O vilarejo

O vilarejo Raphael Montes

Resenhas - O Vilarejo

luma 26/10/2021

razoável
sao contos bem escritos mas com certeza as histórias não sao pra todo mundo

descrições bem pesadas e partes que fiquei pensando "pra que???"

enfim, creio que o raphael tinha um objetivo com o livro, como foi meu primeiro contato com o autor, talvez não tenha me identificado com o estilo

comecei pensando que seria um thriller mórbido mas acabou sendo "filme de terror genérico" com cenas só pra chocar o público

com certeza alguns contos são melhores que outros, então vale a experiência
Edu 26/10/2021minha estante
concordo totalmente com vc, é um livrinho meio méh

Maíza | @maizatavares_ 13/10/2020

"O pecado nos mata"
No livro de Raphael Montes, são apresentados 7 contos aos leitores, cada um baseado num demônio, cada demônio responsável por 1 pecado capital. Neles podemos encontrar Belzebu(gula), Leviathan (inveja), Lúcifer (soberba), Asmodeus (luxúria), Belphegor (preguiça), Mammon (ganância) e Satan (ira).

O Vilarejo é um lugar totalmente isolado e cercado por neve; onde não há comida, solidariedade ou companheirismo. Com a nevasca, somente restou fome e desgraças. Muitos dizem que é um lugar amaldiçoado em decorrência das tragédias que ocorreram ali, violência, mortes e barbáries entre vizinhos e famílias (após aparições de um velho corcunda na região).

Em relação ao desenvolvimento da obra: os contos são diretos e impactantes, não há tantas descrições de cenários ou ambientações. Porém nada disso importa, pois o foco das histórias é retratar as coisas que os humanos são capazes de fazer e, em alguns casos, as consequências de suas atitudes pecaminosas. Raphael mostra que os humanos são seus próprios demônios, que o mal habita neles e que, em situações e sentimentos extremos, também são capazes de atos extremos. “[...] nunca inseri o pecado ou mal nas pessoas. O mal já estava lá. Eu apenas o potencializei”.

Mesmo o escritor tendo traduzido os contos do cimério para o português, fiquei encantada em como ele pôde deixar a história tão interessante ao ponto de me fazer devorar o livro em 1 dia só. Pensei que iria sentir medo, mas não senti. Há sim partes de violência extrema e, com os detalhes, torna-se possível imaginar os personagens fazendo atrocidades com outras pessoas. Ainda sim, a vontade de ler mais foi maior do que a repulsa das cenas.

Dentre os 7 contos, os que eu mais gostei foram: Leviathan, Asmodeus e Satan, por ter me surpreendido com o desenvolvimento do enredo. Por outro lado, os que menos gostei foram: Lúcifer e Belphegor, por me senti muito incomodada pelos personagens e atitudes racistas nesses dois contos. Mesmo interpretando que eram os personagens mostrando o pior que havia dentro de si, não deixou de ser agoniante. Creio que esse era um dos propósitos do escritor.

Por fim, o final é um tapa na cara. Bom por demais, conciso na medida certa, responde dúvidas que aparecem acerca do primeiro conto, conecta as histórias e que ainda traz reflexões para o leitor. Definitivamente, é um livro que não se deve esperar por nada que envolva felicidade.

luizbrbs 27/11/2023

Que livro maldito! No melhor dos sentidos, claro. Rápido, fluido e uma reviravolta no final bem interessante. Amo histórias macabras que parece que o escritor não tem limite nenhum, rs.

Carol 22/10/2020

Há um clima de suspense e terror durante todo o livro.
Achei muito legal a forma como, aos poucos, os contos vão se conectando e formando uma história sobre o vilarejo e as pessoas que vivem nesse lugar.

Diana 25/03/2020

O Vilarejo - Raphael Montes
O livro é dividido em 7 contos de acordo com os 7 pecados. Tem uns contos que chegam a ser pesados, mas não são assustadores, a sensação é mais de repugnância, asco.
Leia o prefácio e o Posfácio. Pois o final é surpreendente.

