O Peregrino

O Peregrino John Bunyan

Resenhas - O Peregrino

Glicielly Loureiro 24/09/2023

A caminho dos portões celestiais
? caro leitor, acabo de narrar o meu sonho, espero que não o ache tristonho.
Tente então interpretar,
Para o vizinho, a família e a todos contar.
Mas tome cuidado com a má interpretação,
Pois isso pode causar muita complicação;
Em vez de fazer o bem,
Poderá causar desdém.
Tenha cautela para não ser extremo,
Ao interpretar meu sonho como algo blasfemo.
Nem permita que minha figura ou semelhança,
Faça você rir ou brigar com uma criança.
Extraía a essência, esprema o suco e seja fiel,
Abra a cortina,
Transcenda esse véu.
Aumente minha metáfora e comece a bradar,
Lá muita coisa irá achar.
O que de minha escória você encontra,
Seja ousado para jogar fora;
Mas preserve o ouro sem mistério,
Não se acha ouro envolvido em minério.
Ninguém troca maçã por caroço se for realmente sério,
Mas se rejeitar tudo revelado nesse sonho resplandecente;
Nada me restará senão sonhar novamente?

O livro conta a história de cristão, um homem que se deu conta de seus pecados, e o peso do seu fardo o estava matando aos poucos com tristeza e angústia.
Em busca de livrar-se desse fardo cristão saiu a caminho dos portões celestiais, em busca da cidade de ouro onde não haveria mais dor, fardos ou tristeza.
O caminho de cristão não foi fácil, teve muitos altos e baixos, cristão caiu em tentação várias vezes, mas, arrependendo-se dos pecados perdoado foi.
O livro retrata a caminhada de um cristão na vida real de uma forma muito simples de se entender( ao meu ponto de vista), nos dá ensinamentos sobre esse jornada e nos lembra do que Jesus nos falou sobre a caminhada; o livro se torna mais completo se você ler com uma bíblia por perto pois a vários versículos no livro que podem deixar mais claro entendimento.

Realmente recomendo esse livro, também a um filme dele denominado do mesmo jeito ? O peregrino ? que também é muito bom.

Mas nunca se esqueça já mais do amor de Deus e não se desvie do seu caminho, porque ele o ama imensamente, e a maior prova que temos está em João 3:16

?Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna?

Daniaquarela 23/09/2023

Esclarecedor
Um livro que trata diversas questões sobre a fé e que, com a interpretação correta, você consegue perceber diversas situações da atualidade nas metáforas utilizadas pelo autor. É uma história bonita e atemporal, pois me impressiona o quanto esse livro, publicado em 1678, diz tanto sobre os dias de hoje. Recomendo a leitura

Joy 20/09/2023

Livro paradidático
Fiz a leitura de O Peregrino com meus alunos na escola. Apesar de ser uma edição bem simples, por ter como público-alvo os mais jovens, achei um livro riquíssimo em lições para pessoas de todas as idades.

Danlmg 17/09/2023

O livro é uma metáfora bem direta sobre os dilemas da vida de um cristão. Quando o mundo não te completa e você deseja morrer para ele e viver para Cristo, aflições e encalços acontecem pela a caminhada de um peregrino solitário, já que essa estrada espiritual é feita apenas pelo o indivíduo (salvação individual).
O autor nos mostra que todos passamos por provações de forma diferentes e que devemos estar espertos com opiniões e pessoas que querendo ou não nos influenciam a abandonar esse caminho breve que nos prepara para algo melhor que é a eternidade com Cristo.
Fazendo um aglomerado de informações da Bíblia - que todo cristão conhece e que às vezes nos esquecemos ou duvidamos na correria do dia a dia - o autor reforça esse guia prático de sobrevivência nesse mundo e de como podemos vencer o mundo juntos com Deus.
Enfim, o livro é bem leve e escrito de forma clara que dá para ler em 1 dia de boa.

Rapha 17/09/2023

A vida cristã
Este livro apresenta uma narrativa que descreve a jornada de alguém que opta por seguir a vida cristã até o final. Todos os nomes, lugares e situações pelas quais o protagonista, Cristão, passa têm referências na Bíblia. Essa abordagem nos permite compreender os desafios da vida cristã e aprender como superá-los.

O livro enfatiza que, ao longo da trajetória, Cristão se torna gradualmente mais confiante, respondendo de maneira mais rápida e firme, sem receio de magoar as pessoas. Entendi que nossa luta nunca foi e nunca será contra outras pessoas, mas sim contra nós mesmos e as influências que nos afastam do caminho certo.

Este livro nos guia na compreensão de questões que, no meu caso, eu estava enfrentando, e respondeu a perguntas importantes sobre conceitos bíblicos que eu não havia entendido.

O aspecto mais surpreendente é que, à medida que mergulhamos na história, percebemos que o que está sendo abordado é profundamente significativo, mas é apresentado de forma acessível. Posteriormente, ao refletirmos com mais atenção sobre o que lemos, percebemos que se trata de algo de grande magnitude.
Amos.Alves 17/09/2023minha estante
Aquele clássico que não pode ficar de fora

Rapha 17/09/2023minha estante
Verdade Amos, esse não pode faltar.

