Os Três Mosqueteiros

Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Os Três Mosqueteiros

Anthony.Ribeiro 15/09/2017

Os Três Mosqueteiros
Eu gostei bastante do livro por ser uma obra clássica, ressaltando hábitos e modos da época. A história conta sobre D'Artagnan, um filho de um mosqueteiro que queria seguir os mesmos passos do pai. Durante a trama, o reino acaba entrando em colapso quando o Cardeal Richelieu
se opõe ao Rei Luis XIII. O livro é muito bom, vale a pena ler.

Isabella.Oliveira 17/09/2017

Os três mosqueteiros
Esse livro conta sobrea história de D'Artagnan,um jovem que veio de Gasconha.
Ele vai até Paris para se tornar parte dos guardas do rei e chegando lá ele conhece Athos,Porthos e Aramis,
eles enfrentam várias coisas juntos.

Mr. Jonas 25/12/2017

“Os três mosqueteiros”, de Alexandre Dumas
Uma das graças do livro do escritor francês Alexandre Dumas é saber que os três mosqueteiros são, na verdade, quatro — Athos, Por­thos, Aramis e D’Artagnan. O romance de capa e espada se tornou universal. A versão brasileira, integral, contém mais de 100 ilustrações originais. A editora disponibiliza duas edições — uma mais barata e outra mais sofisticada. Os quatro heróis permanecem encantando os leitores. Não só. A história, levada ao cinema, encanta os espectadores.

Ana | @anacarolinafl 06/01/2018

Escrito por Alexandre Dumas, as aventuras de Athos, Porthos, Aramis e d’Artagnan ocorrem durante o século XVII, na Europa, mais especificamente na França e na Inglaterra. A trama surge quando d’Artagan, filho de um ex-mosqueteiro, deixa sua família e sua cidade e vai até Paris com a sua carta de recomendação, em busca de tornar-se um mosqueteiro assim como seu pai. Para a minha surpresa, existem muitos outros mosqueteiros e uma das companhias de mosqueteiros citada na obra é a de Tréville, que servem particularmente ao Rei. O jovem d’Artagnan acaba entrando em uma confusão, surgindo na história Porthos, Aramis e Athos, que acabam se tornam seus grandes amigos e companheiros das aventuras que estariam por vir.

Athos é um mosqueteiro sempre muito sério e está sempre bebendo para esquecer de uma desilusão amorosa do passado. Porthos é marcado como um mosqueteiro galanteador de mulheres comprometidas, conseguindo delas dinheiro para suas vestimentas, equipamentos e até para conseguir seus cavalos. Aramis se apresenta como um religioso que largou o caminho de tornar padre para se tornar um mosqueteiro temporário, de acordo com ele, depois de um lance de eventos em sua vida; assim como Athos, ele também esconde alguns segredos.

Logo no início d’Artagnan se apaixona por uma jovem já casada conhecida como sra. Bonacieux. Essa paixão que desencadeia todo a trama do livro pois essa jovem trabalha para a Rainha. Assim, com o sumiço de duas agulhetas de diamantes da rainha misturado à paixão do jovem mosqueteiro, ele e seus amigos mosqueteiros embarcam até a Inglaterra em busca de salvar a pele da Rainha e de conquistar, é claro, o coração da jovem Bonacieux; tendo o duque de Buckingham nessa história toda. Tudo que acontece nesse momento e após, vem seguido de capítulos bem entediantes, onde eles só conversam e atrasam o fim da trama; o que me fez demorar para ler e até deixar de ler por dias.

Passado esse hiato, é apresentado uma nova aventura de d’Artagnan, que mostra-se como alguém muito fácil em mudar suas paixões e um até um perfil de que magoa pessoas para conseguir se vingar a qualquer custo de uma paixão não correspondida. Isso não apaga o talento que o mais novo mosqueteiro tem para arquitetar planos. Aparece então a condessa de Winter, conhecida como Milady, personagem bem importante na trama toda. Mas novamente, com momentos ótimos de ação, vinganças e segredos revelados, o livro novamente se perde pra relatar um acontecimento político entre a França e a Inglaterra pelo o cerco de La Rochelle; misturando acontecimentos históricos com a vida dos mosqueteiros e até do Cardeal e seu plano pra por fim a esse conflito. Uma ideia interessante mas que infelizmente não me prendeu, mesmo eu sendo uma amante de história.

É um bom livro, um clássico que vale a pena sim ser lido um dia, mas que lendo os capítulos, não me fez querer saber o que mais tinha por vir. Os personagens representaram bem o século XVII mas não os achei tão interessantes, exceto talvez o mosqueteiro Athos.

site: https://submundoliterario.wordpress.com/2017/12/05/os-tres-mosqueteiros/

Davi.Soares 02/09/2018

Um ótimo livro
A obra de um escritor clássico apresenta a aventura de três mosqueteiros, Athos Porthos e Aramis, junto com o filho de um amigo do Sr. de Treville. Aventuras a respeito dos problemas enfrentados quanto à supremacia e muitas enganações compõem o livro Os Três mosqueteiros.

