Medéia

Medéia Eurípides

Resenhas - Medéia

Léa Diógenes 19/07/2021

Entrou para a minha lista de melhores do ano.
Estou encantada com essa peça, milhares de anos depois da sua primeira representação alguns temas abordados ainda continuam atuais.

Pra mim foi uma grata surpresa encontrar um autor feminista que viveu em uma época em que às mulheres eram apenas propriedades de seus maridos. (dois mil anos depois ainda somos vistas como objetos).

Apesar das "maldades" de Medeia, ela me conquistou, sua coragem de não seguir um padrão de comportamento que era exigido pela mulheres para mim é motivo de transforma-la em heroína. Porém, claro, o que ela tem de heroína, tem de monstro. Matar seus próprios filho foi de uma crueldade imensa.

Estou realmente feliz por ter dado uma oportunidade para esse livro, para essa história. Com toda certeza vou ler outras peças do autor.

Alê Guimarães 22/05/2021

Tragédia bem atual
Uma trágica história grega, mas tão próxima das nossas histórias contemporâneas. Ler Medeia de Euripides foi angustiante e, mesmo conhecendo há muito tempo a história, ainda torci para que os filhos dela com Jasåo tivessem um destino diferente. Até onde vai a erinea da protagonista?

Tatiana221 18/05/2021

Texto integral da peça de Eurípedes, leio sempre que preciso saber de onde vem meu nome

Maitê 12/05/2021

Fiz a triste escolha de ler isso no fim de semana do dia das mães. Talvez por ter a certeza que minha mãe nunca me mataria por vingança.
Medeia mata por vingança, se sacrifica, sacrifica seus filhos, e não é punida por isso. Reclama aos Deuses seu pai de mulher, de gente.
E não mata por amor a Jasão, mata por querer ser reconhecida, como mulher, esposa, mãe, mas principalmente, por aquela que quando ele mais precisava o socorreu, lhe trouxe a glória. Para então ser descartada com uma desculpa meia boca, por esse que não mereceu a dor que passou ao dar a luz a seus filhos.

Victória de Castro 29/04/2021

Uma peça trágica.
Acompanhamos a história de Jasão e Medeia. É a história de uma mulher traída e sua vingança terrível. (Terrível mesmo gente) Foi uma das peças mais famosas de Eurípides.

Suelen 15/04/2021

Medéia
Não sou acostumada a ler peças, mas Medéia conseguiu me prender do início ao fim.

Até que ponto o ser humano pode chegar por vingança? Medéia chegou a extremos que me deixaram chocada, ainda mais que aparentemente ela saiu impune dos crimes cometidos.

idkvixo 12/04/2021

Amei???
"Tens a ciência e, afinal, se a natureza fez-nos a nós, mulheres, de todo incapazes para as boas ações, não há, para a maldade, artífices mais competentes do que nós!"

Eu to sem palavras. Teatro grego realmente é composto de tragédias que chocam muito e te fazem sentir junto com os personagens. Sempre tive curiosidade para saber mais sobre como os gregos antigos escreviam sobre mulheres e me surpreendi ao ler sobre Medeia. Gostei bastante, muito bom.

Steph.Mostav 23/03/2021

O mais trágico dos poetas trágicos
"Viver é ter desgostos e eles não nos faltam"

Ao lado de Lady Macbeth, Medeia é talvez uma das personagens femininas mais interessantes do teatro. Apesar de começar a narrativa numa posição de injustiça, sendo abandonada pelo marido em troca de um matrimônio mais vantajoso, Medeia não se submete às decisões dos personagens masculinos. Isto é uma característica já estabelecida na trajetória da personagem até então, que traiu e abandonou o lar paterno para acompanhar o marido. Medeia não só representa o papel de mulher oprimida pela sociedade patriarcal, como também de estrangeira, "bárbara", indesejada. Além da crítica à tradição e gosto por embates retóricos, a obra de Eurípides também denuncia a misoginia e a xenofobia. Além disso, não é o ciúme o que motiva Medeia a seguir o caminho da vingança, mas sua honra. Desde o início ela preocupa-se com a própria reputação neste território estrangeiro que quer abandoná-la à própria sorte. A ela não interessa a felicidade do marido acima de sua própria e o conflito entre eles, não apenas emocional, também é cultural: Jasão representa o pragmatismo e a racionalidade que os gregos atribuem a si mesmos enquanto Medeia tem contato com a sacralidade mágica que ela usa como arma. Porém, ironicamente, ela também é a rainha do discurso, pois engana a todos para cumprir seus planos. São muitas as saídas convenientes para Medeia, como a intervenção de Egeu que oferece a ela um lugar no qual se abrigar após o exílio e o uso do deus ex machina no final e me pareceu desnecessário tantas soluções oportunas quando a mulher já era tão habilidosa e inteligente por si mesma. Talvez por isso o fim de Medeia seja muito melhor que o de outros protagonistas trágicos em comparação. Contudo, os sacrifícios que ela faz em nome da vingança e da honra a destroem por dentro no melhor monólogo da peça e nos fazem questionar se ela terminou assim tão bem, perdendo tantos durante a jornada.

Jean Bernard 03/03/2021

Uma tragédia nada heróica
Medeia foi minha primeira leitura de uma tragédia grega. Confesso que tinha medo, e depois de lida ainda não me sinto seguro. A história é impactante. A leitura maravilhosa, mas densa e difícil. Nada que prejudique a compreensão, mas muito se perde nos termos rebuscados. Acredito que a melhor coisa é ler direto uma primeira vez, para depois fazer uma releitura mais analítica.
Recomendo fortemente para aqueles que querem entrar no mundo do teatro grego. Força. Vale muito.

underlou 31/12/2020

Gosto da potência de Medeia como personagem. Sua raiva e desalento são mostradas por Eurípides de tal forma que a nós leitores não resta senão sentir compaixão por ela, enquanto esperamos por um desfecho hediondo nem um pouco previsível.

Natasha 24/11/2020

A peça em si é interessante, por mais que necessário um conhecimento prévio da história de Medéia. Eu gostei bastante. Agora, sobre a edição ela é bem completa, eu diria. Basicamente tem toda uma explicação do conceito teatro e tragédia, sendo essa parte maior que a peça em si.

"Todo homem ama mais a si próprio do que ao seu próximo (egoísmo legítimo em alguns, interessado em outros)."
"A justiça, com efeito, pouco esclarece os mortais em seus julgamentos, antes de terem podido ler claramente no pensamento de seus semelhantes, eles o condenam à primeira vista, sem haverem sofrido por parte daqueles a menor ofensa."
"De todos os seres que respiram e que pensam, nós outras, as mulheres, somos as mais miseráveis. Precisamos primeiro comprar muito caro um marido, para depois termos nele um senhor absoluto de nossa pessoa, flagelo ainda pior que o primeiro."