A mão misteriosa

Agatha Christie

Resenhas - A Mão Misteriosa

Iara.Azevedo 05/04/2020

Simples
Um caso simples mas que faz você olhar para o lado errado, acho que todo mundo tem a impressão de ter desvendado o mistério bem antes do fim, e acabamos por descobrir que esquecemos de olhar para o mais provável, muito bem pensado, uma ótima leitura, final surpreendente e feliz.

Orpheus 01/04/2020

"Onde há fumaça, há fogo!"
Uma frase um tanto recorrente durante a história, mas não demasiadamente. A leitura se desenrolou de forma rápida, mas, ainda assim, as personalidades de cada personagem relevante foi bem estabelecida, uma coisa que eu admiro, pois lhe dá um estopim para iniciar teorias baseadas na linha de raciocínio de cada um deles, dando-lhe várias possibilidades de interpretar quem é o autor das cartas e por qual razão as escrevera. Confesso que, para o final esperava ler o nome de outro personagem como culpado, um pensamento que eu mantive desde o início da trama, mesmo que tenha desenvolvido outras teorias ao decorrer dela.
Como a frase que dá o título à resenha sugere, os personagens, em sua maioria, estavam se envolvendo numa ideia já estabelecida e buscando o fogo em meio a neblina, mas com cautela, para não se queimarem, claro. Isto é algo que também engana o leitor, por tabela. Já caí neste truque em uma outra em história da mesma autora, mas aprendi com meu erro e abri minha mente para outras linhas de pensamento.
Com algumas reviravoltas e outras coisas um tanto óbvias, eu recomendo este livro para quem se interessar, é realmente muito bom, me envolvi com ele e com os personagens. A narração é muito bem feita, com as ideias, percepções, sensações e opiniões de Jerry Burton sendo bem demonstradas, assim como a de alguns outros personagens em segundo plano, mas ainda sendo importantes.
Uma de minhas histórias favoritas de Agatha Christie, apesar de ser um caso não tão grande ou complexo quanto outros.

Raira Abrante 02/04/2020minha estante
Eu tinha certeza que o tal inspetor Nash tinha algo a ver... Realmente dava pra desconfiar de todos!

Orpheus 02/04/2020minha estante
Sim! Nunca tinha parado pra pensar no Nash, mas meu principal suspeito era o Dr. Owen

@biblioteca.da.ju 27/03/2020

Leitura fácil, interessante e rápida
Dificilmente eu não gosto de um livro da Agatha, esse eu li bem rápido, pois tem uma leitura fácil e rápida. Se trata da história de 2 irmãos que vão pra uma pacata cidade do interior para que o irmão se trate de um acidente que ele sofreu. Mas ao chegar lá tudo muda e o pacata vai pras cucuias, o negócio é que tem uma determinada pessoa na cidade que gosta de escrever cartas anônimas pra todo mundo e são cartas que criticam, ofendem e causam muito mal estar na comunidade. E como todos esperam algo de ruim dessa história, acontece uma morte na cidade e todos acreditam ser a carta a causadora de tudo isso. Tem uma investigação sobre isso, que conta com a ajuda dos 2 irmãos recém chegados. Bem legal, errei o assassino.

Aline 22/03/2020

Mistério até às últimas páginas
Incrível como você lê o livro quase inteiro e no final você não sabe de nada!
Miss Marple aparece nas últimas páginas pra lhe mostrar o que você não viu no livro inteiro!

Débora 13/03/2020

Enredo mais simples e previsível.
Uma história envolvente com um final surpreendente é inerente aos livros da Agatha Christie. Seus livros viciantes, extraordinários e com personagens interessantes e inteligentes estabeleceram a autora como uma das melhores escritoras de romances policiais e uma das minhas escritoras favoritas.

No entanto, esse livro traz um enredo mais simples, sem muitas surpresas e com personagens pouco desenvolvidos, além da participação discreta de Miss Marple. A história erra ao apresentar a carismática senhora detetive, que desvenda os crimes com o seu conhecimento da natureza humana, apenas nas últimas páginas para explicar os detalhes do crime e ajudar a capturar o assassino. Miss Marple deveria ser uma das personagens principais, o que certamente tornaria o livro mais interessante.

O personagem principal do livro, responsável pela narrativa dos acontecimentos, é Jerry Burton, um piloto de avião que após sobreviver a um acidente aéreo, segue as recomendações do seu médico de ir se recuperar em uma cidade do interior considerada "mais pacata e tranquila". Ele e sua irmã, então, decidem morar na pequena Lymstock. Tudo acontece de acordo com o planejado até que diversas cartas anônimas, seguidas de suicídio e assassinato começam a alterar a natureza tranquila do local.