@ALeituradeHoje 06/12/2018

Dumas Pai é bom “pacas”.
Cheguei à conclusão (lógica, eu diria) que Dumas Pai é bom “pacas”.
Dele li A Rainha Margô, O Conde de Monte Cristo e li este. São três livros que se eu não soubesse de quem são, diria tratar-se de três escritores distintos. Dumas passeia pelos gêneros com uma desenvoltura e criatividade que me fizeram virar fã.
Mas aqui estou para falar deste livro. E Os Três Mosqueteiros é um tipo leve, divertido, debochado, criativo... clássico da época romântica da literatura.
Conheci d’Artagnan, destemido, jovem, o bom romântico das histórias da época (dele e de Dumas). Honrado, o bom cavalheiro se vê em meio a intrigas da corte. E enfim, conheci os três grandes homens do título de livro, Athos o justo, Aramis o aspirante a padre e Porthos, o vaidoso e debochado.
Eles são engraçados, cavalheiros, românticos, decididos. Se envolvem em um caso com a rainha da França. Cruzam o caminho de Richelieu. Se batem pela honra. Ajudam Duque de Buckingham. Enfim, o livro todo é recheado de personagens reais e acontecimentos históricos marcantes. Inclusive os três mosqueteiros e d’Artagnan são reais (apesar de Dumas os ter colocado em um momento da história que não condiz com suas idades).
Não é um livro com grandes ensinamentos. É um livro para divertir e entreter... e mostrar toda a capacidade literária de Dumas. Ele faz descrições deliciosas e conversa conosco como se estivesse na nossa frente contando a história.
Enfim, um livro que com certeza faz jus a sua fama. Passei boas horas em companhia desses ilustres personagens.
Todos por um. Um por todos.

Thiago.Struzani 17/12/2018

Decepcionou no final
O livro é bom. Deve ser lido como uma aventura, confesso que esperava mais do final dele.

Jimsalabin 23/04/2024

Quero amizades em prosa
Sem palavras
Apenas triste com esse fim realista
Em que nao sabemos que estamos nos melhores momentos até esses momentos acabarem
Amizades acabam
Pessoas morrem
Mas o que vale é a vivência
As memórias
E o que fazemos com esse tempo
Comecei a ler com uma visão estremamente estereotipada
Pensando que seria apenas aventuras,
donzelas, bebidas, vilões e amizade
É isso tudo e além
Cada personagem, cenário, dialogo
Tudo muito bem escrito e aprofundado
De fato a palavra "clássico" faz justiça a essa obra

Gustavo.Borba 06/03/2019

Uma grande aventura melhor que sessão da tarde
#LivrosQueLi

Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas, edição comentada e ilustrada. Ed. Zahar. Um filho de um velho soldado decide fazer a vida seguindo os caminhos do pai, dirigindo-se para Paris a fim de se afiliar ao corpo dos Mosqueteiros, soldados do rei. De origem simples, mas bastante corajoso e inteligente, ele se torna amigo de um grupo de mosqueteiros muito ligados entre si, conhecidos como ?os três mosqueteiros?. Um enredo que surpreende a cada capítulo, uma história magistralmente escrita. Uma grande aventura, com tramas políticas, revelações bombásticas, mistérios e um verdadeiro jogo de xadrez, onde o ativismo e a inteligência de D?Artagnan, junto com a amizade fraterna de seus amigos mosqueteiros, fazem frente a poderosos personagens da França e do Reino Unido. Uma grande trama que mistura história e muita ação, melhor que muito filme de hoje em dia. Um livro inteligente e instigante. Suas quase 700 páginas foram lidas em apenas 19 dias! E a versão com comentários ajuda bastante a entender algumas referências no texto. Recomendo muitíssimo a leitura dessa versão. Um livro para todas as idades, para qualquer momento da vida. Grande leitura!

Atrolhado 08/03/2019

Clássico é clássico
— Você é jovem — respondeu Athos—, e o tempo cuidará de transformar suas recordações amargas em doces lembranças!

Dude 10/03/2019

Excelente!
Livro muito famoso e mais do que discutido. Deixo meu singelo reconhecimento. Obrigatório!

Bruh 28/05/2019

O livro superou minhas expectativas e se tornou uma leitura muito agradável. É o primeiro livro do autor que leio, tenho como objetivo ler mais três livros dele até dezembro. O livro se passa na França do século XVII e narra as aventuras vividas por D'Artagnan e os três mosqueteiros (Athos, Porthos e Aramis). São tantos os acontecimentos que a leitura se tornou rápida e muito interessante. Entre os personagens apresentados Athos e Milady se tornaram os meus favoritos. A história dele tem um fundo dramático bem interessante e Milady embora cruel conseguiu me fazer torcer por ela. Dei boas risadas em vários episódios e fiquei ansiosa em outros. O final foi muito adequado. Espero ler as continuações em breve.

Suzi 08/06/2019

Recomendadíssimo!!
O livro foi publicado inicialmente como folhetim no jornal Le Siècle de março a julho de 1844 e só depois como livro.

Um livro com uma narrativa apaixonante, muito fluida e de fácil entendimento, cuja história se passa durante o reinado do rei Luís XIII. São muitas aventuras e intrigas com pitadas cômicas envolvendo nossos personagens principais, que conta também com a participação do próprio rei, da rainha Ana de Áustria, do Cardeal, entre outros. Um ponto forte é a demonstração da amizade verdadeira e sólida desses mosqueteiro.

Um ótimo entretenimento!