A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Canteli Marcio 30/12/2023

Salve o Reino de Fantasia
Último livro que li em 2023.

Essa edição tem ilustrações lindíssimas.

Cada capítulo começa com uma letra do Alfabeto em ordem cronológica. É como se cada capítulo fosse uma aventura à parte, porém sem deixar de pertencer ao todo.

Histórias não tem fim, pois não há limites nem fronteiras para Fantasia.

Cada criança, cada leitor se torna um Imperador desse Reino Fantástico. A ausência de leitores transforma esse Reino em NADA.

Segunda vez que leio esse livro e quero reler daqui a alguns anos.

Alle_Marques 24/12/2023

O livro dos livros!
...
[...] "Gostaria de saber", disse para si mesmo, "o que se passa dentro de um livro quando ele está fechado.” [...]
...
Só fui conhecer essa história por causa do filme, assisti, amei e meu único arrependimento foi não ter visto quando na infância, pois sei que ele teria me feito uma criança bem mais feliz. Com o livro não foi diferente, é uma leitura maravilhosa, que sei que acompanharia meu crescimento, faria parte da minha história e aqueceria meu coração congelado a cada releitura.

É uma obra muito boa, que envelheceu muito bem e tem uma história inesquecível e emocionante. A leitura é tão imersiva que o livro, que não é pequeno, se torna uma leitura rápida e agradável, e a criatividade do Michael Ende na hora de criar seu mundo, desenvolver sua história e propor suas reflexões é genial, ele consegue entregar uma história não só original, com também envolvente e fascinante, e a forma como ele usa das cores da escrita para alterar entre os mundos também funciona muito bem, além de dar um charme a mais para o livro.

Acompanhar a jornada de Atreiú e Bastian, por toda a Fantasia, cada um buscando algo, é uma experiência incrível. O livro desenvolve muito bem ambos os meninos, suas personalidades, medos e objetivos, o amadurecimento deles, sobretudo o do Bastian, é de uma sensibilidade comovente, o autor sabe o que está fazendo e deixa claro que nenhuma palavra ali está ali por acaso. A Imperatriz Criança, Fuchur, Artax e a própria Fantasia - que sim, é uma personagem e tão importante quanto qualquer outra - são personagens igualmente memoráveis, fáceis de se apegar e mais fáceis ainda de gostar.

Por só conhecer a história pela adaptação, fiquei bem surpresa quando os acontecimentos retratados no filme já tinham terminado no livro e ainda mal havia chegado na metade da história, receei até que não conseguiria gostar tanto assim dessa "segunda parte" tanto quanto gostei da primeira, me enganei, é claro. A segunda parte é tão fascinante quanto sua antecessora, não tem mais tantas aventuras assim, mas esse parece mesmo deixar de ser o foco do autor, justamente para dar lugar a uma trama bem mais íntima e introspectiva, teve vários momentos que gostei bastante, sobretudo toda a sequência da "Cidade dos Antigos Imperadores", além disso, o final é muito bem construído e tão emotivo quanto promete.

Essa é uma daquelas histórias que ficam marcadas em que leu, cheia de personagens difícil de esquecer e mais cheia ainda de aventuras de encher os olhos. Fantasia é um lugar que fica com a gente por muito tempo mesmo após a leitura finalizada.
...
[...] E é muito simples. Pensando bem, temos de concordar que, no fundo, todas as histórias do mundo se compõem apenas de vinte e seis letras. As letras sempre as mesmas, só a sua combinação varia. Com as letras formam-se palavras, com as palavras frases, com as frases capítulos e com os capítulos histórias. [...]
29° Livro de 2023, 40ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

Melissa432 29/12/2023minha estante
Minha avó me deu esse livro de natal, eu não estava muito afim de ler ele, ganhei a primeira edição, era antigo e não parecia muito bom. Mas depois de ver essa resenha, simplesmente queria estar com ele agora,achei muito interessante e não tenho mais nenhuma preconceito com esse livro.

