terror, publicada pela Martin Claret na Coleção A Obra-Prima de Cada Autor. A capa ficou muito bonita, e o cuidado com o texto é bem visível na excelente tradução e revisão, e na decisão de manter o texto integral. A diagramação do livro é simples, padrão dos livros desta coleção. Achei o tamanho da fonte um pouco pequeno, mas não chega a incomodar demais o leitor; as folhas são brancas, com uma gramatura razoável, e dão um bom aspecto à obra como um todo. O Vale do Terror é uma das quatro aventuras longas de Sherlock Holmes (nesta edição, conta com 192 páginas), e é um livro que, apesar dos pesares, deve figurar na estante de todo fã de Sherlock Holmes! Nota 8, recomendado!!

Juh Lira 21/04/2012

O Vale do Terror: Não supera expectativas, mas satisfaz.
Há muito tempo, desde o dia que eu tive contato com as histórias de Sherlock Holmes, que eu buscava este livro. Agora, finalmente depois de tanta espera, consegui fechar o ciclo das aventuras longas do ilustre detetive. O Vale do Terror era o único romance que eu não havia lido. O objetivo agora é encontrar o famoso conto O Plano Final.

A busca incansável pelo exemplar acabou por aumentar as minhas expectativas na perspectiva de lê-lo em breve, algo que eu não gosto e tento ao máximo evitar para não acabar me decepcionando. Talvez essa palavra seja muito forte para exprimir a minha ideia geral do livro, afinal de contas é de Sherlock Holmes de quem estamos falando, e suas histórias valem a pena ser lidas.

Acontece que o livro para mim foi curto demais, rápido demais na resolução do caso. Mais da metade dele é só a narração da história do Vale do Terror e a organização secreta de assassinos. Eu esperava que o romance ganhasse o mesmo ritmo narrativo do Um Estudo em Vermelho, agora mais do que confirmado como o meu livro favorito sobre o detetive. A subtrama do misterioso assassinato de John Douglas na sua própria mansão ganhou muito mais espaço do que até mesmo os personagens principais – Holmes e Watson – pegando-me de surpresa durante a leitura.

Mas não vou dizer que não valeu a pena. Valeu sim e muito. Doyle como sempre consegue surpreender o leitor em uma de suas cartadas de mestre na hora da verdade, e a minha aflição foi tanta para descobrir o final que li rapidamente. Porém vou logo avisando: se espera um happy end, é bom tirar os hipogrifos da chuva... Além disso, o livro termina de uma forma incompleta, ou seja, dá a impressão que a história não acaba na última página.

A narração segue um ritmo equilibrado, com um vocabulário de fácil compreensão – salvo algumas palavrinhas desconhecidas, nada que um bom dicionário não resolva. Como sempre acontece nos livros de Doyle, achamos que a resolução do caso já estava próxima, porém a história dá uma grande reviravolta tornando tudo inacreditável.

Quanto a essa edição, eu gostei muito da ideia do prefácio, apresentando ao leitor que não conhece as histórias de Sherlock Holmes, quem é este personagem lendário. A arte da capa é muito bonita, porém ela não se adequa a trama do enredo. Aconteceu isso comigo, podendo acontecer com outros leitores: quando bati o olho na capa, a impressão que passa junto com a sinopse é uma, porém quando eu terminei de ler, percebi que não tinha nada a ver com o enredo, infelizmente. Provavelmente a capa também foi um fator determinante pela alta expectativa da história. Uma dica que eu dou para a editora, caso ela planeje relançar o livro, é a mudança da arte da capa para uma mais adequada à história que será contada.

Não mais que isso, O Vale do Terror deixa os fãs e apreciadores de Sherlock Holmes satisfeitos com mais um caso desvendado pelo inteligentíssimo detetive e seu fiel amigo, Dr. Watson.

www.silentmyworld.blogspot.com
diego.dasilvaresende 30/01/2018minha estante
Exatamente !!!!

Dan 21/02/2012

Resenha: O vale do terror
O Vale do Terror é uma estória envolvente e pra quem é fã do Sherlock (eu!), não pode deixar de ler!

Nessa aventura Sherlock recebe uma mensagem anônima e criptografada informando que alguém estava em perigo em Birlstone. Para confirmar a veracidade de tal mensagem, surpreendentemente, pouco tempo depois, chega o detetive Alec MacDonald, que vem até Holmes pedindo conselhos e ajuda em um caso misterioso que ocorrera justamente em Birlstone.

Holmes, Watson e MacDonald partem para a cidade para descobrir esse novo mistério.

Um homem fora encontrado morto em sua residência, tendo recebido uma bala no meio do rosto que o deixou totalmente desfigurado. Descartada a ideia de suicídio, Holmes investiga a fundo o caso descobrindo uma estória profunda por trás de todo o acontecimento.
Nada é o que parece ser.

Nem preciso dizer que adorei a estória e nem imaginei o seu final, rs. Vale muito a pena conferir essa obra, beijos pessoal!

Amanda 25/01/2012

O Vale do Terror tem uma estética parecidíssima como a do livro "Um Estudo em Vermelho": Conan Doyle começa com a história do crime, as deduções de Sherlock, e de repente vem a segunda parte do livro:uma história isolada que não mostra quase nenhuma semelhança com a primeira parte. Porém, é sempre no final que Arthur Conan Doyle mostra a ligação entre as duas histórias e percebemos assim porque ele é considerado um gênio da literatura criminal.

Camila 02/11/2011

Holmes e Muriat
Li o Vale do Terror na época que estava determinada a ler todos os livros de Conan Doyle presentes na biblioteca da Unimep - univerdidade em que curso jornalismo.

Foi um dos livros da série que mais me intrigou. O autor faz uma relação fantástica entre o maior assassino da Europa e uma seita norte-americana, que manipulava seus participantes os transformando em assassinos.

A história reforça a guerra travada entre Holmes e Muriat (acho que era esse nome), o único criminoso páreo para ele.
Thiago 03/07/2013minha estante
Moriarty*

Camila 27/02/2014minha estante
Ahhh, obrigada! :D

Silvio 14/09/2011

O livro é gostoso de se ler, mas são duas histórias independentes. Em uma delas Sherlock não tem participação alguma; somente no final é que as duas histórias se completam. Não fica claro como Sherlock fica sabendo que Douglas e McMurdo são a mesma pessoa; também não fica claro como e por que Sherlock recebe um "aviso" que Douglas será assassinado.
Pareceu-me algo um tanto forçado; pareceu-me, também, uma crítica a certas seitas e até religiões que, sob o disfarce de sociedade filantrópica, praticam o mal em benefício próprio.