A mão misteriosa

Agatha Christie

Resenhas - A Mão Misteriosa

Guilherme 03/09/2023

Razoável
Sempre crio expectativas com a simpática Miss Marple, mas não tenho dado sorte ultimamente. Acho talvez um pouco forçado quando Agatha Christie apresenta Miss Marple no papel de Hercule Poirot... Enfim, gosto mais quando ela faz o papel de velhinha sagaz e bisbilhoteira.

Carol Hanna 11/04/2020

Minha versão tem 159 páginas.
Apesar do livro ficar emocionante um pouco depois da metade, ele é viciante, final esplêndido e a resolução do crime surpreendente.

Tuts 24/12/2020

Bem interessante!! Último Agatha de 2020
Gostei bastante dessa história,ainda que achei a trama meio arrastada até o meio do livro(mesmo que seja curto),mas o grande defeito aqui foi a ausência da Miss Marple,que aparece faltando apenas 40 páginas para o livro terminar! E também eu queria ver as cartas anônimas. Mas de forma geral eu achei um livro bem bacana da autora e com um final razoável,não mega surpeendente e não previsível.Mas de todos os livros que li da Miss Marple esse é de longe o que ela menos apareceu.

Sara Férrer 15/11/2022

Eu amei os casais desse livro
Os protagonistas são simplesmente encantadores, desde o início simpatizei com eles e já queria proteger eles do mundo.
No decorrer do mistério acompanhamos paralelamente o desenvolvimento de dois romances, e que casais perfeitos esses, juro.
O mistério é incrível, mas confesso que ele não seria nada sem o desenvolvimento das personagens.
Mais um livro da rainha do crime que eu amei de paixão.

Dudasnelli 22/04/2023

Amei o livro, foi o primeiro que eu li da Agatha Christie, eu adorei a narração do jerry, gostei muito desde o início...
Consegui desconfiar de TODO MUNDO, menos o culpado. Não esperava o mini romancezinho com a megan, mas eu adoreiii a megan, nossa foi muito bom!!!!
Vanessa 22/04/2023minha estante
Ler E não sobrou nenhum!

Dudasnelli 22/04/2023minha estante
Vou lerr

Helena.Salgado 07/04/2022

Bela obra!
Miss Marple uma fofa como sempre! Ela não aparece tanto nessa história, mas o suficiente pra deixar sua marca na história! Para mim, o livro começou devagar, mas mesmo assim interessante. É aquela história onde você torce para que os mocinhos fiquem juntos no fim das contas...

poplosers 21/11/2021

fui trouxa!!!!
já li muiiiitos livros da Agatha, então é natural que eu pare de me sentir surpresa e aproveite a história principalmente pelo aspecto misterioso que ela apresenta. entretanto, qual não foi o meu choque ao perceber que eu realmente fui feita de palhaça outra vez? pois é. por julgar que eu conhecia o culpado desde o início, fui até o fim sem aproveitar muito os acontecimentos :( contudo, pretendo reler daqui a uns anos! ótimo livro

Yas_vitorias 27/06/2022

Ainda lembro
Ainda consigo lembrar da sensação de terminar esse livro, o jeito de estar desacreditada no que li e de fato impressionada com os acontecimentos me surpreendeu, acredito que neste livro, Agatha Christie me pegou de surpresa, não é atoa que ela considera este livro como um dos seus melhores.

Lia Trajano 23/08/2022

23 de agosto de 2022
É bom, mas não gostei muito. Miss Marple aparece quase no final e sua participação é sem graça e não gostei da escolha para o assassino (a) ... fiquei com pena
SPOILERS

...

Dos seus filhos.

lia 12/10/2022

Plot Twist surreal
Eu ainda to em completo choque com esse final, não coloquei nenhuma expectativa nesse livro e me surpreendi. Ela conseguiu deixar o culpado ?escondido? da melhor maneira possível e fui enganada até as últimas páginas. O motivo por tudo o que aconteceu também foram perfeitamente pensados e simplesmente cada detalhe compõe esse final. AMEI 5 estrelas

Alyne 24/11/2023

Não fui palhacinha rs
Consegui identificar o assassino!!! É sempre emocionante! As pistas que Agatha deixa ao longo da narrativa são muito sutis ?

Gabriel Dummer 21/01/2024

Sempre uma surpresa
As histórias de Ágatha Christie sempre nos surpreendem. Os eventos são amarrados e as pistas estão lá, contudo há pistas falsas e elementos desconhecidos, ou sutis, que fazem toda a diferença no final. Essa é uma história interessante, com personagens originais e um final satisfatório. Fiquei um pouco decepcionado pela pouca participação de Miss Marple que, ainda que essencial para a conclusão, é mínima ao longo da narrativa.

Adriano 03/03/2024

Experiência de leitura
Achei muito legal retornar ao universo da Agatha Christie. Foi a autora que me fez viciar nos livros. E, depois de tantos anos (e de muitos outros livros), a experiência faz com que a gente preste atenção em outros elementos na narrativa.
Nesta história, um casal de irmãos vai passar um tempo numa cidadezinha no interior da Inglaterra. Logo, eles e outros moradores começam a receber cartas anônimas com conteúdos aparentemente reveladores, até que um crime acontece. Vamos acompanhando a narrativa pelo ponto de vista do irmão, Jerry Burton e só no quarto final do livro aparece a famosa (e idosa) Miss Marple.
A história é aquele tipo de romance policial de "quarto fechado": você sabe quem são todos os suspeitos e tem a possibilidade de acertar o criminoso (eu não acertei).
É um bom passatempo, mas o que me chamou a atenção foram duas passagens que, com certeza, na minha adolescência como leitor de Christie não teria dado tanta importância. No início, um dos personagens fala que "as casas tem atmosfera". Isso é uma pista da conhecida influência de Charles Dickens na autora. Dickens tem um livro chamado "A casa soturna", um drama com teor de suspense no qual a casa é um personagem central. Eu fui atraído à ler Dickens no final da adolescência pelo tanto que eu ouvia falar que a Agatha Christie gostava dele. Agora, com a experiência de leitura adquirida, a homenagem não passou despercebida.
Outra coisa foi Jerry Burton mencionar num certo momento que (parafraseando), "sabemos mais do que temos consciência". Isto aqui faz referência à noção de conhecimento tácito do filósofo que se naturalizou inglês, Michael Polanyi. Para ele, tem muita coisa que a gente faz, mas não consegue explicar, tipo andar de bicicleta, fazer um pão de maneira excelente ou dirigir um carro no centro de São Paulo. É somente com a experiência que adquirimos tais habilidades. Não sei se Christie leu Polanyi, mas a frase é muito exata, e a ideia era nova e badalada em certos centros universitários ingleses na época.
Enfim, quanto mais lemos, melhor aproveitamos as leituras.

Di ð 08/10/2023

Trouxiane novamente
Um acidente leva um aviador e sua irmã a passar um tempo em uma pequena cidade do interior para levar "uma vida mais tranquila" para recuperação dele.
O que nunca aconteceu pois logo que chegaram a própria Joanna (irmã de Jerry o aviador) recebeu uma carta anônima com atrocidades a seu respeito como vários moradores da cidade estavam recebendo. Então um suicídio acontece e logo em seguida um assassinato, quem está pir trás de tudo isso uma mulher ou um homem? Miss Marple eh chamada para trazer luz aos fatos e nos mostrar quem realmente eh o culpado, suspeitei de algumas pessoas mas nunca de quem realmente era , muito bom