Paula A. C. 17/12/2023

Sonho de infância realizado com sucesso! Finalmente consegui ler A História Sem Fim e me faltam palavras para descrever o quanto este livro me impactou. Foi uma leitura nostálgica e aconchegante.

Pedro1512 16/12/2023

A História sem Fim
Fantasia. A palavra que, sem dúvida, melhor define esse livro. Pura fantasia. Sempre lembro quando falam pra gente que as pessoas gostam de ler livro para poder viajar e fugir do mundo real. Esse livro é a personificação desse sentimento. Fugir do mundo real. Viver em um lugar de fantasia. Um sonho onde você pode controlar tudo e desejar qualquer coisa que será realizada. Ser considerado o herói desse mundo.

O início e o meio do livro são muito muito bons, mas lá pro final, é bastante arrastado, e só pros 2 últimos capítulos que volta a ficar mais interessante. Mas tirando isso o livro é muito bom

Qualquer um que quer viver uma fantasia ou quer fugir do mundo real tem que ler esse livro, porque ele literalmente te leva para outro mundo.

Everton.Paulo 12/12/2023

Uma fantasia marcante
A beleza desse livro é apenas um detalhe a ser contemplado nessa obra maravilhosa.
Uma fantasia escrita com muito cuidado, que agrada o público que quiser.
Na história um menino acha um livro misterioso e o rouba de uma livraria e começa a lê-lo no sótão da escola. E ele fica tão envolvido que acaba sendo transportado para Fantasia, a terra dentro do livro, que está desaparecendo pois sua imperadora está doente e precisam de um herói para salvar a todos.
Muitos, como eu, já conheciam essa história por conta do filme que passou à exaustão na TV aberta. Confesso que esqueci muita coisa então a leitura foi bem proveitosa. A saga do herói na qual valores são conquistados a um preço muito alto traz lições importantes e coloca esse livro como um dos favoritos do ano.

Foals 10/12/2023

Livro com um propósito
Esse livro faz você refletir sobre tudo o que já leu e o que irá lê na vida, leitura mais do que obrigatória para os amantes de livros.
Obra repleta de ensaios muito bem amarrados. Cada capitulo tem um ensinamento sobre alguma questão da vida ou sobre imersão e esquecimento de si próprio/outros, e é tão bem amarrado e construído que você só percebe depois que fecha o livro e fica digerindo a história, pois o autor deixa varias deixas para você imaginar o desfecho de cada enredo da sua maneira.
E aqueles que já assistiu o filme, vale muito a pena lê o livro (o filme parece brincadeira de criança, comparado a profundidade e a rica gama de reflexões que esse livro aborda)

O maior ensinamento que irei levar desta leitura é que não se pode passar a sua existência dentro da sua fantasia, ou fora dela, os dois mundos se complementam, não existe um sem o outro.

Hevellin.Sara 27/11/2023

Um livro dentro de um livro
Esse livro é um clássico infantil alemão publicado em 1979, e foi uma leitura de altos e baixos pra mim. Por ser um livro infantil, a escrita o torna um tanto massante e por várias vezes me pareceu que a história sem fim era realmente sem fim, quanto mais eu lia menos eu avançava, mas não é uma história chata de maneira alguma, na verdade é um livro belíssimo, com lições valiosas que podem mudar sua forma de ver o mundo, lições que tanto crianças quanto adultos podem guardar pra sempre. É muito fácil se identificar com Bastian, um menino retraído e muito tímido, com baixa autoestima e que tinha os livros como uma forma de trazer um pouco de alegria pra si, um escape da realidade que o atormentava. Em sua vida solitária, os livros eram seus melhores amigos e sua fonte de conforto. Começando a história sem fim, Bastian inicia uma aventura junto aos personagens do livro, conhecendo-os durante a leitura assim como nós o conhecemos enquanto lemos, um livro dentro de um livro. Ele constantemente reflete sobre o protagonista da história sem fim, Atreiú, e nos faz refletir sobre as reflexões dele em uma dinâmica bem metalinguística. O tempo todo ele deseja ser forte, corajoso, inteligente e bonito como os protagonistas das aventuras que lê, e acaba se perdendo da própria realidade ao ansiar por uma outra. Junto a Bastian, aprendemos que a magia de uma história não se vai quando ela termina, mas permanece conosco quando entendemos que a verdadeira magia não é sobre viver em um mundo encantado e ser um protagonista bonito e corajoso, mas sim sobre se amar, aceitar seus defeitos e perceber suas qualidades, se permitir amar e ser amado por pessoas reais, ver a realidade (e a nós mesmos) com o coração aberto pra sentir o mesmo amor e magia que temos em nossos corações ao abrir um livro.