Assim, essa história continha elementos pra ser excepcional, mas não conseguiu aproveitá-los corretamente, ficando abaixo das minhas expectativas e deixando a desejar em aspectos essenciais para um Agatha Christie. Não deixa de ser um livro bom, porém está um pouco longe dos melhores trabalhos da excelente escritora.

Ana Paula Paim 13/11/2019

Decidi lê-lo por causa do título, porém fiquei decepcionada com o enredo. Só não abandonei porque estava curiosa e apostei em um personagem para assassino. O enredo é superficial e acabamos não conhecendo bem os personagens. Outra coisa, do primeiro assassinato até o desenrolar perde-se muito tempo com trivialidades.

Mi_lendo23 14/04/2020

É Agatha, né?
O mais se poderia esperar da autora? Mais um excelente livro escrito pela mesma. Final sempre surpreendente. Vc aposta em uma personagem improvável e Christie coloca como culpada uma mais improvável ainda. Perfeito!

Diego 26/08/2019

Porcaria !
O pior livro que já li da aghata Cristie ..

Fimbrethil Call 14/11/2018

Gostei
Livro bom, muito interessante de ver como miss Marple descobre o elemento.

Fimbrethil Call 14/11/2018

Gostei
Livro bom, muito interessante de ver como miss Marple descobre o elemento.

Wania Cris 09/09/2018

Pitoresco
Agatha me enganou mais uma vez...

Leila de Carvalho e Gonçalves 24/07/2018

Discretíssima Participação
?A Mão Misteriosa" ou "The Moving Finger" é um romance policial de Agatha Christie. Publicado originalmente em 1942, sua protagonista é Miss Marple, uma velhinha solteirona, metida a detetive, que resolve os mais intrincados casos de mistério, baseada apenas no seu conhecimento da natureza humana.

Aqui, a história é narrada por Jerry Burton, um piloto de avião que após sobreviver a um acidente aéreo é aconselhado pelo seu médico, a abandonar a agitada vida londrina, indo residir uma temporada num lugar tranquilo, aguardando a total recuperação. Ele, ao lado da irmã, escolhem a pequenina Lymstock e tudo parece transcorrer sem problemas, até que uma série de cartas anônimas rouba o sossego do lugar, transformando-se num estopim para uma trama sinistra que não poupa sequer os novos moradores.

Com um enredo impecável e uma primorosa construção de personagens, o leitor é apresentado às figuras típicas da cidade, absolutamente prosaicas e não menos "suspeitas". A história desenrola sem pressa, entre jantares na casa dos vizinhos, chás da tarde, e conversas animadas na rua principal, porém, pelo meio da leitura, há uma reviravolta: um inesperado suicídio, seguido por um macabro e inexplicável assassinato. De agora em diante, Lymstock jamais voltará a ser a mesma...

Eis um romance policial digno do talento de sua autora. Porém, não obstante o elogio, vale ressalvar a discretíssima participação de Miss Marple. Ela surge bem no final, cai de paraquedas na história, com um pálido desempenho. Como sua fiel admiradora, sinto-me no direito de ralhar com Mrs. Christie: o romance ressente de maior espaço para o carisma e o brilhantismo da velhinha mais astuta que a literatura policial já produziu.

Ia esquecendo, aqui o amor paira no ar. O desfecho, além da captura de um insuspeito e perigoso assassino (ou assassina), guarda outras surpresas, premiando os apaixonados com uma caprichada chuva de arroz... Só resta ao leitor, se for o caso, tentar agarrar o buquê da noiva. Boa sorte!

Dri F. @viagenscomlivros 15/06/2018

Sou muito fã de Ágatha Christie, e quero resenhar aqui todas as obras da autora. .

Este livro nos conta sobre dois irmãos, Jerry e Joana que são acostumados aos agitos da vida em Londres.
Mas Jerry sofre um acidente de avião e vai para o interior com a irmã para se recuperar. .
Mas nem tudo é tão calmo como parece. Durante essa estadia, as pessoas da cidade começam a receber cartas anônimas, com sérias acusações sobre uns e outros.

Tudo piora quando uma moradora da cidadezinha comete suicidio por causa de uma dessas cartas. É aí que o mistério começa.

A escrita dessa autora é sensacional. As história embora sejam sobre assassinatos e crimes são leves de ler, até por serem publicadas a muito tempo atrás.

Sempre recomendo, e esse é outro dela que acho que vale muito a pena ler.
E quem quiser, pode compartilhar aqui suas leituras de Ágatha Christie, use a hashtag #lendotodosdaagatha para compartilhar suas leituras.

site: instagram: @viajecomlivros

Bruna 20/05/2024

Caracas gostei muito desse, me surpreendeu apesar de ser meio mirabolante ainda assim possível.

Acho q a história foi bem desenvolvida.