Recomendo a leitura. Gostei bastante do livro. Dar para ler em poucas horas.
Gleidson 25/03/2020minha estante
Na minha opinião é o melhor livro do autor.

Diana 25/03/2020minha estante
Li apenas dois livro do autor, o outro foi "Uma mulher no escuro", achei ruim.

Gleidson 25/03/2020minha estante
Na verdade, esse foi o único que achei bom. O Jantar Secreto achei razoável e os outros achei ruim.

Bruno Malini 11/10/2023

Adorei
É raro encontrar um livro de contos em que todos são bons, e o melhor de tudo em O vilarejo é que esses contos baseados nos 7 pecados capitais, uma mistura de horror gótico e suspense, são interligados de uma maneira espetacular, tendo uma conclusão surpreendente. Adorei.

Pedro_hsds 28/09/2023

Aquela última foto, me quebrou!
Que livro macabro, mas delicioso de ler!

Não tem como simplesmente parar no meio de qualquer um dos contos, uma vez que são curtinhos e a história te prende demais. É brilhante a forma como cada um deles se entrelaça e você passa a ter uma perspectiva ainda mais sombria sobre os personagens e também da história em seu todo!

Eu estou amando essas histórias bizarras do Raphael Montes, e já vou iniciar a próxima! ??

#SuperRecomendo!

Amanda2360 26/02/2024

Macabro demais!
Cara que livro interessante vc começa ler e vai ficando cada vez mais chocado com o decorrer das histórias uma mais macabra q a outra,e a amarração de todas no final muito bom.

yas 11/04/2023

O verdadeiro terror aqui é o humano. é um livro fluido, que prende desde o começo e te deixa doido com a forma que os personagens e as histórias se conectam aos poucos. quando você acha que acabou, o autor consegue colocar mais um plot. muito bom, me lembrou nova jaguaruara, de amauricio lopes (também nacional), que eu adoro

Livros17 17/10/2020

O vilarejo é um livro para quem tem estômago forte.

O enredo se passa num vilarejo onde coisas muito estranhas, bizarras e medonhas começam a acontecer.

Cada capítulo leva um nome de um demônio ou os Sete reis do inferno que têm o significado de cada um dos 7 pecados capitais.

A partir disso a história se desenrola.

Mas o mais curioso do livro todo foi o modo como o autor iniciou e terminou o livro.
Não irei contar para evitar spoilers mas deixarei essa nota aqui para que você, querido seguileitor, fique com mais vontade ainda de ler esse livro!

Super indicoo!!!

Eminem 16/04/2020

WOW... isso foi intenso
O VILAREJO me fez ter outra visão sobre o comportamento humano, tanto em situações extremas, quando no cotidiano.

A maneira cru como o autor mostrou os pecados me fez relembrar imediatamente o filme Se7en: Os Sete Crimes Capitais (que por sinal eu recomendo muito), mas claro que as obras estão dentro de contextos completamente diferentes, mas abordam o mesmo tema principal.

Além disso, a forma como os contos são conectados é muito legal, faz você não querer para de ler.

Uma ótima leitura, sério.

Taiane 17/05/2023

Cada conto fui ficando mais presa confesso que o final me impressionou, eu não tinha prestado atenção. Maravilhoso o livro amei

Beatriz.Klettenhofer 29/08/2022

São vários contos, então dá para ler junto com outros livros. E é bom dar uma parada mesmo, porque algumas histórias embrulham o estômago.
Gosto do jeito que o Raphael Montes liga todas elas e faz parecer que é uma história real desde o prefácio.
Maria 12/09/2022minha estante
Perfeito!

letíciavmf_ 26/10/2020

Meu primeiro contato com o Raphael Montes e posso dizer que foi bem tenso! Fiquei com uma sensação de agonia/suspense durante toda a leitura.
O livro é bem nojento em certas situações, então não recomendo pra quem se incomoda muito com isso.
Nem todos os contos me impactaram da mesma forma, mas gostei muito de ver como eles se conectaram.