A Arte de Fazer Acontecer

A Arte de Fazer Acontecer David Allen...

Resenhas - Getting Things Done

carinegusso 19/03/2015

Qual é a próxima ação?
O livro te faz refletir inicialmente sobre o quanto de "tralha" guardamos em nossas mentes, casa e trabalho. Projetos que não estão em andamento e que tornam nossa mente ficar agitada, relembrando tudo o que deveria estar sendo feito e não está.

Como manter a mente tranquila? As técnicas propostas ensinam a "destralhar" a mente, contextualizar projetos, próximas ações, compromissos e áreas de foco.

"Qual é a próxima ação?" é a frase que será incorporada no seu dia a dia pessoal e profissional. Apesar de conter muitos exemplos antigos devido ao seu ano de edição, é altamente recomendado para quem quer colocar em prática o método GTD.

Barbara 11/03/2022

Eu li primeiro o guia prático e foi suficiente pra entender e aplicar, mas se quiser aprofundar nos conceitos do GTD vale a pena a leitura desse livro que é o original e tem explicações mais detalhadas.

Dan 09/02/2023

Um autoajuda que presta
Não tem jeito, esse é um dos meus livros preferidos da vida. Meu livro preferido de autoajuda, eu não sou muito ligado nisso pq livros de autoajuda geralmente tem ideias meritocratas e neoliberais. Mas esse não faz isso, faça o que fizer, trabalhe com o que trabalhar, ele te organiza pra fazer com excelência. É o segundo ano que leio ele e final desse ano/começo do ano que vem vou ler de novo.

Felipe 15/06/2016

Aliado ao bom senso... Genial
Li a crítica de alguns colegas, ponderei e continuo pensando: excelente livro. Li o texto original, não sei sobre possíveis alterações na tradução que poderiam acarretar uma perda de significado.

Bom, o autor já deixa claro desde o princípio que sua intenção era a de tirar da nossa cabeça os "open loops" (sabe aquele pensamento do tipo "como vou pagar aquela conta?", "pra quem preciso ligar amanhã? "....), pensamentos atrelados a tarefas ou qualquer tipo de coisa inacabada no futuro, e organizá-los em um sistema eficaz e organizado para que nossa mente possa atingir o estado de" calma como a água", o estado mais produtivo segundo o autor.

Li críticas sobre a falta de atualização da obra, mas, basta um pouco de bom senso. O que se fala ali é de uma mentalidade, uma idéia e não apenas um "faça isso ou aquilo". Eu, por exemplo, uso o método com o Evernote, não precisei ler isso no livro.

Apenas achei a leitura um pouco cansativa. Parei, fiz anotações, fiz marcações.... Com todo o esmero. Não recomendo. Anote apenas o conceito geral. Se não se importar com o trabalho, aí, arrisque.

Concluindo.... Vale a pena!
Alana 29/06/2016minha estante
Legal, não sabia desse livro. Já quero ler..

Mariana.Cavesso 02/01/2022

Gostei da leitura
Gostei da leitura do livro A Arte de Fazer Acintecer, ele apresenta uma perspectiva interessante de como lidar com as tarefas do dia a dia.

ComeceComLivros 16/05/2022

O momento atrapalhou.
Tem ideias interessantes, mas achei um pouco enfadonho. Pode ser porque li a versão de 2005. Talvez as versões mais recentes sejam mais legais. O princípio da ideia é excelente,as o livro poderia ser melhor. Mas é bom.

Juh 30/12/2021

É bom, muito eu ja conhecia, mas é uma visão válida, de como encarar as atitudes e tarefas da vida.

Vick 02/02/2021

Método para se organizar
O autor mostra o Método GTD "Getting Things Done" e os passos para implementá-lo. Os primeiros três capítulos dão um panorama geral do método, e os outros vão nos dando detalhes de cada etapa do processo. Não é um livro só sobre como ser mais produtivo, mas sim como se organizar de uma maneira eficiente e, consequentemente reduzir seu estresse e ansiedade.
Confesso que não gosto muito de livros auto-ajuda e como ser mais produtivo, trabalhe enquanto seus concorrentes dormem etc., mas esse livro se mostrou MT mais que isso. Eu implementei o método e vi diferenças no meu dia a dia, e principalmente uma redução na ansiedade. Só com um exercício que ele propõe nas primeiras páginas do livro você já tem uma ideia do que está por vir, já clareia muito suas ideias, você se sente mais leve.
Outro ponto positivo é que ele deixa claro que não precisa implementar tudo do método. Então tenho certeza que algo do livro vai te ajudar, como a regra dos 2 minutos!

Daniel.Simoes 25/04/2016

Apresenta processos simples que ajudam a organizar o trabalho: coletar, processar, organizar, executar. Quem seguir as lições deste livro conseguirá realmente fazer muito mais do que jamais imaginara.

Mari Lopes 26/01/2022

Organização
Eu sempre fui uma pessoa muito organizada, a organização deixa as coisas harmônicas e mais bonitas para mim.

A leitura do livro surgiu através de um projeto pessoal de uma professora da faculdade, tendo como objetivo dialogar com as diversas formas de se
organizar na vida e nos estudos, seja de forma física ou online.

O GTD é apenas um dos métodos que testei e ainda testo. Vale muito a pena a leitura para aquelas pessoas que buscam se organizar, nesse sentido.

O texto é muito didático, embora faça alguns rodeios desnecessários e isso é um ponto que atrapalhou muito a minha leitura deixando-a lenta e cansativa...

Rafaela.Monteiro 31/12/2021

Paz mental
O livro ajuda com técnicas que ajudam no gerenciamento dos milhões de inputs que recebemos diariamente. Quando a mente fica como água, é possível entrar no processo de fluxo e atuar em projetos maiores e em definições da vida.

Elaine 08/08/2022

Um manual
Adoro esses livros que apresentam passo a passo, uma metodologia prática e comprovada! Esse é o tipo de livro para ser lido e re-lido várias e várias vezes.

Natalia Fernandes 20/02/2022

Desatualizado
Eu li esse livro por indicação de um treinamento que fiz de gestão de produtividade e tempo, no entanto, senti q esse livro está desatualizado, estamos em uma era de tecnologia, nuvem, telefone e muito das orientações são de forma arcaica na minha visão.
O livro tem suas dicas precisoas, isso eu não nego, mas esperava um conteúdo diferente.

Andre 25/05/2022

Excelente Livro
O livro é realmente muito bom para organização profissional e pessoal. Uma ótima ferramenta para aumentar a produtividade.
Recomendo muito a leitura!

João Vitor 27/01/2021

O livro definitivo para a organização!
A meu ver, esse livro tem o potencial de ser a base da organização, planejamento e workflow de todas as pessoas. Embora ele pareça difícil, com muitos detalhes para implementação, o autor repete constantemente os princípios mais importantes. A questão-chave é que, com a lógica básica do método GTD na cabeça, é possível desenvolver um sistema de organização funcional com quaisquer ferramentas que você quiser, digitais (apps, tabelas etc.) ou físicas (papéis, blocos, fichários etc.). Vale a pena dar uma chance pro livro e voltar para ele como material de referência conforme você busca ir implementando o método.