Rosana Oliveira 19/11/2023

Eu invejo Bastian
Assistindo a uma resenha de Tatiana Feltrin, me dei conta de que li esse livro a 20 anos atrás, no 2° ano do ensino médio e que mesmo tendo 30 livros ou mais na frente, eu preciso reler essa fantasia tão nostálgica de um menino que consegue o que todo nós leitores sonhamos: entrar em nossos livros.

Candido 14/11/2023

Fantasia
Fantasia e bem mais que um simples reino e um lugar onde as coisas mais incríveis acontecem onde residem os seres mais sortudos e azarados, os mais belos e horrendos, os mais bondosos e cruéis. Acompanhar a aventura e conhecer esses seres foi incrivel, além de demonstrar que muitas vezes você não precisa tentar ser outra pessoa já que a única que você precisa ser e você mesmo e tentar ser outra pode te machucar e machucar pessoas que você gosta.

Bernardo235 07/11/2023

A história é muito confusa e eu só consegui entender oq estava falando no livro dps de ler umas 3 vezes, mas a história é mt legal e explora bastante o seu nível de imaginação.

Mylena 29/10/2023

Livro legal, mas esperava mais, talvez não seja o gênero pra mim. Acabei achando algumas partes repetitivas e o Bastian chatinho.
Comecei a gostar mais do meio pro fim pois teve algumas reviravoltas interessantes.

Drielle 28/10/2023

Quero reler!
Li este livro quando estava na 7ª série e lembro de ter gostado muito. Não lembro muito da história, mas lembro das sensações ao ler, lembro de imaginar o "nada" como um grande branco. Nossa! Quero reler!

RAQUEL1445 28/10/2023

Maravilhoso
Esse livro é uma mistura de as Cronicas de Narnia, Mar sem Estrelas e o Pequeno Principe, é lindo, uma aventura maravilhosa, cheia de reinos e seres fantasticos, cada pagina é uma surpresa. Não conseguia parar de ler. Simplesmente perfeito para quem ama uma aventura fantastica.

Adria Raquel 25/10/2023

Estou anestesiada com essa leitura, senti tantas coisas e pensei em muitas outras que mesmo após o fim irei refletir por dias (quem sabe infinitamente!?)

Ler um livro onde inicialmente um garotinho fala da sua leitura a um livro é um tanto interessante e por vezes intrigante ficando ainda melhor quando esse garotinho acaba indo parar dentro da história que ler, vendo os personagens que seguiu até agora e... bom, o resto só lendo pra saber haha

Atreiú e Fuchur têm meu coração! Bastian foi um incrível "herói" que me levou até Fantasia! Aaaah e quanto a Imperatriz Criança, ela sabe o que faz!!!

Um livro infantil que traz uma carga reflexiva muito boa e que com certeza a cada nova leitura encontra-se um novo reino chamado Fantasia...
Harumi.Nakayama 25/10/2023minha estante
EU AMO ESSA HISTÓRIA! Foi ela que fez eu me apaixonar por livros!!!?