Lucas Wellington 14/09/2023

Leitura obrigatória para todos os Cristãos.
O Peregrino, de John Bunyan, conta a história de um Cristão, um Fiel e um Esperançoso que buscam adentrar pela Porta Estreita, rumo ao Reino Celestial.

O autor utiliza o sonho como forma para contar a história do Peregrino. Muito bom, por sinal. Foi a primeira vez que vi um livro ser escrito como forma de sonho. Achei sensacional. Ele conta como foi todo caminho percorrido pelos peregrinos, leia-se cristãos, com percalços, tentações, dificuldades, provações e etc... retratando, assim, a realidade da vida com Cristo. Não é fácil, contudo, no final, o bem sempre vence o mal. A graça de Cristo os alcança. Outro ponto interessante é que tudo isso teve referências bíblicas (as famosas notas de rodapé), o que tornou o livro ainda mais rico!

Recomendo muito essa leitura para todos os cristãos. Tenho certeza que irá enriquecer o conhecimento de todos!

Amanda.Santos 08/09/2023

Muito bom, é uma história simples mas com grande significado sobre a fé cristã. Achei muito interessante como o autor fez suas analogias e por ser uma leitura fácil que qualquer pessoa conseguiria entender a mensagem

Nanda569 06/09/2023

O peregrino
Gostei muito do livro, ele me ensinou muitas coisas, amei como mostrar os personagens e suas dificuldades, me mostrou como a gente pode ser facilmente influenciando,mas mostra como nós podemos melhorar cada dia mais, porém tenho uma certa dificuldade como livros com palavras complicadas, tive que ler a mesma frase algumas vezes para entender, mas amei o livro

Dayane.l 05/09/2023

Muito bom. Todo cristão deveria ler, pois somos peregrinos neste mundo e enfrentamos ventos q tentam nos afastar. Mas se estivermos fortalecidos em Cristo Jesus venceremos.

raigabrielg 04/09/2023

Poder, Honra & Glória
?Extraia a essência, esprema o suco e seja fiel, Abra a cortina, transcenda esse véu."

O que senti ao ler esse livro foi de fato, interessante, denso e as vezes até um pouco repetitivos, mas ao bom Pai isso foi breve porque em muitas dessas leituras pude tirar algumas preciosas lições para a minha vida e para com o meu relacionamento com Deus (e, também, com os demais).

Sem dúvida foi um gás a mais que precisava nessa árdua caminhada. Recordar o porvir é ansiosamente gratificante.

Paola Fernandes 03/09/2023

Nossa caminhada em direção ao céu!
O livro retrata nossa caminhada em direção ao céu, mostrando nossas falhas, tentações, lutas e persistência. Um animo para buscar cada vez mais as coisas do céu.

May | @vidadaleitora 01/09/2023

"O Peregrino" é um clássico cristão ficcional que usa de muitas passagens bíblicas pra reforçar as promessas, as obras, as falas e tudo que provém dAquele que nos deu o fôlego de vida. Durante o enredo vemos, inclusive, a referência dos versículos que vc pode confirmar com sua Bíblia. Há poesia no meio, e deixa tudo mais lindo com cara de livro que vc levará pra vida toda! O autor se vale dessa aventura como Jesus que usou de parábolas pra ensinar a fé. Acho que o livro atinge seu objetivo, lido de coração aberto.

KauRibeiro14 26/08/2023

É aquele livro que te faz pensar melhor na jornada da vida cristã se estamos mesmo sendo fiéis a Deus ou sendo apenas um cristão morno

Jeh 26/08/2023

Tornou-se repetitivo
A história é muito boa!
As analogias com os nomes de cada personagem são profundos e nos traz uma reflexão muito válida.
Porém, como um todo, em determinado ponto do livro os acontecimentos se tornam repetitivos, os peregrinos ou estão perdidos ou estão trancados em algum lugar, sendo chicoteados e torturados...
Senti que esse ciclo teve inicio após a passagem deles pela Feira da vaidade, após se perderam, ai foram presos novamente no castelo do gigante Desespero, ai se perderam de novo....
Eu sei que, querendo ou não, reflete muito na nossa jornada cristã, que é cheia de altos e baixos, as vezes buscamos atalhos que não existem em busca de um caminho mais fácil e nos damos mal... Não é fácil, eu sei, mas o importante é prosseguir e sempre com humildade, pois achei que Cristão ficou um pouco arrogante no final em seu discurso com Ignorância, que, na minha opinião, poderia ser alcançado se fosse abordado de outra maneira.

E preciso fazer um adendo, sem dar spoiler, sobre o ocorrido com Fiel... Acho que foi tratado de maneira muito superficial e fria! Tipo: deixa ele, o que passou passou, prossigamos... Meio egoista =/

Contudo, com tudo, eu recomendo a leitura do livro, pelo ensinamento de cada personagem, como dito anteriormente, pois nos dão dicas valiosas do que fazer e tbm do que não fazer para alcançarmos os portões celestiais, afinal, somos todos peregrinos nessa terra!